Bobina individual do Gol g6 no CHT
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Bobina individual do Gol g6 no CHT
E aí pessoal, beleza?
Alguém aí já viu ou já instalou bobina individual do G6 no motor CHT??
Estou atrás de mais detalhes e informações.
Desde já agradeço pela força
Alguém aí já viu ou já instalou bobina individual do G6 no motor CHT??
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Para usar bobina individual de G6 em qualquer motor, seja AP, CHT, etc, etc... tem que usar roda fônica, um módulo de injeção eletrônica programável (a mais conhecida é a FuelTech) e um módulo de ignição indutivo (mais comum para esses casos é o SparkPro.
No caso como é CHT, o difícil será encontrar uma roda fônica feita sob medida... eu nunca vi.
Já vi roda fônicas paralelas para Motor AP, onde a mesma é colocada na polia do virabrequim, lá na frente do motor.
No caso como é CHT, o difícil será encontrar uma roda fônica feita sob medida... eu nunca vi.
Já vi roda fônicas paralelas para Motor AP, onde a mesma é colocada na polia do virabrequim, lá na frente do motor.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Olá Alex,
Em complemento a excelente explicação do João VitorAP, se você quiser continuar com o seu carro movido a carburador, tem gente que põe em motor AP bobina MI e modulo de ignição MI para suportar a bobina, caso contrário o módulo de ignição original dará panes intermitentes ou queimará em curto espaço de tempo ou diminuirá sua vida útil drasticamente. João Vitor AP, por favor, ajuda aí se bobina MI o motor CHT suporta.
Eu mesmo coloquei no meu Gol 1.8AP uma bobina de latinha um pouco mais forte... de maior voltagem da marca Olimpic da cor vermelha e acho que melhorou a ignibilidade das velas em torno de uns 25% ou seja 1/4, pouca coisa... Como eu nunca coloquei no meu carro bobina MI e módulo MI não sei dizer o quanto vai melhorar a ignibilidade das velas, mas que melhora melhora, pois a voltagem da bobina MI é maior que a da bobina de latinha (original dos nossos carros).
Porém a melhor coisa que eu fiz na minha vida foi por nesse carro as velas de ignição Iridium NGK... isso sim melhorou a ignibilidade das velas em torno de umas 3 vezes ou seja 300%... o carro melhorou a partida... ela ficou mais fácil e ainda a marcha lenta ficou "super estável".
Assim na minha opinião uma vela de Iridium trará melhor resultados em termos de ignibilidade da vela do que se colocar bobina MI usando uma vela comum (original do nosso carros), salvo melhor juízo. Por exemplo no meu caso a vela original do meu Gol 1.8AP gasolina 1990 a vela NGK BP5E-S.
Agora todos os carros que eu tiver na minha vida só vou usar velas de Iridium! Veja o tópico que eu fiz testando esta vela no meu carro: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta"
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39270
Por fim, veja o vídeo abaixo comparando a faisca de uma vela de Iridium NGK com uma vela comum:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_ZvlKUpqz9U[/BBvideo]
E o vídeo abaixo, , é uma vela de Iridium de outra marca que eu não conheço ... (Denso), não sei como o cara fez isso, mas ele simulou o motor do carro em aumentando a rotação até um giro absurdo... tipo uns 8000 rpm :
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=xL_NXBQDV6g[/BBvideo]
Em complemento a excelente explicação do João VitorAP, se você quiser continuar com o seu carro movido a carburador, tem gente que põe em motor AP bobina MI e modulo de ignição MI para suportar a bobina, caso contrário o módulo de ignição original dará panes intermitentes ou queimará em curto espaço de tempo ou diminuirá sua vida útil drasticamente. João Vitor AP, por favor, ajuda aí se bobina MI o motor CHT suporta.
Eu mesmo coloquei no meu Gol 1.8AP uma bobina de latinha um pouco mais forte... de maior voltagem da marca Olimpic da cor vermelha e acho que melhorou a ignibilidade das velas em torno de uns 25% ou seja 1/4, pouca coisa... Como eu nunca coloquei no meu carro bobina MI e módulo MI não sei dizer o quanto vai melhorar a ignibilidade das velas, mas que melhora melhora, pois a voltagem da bobina MI é maior que a da bobina de latinha (original dos nossos carros).
Porém a melhor coisa que eu fiz na minha vida foi por nesse carro as velas de ignição Iridium NGK... isso sim melhorou a ignibilidade das velas em torno de umas 3 vezes ou seja 300%... o carro melhorou a partida... ela ficou mais fácil e ainda a marcha lenta ficou "super estável".
Assim na minha opinião uma vela de Iridium trará melhor resultados em termos de ignibilidade da vela do que se colocar bobina MI usando uma vela comum (original do nosso carros), salvo melhor juízo. Por exemplo no meu caso a vela original do meu Gol 1.8AP gasolina 1990 a vela NGK BP5E-S.
