passar ap 1.6 para 1.9?
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
passar ap 1.6 para 1.9?
eae galera... td beleza?
Hj eu estava lendo aqui no forum como preparar um motor ap para 1.9, assim tive alguma conclusoes.
eu tenho um motor ap 1.6 e me disseram q ele é o mesmo do motor ap 1.8. o q troca é o vira, pitoes e o comando
assim eu queria transformar meu ap 1.6 para 1.8.
Só q eu compraria o vira do 1.8, e o comando 49g q serviriam no meu carro e para virar um motor 1.9 eu compraria o pistao do 2.0 ou um 83,5 milimetros.
assim meu motor 1.6 passaria para 1.9. Estou certo??
eu poderia fazer isso? o q eu teria q fazer para instalar isso?? só arrombar onde vai os pitoes??
obrigado desde já
valeu
Hj eu estava lendo aqui no forum como preparar um motor ap para 1.9, assim tive alguma conclusoes.
eu tenho um motor ap 1.6 e me disseram q ele é o mesmo do motor ap 1.8. o q troca é o vira, pitoes e o comando
assim eu queria transformar meu ap 1.6 para 1.8.
Só q eu compraria o vira do 1.8, e o comando 49g q serviriam no meu carro e para virar um motor 1.9 eu compraria o pistao do 2.0 ou um 83,5 milimetros.
assim meu motor 1.6 passaria para 1.9. Estou certo??
eu poderia fazer isso? o q eu teria q fazer para instalar isso?? só arrombar onde vai os pitoes??
obrigado desde já
valeu
Aspirado sim...
- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
Cilindrada
Se troca o pistão do 1.6 pelo pistão do 2.0 e ao mesmo tempo troca o vira do 1.6 pelo vira do 1.8, você chega nos 1.9. Mas aí o carro fica destachado e tem que tirar um naco do cabeçote (nem sei se dá pra tirar o que precisa). O certo mesmo é colocar pistão especial de 1.9 mesmo. Existem forjados nessa medida. Eu não colocaria power tech, porque batem mais. Esses pistões 1.9 tem a altura do pistão do 1.8 e a largura pistão do 2.0. Daí vira 1.9 sem ter que baixar cabeçote. O vira influi sim na cilindrada, pois ele determina o deslocamento do pistão e o deslocamento do pistão determina a cilindrada, junto com a largura do pistão.
Fazendo um Golzinho quadrado milinove
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
- DIEGOALISSON
- Moderador - Orkut
- Carro:
[/quote]laionsk8 escreveu:O Rubim mas onde eu encontraria esses pistoes pra comprar??
o thiago falo q da pra pega o do fusca 1500.. tem como??
eu nao entendo muito..
vc saberia me falar se o carro ia faze uns 7 no alcool??
valeru.. abraço
Cara eu tenho um 1.9 e te digo, o meu na gasosa faz 7, esticando até os 6000 rpm faz 6 km!
Agora não sei se no alcool irá fazer isso!
"Carro bom é carro mal educado, Vc pisa e ele responde!!!"

Pé de Pano!!!

Pé de Pano!!!
- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Milhouse,
Não faz isso não ..... pelo visto vc se interessa pelo assunto, então continue asim, perguntando e aprendendo, ninguém nasceu sabendo e não é vergonha nenhuma .... olhe sío o seu caso, vc não tinha certeza e disse que se estivesse errado para alguem avisar, foi o que fiz, seria muito diferente se vc chegasse afirmando isso e querendo ser o bom
Vc tem a humildade e vontade para aprender
Com relação a sua dúvida vc já a sanou ??? Se não, aí vai uma explicação simples pra vc, a cilindrada de um carro é determinada pela capacidade volumétrica dele, ok ?? Se é um carro 2.0 e quatro cilindros por exemplo, cada cilindro vai ter a capcidade de 500 cm³, fazendo uma conta simplificada, teremos que calcular o volume, pense em uma largura e uma altura, esqueça que é um cilindro, a largura seria fixo tipo o tamanho do pistão e a altura seria o deslocamento dele provocado pela biela, portanto se vc colocar uma biela mais curta ele vai descer mais, não vai ??? Portanto a nossa altura foi aumentada, consequentemente o volume tambem, então vc faz esse aumento vezes quatro, que é o número de cilindros e terá a nova cilindrada do seu motor ....
Expliquei legal ??? Entendeu ??
Abraços mano e não desista

