[Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Hirindu,
Achei um vídeo bom da FRAM, que mostra que ele tem 99% de eficiência de filtragem no mínimo, conforme artigo abaixo da FRAM:
"Eficiência: Eficiência: É a Eficiência: capacidade de retenção oferecida pelo filtro
atualmente o parâmetro das montadoras chega a 99% mínimo".
Fonte:
http://www.fram.com.br/pdf/pesada/modulo07.pdf
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=C8m78C42rJQ[/BBvideo]
Achei um vídeo bom da FRAM, que mostra que ele tem 99% de eficiência de filtragem no mínimo, conforme artigo abaixo da FRAM:
"Eficiência: Eficiência: É a Eficiência: capacidade de retenção oferecida pelo filtro
atualmente o parâmetro das montadoras chega a 99% mínimo".
Fonte:
http://www.fram.com.br/pdf/pesada/modulo07.pdf
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Rodox
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
show rodox, valeu a info!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
De nada!hirinhu escreveu:show rodox, valeu a info!
Abraços,
Rodox
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Não dá pra colocar a engrenagem da 5a no lugar da quarta.Rodox escreveu:Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).bleidao escreveu:Agora comecei a entender.
Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?
Isso?
O tamanho das engrenagens diferentes, o conjunto do eixo carretel, os garfos... impedem tal adaptação.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.João Victor AP escreveu:Não dá pra colocar a engrenagem da 5a no lugar da quarta.Rodox escreveu:Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).bleidao escreveu:Agora comecei a entender.
Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?
Isso?
O tamanho das engrenagens diferentes, o conjunto do eixo carretel, os garfos... impedem tal adaptação.
Rodox
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.
Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.
Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
João Victor AP escreveu:Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.
Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.
Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
Não sei se é o caso do Demetrio... mas eu estou numa nova fase... de andar de boa "ando devagar porque já tive pressa", assim se me irritasse a rotação do motor na estrada a 100 km/h pra mim hoje não teria problema em sacrificar o desempenho (aceleração e retomada) em um GTI 1993 como o dele se eu tivesse uma super máquina dessas.
Então se eu fosse ele iria de PVD do Santana 2.0, mas gosto não se discute... se fosse a uns 2 anos atrás eu falaria o contrário... que jamais iria mudar nada no GTI... pois era adepto ao desempenho e não a economia, mas mudei de lado... me converti kkkkkkkkkkkk
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
Fonte:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30346
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
teria que der PV com 5a PX pra atenuar a quedaJoão Victor AP escreveu:Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.
Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.
Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
PV com 5a PS dá 30% de queda de 4a pra 5a, buraco imenso olha a tela:
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
exatamente!Rodox escreveu:João Victor AP escreveu:Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.
Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.
Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
Não sei se é o caso do Demetrio... mas eu estou numa nova fase... de andar de boa "ando devagar porque já tive pressa", assim se me irritasse a rotação do motor na estrada a 100 km/h pra mim hoje não teria problema em sacrificar o desempenho (aceleração e retomada) em um GTI 1993 como o dele se eu tivesse uma super máquina dessas.
Então se eu fosse ele iria de PVD do Santana 2.0, mas gosto não se discute... se fosse a uns 2 anos atrás eu falaria o contrário... que jamais iria mudar nada no GTI... pois era adepto ao desempenho e não a economia, mas mudei de lado... me converti kkkkkkkkkkkk
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
Fonte:
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Muito obrigado, Hirinhu!hirinhu escreveu: exatamente!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Fica mesmo um buraco da quarta para a quinta. Mas seria um verdadeiro 4 + E.hirinhu escreveu:teria que der PV com 5a PX pra atenuar a quedaJoão Victor AP escreveu:Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.
Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.
Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
PV com 5a PS dá 30% de queda de 4a pra 5a, buraco imenso olha a tela:
O correto então é não mexer. Elas são dimensionadas para ter a evolução da velocidade corretamente. Se mexer, dá buraco.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Tchê, gurizada, fiz ontem 170 Kms com o Gol, fui deixá-lo para instalar uma suspensão a ar que comprei da Castor (hardline), e o giro estava em torno dos 4 mil a 120 Km/hr, achei exagerado, desnecessário.
Uma coisa que me intrigou é que ano passado viajei nele, foram 300 Kms de ida mais 300 de volta e não lembro de estar nessa rotação toda. A diferença de lá para cá foi que mudei a injeção original, hoje está com uma FT 400, é possível que tenha algo a ver. Além do mais, até hoje não estou ainda 100% satisfeito com o ajuste, ele está gastando quase igual a um Ômega 6 cilindros que eu tinha, sem exagero.
Mas voltando ao assunto do tópico, depois dessa viagem me decidi, vou realmente mudar a relação de marchas, quero um carro mais solto em viagens, sem forçar o motor e com economia também. Apesar de ser um GTi, não o uso com esportividade, não dou arrancadas bruscas ou faço pegas, por exemplo.
Uma coisa que me intrigou é que ano passado viajei nele, foram 300 Kms de ida mais 300 de volta e não lembro de estar nessa rotação toda. A diferença de lá para cá foi que mudei a injeção original, hoje está com uma FT 400, é possível que tenha algo a ver. Além do mais, até hoje não estou ainda 100% satisfeito com o ajuste, ele está gastando quase igual a um Ômega 6 cilindros que eu tinha, sem exagero.
