[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
joycht
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por joycht »

consigo sim fera amanha vo la fala com ele dai ja passo pra galera....
pois eu testei tb pra ve se as rotaçoes estavm certas e estavam mesmu 100%...amanha ja posto o nome da peça q é
abraços...
aleft
Membro
Membro
Carro:

Ligação

Mensagem por aleft »

Fernando, por favor, me tire as primeiras duvidas. logo no começo do seu tutorial vc mostra um conector grande e um conector pequeno.

Perguntas:

1 - Gostaria de saber se o Conector grande que vc se refere é o do painel do G3 e o pequeno é o do painel do Quadrado ?

2 - Sabe se existem tipos diferentes ou de tamanhos diferentes de conectores do painel do G3 ou é só um padrão ?

3 - Vc tem foto da parte traseira do seu painel do G3 ?

Grato
ACREDITE SEMPRE QUE VOCÊ CONSEGUE !!
Imagem
fernando_totoli
Membro
Membro
Carro: Brasilia
Contato:

Re: Ligação

Mensagem por fernando_totoli »

aleft escreveu:Fernando, por favor, me tire as primeiras duvidas. logo no começo do seu tutorial vc mostra um conector grande e um conector pequeno.

Perguntas:

1 - Gostaria de saber se o Conector grande que vc se refere é o do painel do G3 e o pequeno é o do painel do Quadrado ?

2 - Sabe se existem tipos diferentes ou de tamanhos diferentes de conectores do painel do G3 ou é só um padrão ?

Grato
Vamos lá:

R - Não. Ambos os conectores são do Gol Quadrado. Ele tem 2. O conector do Gol G3 dá pra ver na foto abaixo. É um azul que está bem na esquerda:
Imagem

R - Até onde sei o padrão é o mesmo. Não muda de um pra outro.

R - Não tenho, mas procure no Mercado Livre por painel Gol G3 e você vai achar vários com a foto traseira.

Um abraço!
aleft
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por aleft »

Valeu fernando, grato pelas respostas. Consegui hoje o painel que marca até 220km com chicote e sensor de velocidade novinhos.
e ja tenho mais mais perguntas.

1 - O sensor de velociade no gol G3 fica num encaixe com rosca que pega na lateral da caixa de cambio, no gol Quadrado, fica no mesmo local ?

2 - O tamanho da rosca para o encaixe é o mesmo ?

3 - No relocio digital no painel, não reparei nenhum botão nem na frente nem atraz do painel. como é acertado as horas e minutos ?

Grato e grande abraço
Imagem
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

aleft escreveu:Valeu fernando, grato pelas respostas. Consegui hoje o painel que marca até 220km com chicote e sensor de velocidade novinhos.
e ja tenho mais mais perguntas.

1 - O sensor de velociade no gol G3 fica num encaixe com rosca que pega na lateral da caixa de cambio, no gol Quadrado, fica no mesmo local ?

3 - No relocio digital no painel, não reparei nenhum botão nem na frente nem atraz do painel. como é acertado as horas e minutos ?

Grato e grande abraço
OK.

R - Exatamente. É só tirar um e colocar o outro.

R - Sim. Serve perfeitamente.

3 - No relogio digital no painel, não reparei nenhum botão nem na frente nem atraz do painel. como é acertado as horas e minutos ?
R - O botão é o mesmo que está perto do velocímetro. Pra acertar o relógio, gira-se esse botão no sentido horário e no sentiro anti-horário. Um acerta as horas e o outro acerta os minutos.

Um abraço.
aleft
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por aleft »

Valeu pelas repostas fernando.

Hoje testei ja as luzes da iluminaçao do painel e acendeu lindissimo, rs.
testei tambem as setas, e outras luzinhas.
O odometro parcial e total ligaram de boa e o relogio tambem, inclusive testei acertar como vc me explicou e funcionou perfeito, mas me tire outra duvida.

Como é feita a ligação do pisca alerta ?

Abraços
Imagem
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

aleft escreveu:Valeu pelas repostas fernando.

Hoje testei ja as luzes da iluminaçao do painel e acendeu lindissimo, rs.
testei tambem as setas, e outras luzinhas.
O odometro parcial e total ligaram de boa e o relogio tambem, inclusive testei acertar como vc me explicou e funcionou perfeito, mas me tire outra duvida.

Como é feita a ligação do pisca alerta ?

Abraços
Bom, o painel do G3 não tem led de pisca alerta, pois ele fica num botão separado. O mesmo acontece com o painel do quadrado, ou seja, o pisca alerta será visto apenas no botão mesmo.

O que você verá ao acioná-lo é que as setas de direção esquerda e direita piscarão juntamente com o botão do painel.

Um abraço.
aleft
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por aleft »

Mais uma vez obrigado fernado.

grande abraço
Imagem
aleft
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por aleft »

Oi fernando, mais umas perguntas pra vc.

No botão do farol existe uma regulagem da intensidade das luzes do painel.

