cara. o q vc realmente quer obter no seu carro??? potência máxima ou torque???
tudo q vc fez no seu carro vai piorar a sensação de bom torque em baixa rotação, como um V8 q vc fez a comparação no outro tópico.
todas estas modificações, fora a mudança do carburador, vão colaborar para que o motor "respire" melhor, ou seja, troque os gases mais rápido. com isso vc ganha agilidade em ganhar RPM em comparação com o original, ou seja, o carro sobe o giro mais rápido. e ele poderá girar mais RPM q o original tb... e outra: quanto maior o fluxo de gases, menor fica sua curva de torque, e mais alta a RPM pra alcançar o torque máximo.
agora o torque é completamente diferente. vc já teve a oportunidade de andar de AP 2.0??? além do GTS tenho um santana 2.0. e a diferença é gritante! enquanto o motor do GTS só aparece depois dos 4000RPM, no 2.0 já passo marcha em 3000RPM. em contra-partida, o GTS vai até 7000RPM fácil, enquanto o 2.0 tem limite de RPM em 5500.
aí vc pergunta: "como isso acontece??" o grande lance do 2.0 é o curso bastante longo do virabrequim. pra entender isso, veja a definição de torque:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-potencia-torque-energia4.htm escreveu:
O que é torque?
Torque é uma força que tende a rodar ou virar objetos. Você gera um torque toda vez que aplica a força usando uma chave de boca. Apertar as porcas das rodas de seu carro é um bom exemplo. Quando você usa uma chave de roda, aplica determinada força para manejá-la. Essa força cria um torque sobre o eixo da porca, que tende a girar este eixo.
A combustão de gasolina no cilindro cria uma pressão contra o pistão. Essa pressão cria uma força sobre a cabeça do pistão, que o empurra para baixo. A força é transmitida do pistão para a biela e dela para o virabrequim. Na Figura 2, note que o ponto onde a biela se liga ao virabrequim está à uma certa distância do centro do seu eixo. A distância horizontal muda durante a rotação do virabrequim e assim, o torque também muda,
já que torque é igual a força multiplicada pela distância.
em contrapartida, motores de curso longo não costumam ser giradores. por isso o 2.0 não gosta (nem precisa) de girar muito. veja também o exemplo de motores diesel. não giram mais que 3000RPM. a 1200RPM já tem torque suficiente pra mover a terra do lugar!!
eu sugiro a leitura do link
http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-pot ... ergia4.htm e as próximas páginas para melhor entendimento do que é torque de verdade, e pra vc ver q vc tá indo no caminho completamente contrário do que vc realmente quer... e também outros materiais q se encontra no google...
:fudeu: