Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
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Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Fiz o motor do meu carro a pouco tempo e logo depois que o fiz eu achei que a luz de óleo demorava um pouco a apagar, descobri que meu motor estava com 1 litro de óleo a menos que o correto por erro de medição da vareta, colocado mais 1 litro a luz passou a apagar imediatamente.
Pois bem, de 1 mês pra cá a luz estava demorando a apagar e chegou um dia em que ela não apagou mais! A muito contra gosto e com raiva no coração baixei o óleo e desmontei o cárter, não havia sujeira alguma no pescador, tirei a bomba, a abri, olhei as engrenagens e não vi nada de errado (nem desgaste ela tinha direito) e depois a testei com óleo e ela puxou direitinho, pensando que pudesse ser algum vazamento passei uma fina camada de cola na tampinha da bomba e na hora de montar troquei a junta de papel que vai no bloco por junta de silicone também. Fechei o motor, troquei o filtro de óleo e completei o sistema com 3,5L de óleo... a luz não apagou mas deduzi que era porque tinha ar no filtro, com a ajuda da ferramenta que eu fiz girei a bomba de óleo e o óleo jorrou pelo orifício ali do filtro.
Rosqueei o filtro e por algum tempo a luz apagava imediatamente (mesmo na primeira partida do dia), agora de 1 semana pra cá ela voltou a demorar a apagar e hoje não apagava de jeito nenhum (deixei o carro 1 minuto ligado e nada), só que como eu não estava afim de desmontar tudo de novo eu só usei a ferramenta que eu fiz e vi que a luz do óleo apagou só usando ela. Montei o distribuidor e está lá funcionando bem...
A pergunta é, meu motor é novo, não bate nada e não tem folga nenhuma. Será que a minha bomba veio premiada com algum problema intermitente ou o meu óleo está muito grosso para um motor zero (20-50)? Lembrando que antes da retífica eu nunca tive problema mesmo quando rodava com 1 litro a menos no cárter só que o óleo era 10-40.
Alguém já teve algum problema parecido?
Fotos da ferramenta que fiz:
Pois bem, de 1 mês pra cá a luz estava demorando a apagar e chegou um dia em que ela não apagou mais! A muito contra gosto e com raiva no coração baixei o óleo e desmontei o cárter, não havia sujeira alguma no pescador, tirei a bomba, a abri, olhei as engrenagens e não vi nada de errado (nem desgaste ela tinha direito) e depois a testei com óleo e ela puxou direitinho, pensando que pudesse ser algum vazamento passei uma fina camada de cola na tampinha da bomba e na hora de montar troquei a junta de papel que vai no bloco por junta de silicone também. Fechei o motor, troquei o filtro de óleo e completei o sistema com 3,5L de óleo... a luz não apagou mas deduzi que era porque tinha ar no filtro, com a ajuda da ferramenta que eu fiz girei a bomba de óleo e o óleo jorrou pelo orifício ali do filtro.
Rosqueei o filtro e por algum tempo a luz apagava imediatamente (mesmo na primeira partida do dia), agora de 1 semana pra cá ela voltou a demorar a apagar e hoje não apagava de jeito nenhum (deixei o carro 1 minuto ligado e nada), só que como eu não estava afim de desmontar tudo de novo eu só usei a ferramenta que eu fiz e vi que a luz do óleo apagou só usando ela. Montei o distribuidor e está lá funcionando bem...
A pergunta é, meu motor é novo, não bate nada e não tem folga nenhuma. Será que a minha bomba veio premiada com algum problema intermitente ou o meu óleo está muito grosso para um motor zero (20-50)? Lembrando que antes da retífica eu nunca tive problema mesmo quando rodava com 1 litro a menos no cárter só que o óleo era 10-40.
Alguém já teve algum problema parecido?
Fotos da ferramenta que fiz:
- bleidao
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Retire a tampa do cabeçote para ver se está chegando óleo normalmente, man...
Pode ser que a bomba tenha vindo com problemas.
Pode ser que a bomba tenha vindo com problemas.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
bleidao escreveu:Retire a tampa do cabeçote para ver se está chegando óleo normalmente, man...
Pode ser que a bomba tenha vindo com problemas.
Não chega, até o barulho o motor muda. Não é um som alto mas é como se fosse do metal com metal sem lubrificação e depois que a luz apaga o som some.
Não é problema do sensor de óleo, é algo no cárter mesmo... óleo, bomba ou alguma coisa do gênero.
