Sou Gabriel Lima e tenho a uns 5 anos uma Parati 1.8 AP ano 1991 com carburador 2E a gasolina. Quando comprei este carro troquei quase tudo kkkkkkkkkk velas, cabos de vela, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor, bomba de gasolina, filtro de gasolina... e ainda levei ele para um especialista em carburação dar um talento. E há uns 2 anos atrás levei em outro especialista em carburação, mas o seguinte problema sempre continua:
Ocorre que uso pouco este carro e só ligo ele geralmente aos finais de semana, então ao dar a partida com o motor frio após 7 dias sem ligar tenho que dar umas 12 bombadas no acelerador antes de dar a partida, em seguida ligo a ignição e dou a partida e quando o motor de arranque está acionado girando o motor eu dou mais algumas poucas bombadas até o motor ligar... o que legava as vezes uns 4 segundos após dar a partida. Eu nunca passo de 10 segundos acionando o motor de arranque porque o manual da bateria diz que se passar desse tempo faz mal para a bateria.
Raríssimas vezes ele não liga na primeira tentativa, então na segunda tentativa eu apenas dou bombadas no acelerador quando o motor de arranque está funcionando, para não correr o risco de afogar o motor. Mas geralmente ele liga sempre na primeira tentativa e no máximo na segunda tentativa.
Já levei este carro a dois especialistas em carburação, sendo que um deles me recomendou após 1 dia sem usar o carro dar três bombadinhas no acelerador antes de dar a partida, o que funciona feito luva de um dia pro outro sem usar o carro. Pesquisei na internet e alguns dizem que isso ocorre porque a cuba do carburador seca com os dias sem usar o carro, pois a gasolina escorre para o coletor de admissão. Então seria normal acontecer isso após 7 dias sem usar o carro?
No vídeo do link abaixo tem um Gol a álcool que faz quase o mesmo procedimento que eu para dar a partida, porém o meu é a gasolina:
https://www.youtube.com/watch?v=CCyB-c0yrk8
Muito obrigado desde já!



