[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI
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Colocou o alternador novo Felipe Voya? Eu acredito que se tiver que mudar alguma coisa neste alternador pra colocar nos nossos APs será somente os fios que o conectam.
Pessoal, to encucado com uma coisa aqui, hoje mesmo eu esqueci a chave do carro ligada, sabe quando se gira ela sem dar a partida e só acende as luzes do painel? Pois é, liguei-a pra conferir o farol do carro e depois esqueci ligado por uns 30 minutos, caraca, fiquei muito preocupado pois dizem que queima a bobina e a minha bobina é a do MI.
Tão logo desliguei já dei a partida no carro e ele pegou normalmente e funcionou legal, só não andei com ele ainda, já li que os módulos desligam a ignição automaticamente passados 60 segundos e em injeção eletrônica o tempo é menor ainda, será que danificou a bobina? Lembrando que o meu não é injeção eletrônica.
Pessoal, to encucado com uma coisa aqui, hoje mesmo eu esqueci a chave do carro ligada, sabe quando se gira ela sem dar a partida e só acende as luzes do painel? Pois é, liguei-a pra conferir o farol do carro e depois esqueci ligado por uns 30 minutos, caraca, fiquei muito preocupado pois dizem que queima a bobina e a minha bobina é a do MI.
Tão logo desliguei já dei a partida no carro e ele pegou normalmente e funcionou legal, só não andei com ele ainda, já li que os módulos desligam a ignição automaticamente passados 60 segundos e em injeção eletrônica o tempo é menor ainda, será que danificou a bobina? Lembrando que o meu não é injeção eletrônica.
- Felipe Voya
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Cara ainda não consegui colocar o alternador no carro não... Continuo na saga procurando por um... Ta bem dificil hein. Até achei um usado de Vectra Bosch de 120Ah mas meu eletricista falou que não dá pra colocar ele no meu carro. Eu acho que dá... Se eu não achar em lugar nenhum acho que vou tentar colocar ele.Junior Prette escreveu:Colocou o alternador novo Felipe Voya? Eu acredito que se tiver que mudar alguma coisa neste alternador pra colocar nos nossos APs será somente os fios que o conectam.
Pessoal, to encucado com uma coisa aqui, hoje mesmo eu esqueci a chave do carro ligada, sabe quando se gira ela sem dar a partida e só acende as luzes do painel? Pois é, liguei-a pra conferir o farol do carro e depois esqueci ligado por uns 30 minutos, caraca, fiquei muito preocupado pois dizem que queima a bobina e a minha bobina é a do MI.
Tão logo desliguei já dei a partida no carro e ele pegou normalmente e funcionou legal, só não andei com ele ainda, já li que os módulos desligam a ignição automaticamente passados 60 segundos e em injeção eletrônica o tempo é menor ainda, será que danificou a bobina? Lembrando que o meu não é injeção eletrônica.
Em relação ao seu carro ter ficado com a chave virada por 30 min não tem problema pq como vc mesmo disse o modulo da ignição percebe que não esta sendo usado a bobina e ele corta a corrente do circuito que vai até a bobina.
Falo isto pq uso uma lanterna no meu carro que é ligada ao acendedor de cigarros do carros e pra ele funcionar tem que virar a chave... E já passei horas a fio com a chave ligada com a lanterna consertando o carro. Só nos módulos bem antigos que tinham este problema. Acho que de 82 pra baixo.
Pode deixar que quando eu colocar o alternador, eu posto aqui.
Vlw
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Aff, que alívio heheh! Eu verifiquei a bobina, ela não estava quente.
Agora quanto ao alternador, porque não achou ainda? É porque tá procurando um bem em conta? Agora um de 120Ah não é muita coisa não? É pra som pesadão pra não perder nada de energia mesmo hehe, não dá nem tempo de usar energia ele já mandou o dobro pra bateria ahaha!
Abraços.
