[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
Junior Prette escreveu:Onde tem essas bobinas a um preço bom? Pois aqui na minha região tá em torno de uns 146 reais, to achando caro!
Também liguei na concessionária Volkswagen de uma cidade aqui perto (Onde moro é muito pequeno e não tem nada) e lá a história já foi diferente, o preço é 95, só que o cara não sabe dizer se é Bosch, ele só me disse que é original do gol 1.6 e me disse que é diferente da bobina do gol 1.0, diferente do que um cara de outra loja me disse, disse que tanto faz a do gol 1.0 e do 1.6, é tudo igual, agora fiquei na dúvida.
Afinal, tem diferença ou não? Posso simplificar a minha busca procurando pelo modelo já especificado aqui no tópico a Bosch F 000 ZS0 105? Dá certo na parati 89 AP 1600?
Obrigado, um grande abraço a todos.
Caras eu comprei com esse cara Flavio Flavio [jatserve@terra.com.br] me entregou tudo certinho de confiança o cara tem tudo !! comprei com ele os cabos a bobina Bosch tenho certeza mais o adaptador, o cara e muito gente boa, podem confiar, apenas comente que foi o Julio que comprou com eles e recomendou.
-
- Membro
- Carro:
Felipe Voya escreveu:Eu achei a minha por 80 reais este modelo da bosh que citei aqui na minha cidade...
Eu paguei 85 com o adaptador com esse cara Flavio Flavio [jatserve@terra.com.br]
Alguem sabe aonde eu acho esse adaptador para ligar os cabos igual os da foto ??
-
- Membro
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
Bom, acredito que para cada motor (1.0, 1.6, 1.8, 2.0 ....) haja uma bobina apropriada, a conversa do cara da concessionária que me disse que a bobina do gol 1.6 é diferente da bobina do 1.0 acredito ele estar certo pois olhem neste link: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... o_2005.pdf, há os modelos certos para determinados motores e marcas.
Espero ter ajudado, abraço a todos.
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Rapaz eu também vi isto quando fui comprar a minha e na época dei uma pesquisada no catálogo da Bosch... Para carros 1.0 é a bobina final 102 e de 1.6 a 2.0 é a de final 105. Se for os mais recentes usa o final 104 pra mandar sinal pra injeção.Junior Prette escreveu:Bom, acredito que para cada motor (1.0, 1.6, 1.8, 2.0 ....) haja uma bobina apropriada, a conversa do cara da concessionária que me disse que a bobina do gol 1.6 é diferente da bobina do 1.0 acredito ele estar certo pois olhem neste link: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... o_2005.pdf, há os modelos certos para determinados motores e marcas.
Mas mesmo assim pode-se usar a de final 102 ou de final 105 em qualquer dos motores ou até a de final 104 (que tem 3 pinos no conector, anulando o do meio que manda sinal para a injeção).
Falo isto pq estive conversando com o meu mecanico e ele já me falou que já viu estes 3 modelos em vários carros diferentes... Inclusive de outras montadoras é só procurar pelos forums por ai que vc vai ver opala 6CC usando ela tb, chevette, uno carburado entre outros...
Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
Mas mesmo assim pode-se usar a de final 102 ou de final 105 em qualquer dos motores ou até a de final 104 (que tem 3 pinos no conector, anulando o do meio que manda sinal para a injeção).
Será que não muda nada em relação aos modelos? Somente a numeração mesmo? Será que potência e tal, não mudam não? O que são os pinos da bobina, e no caso da bobina de 3 pinos, é só não utilizar o terceiro e pronto?
Valeu Felipe Voya
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Rapaz em relação a tensão de saída destas bobinas, pode até que tenha alguma diferença pequena entre elas... mas nos catálogos da Bosch não fala nada das especificações de cada bobina... Eu acho isto um erro. Olhando elas fisicamente são praticamente iguais, com a diferença da de 3 pinos no conector...Junior Prette escreveu:Mas mesmo assim pode-se usar a de final 102 ou de final 105 em qualquer dos motores ou até a de final 104 (que tem 3 pinos no conector, anulando o do meio que manda sinal para a injeção).
Será que não muda nada em relação aos modelos? Somente a numeração mesmo? Será que potência e tal, não mudam não? O que são os pinos da bobina, e no caso da bobina de 3 pinos, é só não utilizar o terceiro e pronto?
Valeu Felipe Voya
Novamente fui no catalogo da bosch e vi que a de final 102 serve também pra todos os modelos... desde 1.0 a 2.0
Em relação a de 3 pinos (final 104) é só NÃO utilizar o pino central que funciona mandando sinal pra injeção... Como no nosso caso é carburador ele fica sem função alguma.
tirei uns screenshoot do catalogo e coloquei aki pra facilitar a procura...

