uma dúvida em relação a sobrealimentação
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
uma dúvida em relação a sobrealimentação
eu estava pensando em um modo de sobrealimentação do meu carro, primeiro tinha planos de colocar um supercharger porque a distribuição de potencia se dá em toda faixa de giro do motor, mas tem o problema de esse equipamento não ser muito comum no brasil e também pq eu acho o barulho dele irritante,
então sobrou somente o turbocompressor porém uma coisa que eu não gosto na turbocompressão é o turbo lag, que atrapalha principalmente nas curvas, então uma solução que eu achei pra resolver esse problema seria um sistema bi-turbo, 2 turbocompressores ligados em serie, com um turbo pequeno que se encheria nas rotações baixas, e um turbo maior para as rotações maiores, desse jeito eu conseguiria eliminar o turbo-lag, e ainda teria uma melhor aceleração, pois teria mais potencia em baixas rotações
gostaria de saber se a minha idéia é viavel, e o que mais eu poderia fazer, valeu
então sobrou somente o turbocompressor porém uma coisa que eu não gosto na turbocompressão é o turbo lag, que atrapalha principalmente nas curvas, então uma solução que eu achei pra resolver esse problema seria um sistema bi-turbo, 2 turbocompressores ligados em serie, com um turbo pequeno que se encheria nas rotações baixas, e um turbo maior para as rotações maiores, desse jeito eu conseguiria eliminar o turbo-lag, e ainda teria uma melhor aceleração, pois teria mais potencia em baixas rotações
gostaria de saber se a minha idéia é viavel, e o que mais eu poderia fazer, valeu
- Luis Fernando
- Membro - 1.6
- Carro:
- Contato:
Acho totalmente viavel e inclusive tem este link http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 7&start=15 que fala um pouco sobre o que você quem fazer, mas talvez com uma turbina de caixa quente maior você resolva este problema, tipo uma .63.50, vai ficar bom em rotações baixas e de pegada muito forte em alta.
Bom pra falar a verdade você não vai eliminar o turbo lag, mas vai jogar o problema para uma velocidade maior, talvez compense.
T+
Bom pra falar a verdade você não vai eliminar o turbo lag, mas vai jogar o problema para uma velocidade maior, talvez compense.
T+
- Luis Fernando
- Membro - 1.6
- Carro:
- Contato:
Opa tamos ai!!!
em resumo o (.48.63), (.48.50), (.42.48) sao as medidas da caixsa quente e caixa fria do turbo.
Tem este link que pode te dar uma boa explicação sobre o assunto http://www.driftbrazil.com/turbo-chargers.htm
No meu carro tenho uma .48.50, cara realmente é muito complicado pra dirigir, mas acho que é por isto que gosta tanto...
A emoção de tem um carro bravo, dificil de domar é otima, mas confesso que fica devendo no conforto.
T+
em resumo o (.48.63), (.48.50), (.42.48) sao as medidas da caixsa quente e caixa fria do turbo.
Tem este link que pode te dar uma boa explicação sobre o assunto http://www.driftbrazil.com/turbo-chargers.htm
No meu carro tenho uma .48.50, cara realmente é muito complicado pra dirigir, mas acho que é por isto que gosta tanto...
A emoção de tem um carro bravo, dificil de domar é otima, mas confesso que fica devendo no conforto.
T+
atrapalha na hora que vc vai fazer uma curva, se o turbocompressor entra no meio da curva vc ou passa direto na curva num tração dianteira, ou roda na curva com um tração traseira, ou seja, é bem perigoso né?Marc escreveu:Não sei até q/ ponto o lag atrapalha.....
Na MINHA opinião, depois q/ vc pegou a mãnha do " novo " motor, o lag quase não existe... vc vai saber como cambiar p/ não sofrer c/ isso...
Agora, se o problema for na saída, é só colocar um ALS e pronto... rs....
pra correr em linha reta não dá diferença mesmo, mas eu não gosto de correr só em linha reta, gosto de andar na serra, onde tem muita curva, e nesse tipo de pista o lag atrapalha muito
- Luis Fernando
- Membro - 1.6
- Carro:
- Contato:
É realmente atrapalha mesmo, mas com o tempo você pega o jeito de como lidar com o carro, tipo em quantos RPM que a turbina entra e tudo mais, assim quando estiver dirigindo, você terá que fazer a leitura dos instumentos do carro, linha de combustivel, a pressão do turbo e principalmente o RPM do carro, através deste da pra saber quando o turbo vai entrar e controlar no acelerador.Fujiwara escreveu:atrapalha na hora que vc vai fazer uma curva, se o turbocompressor entra no meio da curva vc ou passa direto na curva num tração dianteira, ou roda na curva com um tração traseira, ou seja, é bem perigoso né?Marc escreveu:Não sei até q/ ponto o lag atrapalha.....