Agora quanto ao alternador, porque não achou ainda? É porque tá procurando um bem em conta? Agora um de 120Ah não é muita coisa não? É pra som pesadão pra não perder nada de energia mesmo hehe, não dá nem tempo de usar energia ele já mandou o dobro pra bateria ahaha!
Abraços.
- Felipe Voya
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Junior Prette,Junior Prette escreveu:Aff, que alívio heheh! Eu verifiquei a bobina, ela não estava quente.
Agora quanto ao alternador, porque não achou ainda? É porque tá procurando um bem em conta? Agora um de 120Ah não é muita coisa não? É pra som pesadão pra não perder nada de energia mesmo hehe, não dá nem tempo de usar energia ele já mandou o dobro pra bateria ahaha!
Abraços.
Eu não tinha achado ainda pq é dificil pacas cara, este modelo do santana, todo mundo quer ele tb. Eu tentei ver se achava um novo... Logo depois desisti quando me pediram 800,00 por um novo.
O de 120Ah que achei é da S10, a base de fixação dele é bem estreita, e o eletricista me falou que ela pode quebrar com o tempo devido a força que a correia do motor faz sobre o alternador. Por isso que não pequei este de 120Ah, senão já tava no meu carro.
Caçando muito, finalmente consegui achar um bosch de 90Ah do Santana que pela numeração dele e comparando no catálogo, fui ver que é do Escort XR3 2.0i com motor AP na época da Autolatina, mas é o mesmo usado pelo Santana. O bom que deu pra aumentar o leque de opções na hora de procurar... hehehehehe
O bicho tava bem surradinho.... Tive que trocar o rolamento dele e o regulador de tensão pq as escovas de carvão estavam gastas.
Colocou a polia do modelo antigo nele, colocou no carro ( e diga-se de passagem, encaixa como uma luva no lugar!!! Parece que foi feito pra li) e agora é só alegria...
Ele funciona assim... Ele pode mandar na marcha lenta 50A e a +ou - 5000rpm os 90A :mestre:
Um de 35Ah deve mandar uns uns 5A na lenta e os 35A em alta... :glare:
Que diferença, hein!? :uia:
O farol a noite esta mais forte do que antes, mais branca a luz! :zoiu:
É exatamente igual aos das fotos que mostrei antes....
Agora pra quem tem motor CHT... É muito mais fácil achar um alternador potente pra este motor que pro AP, eu achei vários de 70Ah, 90Ah, 100Ah e 120Ah, que podem ser facilmente adaptados ao motor CHT. São os alternadores que tem duas abas para fixação da base. Diferente do AP que é uma só que é bem larga.
Outra coisa.... O meu velho na lenta quando eu ligava o farol baixo ou a ventoinha do radiador ligava a rotação do motor dava uma caída... Agora nem acontece nada... Nem oscila a rotação.
Vlw pessoal ta ai o meu depoimento.
Abraços
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- chris_tommy
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preciso trocar o alternador do CHT aqui tb... o atual é um Wapsa... Queima regulador de voltagem com muita frequencia. Tenho ate uma reserva...
[]'s
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C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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- Felipe Voya
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Po finalmente... Em questão de adaptar, foi tirar a polia poly-V que vem neste alternador e colocar a que estava no meu carro que é a em V, e a tomada atrás dele, que é retirada e colocado terminais em anel nos cabos que alimentam a bateria e só.chris_tommy escreveu:aí sim hein Felipe Voya.... Conseguiu colocar o alternador.... :lala: rsrsrss..
teve q adaptar alguma coisa??? ou só tirar um e colocar outro......
sobre os alternadores de CHT.... tu sabe de que carro eram?? q eu tava pensando em trocar o meu tb........ precisava de um de 90Ah....
Pro CHT eu acho que os do gol G2, G3 e G4 com motor AT 1.0 8V e 16V acho que serve, como também do Vectra/S10, o do Polo.
Teria que medir a distância do seu e comparar com a medida deste aqui pra ver se serve...



Eu tive com este modelo da foto acima na mão... 0km por 550,00 reais aqui no Rio, só não comprei ele pq não dá pra colocar no AP.
