passar ap 1.6 para 1.9?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
laionsk8
Membro
Membro
Carro:

passar ap 1.6 para 1.9?

Mensagem por laionsk8 »

eae galera... td beleza?

Hj eu estava lendo aqui no forum como preparar um motor ap para 1.9, assim tive alguma conclusoes.
eu tenho um motor ap 1.6 e me disseram q ele é o mesmo do motor ap 1.8. o q troca é o vira, pitoes e o comando
assim eu queria transformar meu ap 1.6 para 1.8.
Só q eu compraria o vira do 1.8, e o comando 49g q serviriam no meu carro e para virar um motor 1.9 eu compraria o pistao do 2.0 ou um 83,5 milimetros.
assim meu motor 1.6 passaria para 1.9. Estou certo??
eu poderia fazer isso? o q eu teria q fazer para instalar isso?? só arrombar onde vai os pitoes??

obrigado desde já
valeu
Aspirado sim...
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Mensagem por Anderson Milhouse »

Mano as cilindradas são diferentes..

1.6 é 1.600cc ... 1.8 é 1.800cc...

Virabrequim não tem nada a ver com a cilindrada...Isso pelo que eu saiba...se to errado..avisa ai...rsrsrs

Agora o esquema dos pistões do 2.0 sim tah certo... :quebra:
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Milhouse,

Tô avisando .....

Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
rubim
Membro
Membro
Carro:

Cilindrada

Mensagem por rubim »

Se troca o pistão do 1.6 pelo pistão do 2.0 e ao mesmo tempo troca o vira do 1.6 pelo vira do 1.8, você chega nos 1.9. Mas aí o carro fica destachado e tem que tirar um naco do cabeçote (nem sei se dá pra tirar o que precisa). O certo mesmo é colocar pistão especial de 1.9 mesmo. Existem forjados nessa medida. Eu não colocaria power tech, porque batem mais. Esses pistões 1.9 tem a altura do pistão do 1.8 e a largura pistão do 2.0. Daí vira 1.9 sem ter que baixar cabeçote. O vira influi sim na cilindrada, pois ele determina o deslocamento do pistão e o deslocamento do pistão determina a cilindrada, junto com a largura do pistão.
Fazendo um Golzinho quadrado milinove
Thiago de Oliveira
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Thiago de Oliveira »

eu naum sei se é verdedade......
eu tbm to queredo virar o meu 1.9
me falaram os pistoes do fusca 1500
dao certinho pra virar pra 1.9......
sera q é isso msm??????????
Imagem
laionsk8
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por laionsk8 »

O Rubim mas onde eu encontraria esses pistoes pra comprar??

o thiago falo q da pra pega o do fusca 1500.. tem como??
eu nao entendo muito..

vc saberia me falar se o carro ia faze uns 7 no alcool??
valeru.. abraço[/quote]
Aspirado sim...
DIEGOALISSON
Moderador - Orkut
Moderador - Orkut
Carro:

Mensagem por DIEGOALISSON »

laionsk8 escreveu:O Rubim mas onde eu encontraria esses pistoes pra comprar??

o thiago falo q da pra pega o do fusca 1500.. tem como??
eu nao entendo muito..

vc saberia me falar se o carro ia faze uns 7 no alcool??
valeru.. abraço
[/quote]

Cara eu tenho um 1.9 e te digo, o meu na gasosa faz 7, esticando até os 6000 rpm faz 6 km!

Agora não sei se no alcool irá fazer isso!
"Carro bom é carro mal educado, Vc pisa e ele responde!!!"
Imagem
Pé de Pano!!!
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Bill escreveu:Milhouse,

Tô avisando .....

Abraços !!!! :cool:
Eu acho que vou para de falar sobre mecanica...
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Milhouse,

Não faz isso não ..... pelo visto vc se interessa pelo assunto, então continue asim, perguntando e aprendendo, ninguém nasceu sabendo e não é vergonha nenhuma .... olhe sío o seu caso, vc não tinha certeza e disse que se estivesse errado para alguem avisar, foi o que fiz, seria muito diferente se vc chegasse afirmando isso e querendo ser o bom !!!!
Vc tem a humildade e vontade para aprender !!!!
Com relação a sua dúvida vc já a sanou ??? Se não, aí vai uma explicação simples pra vc, a cilindrada de um carro é determinada pela capacidade volumétrica dele, ok ?? Se é um carro 2.0 e quatro cilindros por exemplo, cada cilindro vai ter a capcidade de 500 cm³, fazendo uma conta simplificada, teremos que calcular o volume, pense em uma largura e uma altura, esqueça que é um cilindro, a largura seria fixo tipo o tamanho do pistão e a altura seria o deslocamento dele provocado pela biela, portanto se vc colocar uma biela mais curta ele vai descer mais, não vai ??? Portanto a nossa altura foi aumentada, consequentemente o volume tambem, então vc faz esse aumento vezes quatro, que é o número de cilindros e terá a nova cilindrada do seu motor ....
Expliquei legal ??? Entendeu ??