Na MINHA opinião, depois q/ vc pegou a mãnha do " novo " motor, o lag quase não existe... vc vai saber como cambiar p/ não sofrer c/ isso...
Agora, se o problema for na saída, é só colocar um ALS e pronto... rs....
pra correr em linha reta não dá diferença mesmo, mas eu não gosto de correr só em linha reta, gosto de andar na serra, onde tem muita curva, e nesse tipo de pista o lag atrapalha muito
Na primeira vez que tentei fazer uma curva bem rapido com o carro já turbo a sensação foi otima, a traseira escapou e então acelerei para trazer o carro para dentro da curva, ai a turbina encheu e ai foi a vez da frente sair, muito legal, graças a Deus a curva acabou antes.....rs
Hoje to mais tranquilo, mas dirigir um carro turbo não é dos trabalhos mais faceis, mas um dia quem sabe eu aprendo.
T+
....
Agora, realmente, não entendi....
Vc quer eliminar o lag p/ não sair de frente na curva ???
Ok, entendi qdo. vc diz q/ " se a turbina entrar no meio da curva ".... vc quer ter total controle do motor.... mas acredito q/ tt. um turbo, qdo. um bi turbo, qto. um supercharger, nenhum deles vai se comparar à um NA, por exemplo.... pq., querendo ou não, vc vai ficar dependente de uma " força externa " p/ a potência entrar...
E, tb. nesse caso, ao MEU ver, um turbo tb. não é tão sofrível assim... pq., como o Luis falou, c/ o tempo, vc começa a entender como o seu carro vai agir em determinadas situações... e consegue tirar bom proveito, mesmo nas curvas...
Ok, entendi qdo. vc diz q/ " se a turbina entrar no meio da curva ".... vc quer ter total controle do motor.... mas acredito q/ tt. um turbo, qdo. um bi turbo, qto. um supercharger, nenhum deles vai se comparar à um NA, por exemplo.... pq., querendo ou não, vc vai ficar dependente de uma " força externa " p/ a potência entrar...
E, tb. nesse caso, ao MEU ver, um turbo tb. não é tão sofrível assim... pq., como o Luis falou, c/ o tempo, vc começa a entender como o seu carro vai agir em determinadas situações... e consegue tirar bom proveito, mesmo nas curvas...
- Wellington-GTS
- Membro
- Carro:
Cara, concordo plenamente!Marc escreveu:....
Se vc tem um carro já forte original, vc não sofreria tanto com isso!
Mas se fosse um 1000zinho, ai sim vc sofreria bastante com ele turbo. principalmente no começo!
Falo pois já andei em um corsa 1000 Turbo, em baixa é aquela desgraça, ai qdo a turbina enche vem aquele espanco! Se tu não tem prática vc perde a frente fácil!

GTS 1.8s
bom, isso depende de quanta potencia o turbo coloca, um AP 2.0 tem original uns 115 cv, dependendo da pressão do turbo a potencia sobe bastante...Wellington-GTS escreveu:Cara, concordo plenamente!Marc escreveu:....
Mas se fosse um 1000zinho, ai sim vc sofreria bastante com ele turbo. principalmente no começo!
Falo pois já andei em um corsa 1000 Turbo, em baixa é aquela desgraça, ai qdo a turbina enche vem aquele espanco! Se tu não tem prática vc perde a frente fácil!
o problema maior é a diferença do comportamento do carro, antes do turbo encher e depois de ele encher, com o o bi-turbo, o comportamento fica mais linear, não que não dê pra controlar o carro com um turbo, mas com o bi-turbo teoricamente ficaria melhor, é isso que eu quis dizer, a curva foi só um exemplo...
-
- Membro - 1.8
- Carro:
Esse realmente é uma boa idéia,Fujiwara escreveu:bom, isso depende de quanta potencia o turbo coloca, um AP 2.0 tem original uns 115 cv, dependendo da pressão do turbo a potencia sobe bastante...Wellington-GTS escreveu:Cara, concordo plenamente!Marc escreveu:....
o problema maior é a diferença do comportamento do carro, antes do turbo encher e depois de ele encher, com o o bi-turbo, o comportamento fica mais linear, não que não dê pra controlar o carro com um turbo, mas com o bi-turbo teoricamente ficaria melhor, é isso que eu quis dizer, a curva foi só um exemplo...
mas eu ainda vou ter o meu pra dar uma BELA de uma patada quando chegar aos 3mil giros...ahauahauha
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
- Luiz GTS
- Filial CdGQ!