Agora umas fotos do modelo que serve pros AP's. Este da foto é um de 70Ah mais a carcaça é exatamente igual ao de 90Ah.



No forum do Del Rey com motor CHT ele tem fotos do altermandor de 90Ah do gol bola no motor CHT e explicando como fez...
http://www.network54.com/Forum/219549/t ... s+-+artigo
Vlw
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Como o Haruji_Sato fez no carro dele e olhando pela foto, me parece que este alternador do carro dele parece ser identico ao modelo que postei acima do Gol AT.Haruji_Sato escreveu:Alternador mais fácil de adaptar no AE é do Fiesta antigo 75A.
Basta trocar a polia e desbastar 2mm na parte de trás do suporte.
Se for, é fazer o que o que o Haruji_Sato falou... Desbastar a parte de trás do suporte que fica preso no motor para o alternador entrar no lugar... E trocar a polia e a tomada do alternador, é claro!
Deste modelo do gol AT achasse fácil o de 90Ah
Abraços
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bobina
ow broders coloquei uma bobina que tinha aqui em casa usada no meu golzinho , é um ap 1.8 a alcool .
*** mas ele naum funciona!!
-- faz como se não estivesse avendo queima do combustivel,ele engasga e apaga.
alguem pode me ajudar?
talvez a bobina possa estar estragada ?
por favor...
*** mas ele naum funciona!!
-- faz como se não estivesse avendo queima do combustivel,ele engasga e apaga.
alguem pode me ajudar?
talvez a bobina possa estar estragada ?
por favor...
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Mas porque você trocou a bobina? Se o carro não funcionar perfeitamente há vários fatores, começando pela bobina, passando por cabos e velas e outra possibilidade é o carburador não estar regulado perfeitamente. Quanto a diferença pra álcool e gasolina não sei se há.
Galera eu tive a façanha de arrebentar os cabos de ignição do meu carro quando eu fui trocar a tampa do distribuidor (não me perguntem como), os meus estavam com 3000km apenas! Tudo bem, amanha vou comprar novos, queria saber se posso colocar os do Gol 1.6 MI ou devo colocar os originais mesmo? O motor é 1.6 AP Carburado.
Achei alternador 90ah de Santana na região em que moro por 250 pilas, usado.
Obrigado.
Galera eu tive a façanha de arrebentar os cabos de ignição do meu carro quando eu fui trocar a tampa do distribuidor (não me perguntem como), os meus estavam com 3000km apenas! Tudo bem, amanha vou comprar novos, queria saber se posso colocar os do Gol 1.6 MI ou devo colocar os originais mesmo? O motor é 1.6 AP Carburado.
Achei alternador 90ah de Santana na região em que moro por 250 pilas, usado.
Obrigado.
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com a bobina original ele funciona normalmente...
mas ao colocar a outra do mi que tenho ele engasga e apaga , poderia ser problema nela ?
comprei um alternador de 100ah da valeo pra adaptar no meu ap!
será que terei que por uma batera melhor ou estraga com a que tenho de 60ah .
pois com meu alternador antigo ele num gerava ela bem naum .
.....
mas ao colocar a outra do mi que tenho ele engasga e apaga , poderia ser problema nela ?
comprei um alternador de 100ah da valeo pra adaptar no meu ap!
será que terei que por uma batera melhor ou estraga com a que tenho de 60ah .
pois com meu alternador antigo ele num gerava ela bem naum .
.....
CAADAA UM COM SEU "QUADRADOOOO"!
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buzato escreveu:O tópico está muito bom galera !!!
Mas só queria corrigir uma coisinha que nosso amigo carbonar falou.
Toda melhoria no sistema de ignição é muito bem vindo , pra começar. Mas a simples troca da bobina cilíndrica pela plástica do Gol Mi não vai trazer 40.000V no sistema de ignição NUNCAAAAA.