Abraços mano e não desista !!!! :cool:
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Bill escreveu:Milhouse,

Não faz isso não ..... pelo visto vc se interessa pelo assunto, então continue asim, perguntando e aprendendo, ninguém nasceu sabendo e não é vergonha nenhuma .... olhe sío o seu caso, vc não tinha certeza e disse que se estivesse errado para alguem avisar, foi o que fiz, seria muito diferente se vc chegasse afirmando isso e querendo ser o bom !!!!
Vc tem a humildade e vontade para aprender !!!!
Com relação a sua dúvida vc já a sanou ??? Se não, aí vai uma explicação simples pra vc, a cilindrada de um carro é determinada pela capacidade volumétrica dele, ok ?? Se é um carro 2.0 e quatro cilindros por exemplo, cada cilindro vai ter a capcidade de 500 cm³, fazendo uma conta simplificada, teremos que calcular o volume, pense em uma largura e uma altura, esqueça que é um cilindro, a largura seria fixo tipo o tamanho do pistão e a altura seria o deslocamento dele provocado pela biela, portanto se vc colocar uma biela mais curta ele vai descer mais, não vai ??? Portanto a nossa altura foi aumentada, consequentemente o volume tambem, então vc faz esse aumento vezes quatro, que é o número de cilindros e terá a nova cilindrada do seu motor ....
Expliquei legal ??? Entendeu ??

Abraços mano e não desista !!!! :cool:
Ahmmm uhmmmm...rssr

Agora sim...
Então pode ser pistão de 1.6 ou não o que muda é o volume de ar e gasolina que o cilindro suporta...digamos assim...???
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Então,

Vc pode aumentar a capacidade volumétrica do cilindro, ou aumentando o diâmetro do pistão, ou então aumentando o seu curso, ou ainda, no caso dos 1.9 fazendo os dois !!! Um pouco em cada .....

Ok ??

Abraços manow !!! :cool:
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Aumentar o curso é diminuir o tamanho das bielas..???
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Sim,

Pois se vc aumentar o curso apenas, usando as mesmas bielas o pirstão vai socar o cabeçote lé em cima .....
Então vc faz o que ?? Coloca bielas mais curtas e aumenta o curso do pistão para compensar, ok ?? Do mesmo modo, se vc uir o curso vc terá que colocar bielas mais compridas, porque senão o pistão não vai chegar nunca lá em cima ....
A grosso modo seria como uma bicicleta, os pedais seriam o virabrequim, as pernas as bielas e o joelho o pistão, então, se vc aumentar o pé de vela da bike, seu joelho vai chegar mais pra cima e fica mais fácil pedalar, e, se vc diminuir o tamanho do pé de vela seu joelho não sobe tanto, e fica mais dificil de pedalar .....

Ok ??

Abraços manow !!!! :cool:
rubim
Membro
Membro
Carro:

Curso do vira e biela

Mensagem por rubim »

Os pistões do fusca 1500 eu não sei se dão. O que sei que dá é um Iapel, que tem pistão certo pra fazer o 1.9. Esse pistão tem o diâmetro do 2.0 (que é 82,44mm, ou 82,94mm ou 83,44mm - com folga de 0,06mm) e tem a altura de compressão do 1.8 (essa altura é a distância entre o pino e o topo do pistão). Esse pistão, entretanto, é caro, custando uns 690 conto sem os anéis. Em compensação é mais resistente, porque é forjado.
Outra coisa. Trocar a biela (apenas) não altera a cilindrada do carro. A cilindrada do carro é a área do pistão vezes o curso do vira. A biela não influi nisso diretamente. Quando se altera o curso para mais, por exemplo colocando o vira do 1.8 no lugar do vira do 1.6, o pistão vai passar acima do bloco, aumentando a taxa de compressão, mas talvez até atropelando válvula. Daí, pra corrigir, o mais comum é trocar o pistão do 1.6 pelo do 1.8. É que o pistão do 1.6 é mai alto que o do 1.8. Daí se faz essa troca ele não passa do bloco, fica certinho. Já o pistão do 2.0 é ainda mais baixo que o do 1.8. Portanto, se coloca o vira do 1.8 com o pistão do 2.0, daí fica abaixo do bloco e perde taxa de compressão. Não conheço biela que caiba no AP e leve o pistão do 2.0 a ficar na altura certa com o vira do 1.8. Por isso é que se usa o pistão do 1.9, que tem largura de 2.0 e altura de 1.8.
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Bill valeu manow...
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
laionsk8
Membro
Membro
Carro:

Re: Curso do vira e biela

Mensagem por laionsk8 »

rubim escreveu:Os pistões do fusca 1500 eu não sei se dão. O que sei que dá é um Iapel, que tem pistão certo pra fazer o 1.9. Esse pistão tem o diâmetro do 2.0 (que é 82,44mm, ou 82,94mm ou 83,44mm - com folga de 0,06mm) e tem a altura de compressão do 1.8 (essa altura é a distância entre o pino e o topo do pistão). Esse pistão, entretanto, é caro, custando uns 690 conto sem os anéis. Em compensação é mais resistente, porque é forjado.
Outra coisa. Trocar a biela (apenas) não altera a cilindrada do carro. A cilindrada do carro é a área do pistão vezes o curso do vira. A biela não influi nisso diretamente. Quando se altera o curso para mais, por exemplo colocando o vira do 1.8 no lugar do vira do 1.6, o pistão vai passar acima do bloco, aumentando a taxa de compressão, mas talvez até atropelando válvula. Daí, pra corrigir, o mais comum é trocar o pistão do 1.6 pelo do 1.8. É que o pistão do 1.6 é mai alto que o do 1.8. Daí se faz essa troca ele não passa do bloco, fica certinho. Já o pistão do 2.0 é ainda mais baixo que o do 1.8. Portanto, se coloca o vira do 1.8 com o pistão do 2.0, daí fica abaixo do bloco e perde taxa de compressão. Não conheço biela que caiba no AP e leve o pistão do 2.0 a ficar na altura certa com o vira do 1.8. Por isso é que se usa o pistão do 1.9, que tem largura de 2.0 e altura de 1.8.
cara valeu mesmo... era isso q qeu queria..
vc acha q seria melhor eu compra o pistao do 1.8 e andar 1.8 ou passar ele para 1.9?? qualq vai demora mais pra quebrar??

abraço
Aspirado sim...
rubim
Membro
Membro
Carro:

Indo para 1.9

Mensagem por rubim »

Cara, em termos de saber qual o mais resistente, não sei se rola diferença relevante. O 1.8 falam que é resistente demais. O 1.9 deve ser mais ainda, se for feito com pistão forjado. Em termos de resistência, para um carro aspirado, acho que na prática não tem diferença entre 1.8 e 1.9. Além disso, os dois vão girar bem, pois possuem o mesmo r/l. O que muda é que o 1.9 vai ter um pouco mais de torque e potência, por ter maior cilindrada. O 2.0 tem ainda mais torque, só que requer adaptações meio chatas no bloco do 1.8, para enfiar lá o vira do 2.0. Além disso, o 2.0 é menos girador, por causa do R/l mais alto. Tudo vai depender de quanto você quer gastar. Se quer gastar menos, o 1.8 é preferível, pois o conjunto pistão, anel, trava e pino custa acho que uns R$ 400,00 a menos. Mas por outro lado, se esses R$ 400,00 não são inviáveis, de fato tem um ganho de alguns cavalinhos no 1.9. Mas tem que pegar alguém que saiba instalar esses pistões forjados, pois a folga é diferente. O cara tem que saber o que faz. Uma coisa é certa. Se vai fazer a alteração, faz de uma vez, para não ficar gastando com "n" mexidas no motor.
laionsk8
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por laionsk8 »

opa.. valeu mesmo velho..
conversando a gente aprende pacas...
vo pesquisa agora aqui na minha cidade quem vai entende de instala esse projeto pra mim...
tem uns cara q boto 1.9 com um cara aqui.. mas todos quebraram.. vo ter q achar otro..

valeu
abraço
Aspirado sim...
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”