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
1. Qual a marca de óleo você está usando?
2. Os 3,5 litros de óleo que você colocou no carter foram novos, correto? Se for óleo usado quantos km ele tem?
3. O mecânico autorizou você usar 15W-40 no seu motor?
Pois um motor amaciando em que é permitido o uso do 15W-40 no manual do proprietario, acho que seria a melhor opção, devido as folgas serem menores, salvo melhor juízo.
Já quando chegar uns 30.000 km acho que pode usar 20W-50 se o manual do proprietário do seu carro permitir, salvo melhor juizo. Pois se não me engano o manual do seu carro recomenda o 20W-40 e o 20W-50 correto?
E onde você mora é frio demais, então 15W-40 se sai melhor que 20W-50.
4. Como Bleidão disse pode ser a bomba, qual é a marca dela? A bomba está na garantia ainda?
5. Fazem quantos km que o motor foi retificado?
2. Os 3,5 litros de óleo que você colocou no carter foram novos, correto? Se for óleo usado quantos km ele tem?
3. O mecânico autorizou você usar 15W-40 no seu motor?
Pois um motor amaciando em que é permitido o uso do 15W-40 no manual do proprietario, acho que seria a melhor opção, devido as folgas serem menores, salvo melhor juízo.
Já quando chegar uns 30.000 km acho que pode usar 20W-50 se o manual do proprietário do seu carro permitir, salvo melhor juizo. Pois se não me engano o manual do seu carro recomenda o 20W-40 e o 20W-50 correto?
E onde você mora é frio demais, então 15W-40 se sai melhor que 20W-50.
4. Como Bleidão disse pode ser a bomba, qual é a marca dela? A bomba está na garantia ainda?
5. Fazem quantos km que o motor foi retificado?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
1 - moura lubelRodox escreveu:1. Qual a marca de óleo você está usando?
2. Os 3,5 litros de óleo que você colocou no carter foram novos, correto? Se for óleo usado quantos km ele tem?
3. O mecânico autorizou você usar 15W-40 no seu motor?
Pois um motor amaciando em que é permitido o uso do 15W-40 no manual do proprietario, acho que seria a melhor opção, devido as folgas serem menores, salvo melhor juízo.
Já quando chegar uns 30.000 km acho que pode usar 20W-50 se o manual do proprietário do seu carro permitir, salvo melhor juizo. Pois se não me engano o manual do seu carro recomenda o 20W-40 e o 20W-50 correto?
E onde você mora é frio demais, então 15W-40 se sai melhor que 20W-50.
4. Como Bleidão disse pode ser a bomba, qual é a marca dela? A bomba está na garantia ainda?
5. Fazem quantos km que o motor foi retificado?
2 - é novo... coloquei semana passada junto com o filtro, deve ter uns 150km no máximo
3 - Eu não tenho mecânico, geralmente eu faço tudo no motor e eu só não montei o virabrequim + pistões por falta de ferramenta mas o resto eu fiz tudo, eu usava óleo 10-40 e nunca tive problemas... só passei a usar 20-50 porque no manual de instruções diz que esse é o óleo para o meu carro. E eu moro no RJ, aqui não é frio...
4 - Bomba original da VW, não está na garantia porque já se foram 3 meses que comprei... a comprei em janeiro desse ano
5 - Deve ter por volta de 1000km
Por hoje o problema foi resolvido, se ficar constante eu vou baixar esse óleo e botar 10-40, se não resolver vou comprar uma bomba schadek e colocar no lugar dessa original VW, não tem motivo nenhum para o carro apresentar esse problema, é tudo novo e tem dias que o capo do carro fica ali no sol, não é um clima frio a ponto do óleo do carro engrossar tanto assim. O mais esquisito é que se fosse problema de motor muito justo eu acho que o problema seria diferente, a impressão que tenho é que o óleo não está sendo puxado pela bomba... Eu ainda tirei o pescador novo e coloquei o antigo.
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Lembrei que eu uma vez muito pouco tempo depois da troca de óleo... tipo uns 1000 km, a luz do óleo demorava para apagar, e então começou poucos quilômetros depois (200 km) a não apagar mais na marcha lenta, só se acelerasse.
Mudei de marca de filtro de óleo e troquei o óleo e nunca mais tive problemas. Na época eu eusava Castro GTX 20W-50 por longa data.
Não sei se o problema foi o óleo que estava bichado ou se foi o filtro de óleo. Vai que venderam óleo falso ou filtro falso, ou então foi uma fatalidade de pegar um lote defeituoso do óleo ou do filtro.
Assim se eu fosse você mudava de marca de óleo e de marca de filtro de óleo.
Mudei de marca de filtro de óleo e troquei o óleo e nunca mais tive problemas. Na época eu eusava Castro GTX 20W-50 por longa data.