A bobina cilíndrica (ou asfáltica) tem uma razão de multiplicação de voltagem da ordem de 1:50 (as de platinado era 1:30). As bobina plástica do Mi é de 1:70.
Assim sendo, vc vai ter um aumento de apenas 20% na tensão original, que digamos ser 15.000, vai pra 18.000V, o que não é quase nada.
A ignição da injeção eletronica MI fornece mais, algo em torno de 23 a 25kV, que já traz uma boa diferença , TANTO QUE o gap da vela aumenta de 0.8 pra 1.0 dos gol carburados pros gol MI.
Espero ter ajudado a evitar alguns mitos.
FELIPE VOYA E BUZATOFelipe Voya escreveu:Minha experiência sobre esta bobina MI...
Coloquei ela ontem no meu carro com motor AP e de um amigo meu tb com o motor AP, primeira coisa que notei...
Melhorou o desempenho do carro uns 10% no meu caso e no do amigo meu que esta com o motor mais novo que o meu ele achou que foi mais... Ele disse que até no gas no carro dele esta melhor.
O carro ficou bem melhor pra pegar frio... A marcha-lenta esta mais lisinha suave, sem ficar com o motor sacolejando.
A queima do combustivel fica bem melhor também... Não fica mais aquele cheiro de álcool pelo escapamento como antes. Dando assim pra reduzir um pouco a mistura na agulha de mistura da lenta, no carbura.
Me parece que o carro também ficou mais econômico devido a ter que pisar menos para que ele desenvolva a mesma aceleração.
A instalação dela é muito fácil...
Eu comprei a bobina da Bosch modelo F 000 ZS0 105 e mais um conector tipo que tem na foto acima que é o mesmo conector de bico de injeção eletrônica, igualzinho... Na bobina vem marcado no local do conector + e o - é só ver o encaixe do conector e colocar os fios na posição correta. A fixação dela no carro é tranquilinho também os mesmos furos e parafusos usados na bobina asfáltica, são usados pra ela.
Instalei no meu carro e no carro do amigo meu e ficou muito bom esta bobina, eu recomendo a todos. Meu mecânico falou bem dela também, e disse que da pra colocar no Fusca mais tem que trocar o tipo de ignição dele... Passando de platinado pra ignição eletrônica da Kombi nova, ai fica show no Fusquinha... Ele falou que fazendo isto e trocando cabos de velas por novos, velas novas, rotor e tampa do distribuidor novos, some aquele cheiro de gasolina mal queimada comum em motores boxer.... Como Fusca, Brasília e afins...
Vlw
olá sou novo por aqui e estou aprendendo muito com voces. Amigos gostaria de sanar uma duvida com voces dois entrei no site da bosh e vi que o sistema de ignição do gol quadrado GASOLINA 1.8 AP 1992/1996 é:
VELAS NGK: BPR5EX mm 0,8 e CABOS DE IGNIÇÃO: ST-V02
E PARA O GOL MI É
VELAS NGK: BUR5ETB-10, mm 1,0 e CABOS DE IGNIÇÃO: ST-V18
link da imagem que fiz:
http://img98.imageshack.us/my.php?image=mivelascq4.jpg
desconsiderem o ano que aparece como ano de fabricação de meu carro lá esta 1996 o correto é 1993
gostaria de saber mudando "O CONJUNTO" BOBINA, DISTRIBUIDOR, VELAS E CABOS DE VELAS proprios para as do gol MI, vai melhorar (em porcentagem) o consumo/desempenho, pergunto dessa forma pois até o momento só foi dito em troca de bobina, velas e cabos mas sem especificar a numeração delas (posso estar enganado) desde ja agradeço a atenção e aguardo respostas de voces abraços
GOL GL BRANCO
1.8 AP/ARGENTINO 93/94
1.8 AP/ARGENTINO 93/94
- Felipe Voya
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Em relação ao seu carro que é o Gol AP 1.8 gasolina 1993. Eu particularmente não trocaria o sistema de ignição não. Porque, este seu é um dos melhores, se seu distribuidor sair dele 3 fios. Que é o considerado com Efeito Hall.marquinhosbeto escreveu:buzato escreveu:O tópico está muito bom galera !!!