Estes 3 modelos são plug 'n play é só comprar o conector de bico de injeção emendar no positivo e negativo colocar o cabo de vela e já ta funcionando... A fixação da base é a mesma da bobina asfáltica antiga não precisando fazer nenhuma furação nova...
Eu que tem modelos de bobina usada na Mercedes que dariam tb nos nossos carros, e parecem (fisicamente) mas parrudas que estas usadas pela vw. Pode até ser que sejam mais potentes... O problema também é saber se a furação da base dela serve também na vw... Ai eu não sei.
Tou me referindo ao modelo usado pela mercedes 0 221 502 429 sem contar que deve ser bem mais cara e dificil pacas de encontrar. Este modelo nem precisaria usar o conector usado nas da vw... só tirar os terminais da velha asfáltica e colocar direto nesta e pronto.
Volto a repetir, não sei se a furação da base dela bate com a furação da vw.
Vlw galera abraços
Editado pela última vez por Felipe Voya em 16 Dez 2008, 18:22, em um total de 1 vez.
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
- Amisterdan Moura
- Membro - 1.6
- Carro:
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Rapaziada, ta tudo em casa...
Só peguei uns screenshot do catálogo da BOSCH e coloquei aki pra facilitar a procura pro pessoal do tipo de bobina que é mais apropriada ao seu carro... Fora que tem os códigos de bobina plásticas pra uma grande variedade de carros vw.
A idéia do forum é esta... Cada um ajuda um pouco como pode :y:
Fugindo do assunto deste tópico... Tou tentando ver se consigo instalar o modelo de chave do Gol G3 no meu carro, mas ta uma saga... tou quase desistindo... É este modelo aki...

Quem conhecer alguém que tenha feito ou fez... Da uma força ai que ta complicado pacas...
Vlw abraços
Só peguei uns screenshot do catálogo da BOSCH e coloquei aki pra facilitar a procura pro pessoal do tipo de bobina que é mais apropriada ao seu carro... Fora que tem os códigos de bobina plásticas pra uma grande variedade de carros vw.
A idéia do forum é esta... Cada um ajuda um pouco como pode :y:
Fugindo do assunto deste tópico... Tou tentando ver se consigo instalar o modelo de chave do Gol G3 no meu carro, mas ta uma saga... tou quase desistindo... É este modelo aki...

Quem conhecer alguém que tenha feito ou fez... Da uma força ai que ta complicado pacas...
Vlw abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
Meu pai tem um Corsa 1.6 2005, esse carro não usa distribuidor? O mais antigo eu sei que usa, mas nesse eu não achei não, parece que a bobina manda energia direto para os cabos, pois tive olhando no motor do carro do meu pai e não achei o tal distribuidor, estou certo?
Daria certo usar essa bobina no Gol, Parati, Saveiro, eliminando o distribuidor? Algum doido responderia? hehhe!

Me desculpem de ter colocado uma imagem tão grande, se quiserem vê-la em tamanho menor, salvem no pc.
Abraços.
Daria certo usar essa bobina no Gol, Parati, Saveiro, eliminando o distribuidor? Algum doido responderia? hehhe!