Não sei se o problema foi o óleo que estava bichado ou se foi o filtro de óleo. Vai que venderam óleo falso ou filtro falso, ou então foi uma fatalidade de pegar um lote defeituoso do óleo ou do filtro.
Assim se eu fosse você mudava de marca de óleo e de marca de filtro de óleo.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- ZANATTA
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Teste a cebolinha de oleo... as vezes pode ser simplesmente ela..
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Estava pensando também será que a bomba de óleo tem válvula de alívio de pressão e deu pau?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Tinha pensado também nessa hipótese.ZANATTA escreveu:Teste a cebolinha de oleo... as vezes pode ser simplesmente ela..
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Veja a válvula de alívio que falei no tópico 4x4 do link abaixo:
Fonte:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum ... tacao.html
Fonte:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum ... tacao.html
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Então, não é a cebolinha... dá pra escutar um som diferente vindo do cabeçote e ele some quando a luz apaga. E o motor ap (pelo menos dessa idade) a válvula de alívio fica no filtro de óleo, se você pegar um filtro de monza por exemplo e um do gol vai ver que no do gol tem uma mola dentro e o de monza não tem nada. Por isso eu também desconfio do filtro de óleo, se houver um defeito de fabricação ali e a mola ficar com mais pressão vai dar problema.
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Qual é a marca do filtro de óleo que você está usando?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
VOX, também estou usando no filtro de ar e pelo menos ali dá pra ver que ele tem o acabamento superior ao tecfil.Rodox escreveu:Qual é a marca do filtro de óleo que você está usando?
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Eu estou usando filtro de óleo FRAM, de ar é outra marca... não lembro.SCarrilho escreveu:VOX, também estou usando no filtro de ar e pelo menos ali dá pra ver que ele tem o acabamento superior ao tecfil.Rodox escreveu:Qual é a marca do filtro de óleo que você está usando?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Rodox escreveu:Eu estou usando filtro de óleo FRAM, de ar é outra marca... não lembro.SCarrilho escreveu:VOX, também estou usando no filtro de ar e pelo menos ali dá pra ver que ele tem o acabamento superior ao tecfil.Rodox escreveu:Qual é a marca do filtro de óleo que você está usando?
Fram é a melhor marca, se não me engano sai em todos os carros de fábrica.
E agora a parati está apagando a luz logo depois que ligo, vou deixar o carro parado uns 2 dias e ver se o problema se resolveu sozinho.
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Pode ser que seja a válvula de retenção do filtro de óleo... E na minha opinião 24 horas sem ligar já basta, não precisa ser 2 dias... em 24 horas todo o óleo desce para o carter.
Veja abaixo o filme da Mann Filter que ,mostra essa válvula anti-retorno (válvula de retenção) do filtro de óleo aos 5 min e 2 seg. Ela evita que o filtro de óleo se esvazie com o motor desligado:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=BUn_oamKMns[/BBvideo]
Veja abaixo o filme da Mann Filter que ,mostra essa válvula anti-retorno (válvula de retenção) do filtro de óleo aos 5 min e 2 seg. Ela evita que o filtro de óleo se esvazie com o motor desligado:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=BUn_oamKMns[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Rodox, acho que se o meu filtro estiver com problema é na parte em que eles mostram em 3:55, porque ele fala exatamente que aquela válvula ali funciona quando o carro está frio e com o óleo muito viscoso. É aquela mola ali que eu comentei contigo, que nos motores aps a válvula de alivio não fica no motor e sim no filtro.Rodox escreveu:Pode ser que seja a válvula de retenção do filtro de óleo... E na minha opinião 24 horas sem ligar já basta, não precisa ser 2 dias... em 24 horas todo o óleo desce para o carter.
Veja abaixo o filme da Mann Filter que ,mostra essa válvula anti-retorno (válvula de retenção) do filtro de óleo aos 5 min e 2 seg. Ela evita que o filtro de óleo se esvazie com o motor desligado:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=BUn_oamKMns[/BBvideo]
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Então se eu fosse você colocava logo um filtro FRAM.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Comprei um original mahle, queria óleo 10~40 mas eles só tinham semi sintético dele (eu juro que uns anos atrás tinha dele lubrax mineral)Rodox escreveu:Então se eu fosse você colocava logo um filtro FRAM.
mas observei uma coisa no filtro que está no carro, ele não fica com a parte onde está escrito a marca para fora, fica virado para o bloco... Eu tirei o filtro e inverti o prisioneiro, agora a marca do filtro fica pra fora. Não sei se tem haver mas amanhã com o carro frio vou ter certeza se fez alguma diferença.
Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio
Vamos ver o que vai dar...
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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