Mas só queria corrigir uma coisinha que nosso amigo carbonar falou.
Toda melhoria no sistema de ignição é muito bem vindo , pra começar. Mas a simples troca da bobina cilíndrica pela plástica do Gol Mi não vai trazer 40.000V no sistema de ignição NUNCAAAAA.
A bobina cilíndrica (ou asfáltica) tem uma razão de multiplicação de voltagem da ordem de 1:50 (as de platinado era 1:30). As bobina plástica do Mi é de 1:70.
Assim sendo, vc vai ter um aumento de apenas 20% na tensão original, que digamos ser 15.000, vai pra 18.000V, o que não é quase nada.
A ignição da injeção eletronica MI fornece mais, algo em torno de 23 a 25kV, que já traz uma boa diferença , TANTO QUE o gap da vela aumenta de 0.8 pra 1.0 dos gol carburados pros gol MI.
Espero ter ajudado a evitar alguns mitos.FELIPE VOYA E BUZATOFelipe Voya escreveu:Minha experiência sobre esta bobina MI...
Coloquei ela ontem no meu carro com motor AP e de um amigo meu tb com o motor AP, primeira coisa que notei...
Melhorou o desempenho do carro uns 10% no meu caso e no do amigo meu que esta com o motor mais novo que o meu ele achou que foi mais... Ele disse que até no gas no carro dele esta melhor.
O carro ficou bem melhor pra pegar frio... A marcha-lenta esta mais lisinha suave, sem ficar com o motor sacolejando.
A queima do combustivel fica bem melhor também... Não fica mais aquele cheiro de álcool pelo escapamento como antes. Dando assim pra reduzir um pouco a mistura na agulha de mistura da lenta, no carbura.
Me parece que o carro também ficou mais econômico devido a ter que pisar menos para que ele desenvolva a mesma aceleração.
A instalação dela é muito fácil...
Eu comprei a bobina da Bosch modelo F 000 ZS0 105 e mais um conector tipo que tem na foto acima que é o mesmo conector de bico de injeção eletrônica, igualzinho... Na bobina vem marcado no local do conector + e o - é só ver o encaixe do conector e colocar os fios na posição correta. A fixação dela no carro é tranquilinho também os mesmos furos e parafusos usados na bobina asfáltica, são usados pra ela.
Instalei no meu carro e no carro do amigo meu e ficou muito bom esta bobina, eu recomendo a todos. Meu mecânico falou bem dela também, e disse que da pra colocar no Fusca mais tem que trocar o tipo de ignição dele... Passando de platinado pra ignição eletrônica da Kombi nova, ai fica show no Fusquinha... Ele falou que fazendo isto e trocando cabos de velas por novos, velas novas, rotor e tampa do distribuidor novos, some aquele cheiro de gasolina mal queimada comum em motores boxer.... Como Fusca, Brasília e afins...
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olá sou novo por aqui e estou aprendendo muito com voces. Amigos gostaria de sanar uma duvida com voces dois entrei no site da bosh e vi que o sistema de ignição do gol quadrado GASOLINA 1.8 AP 1992/1996 é:
VELAS NGK: BPR5EX mm 0,8 e CABOS DE IGNIÇÃO: ST-V02
E PARA O GOL MI É
VELAS NGK: BUR5ETB-10, mm 1,0 e CABOS DE IGNIÇÃO: ST-V18
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desconsiderem o ano que aparece como ano de fabricação de meu carro lá esta 1996 o correto é 1993
gostaria de saber mudando "O CONJUNTO" BOBINA, DISTRIBUIDOR, VELAS E CABOS DE VELAS proprios para as do gol MI, vai melhorar (em porcentagem) o consumo/desempenho, pergunto dessa forma pois até o momento só foi dito em troca de bobina, velas e cabos mas sem especificar a numeração delas (posso estar enganado) desde ja agradeço a atenção e aguardo respostas de voces abraços
Ele é mais preciso no momento de enviar a descarga para as velas e me parece que o modulo esquenta menos.