Pergunta:

1- Essa regulagem vai funcionar normalmente no painel do G3 quando colocamos no quadrado ?

2- Tem alguma ligação especial que se tem que fazer pra que isso funcione ?

3- Não achei em lugar nenhum o capacitor de 1,5, só encontro de 2 sera que faz muia diferença na hora da leitura do RPM ?

Abraços
Imagem
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

aleft escreveu:Oi fernando, mais umas perguntas pra vc.

No botão do farol existe uma regulagem da intensidade das luzes do painel.

Pergunta:

1- Essa regulagem vai funcionar normalmente no painel do G3 quando colocamos no quadrado ?

2- Tem alguma ligação especial que se tem que fazer pra que isso funcione ?

3- Não achei em lugar nenhum o capacitor de 1,5, só encontro de 2 sera que faz muia diferença na hora da leitura do RPM ?

Abraços
Vamos lá:

1- Essa regulagem vai funcionar normalmente no painel do G3 quando colocamos no quadrado ? Tem alguma ligação especial que se tem que fazer pra que isso funcione ?
R - É plug and play. O potenciometro funcionará normalmente, pois utilizaremos a mesma fiação que acendem as luzes do original.

R - Sinceramente não sei te responder. Para esse procedimento teremos que fazer testes mesmo.

Um abraço!
giovanifaria
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por giovanifaria »

fala Fernando..como vai?

preciso de uma ajudinha...

esse esquema do contagiro, tem q fazer pra ele ficar certo né? pq o meu fico meio bobo...acima do RPM.

do restante....fico bem loco...liguei até a luz do afogador no Led de Lock do painel...hehhe

Só queria ligar o farol de milha tbm...pra indicar que tá ligado... tem algum esquema?
abraço
AP 1.6 Alcool...89 TURBO
Suspensão Rosca
Comando 49G
BY Gtech Performance
Imagem
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

giovanifaria escreveu:fala Fernando..como vai?

esse esquema do contagiro, tem q fazer pra ele ficar certo né? pq o meu fico meio bobo...acima do RPM.

do restante....fico bem loco...liguei até a luz do afogador no Led de Lock do painel...hehhe

Só queria ligar o farol de milha tbm...pra indicar que tá ligado... tem algum esquema?
abraço
Fala Giovani!

Bom, o contagiro quando instalei ficou da mesma forma, mas depois daquele esqueminha elétrico ele estabiliza e fica muito, muito perto do original.

Quanto ao farol de milha, você pode fazer o seguinte teste: pegue os fios que sobraram do conector do G3 e encoste rapidamente um a um no positivo da bateria. Observe os leds do painel. Caso algum acenda com o positivo, você pode usá-lo ligando no positivo da chave do farol de milha.

Eu não fiz, mas é uma questão de teste. Se você achar, beleza!
giovanifaria
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por giovanifaria »

fernando_totoli escreveu:
giovanifaria escreveu:fala Fernando..como vai?

abraço
Fala Giovani!

Bom, o contagiro quando instalei ficou da mesma forma, mas depois daquele esqueminha elétrico ele estabiliza e fica muito, muito perto do original.

Quanto ao farol de milha, você pode fazer o seguinte teste: pegue os fios que sobraram do conector do G3 e encoste rapidamente um a um no positivo da bateria. Observe os leds do painel. Caso algum acenda com o positivo, você pode usá-lo ligando no positivo da chave do farol de milha.

Eu não fiz, mas é uma questão de teste. Se você achar, beleza!
entendi...obrigado

Mais uma duvida...Tem possibilidades de vc fazer esse esqueminha e me mandar por correio? me passa o preço do frete e quanto sai ai sua mão de obra...pois nao tenho tempo e nem sei onde achar esses B.O

oq acha??

abraço
AP 1.6 Alcool...89 TURBO
Suspensão Rosca
Comando 49G
BY Gtech Performance
Imagem
israelcht
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por israelcht »

oi fernando_totoli.

to na duvida.
eu achei um painel desse aki na minha cidade 150 pila.

so nao vem com o xicote.

como é esse xicote vem vc tem mais fotos.

ele vem com o sensor de velocidade e rpm?

onde realmente liga isso hehehe

abs
Israel Cunha
Joinville - SC
Gol CHT 92 1.6 Alcool Preto
israelcunha.ti@gmail.com
Imagem
Carlinhos_Saveiro89
Membro
Membro
Carro:

GOSTEI DO TRAMPO .........