Me desculpem de ter colocado uma imagem tão grande, se quiserem vê-la em tamanho menor, salvem no pc.
Abraços.
- Amisterdan Moura
- Membro - 1.6
- Carro:
Vc esta certo, a versao do corsa sem distribuidor, na verade existe sim o distribuidor, so que nesse caso é tudo junto, a bobina faz os dois papeis so que controlada pelo modulo da injeçao eletronica. mas na vesao antiga tem o distribuidor,MPI e eleminaram quando colocaram a vesao a MPFI. salve engano :ahn:
Bem, sobre essa adptaçao acho que nao seria possivel, pois o modo de funcionamnto do motor do gol como CHT e AP so completamente diferente dos motores do corsa. :bleh:
acho bem improvavel, algum mais entendido pode opinar melhor????
Bem, sobre essa adptaçao acho que nao seria possivel, pois o modo de funcionamnto do motor do gol como CHT e AP so completamente diferente dos motores do corsa. :bleh:
acho bem improvavel, algum mais entendido pode opinar melhor????
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Vc esta certo, este carro do seu pai não usa distribuidor ele joga o sinal da bobina direto pras velas.Junior Prette escreveu:Meu pai tem um Corsa 1.6 2005, esse carro não usa distribuidor? O mais antigo eu sei que usa, mas nesse eu não achei não, parece que a bobina manda energia direto para os cabos, pois tive olhando no motor do carro do meu pai e não achei o tal distribuidor, estou certo?
Abraços.
E o tipo de bobina usada, falando de modo grosseiro é como se tivesse 4 bobinas dentro desta bobina uma pra cada vela.
E posso te dizer que este tipo de de bobina eh muito melhor que a do gol MI, é como se tivesse 4 bobinas de gol MI no corsinha.
Tem gol g3 1.0 16V que usa um tipo de bobina parecido com este, 4x1.
Pelo que sei não vale nem um pouco a pena seu pai mudar o tipo de bobina o que esta lá já é melhor.
A maioria dos carros novos não precisam mudar de bobina por já virem de fábrica com bobinas de tecnologia bem melhor do que as que tinham nos quadrados.
Vlw Abraços.
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
Acho que você entendeu errado Felipe Voya, meu pai não quer trocar esse sistema, é eu que pensei se dava pra colocar essa bobina do corsa na minha quadrada, realmente os carros que podem optar por uma melhora na bobina são os antigos, os novos não precisam mesmo.Vc esta certo, este carro do seu pai não usa distribuidor ele joga o sinal da bobina direto pras velas.
E o tipo de bobina usada, falando de modo grosseiro é como se tivesse 4 bobinas dentro desta bobina uma pra cada vela.
E posso te dizer que este tipo de de bobina eh muito melhor que a do gol MI, é como se tivesse 4 bobinas de gol MI no corsinha.
Pelo que sei não vale nem um pouco a pena seu pai mudar o tipo de bobina o que esta lá já é melhor.
A maioria dos carros novos não precisam mudar de bobina por já virem de fábrica com bobinas de tecnologia bem melhor do que as que tinham nos quadrados.
Então, nunca tinha reparado isto, agora porque to com vontade de colocar a bobina do Gol MI na minha Ximbica eu fui fuçar no Corsa do meu pai, nunca imagiva que seria assim, outro Corsa que o velho teve ainda era com distribuidor, mas era EFI, mas se não me engano a partir dos MI já usam este tipo de bobina.
Já quanto a adaptação dessa bobina do Corsa nos APs e nos CHTs não sei se é possível mesmo, por isso levantei a questão.
Obrigado a todos e vamos discutindo e aprendendo ai hehhehe, abraços!
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Ahhhh ta, foi mal cara.... :fiu:Junior Prette escreveu:Acho que você entendeu errado Felipe Voya, meu pai não quer trocar esse sistema, é eu que pensei se dava pra colocar essa bobina do corsa na minha quadrada, realmente os carros que podem optar por uma melhora na bobina são os antigos, os novos não precisam mesmo.Vc esta certo, este carro do seu pai não usa distribuidor ele joga o sinal da bobina direto pras velas.
Então, nunca tinha reparado isto, agora porque to com vontade de colocar a bobina do Gol MI na minha Ximbica eu fui fuçar no Corsa do meu pai, nunca imagiva que seria assim, outro Corsa que o velho teve ainda era com distribuidor, mas era EFI, mas se não me engano a partir dos MI já usam este tipo de bobina.
Já quanto a adaptação dessa bobina do Corsa nos APs e nos CHTs não sei se é possível mesmo, por isso levantei a questão.
Obrigado a todos e vamos discutindo e aprendendo ai hehhehe, abraços!
Entendi exatamente o contrário... :bleh: hehehehehe
Rapaz me parece que não dá pra usar esta bobina do corsa nos quadrados... Mas dá pra recorrer a outro tipo de solução muito mais eficiente como o caso da Fire4S da FuelTech ou módulo de ingnição da MSD - 6AL, que dispensão o uso de distribuidor e usam roda fônica pra determinar o momento exato da centelha em cada cilindro. São módulos de ignição de alta potência, diga-se de passagem, excelentes!!!!!!!!!! Mas não são pro bolso de qualquer um...
Fuçando o site da FuelTech vi que até ela vende também os modelos de bobinas apresentadas neste tópico.
As duas da Bosch
F 000 ZS0 105 (carburados)
F 000 ZS0 104 (injetados)
http://www.fueltech.com.br/br/product/s/18
O bom que dá pro pessoal ver que a substituição da bobina asfáltica pela plástica não é nenhuma gambiarra, e sim uma melhora tecnologica no sistema de ignição dos quadrados.
Vlw abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
Que nada Felipe Voya, fica sussa
Esses módulos que você referiu ai acima, realmente são excelentes, mas não são pro bolso de qualquer um não, começando pelo meu no momento :bleh:
Mas a bobina da Bosch a F000 Zs0 105 por exemplo já é uma boa melhora eu creio, você instalou e pode afirmar.
Discutindo melhoras para nossas caixas sobre rodas!

