DUVIDA

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

davidLOKO
Membro
Membro
Carro: gol quadrado

DUVIDA

Mensagem por davidLOKO »

BOA TARDE GALERA.to com um pequena duvida quera ajuda
quero saber se o mesmo oleo pra motor de moto e o msm pra carro?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Re: DUVIDA

Mensagem por Rodox »

Não é não!

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Assim, cada macaco no seu galho!

No tópico abaixo fala sobre uso de óleo lubrificante para motor diesel em carro, e isso segue a mesma linha de raciocínio praticamente:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 3leo+rodox

:bye:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Não são o mesmo óleo.

Essa questão de qual óleo utilizar, como diz um amigo meu, é uma discussão mundial.

Sempre alguém terá uma receita melhor do que a outra.

Eu, particularmente, prefiro seguir sempre o mais próximo possível do que recomenda o manual.

eu não utilizaria, embora saiba que o óleo para motos é mais eficiente em temperaturas mais altas e em altas rotações.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Não são o mesmo óleo.

Essa questão de qual óleo utilizar, como diz um amigo meu, é uma discussão mundial.

Sempre alguém terá uma receita melhor do que a outra.

Eu, particularmente, prefiro seguir sempre o mais próximo possível do que recomenda o manual.

eu não utilizaria, embora saiba que o óleo para motos é mais eficiente em temperaturas mais altas e em altas rotações.
E outra coisa a se pensar... o regime de uso de moto é brando em relação ao carro que pega trânsito. Enquanto o carro fica parado no congestionamento a moto vai pelo corredor e a km da moto é a real, já o carro da 1 hora pra rodar os 15 km, a moto fez em 10 minutos ou menos, já esses 15 km do carro não são reais, devia ter um hoirímetro pra trocar o óleo por hora de uso e não km.
Rodox

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Veja o que diz a Petrobrás sobre isso:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=T--jxPQNKFM[/BBvideo]

https://www.youtube.com/watch?v=T--jxPQNKFM
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Rodox... você não pode considerar que a utilização de um moto é mais moderada que a de um carro. Quando o engenheiro faz os estudos do óleo, ele considera que as motos pegam o mesmo trânsito caótico de um carro, pois muitos motociclistas (por cautela) seguem como carros nas estradas. Na minha moto mesmo, no manual tem as recomendações para cada tipo de uso.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Rodox... você não pode considerar que a utilização de um moto é mais moderada que a de um carro. Quando o engenheiro faz os estudos do óleo, ele considera que as motos pegam o mesmo trânsito caótico de um carro, pois muitos motociclistas (por cautela) seguem como carros nas estradas. Na minha moto mesmo, no manual tem as recomendações para cada tipo de uso.
ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDEU O QUE EU ESCREVI... EU NÃO FALEI DE ESTRADA... FALEI DE TRÂNSITO, OU SEJA USO URBANO... CONGESTIONAMENTO... Venha pra São Paulo/SP e venha ver que 99,9 % dos motoqueiros andam no corredor no trânsito caótico daqui e não ficam atrás de um carro parado no trânsito...

Na sua opinião neste caso específico que eu quis dizer trânsito caótico... quem sofre mais, o carro parado no trânsito ou a moto que fura o congestionamento no corredor?

Por outro lado em alta velocidade uma moto Hornet 600cc 2017 a 12.000 rpm sofre mais que um Gol 1.8AP a 5.400 rpm... então seria prudente usar óleo de moto em moto e de carro em carro... cada macaco no seu galho.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Rodox... você não pode considerar que a utilização de um moto é mais moderada que a de um carro. Quando o engenheiro faz os estudos do óleo, ele considera que as motos pegam o mesmo trânsito caótico de um carro, pois muitos motociclistas (por cautela) seguem como carros nas estradas. Na minha moto mesmo, no manual tem as recomendações para cada tipo de uso.
ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDEU O QUE EU ESCREVI... EU NÃO FALEI DE ESTRADA... FALEI DE TRÂNSITO, OU SEJA USO URBANO... CONGESTIONAMENTO... Venha pra São Paulo/SP e venha ver que 99,9 % dos motoqueiros andam no corredor no trânsito caótico daqui e não ficam atrás de um carro parado no trânsito...

Na sua opinião neste caso específico que eu quis dizer trânsito caótico... quem sofre mais, o carro parado no trânsito ou a moto que fura o congestionamento no corredor?

Por outro lado em alta velocidade uma moto Hornet 600cc 2017 a 12.000 rpm sofre mais que um Gol 1.8AP a 5.400 rpm... então seria prudente usar óleo de moto em moto e de carro em carro... cada macaco no seu galho.
Mas também falei de uso urbano. Estrada é tudo o que tem pista para andar. Não Falei de Rodovias Federais ou Estaduais.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Mas também falei de uso urbano. Estrada é tudo o que tem pista para andar. Não Falei de Rodovias Federais ou Estaduais.
Se aí no Espírito Santo muitos andam na traseira do carro quando o trânsito para e não fazem corredor... então tem algo errado pois aqui em São Paulo/SP é o contrário... pois aqui o que mais vejo é quando o trânsito para a pessoa fazer corredor de moto... 99,99% dos motoqueiros daqui de São Paulo/SP fazem assim. Afinal quem tem saco de ficar atrás de um carro com o trânsito parado aqui em São Paulo/SP?