Não faz isso não ..... pelo visto vc se interessa pelo assunto, então continue asim, perguntando e aprendendo, ninguém nasceu sabendo e não é vergonha nenhuma .... olhe sío o seu caso, vc não tinha certeza e disse que se estivesse errado para alguem avisar, foi o que fiz, seria muito diferente se vc chegasse afirmando isso e querendo ser o bom

Com relação a sua dúvida vc já a sanou ??? Se não, aí vai uma explicação simples pra vc, a cilindrada de um carro é determinada pela capacidade volumétrica dele, ok ?? Se é um carro 2.0 e quatro cilindros por exemplo, cada cilindro vai ter a capcidade de 500 cm³, fazendo uma conta simplificada, teremos que calcular o volume, pense em uma largura e uma altura, esqueça que é um cilindro, a largura seria fixo tipo o tamanho do pistão e a altura seria o deslocamento dele provocado pela biela, portanto se vc colocar uma biela mais curta ele vai descer mais, não vai ??? Portanto a nossa altura foi aumentada, consequentemente o volume tambem, então vc faz esse aumento vezes quatro, que é o número de cilindros e terá a nova cilindrada do seu motor ....
Abraços mano e não desista

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
Ahmmm uhmmmm...rssrBill escreveu:Milhouse,
Abraços mano e não desista![]()
Agora sim...
Então pode ser pistão de 1.6 ou não o que muda é o volume de ar e gasolina que o cilindro suporta...digamos assim...???
Voyage 1.9Ti - BlackBird

- Bill
- SUPORTE
Então,
Vc pode aumentar a capacidade volumétrica do cilindro, ou aumentando o diâmetro do pistão, ou então aumentando o seu curso, ou ainda, no caso dos 1.9 fazendo os dois !!! Um pouco em cada .....
Ok ??
Abraços manow !!!
Vc pode aumentar a capacidade volumétrica do cilindro, ou aumentando o diâmetro do pistão, ou então aumentando o seu curso, ou ainda, no caso dos 1.9 fazendo os dois !!! Um pouco em cada .....
Ok ??
Abraços manow !!!

- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
- Bill
- SUPORTE
Sim,
Pois se vc aumentar o curso apenas, usando as mesmas bielas o pirstão vai socar o cabeçote lé em cima .....
Então vc faz o que ?? Coloca bielas mais curtas e aumenta o curso do pistão para compensar, ok ?? Do mesmo modo, se vc uir o curso vc terá que colocar bielas mais compridas, porque senão o pistão não vai chegar nunca lá em cima ....
A grosso modo seria como uma bicicleta, os pedais seriam o virabrequim, as pernas as bielas e o joelho o pistão, então, se vc aumentar o pé de vela da bike, seu joelho vai chegar mais pra cima e fica mais fácil pedalar, e, se vc diminuir o tamanho do pé de vela seu joelho não sobe tanto, e fica mais dificil de pedalar .....
Ok ??
Abraços manow

Pois se vc aumentar o curso apenas, usando as mesmas bielas o pirstão vai socar o cabeçote lé em cima .....
Então vc faz o que ?? Coloca bielas mais curtas e aumenta o curso do pistão para compensar, ok ?? Do mesmo modo, se vc uir o curso vc terá que colocar bielas mais compridas, porque senão o pistão não vai chegar nunca lá em cima ....
A grosso modo seria como uma bicicleta, os pedais seriam o virabrequim, as pernas as bielas e o joelho o pistão, então, se vc aumentar o pé de vela da bike, seu joelho vai chegar mais pra cima e fica mais fácil pedalar, e, se vc diminuir o tamanho do pé de vela seu joelho não sobe tanto, e fica mais dificil de pedalar .....
Ok ??
Abraços manow