- Carro:
põe um comando acima de 300º, 4x1 dimensionado, engrenagem dente reto, carbura 3E, dá um trabalho do kct pra acertar, mas depois de pronto... ai vc não tem lag, só vai ter aquela embaralhada clássica na saída... hehehehe
Carro aspirado é igual arte marcial, demora anos para desenvolver, mas depois de pronto torna-se letal... huahauhaua
Carro aspirado é igual arte marcial, demora anos para desenvolver, mas depois de pronto torna-se letal... huahauhaua
O homem tem 3 fases na vida:
1° Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
2° Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
3° Tem dinheiro, tem tempo, mas ai já não tem mais vontade
na verdade não tinha pensado não(mesmo pq eu nem conhecia esse sistema) teria algum link explicando o funcionamento? valeuleo 9778 escreveu:eai galera blza.. Quanto ao problema do turbo lag, vc já pensou na opção de colocar um turbo de geometria variável? Na minha opinião isso resolveria seu problema..
eu tenho preferencia pelo turbo pq ele dá mais potencia, e também penso em usar injeção eletronica..Luis GTS escreveu:põe um comando acima de 300º, 4x1 dimensionado, engrenagem dente reto, carbura 3E, dá um trabalho do kct pra acertar, mas depois de pronto... ai vc não tem lag, só vai ter aquela embaralhada clássica na saída... hehehehe
- Luiz GTS
- Filial CdGQ!
- Carro:
o turbo tira potência mais fácil, o aspirado precisa de mais trabalho...
é que eu prefiro um aspiradão não curto muito turbo, já dirigi um Gol GT turbo com 1,5 bar e a patada é forte, muito loko... mas vc sair com o carro embaralhando engolindo tudo é loko demais hehehe
é que eu prefiro um aspiradão não curto muito turbo, já dirigi um Gol GT turbo com 1,5 bar e a patada é forte, muito loko... mas vc sair com o carro embaralhando engolindo tudo é loko demais hehehe
O homem tem 3 fases na vida:
- leo 9778
- Membro
- Carro:
blza.. Bom o sistema de geometria variável ñ e novo.. Só e pouco conhecido.. Já dirigi um carro equipado com esse sistema.. Realmente da muita diferença do turbo convencional.. o carro fica forte, da hora q vc tira o pé da embreagem at o corte de giro..da uma olhada nesse forum. Ai explica como funciona o sistema! tem tbem esse artigo abaixo..
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?p=38465
O TGV surgiu para sanar exatamente a insatisfação com a falta de adequação da força empregada aos motores pelos turbocompressores, demasiados em alguns momentos, e insuficientes em outros. Isso porque, dentro da carcaça alem dos rotores, existem também palhetas móveis, que abrem e fecham tornando o espaço por onde o gás circula maior ou menor, dependendo da necessidade de força exigida pelo motor. Assim é como se o veículo contasse com várias turbinas. Essa é uma turbina adequada para todas as faixas de rotação do motor. Suas palhetas se movimentam criando ângulos que direcionam ou desviam os gases do rotor, aumentando ou diminuindo a pressão de acordo com as necessidades. Nas baixas rotações, as palhetas estão mais direcionadas para o rotor, que é quando o motor precisa de mais força. Já em altas rotações as palhetas se abrem, desviando os gases do rotor. O movimento das palhetas é comandado por um atuador que é acionado pela pressão do próprio turbo.
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?p=38465
O TGV surgiu para sanar exatamente a insatisfação com a falta de adequação da força empregada aos motores pelos turbocompressores, demasiados em alguns momentos, e insuficientes em outros. Isso porque, dentro da carcaça alem dos rotores, existem também palhetas móveis, que abrem e fecham tornando o espaço por onde o gás circula maior ou menor, dependendo da necessidade de força exigida pelo motor. Assim é como se o veículo contasse com várias turbinas. Essa é uma turbina adequada para todas as faixas de rotação do motor. Suas palhetas se movimentam criando ângulos que direcionam ou desviam os gases do rotor, aumentando ou diminuindo a pressão de acordo com as necessidades. Nas baixas rotações, as palhetas estão mais direcionadas para o rotor, que é quando o motor precisa de mais força. Já em altas rotações as palhetas se abrem, desviando os gases do rotor. O movimento das palhetas é comandado por um atuador que é acionado pela pressão do próprio turbo.
braquinho ap 1.6 turbo. .50 .36 +3e