Mensagem por Carlinhos_Saveiro89 »

AI IRMÃO VALEW PELAS DICAS DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL, EU LI UMAS 3 X O JEITO QUE VC FEZ, E HOJE DEMOSTEI O PAINEL DA MINHA SAVEIRO 89 E FIZ O TRAMPO IGUAL DO SEU CARRO, FICOU IRADO, EU SO NAUM PRECISEI FAZER AQUELA LIGAÇÃO DO CONTAGIROS QUE VC FEZ PQ MEU CARRO TEM NAUM SEI O QUE DA O PULSO IGUAL DA INJEÇÃO DO G3, TEM QUE PERGUNTAR PRA QUALQUER ELETRICISTA QUE ENTENDA QUE ELE FALA QUAL EH A PEÇA (NAUM SEI O NOME DA PEÇA VOU VER DEPOIS EU FALO), AI NAUM PRECISEI FAZER AQUELA LIGAÇÃO QUE VC PASSOU MAIS FICOU PERFEITO E NAUM ESTÁ OCILANDO, TAH REDONDINHO............EU QUERIA DAR UMA DICA PRA QUEM QUIZER FAZER ESTA ADAPTAÇÃO TBM, EM VEZ DE CORTAR O ACRILICO DO PAINEL COM FERRO DE SOLDA, ESQUENTA ELE PRIMEIRO COM SOPRADOR E VAI FORÇANDO ELE PRA BAIXO QUE ELE VAI MOLDANDO NA PARTE PRETA ATRAS DO PAINEL AI VC CORTA DEPOIS QUE ESTIVER MOLDADO DO JEITO QUE VC QUIZER AI NAUM TEM PERIGO DE TRINCA O ACRILICO, FICA PERFEITO.........................

EU SOH NAUM CONSEGUI MOLDAR DIREITO O SUPORTE DO PAINEL QUE VC MOLDOU COM UMA LATA DE LEITE NINHO, FICOU MAIS OU MENOS MAIS VOU COMPRAR OUTRA MOLDURA E TENTAR FAZER COM CALMA......

GALERA ABRAÇOS, VOU PERGUNTAR PRO MEU ELETRICISTAS QUE ME AJUDOU A MONTAR O PAINEL AI FALOW PRA VCS QUAL A PEÇA DO CONTAGIRO QUE FICA MAIS PRATICO................. Nitro
Editado pela última vez por Carlinhos_Saveiro89 em 22 Ago 2008, 21:32, em um total de 1 vez.
israelcht
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por israelcht »

Ola
essa questao do rpm

meu carro eu coloquei um contagiros em cima do painel.
liguei na bobina como manda o manual. e ele nao ocila nada

sera q se ligar o painel tbm nao vai ocilar?

e se puder responder a questao anterior q eu postei eu agradeço

abs
Israel Cunha
Joinville - SC
Gol CHT 92 1.6 Alcool Preto
israelcunha.ti@gmail.com
Imagem
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Galera, não cortem e nem descasquem os fios originais!!!
Olha oq eu descobri:
Compra um pedaço de placa para cirquito impresso e desenhe as ligações...
Se vc não souber fazer é só ir nessas assistências de eletrônicos que os caras vão cobrar uns 5reais..
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_impresso
Segue uma foto exemplificante:
Imagem[/url]
Guizaum
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Guizaum »

O meu chegadooooooooo

ai to montando o meu..
olha o precesso como vc disse..

tipoo cortei a parte grande do painel que faz uma curvona no rumo certinho da orelha..
do jeito que tirei a foto vai dar uma noçao filé da parada...

Imagem

Imagem

agora fiz um molde para cortar o acrilico..
pq o original eu nao consegui fazer ele voltar..
intao tive que marcar esse molde num pedaço de acrilico e cortar..

Imagem

agora ele cortado de acordo com o molde..
Imagem

feito o molde
eu furei ele com MUITO cuidado para nao trincar e prendi as pontas dele com fita jacare..
mas olhem, eu só dei um pequeno aperto nas fitas depois coloquei acrilico numa agua bem fervendo e fui apertando as fitas uma a uma bem devagar...
hehe

Imagem

Imagem

O bom que do jeito que eu fiz que nao deu greta nenhuma encima e só um pouco ao lado( no caso vou colocar uma fita crep larga mesmo, só pra nao entrar poeira).

Imagem

pronto.
agora aguardem porque vou instalar no carro amanha, porque já esta de noitinha...hehehe

Abraços
Editado pela última vez por Guizaum em 26 Ago 2008, 23:21, em um total de 1 vez.
GUILHERME---
Tatuzim 1.8 tUrBo
Guizaum
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Guizaum »

Filé todo..
Editado pela última vez por Guizaum em 26 Ago 2008, 23:22, em um total de 1 vez.
GUILHERME---
Tatuzim 1.8 tUrBo
Guizaum
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Guizaum »

Se alguem comprar o painel e a cor dos cabos nao baterem com o indicado na tabela façam o seguinte:

abram o chicote com muito cuidado, lah vc vera uns numero na extremidade, vai contanto o pino e olhando a cor do cabo que esta nele, apos isso olhe na tabela o pino que vc achou e escreva a nova cor..

tipo uma nova tabela mudando somente a cor dos cabos..
Qualquer coisa comuniquem..

Fiquei um dia parado até perceber isso..hehe

Abraços
Editado pela última vez por Guizaum em 26 Ago 2008, 23:25, em um total de 1 vez.
GUILHERME---
Tatuzim 1.8 tUrBo
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”