Curso do vira e biela
Os pistões do fusca 1500 eu não sei se dão. O que sei que dá é um Iapel, que tem pistão certo pra fazer o 1.9. Esse pistão tem o diâmetro do 2.0 (que é 82,44mm, ou 82,94mm ou 83,44mm - com folga de 0,06mm) e tem a altura de compressão do 1.8 (essa altura é a distância entre o pino e o topo do pistão). Esse pistão, entretanto, é caro, custando uns 690 conto sem os anéis. Em compensação é mais resistente, porque é forjado.
Outra coisa. Trocar a biela (apenas) não altera a cilindrada do carro. A cilindrada do carro é a área do pistão vezes o curso do vira. A biela não influi nisso diretamente. Quando se altera o curso para mais, por exemplo colocando o vira do 1.8 no lugar do vira do 1.6, o pistão vai passar acima do bloco, aumentando a taxa de compressão, mas talvez até atropelando válvula. Daí, pra corrigir, o mais comum é trocar o pistão do 1.6 pelo do 1.8. É que o pistão do 1.6 é mai alto que o do 1.8. Daí se faz essa troca ele não passa do bloco, fica certinho. Já o pistão do 2.0 é ainda mais baixo que o do 1.8. Portanto, se coloca o vira do 1.8 com o pistão do 2.0, daí fica abaixo do bloco e perde taxa de compressão. Não conheço biela que caiba no AP e leve o pistão do 2.0 a ficar na altura certa com o vira do 1.8. Por isso é que se usa o pistão do 1.9, que tem largura de 2.0 e altura de 1.8.
Outra coisa. Trocar a biela (apenas) não altera a cilindrada do carro. A cilindrada do carro é a área do pistão vezes o curso do vira. A biela não influi nisso diretamente. Quando se altera o curso para mais, por exemplo colocando o vira do 1.8 no lugar do vira do 1.6, o pistão vai passar acima do bloco, aumentando a taxa de compressão, mas talvez até atropelando válvula. Daí, pra corrigir, o mais comum é trocar o pistão do 1.6 pelo do 1.8. É que o pistão do 1.6 é mai alto que o do 1.8. Daí se faz essa troca ele não passa do bloco, fica certinho. Já o pistão do 2.0 é ainda mais baixo que o do 1.8. Portanto, se coloca o vira do 1.8 com o pistão do 2.0, daí fica abaixo do bloco e perde taxa de compressão. Não conheço biela que caiba no AP e leve o pistão do 2.0 a ficar na altura certa com o vira do 1.8. Por isso é que se usa o pistão do 1.9, que tem largura de 2.0 e altura de 1.8.
- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
Re: Curso do vira e biela
cara valeu mesmo... era isso q qeu queria..rubim escreveu:Os pistões do fusca 1500 eu não sei se dão. O que sei que dá é um Iapel, que tem pistão certo pra fazer o 1.9. Esse pistão tem o diâmetro do 2.0 (que é 82,44mm, ou 82,94mm ou 83,44mm - com folga de 0,06mm) e tem a altura de compressão do 1.8 (essa altura é a distância entre o pino e o topo do pistão). Esse pistão, entretanto, é caro, custando uns 690 conto sem os anéis. Em compensação é mais resistente, porque é forjado.
vc acha q seria melhor eu compra o pistao do 1.8 e andar 1.8 ou passar ele para 1.9?? qualq vai demora mais pra quebrar??
abraço
Aspirado sim...
Indo para 1.9
Cara, em termos de saber qual o mais resistente, não sei se rola diferença relevante. O 1.8 falam que é resistente demais. O 1.9 deve ser mais ainda, se for feito com pistão forjado. Em termos de resistência, para um carro aspirado, acho que na prática não tem diferença entre 1.8 e 1.9. Além disso, os dois vão girar bem, pois possuem o mesmo r/l. O que muda é que o 1.9 vai ter um pouco mais de torque e potência, por ter maior cilindrada. O 2.0 tem ainda mais torque, só que requer adaptações meio chatas no bloco do 1.8, para enfiar lá o vira do 2.0. Além disso, o 2.0 é menos girador, por causa do R/l mais alto. Tudo vai depender de quanto você quer gastar. Se quer gastar menos, o 1.8 é preferível, pois o conjunto pistão, anel, trava e pino custa acho que uns R$ 400,00 a menos. Mas por outro lado, se esses R$ 400,00 não são inviáveis, de fato tem um ganho de alguns cavalinhos no 1.9. Mas tem que pegar alguém que saiba instalar esses pistões forjados, pois a folga é diferente. O cara tem que saber o que faz. Uma coisa é certa. Se vai fazer a alteração, faz de uma vez, para não ficar gastando com "n" mexidas no motor.