Pra vc identificar se o seu é este, verifique se do seu distribuidor sai 3 fios e se o modulo da sua ignição eletrônica fica ali atrás da bateria, parece uma caixa de fosforos presa a uma chapa.
Eu não tenho certeza, mas acho que não possa mudar teu sistema de ignição eletrônica para o modelo de ignição usado em carros injetados. Porque o modulo da ignição esta conectado com o modulo da injeção. Talvez isto traga problemas em um carro carburado. Não tenho certeza, pq nunca vi ninguém fazendo isto.
Ahhhh e as velas usadas nos carros injetados tem o gap de 1mm em vez de 0,8mm dos carros carburados, como vc citou. O aumento do gap dificulta a formação da descarga entre os eletrodos da vela, mas também quando ele ocorre é de maior intensidade. No seu caso como seu carro é a gasolina não tem tanto este problema porque a taxa de compressão da gasolina é mais baixa que a do alcool não dificultando muito a formação da descarga. O que eu vejo que pode acontecer é de a vida util dela seja menor pq quando começar o acumulo de residuos nos eletrodos, a dificuldade será muito grande e poderá ter falhas no funcionamento do carro.
Vc falou da que tem o final EX, eu particularmente já usaria (e uso no meu carro - BPR6EY alcool) as BPR5EY - gasolina, que o eletrodo central tem um corte em V com gap de 0,8mm, conhecidas por Green Plug. A propagação da chama é para os lados do eletrodo e não somente debaixo dele como as originais, melhorando a queima do combustivel. Melhor ainda mais se o seu carro tiver GNV.
Os cabos vc pode usar os ST-V02 da NGK, é o que estou usando no momento. Acho bom, mas já conversei com vários mecanicos e eles falam que o modelo da Bosch que o cabo é vermelho com os terminais pretos eles falam que é melhor e dura mais tempo que os cabos da NGK.
É o que estou pensando em usar na proxima troca de cabos pra ver como é. Já este cabo que vc citou o modelo ST-V18 dos injetados pelo que já vi parece ser a mesma coisa... O que pode diferenciar é em relação a bitola do cabo. Se este cabo tiver o diâmetro maior que o ST-V02 com certeza ele será melhor pq conseguirá mandar uma descarga maior até as velas. Se for a mesma coisa compra o de carro carburado pq deve ser mais barato.
Mas se vc estiver afim de comprar velas TOP tem que procurar pelos modelos de competição ou da NGK ou da DENSO japonesa, todas as 2 com eletrodo central de Iridium são as melhores que existem!!!! Mas são carissímas! cada uma é mais cara que um jogo das originais.
Resumindo eu só trocaria no seu carro a bobina mesmo e os cabos e velas. Distribuidor e modulo deixaria o original mesmo pq são muito bons!
Espero ter ajudado
Abraços
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Bom, já citei por aqui que estou com a bobina do MI, semana passada comprei e instalei rotor do distribuidor e tampa do distribuidor novos, não notei diferença pois os que tinha estavam em boas condições, agora comprei cabos NGK ST-V02 que são os originais e velas NGK-BUR7ETB-10 que tem uma vida útil maior segundo o que me disseram, as que uso são Bosch SP13 Super Plus, alguém sabe dizer qual é melhor? Pois já estou doido pra trocar pelas novas NGK que comprei lembrando que as Bosch SP13 tem um gap de 0,8 mm enquanto a NGK BUR7ETB-10 tem 1,0 mm.