Veja abaixo o nosso cotidiano caótico:

Imagem
Rodox

SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Parati

Mensagem por SCarrilho »

davidLOKO escreveu:BOA TARDE GALERA.to com um pequena duvida quera ajuda
quero saber se o mesmo oleo pra motor de moto e o msm pra carro?
Poder pode mas não é o ideal, se por acaso calhar de você usar tem que respeitar as especificações SAE do seu motor.

O óleo em motor de moto tem mais uma função além de lubrificar o motor, ele lubrifica a caixa de marchas, só nisso o óleo já vai ter uma especificação diferente da usada nos motores de carros.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Aqui a maioria anda nos corredores.

Estou dizendo que quando o engenheiro faz os estudos, não é baseado na ideia de que todas as motos andam no corredor. Por isso há a recomendação por tipo de uso no manual. Se olhar o que disse anteriormente, não afirmei que todos andam atrás de carros no trânsito aqui. Falei que muitos fazem isso e não é só aqui.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Aqui a maioria anda nos corredores.

Estou dizendo que quando o engenheiro faz os estudos, não é baseado na ideia de que todas as motos andam no corredor. Por isso há a recomendação por tipo de uso no manual. Se olhar o que disse anteriormente, não afirmei que todos andam atrás de carros no trânsito aqui. Falei que muitos fazem isso e não é só aqui.
Volto a dizer aqui você não me escuta... é lógico que sei que o engenheiro prevê tudo afinal ele que projetou! Eu comparei a situação extrema de um carro no congentinamento com a de uma moto no corredor furando o congestionamento. Você que não quer enteder o que eu disse. Não misture as coisas.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
Volto a dizer aqui você não me escuta... é lógico que sei que o engenheiro prevê tudo afinal ele que projetou! Eu comparei a situação extrema de um carro no congentinamento com a de uma moto no corredor furando o congestionamento. Você que não quer enteder o que eu disse. Não misture as coisas.
Rodox... eu quero sim entender o que você diz. O comentário acima não foi direcionado a você, mas como o respondeu, vou dizer.

Cara... você está sendo extremista demais. Quando se vai fazer um estudo, tem que ponderar todas as situações. Não pode ser radical.

Motos trabalham em temperaturas imensamente superiores à temperaturas dos carros. Mas também dissipam esse calor com mais facilidade.

não lembro se foi você quem afirmou que motos trabalham em temperaturas mais baixas.

Você pode assistir vídeos, defender teorias dos outros, mas na prática, não é isso o que ocorre.

Não sou piloto ou muito menos mecânico de teclado. Nem mecânico sou! Gosto de ver as opiniões das pessoas (inclusive as suas) e ter minhas próprias opiniões ao me deparar com situações semelhantes.

Nada contra você ou o que você publica. Estamos aqui para discutir os assuntos sem levar para o pessoal, que é o que você está fazendo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

E outra coisa... ter moto pra ficar atras de carro no gogestionamento não é nada inteligente, e nada vantajoso.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:E outra coisa... ter moto pra ficar atras de carro no gogestionamento não é nada inteligente, e nada vantajoso.
Depende. Eu ando nos corredores, mas minha namorada não consegue. Ela tem medo e não se sente segura.

Assim como ela, existem inúmeros usuários de moto que não andam nos corredores.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

E nem por isso ela deixa de ser inteligente. Inteligência nada tem a ver com a forma como você anda!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:
Rodox... eu quero sim entender o que você diz. O comentário acima não foi direcionado a você, mas como o respondeu, vou dizer.

Cara... você está sendo extremista demais. Quando se vai fazer um estudo, tem que ponderar todas as situações. Não pode ser radical.

Motos trabalham em temperaturas imensamente superiores à temperaturas dos carros. Mas também dissipam esse calor com mais facilidade.

não lembro se foi você quem afirmou que motos trabalham em temperaturas mais baixas.

Você pode assistir vídeos, defender teorias dos outros, mas na prática, não é isso o que ocorre.

Não sou piloto ou muito menos mecânico de teclado. Nem mecânico sou! Gosto de ver as opiniões das pessoas (inclusive as suas) e ter minhas próprias opiniões ao me deparar com situações semelhantes.

Nada contra você ou o que você publica. Estamos aqui para discutir os assuntos sem levar para o pessoal, que é o que você está fazendo.
Você também é radical... tudo você critica... leva tudo ao pé da letra...
Rodox

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:E outra coisa... ter moto pra ficar atras de carro no gogestionamento não é nada inteligente, e nada vantajoso.
Depende. Eu ando nos corredores, mas minha namorada não consegue. Ela tem medo e não se sente segura.

Assim como ela, existem inúmeros usuários de moto que não andam nos corredores.
Você é do contra... posso escrever qualquer copisa que você tem o prazer de falar o contrário
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu: Você também é radical... tudo você critica... leva tudo ao pé da letra...
Pow, Rodox... minha intenção nunca foi criticar. Gosto de debater, de colocar situações. Não de impor a minha verdade!
davidLOKO
Membro
Membro
Carro: gol quadrado

Mensagem por davidLOKO »

blz galera vlw
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”