Mas voltando ao assunto do tópico, depois dessa viagem me decidi, vou realmente mudar a relação de marchas, quero um carro mais solto em viagens, sem forçar o motor e com economia também. Apesar de ser um GTi, não o uso com esportividade, não dou arrancadas bruscas ou faço pegas, por exemplo.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
O tipo de Injeção eletrônica não interfere em nada no que tange a rotação (rpm) do motor para uma determinada velocidade constante do carro, 100 km/k por exemplo e determinada marcha, 5a marcha por exemplo.
Assim se por exemplo o seu carro em 5a marcha a 3.200 rpm e 100 km/h com a injeção original, com a injeção programável e vai dar os mesmos 3.200 rpm a 100 km/h em 5a marcha.
Seu conta giros pode estar descalibrado, ou você trocou o tamanho da roda e do pneu.
Assim se por exemplo o seu carro em 5a marcha a 3.200 rpm e 100 km/h com a injeção original, com a injeção programável e vai dar os mesmos 3.200 rpm a 100 km/h em 5a marcha.
Seu conta giros pode estar descalibrado, ou você trocou o tamanho da roda e do pneu.
Rodox
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Faz tempinho já que estou com rodas 17" e pneus perfil 40, inclusive na primeira viagem que mencionei, a qual fiz a comparação.Rodox escreveu:Seu conta giros pode estar descalibrado, ou você trocou o tamanho da roda e do pneu.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
É mais ou menos isso mesmo, Bleidao, quero deixar a 5ª mais longa para aliviar o motor, já que viajo seguidamente nele e a velocidade de cruzeiro é em torno dos 110, 120 Km/h, além de economizar combustível também. Não quero perder a esportividade dele pois é sua essência né.bleidao escreveu:Mas ele não comentou nada de velocidade máxima. O motor quando chega aos 180 dá para ouvir os mancais pedindo arrego por conta do giro extremamente alto.
Por isso ele queria alongar, salvo engano. kkkkkkkkkkkk
Quando eu usava o câmbio PV no Gol, tinha dó dele quando passava de 160.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Pois então, Rodox, acho que estamos na mesma linha de pensamento então. Kkkkkk.Rodox escreveu:Não sei se é o caso do Demetrio... mas eu estou numa nova fase... de andar de boa "ando devagar porque já tive pressa", assim se me irritasse a rotação do motor na estrada a 100 km/h pra mim hoje não teria problema em sacrificar o desempenho (aceleração e retomada) em um GTI 1993 como o dele se eu tivesse uma super máquina dessas.
Então se eu fosse ele iria de PVD do Santana 2.0, mas gosto não se discute... se fosse a uns 2 anos atrás eu falaria o contrário... que jamais iria mudar nada no GTI... pois era adepto ao desempenho e não a economia, mas mudei de lado... me converti kkkkkkkkkkkk
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
Fonte:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30346
Inclusive, surgiu semana passada um negócio justamente dessa caixa de marchas do Santana que tu citaste, só vou verificar se trata-se mesmo do PVD, se for, é possível que eu negocie com ele.
Obrigado à todos pelas valiosas dicas!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Tá sumido, Demétrio...
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Pois é, irmão, andei sumido do fórum mesmo, mas aqui é uma fonte top de informações, não posso ficar muito tempo fora então voltei. Kkkkkk...bleidao escreveu:Tá sumido, Demétrio...
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Bom dia pessoal!
Estava relendo agora as várias postagens referente ao meu caso, quero agradecer imensamente aos amigos Rodox, Hirinhu, Bleidao e João Vitor pelo tempo despendido e pelas informações técnicas compartilhadas, com certeza são de grande valia para mim!
- Penso no 4+E: seria bom pois manteria a esportividade do GTi e teria a 5ª para andar com o motor solto na estrada;
- Penso também em mudar para a caixa do Santana e deixar toda um pouco mais alongada, abrindo mão da esportividade, porém ganhando em rotações menores e economia de combustível, que é o que realmente me interessa hoje; e
- Penso também em trocar o diferencial mantendo a caixa original, assemelhando-se ao caso de trocar a caixa toda.
Enfim, ainda estou na dúvida, o certo mesmo é que mudarei, e por isso, mais uma vez agradeço aos amigos por todas as informações compartilhadas e pelos debates sempre construtivos!
Assim que eu definir o serviço, comunicarei aqui aos amigos. Vou trocar uma ideia com meu mecânico também.
Abraços!
Estava relendo agora as várias postagens referente ao meu caso, quero agradecer imensamente aos amigos Rodox, Hirinhu, Bleidao e João Vitor pelo tempo despendido e pelas informações técnicas compartilhadas, com certeza são de grande valia para mim!
- Penso no 4+E: seria bom pois manteria a esportividade do GTi e teria a 5ª para andar com o motor solto na estrada;
- Penso também em mudar para a caixa do Santana e deixar toda um pouco mais alongada, abrindo mão da esportividade, porém ganhando em rotações menores e economia de combustível, que é o que realmente me interessa hoje; e
- Penso também em trocar o diferencial mantendo a caixa original, assemelhando-se ao caso de trocar a caixa toda.
Enfim, ainda estou na dúvida, o certo mesmo é que mudarei, e por isso, mais uma vez agradeço aos amigos por todas as informações compartilhadas e pelos debates sempre construtivos!
Assim que eu definir o serviço, comunicarei aqui aos amigos. Vou trocar uma ideia com meu mecânico também.
Abraços!
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
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- bleidao
- SUPORTE
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha
Então a dúvida do que fazer continua, mas agora com ideias do que fazer kkkk
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