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Caro Felipe agradeço e muito a sua atenção em responder minhas duvidas, realmente o meu distribuidor é como voce especificou mesmo 3 fios e a "caixinha de fosforo" sob a chapa, ONTEM COMPREI A BOBINA foi R$78,00 reais (barato comprei no distribuidor) e fiz a troca realmente o carro treme menos e as respostas melhoraram "um pouco" talvez minhas velas e cabos de vela estejam "morrendo" irei colocar as velas green plug e os cabos de vela da bosh como voce orientou para ver o que dáFelipe Voya escreveu: Em relação ao seu carro que é o Gol AP 1.8 gasolina 1993. Eu particularmente não trocaria o sistema de ignição não. Porque, este seu é um dos melhores, se seu distribuidor sair dele 3 fios. Que é o considerado com Efeito Hall.
Ele é mais preciso no momento de enviar a descarga para as velas e me parece que o modulo esquenta menos.
Pra vc identificar se o seu é este, verifique se do seu distribuidor sai 3 fios e se o modulo da sua ignição eletrônica fica ali atrás da bateria, parece uma caixa de fosforos presa a uma chapa.
Eu não tenho certeza, mas acho que não possa mudar teu sistema de ignição eletrônica para o modelo de ignição usado em carros injetados. Porque o modulo da ignição esta conectado com o modulo da injeção. Talvez isto traga problemas em um carro carburado. Não tenho certeza, pq nunca vi ninguém fazendo isto.
Ahhhh e as velas usadas nos carros injetados tem o gap de 1mm em vez de 0,8mm dos carros carburados, como vc citou. O aumento do gap dificulta a formação da descarga entre os eletrodos da vela, mas também quando ele ocorre é de maior intensidade. No seu caso como seu carro é a gasolina não tem tanto este problema porque a taxa de compressão da gasolina é mais baixa que a do alcool não dificultando muito a formação da descarga. O que eu vejo que pode acontecer é de a vida util dela seja menor pq quando começar o acumulo de residuos nos eletrodos, a dificuldade será muito grande e poderá ter falhas no funcionamento do carro.
Vc falou da que tem o final EX, eu particularmente já usaria (e uso no meu carro - BPR6EY alcool) as BPR5EY - gasolina, que o eletrodo central tem um corte em V com gap de 0,8mm, conhecidas por Green Plug. A propagação da chama é para os lados do eletrodo e não somente debaixo dele como as originais, melhorando a queima do combustivel. Melhor ainda mais se o seu carro tiver GNV.
Os cabos vc pode usar os ST-V02 da NGK, é o que estou usando no momento. Acho bom, mas já conversei com vários mecanicos e eles falam que o modelo da Bosch que o cabo é vermelho com os terminais pretos eles falam que é melhor e dura mais tempo que os cabos da NGK.
É o que estou pensando em usar na proxima troca de cabos pra ver como é. Já este cabo que vc citou o modelo ST-V18 dos injetados pelo que já vi parece ser a mesma coisa... O que pode diferenciar é em relação a bitola do cabo. Se este cabo tiver o diâmetro maior que o ST-V02 com certeza ele será melhor pq conseguirá mandar uma descarga maior até as velas. Se for a mesma coisa compra o de carro carburado pq deve ser mais barato.
Mas se vc estiver afim de comprar velas TOP tem que procurar pelos modelos de competição ou da NGK ou da DENSO japonesa, todas as 2 com eletrodo central de Iridium são as melhores que existem!!!! Mas são carissímas! cada uma é mais cara que um jogo das originais.
Resumindo eu só trocaria no seu carro a bobina mesmo e os cabos e velas. Distribuidor e modulo deixaria o original mesmo pq são muito bons!
Espero ter ajudado
Abraços
Estou fazendo tudo isso pois procuro um bom consumo em uma velocidade aproximada de 60 a 80km/h acima disso não me encomodo com o consumo em outros termos o carro pode "abrir as comportas do inferno" para o consumo
se eu conseguir um consumo medio de 10 a 11 km/l posso mudar os gicles para os originais novamente pois eu gosto de um carro economico ao andar devagar e potente ao pisar fundo
GOL GL BRANCO
1.8 AP/ARGENTINO 93/94
1.8 AP/ARGENTINO 93/94