Esses módulos que você referiu ai acima, realmente são excelentes, mas não são pro bolso de qualquer um não, começando pelo meu no momento :bleh:
Mas a bobina da Bosch a F000 Zs0 105 por exemplo já é uma boa melhora eu creio, você instalou e pode afirmar.
Discutindo melhoras para nossas caixas sobre rodas!
-
- Membro
- Carro:
Ae, instalei no meu, também, é muito fácil instalar, e não tem manual melhor que essas fotos que têm aqui no fórum disponibilizadas pelos nossos amigos.
Só pairou uma grande dúvida, comprei a bobina na concessionária VW e o número é totalmente diferente deste F 000 ZSO 105 a bobina é bosch, mas é outro número, eu pedi bobina pra Gol 1.6 MI, aliás ela é idêntica a que nosso amigo Felipe Voya postou a imagem aqui, paguei 90,00 reais na bobina..
O fio que conecta a bobina aos fios da antiga bobina eu não achei novo então comprei usado, paguei 8,00 reais.
O serviço de conexão dos fios ficou meio gambiarra, pois eu não tinha o tal barramento pra conectar os terminais, então eu coloquei parafuso com porca mesmo, depois eu arrumo isso, a vontade era tanta de instalar a peça :amd: .
Agora só falta viajar com o carro no final de semana pra testar a eficiência, pra ver se noto alguma diferença mesmo que mínima.

Instalado, só faltando conectar o cabo de ignição.
Abraços.
Só pairou uma grande dúvida, comprei a bobina na concessionária VW e o número é totalmente diferente deste F 000 ZSO 105 a bobina é bosch, mas é outro número, eu pedi bobina pra Gol 1.6 MI, aliás ela é idêntica a que nosso amigo Felipe Voya postou a imagem aqui, paguei 90,00 reais na bobina..
O fio que conecta a bobina aos fios da antiga bobina eu não achei novo então comprei usado, paguei 8,00 reais.
O serviço de conexão dos fios ficou meio gambiarra, pois eu não tinha o tal barramento pra conectar os terminais, então eu coloquei parafuso com porca mesmo, depois eu arrumo isso, a vontade era tanta de instalar a peça :amd: .
Agora só falta viajar com o carro no final de semana pra testar a eficiência, pra ver se noto alguma diferença mesmo que mínima.

Instalado, só faltando conectar o cabo de ignição.
Abraços.