Agora todos os carros que eu tiver na minha vida só vou usar velas de Iridium! Veja o tópico que eu fiz testando esta vela no meu carro: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta"
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39270
Por fim, veja o vídeo abaixo comparando a faisca de uma vela de Iridium NGK com uma vela comum:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_ZvlKUpqz9U[/BBvideo]
E o vídeo abaixo, , é uma vela de Iridium de outra marca que eu não conheço ... (Denso), não sei como o cara fez isso, mas ele simulou o motor do carro em aumentando a rotação até um giro absurdo... tipo uns 8000 rpm :
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=xL_NXBQDV6g[/BBvideo]
Rodox
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Valeu Rodox e João Victor
Então.. a bobina do MI já uso no meu gol já faz mais de 10 anos e até hoje não deu problema..
a possibilidade da bobina individual era pra liberar espaço e tal.. nem é tanto pra visar performance ou ganho de potência.. nada disso.. como disse.. seria pra eliminar o o distribuidor e bobina, cabos, resumindo, um pouco de vaidade.
Até então uso velas originais e tal, vou pesquisar mais sobre essas velas de iridium, verei esse tópico e os videos que vocês indicaram.
Obrigado pela ajuda..
Então.. a bobina do MI já uso no meu gol já faz mais de 10 anos e até hoje não deu problema..
a possibilidade da bobina individual era pra liberar espaço e tal.. nem é tanto pra visar performance ou ganho de potência.. nada disso.. como disse.. seria pra eliminar o o distribuidor e bobina, cabos, resumindo, um pouco de vaidade.
Até então uso velas originais e tal, vou pesquisar mais sobre essas velas de iridium, verei esse tópico e os videos que vocês indicaram.
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Suporta sim, amigoRodox escreveu:João Vitor AP, por favor, ajuda aí se bobina MI o motor CHT suporta.
Velas de Iridium são muito boas, a durabilidade também é bem maior que uma vela comum.Rodox escreveu:Porém a melhor coisa que eu fiz na minha vida foi por nesse carro as velas de ignição Iridium NGK... isso sim melhorou a ignibilidade das velas em torno de umas 3 vezes ou seja 300%... o carro melhorou a partida... ela ficou mais fácil e ainda a marcha lenta ficou "super estável".
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Valeu, amigo!João Victor AP escreveu:Suporta sim, amigoRodox escreveu:João Vitor AP, por favor, ajuda aí se bobina MI o motor CHT suporta.
Velas de Iridium são muito boas, a durabilidade também é bem maior que uma vela comum.Rodox escreveu:Porém a melhor coisa que eu fiz na minha vida foi por nesse carro as velas de ignição Iridium NGK... isso sim melhorou a ignibilidade das velas em torno de umas 3 vezes ou seja 300%... o carro melhorou a partida... ela ficou mais fácil e ainda a marcha lenta ficou "super estável".
Creio que uma vela Iridium deva durar umas 4 vezes mais que uma vela comum, salvo melhor juízo... vou consultar a NGK se eles tem alguma ideia da vida útil dela.
Abraços,
Rodox
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
De acordo com a NGK duram em torno de 100.000km as velas de Iridium.Rodox escreveu:Valeu, amigo!
Creio que uma vela Iridium deva durar umas 4 vezes mais que uma vela comum, salvo melhor juízo... vou consultar a NGK se eles tem alguma ideia da vida útil dela.
Abraços,
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Bobina MI é uma melhoria que, ao meu ver, deveria ser obrigatória.
Essa balela de que o módulo de ignição não suporta é, como eu disse, balela.
Pode colocar sem medo de ser feliz e a melhoria no comportamento do motor é notável.
Essa balela de que o módulo de ignição não suporta é, como eu disse, balela.
Pode colocar sem medo de ser feliz e a melhoria no comportamento do motor é notável.
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
bleidao escreveu:Bobina MI é uma melhoria que, ao meu ver, deveria ser obrigatória.
Essa balela de que o módulo de ignição não suporta é, como eu disse, balela.
Pode colocar sem medo de ser feliz e a melhoria no comportamento do motor é notável.
Eu já uso há mais de 10 anos.. eu queria estudar um possibilidade de eliminar cabos, distribuidor, rotor, tampa e bobina.. dar uma limpada, essa é a intenção a bobina individual
não é visando performance nem nada, até porque meu motor é de tiozão
Em relação a vela, não lembro agora qual tenho no meu motor, não é de iridium, mas a que está lá estava secas, sem sujeiras, sem corrosão.
Vou continuar pesquisando.. valeuuu
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Uso há um bom tempo também! Nunca tive problemas com ela. A não ser com a marca, que usava Magnetti Marelli e tinha problemas. Passei a usar Bosch, e nunca mais queimou.alexmagrelo escreveu:
Eu já uso há mais de 10 anos.. eu queria estudar um possibilidade de eliminar cabos, distribuidor, rotor, tampa e bobina.. dar uma limpada, essa é a intenção a bobina individual
não é visando performance nem nada, até porque meu motor é de tiozão
Em relação a vela, não lembro agora qual tenho no meu motor, não é de iridium, mas a que está lá estava secas, sem sujeiras, sem corrosão.
Vou continuar pesquisando.. valeuuu
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Já vi alguns casos de panes intermitentes após instalar a bobina MI. O Bill disse que isso pode ocorrer quando o módulo de ignição é do tipo antigo que é de um tamanho maior. Mas não sei qual é o ano do carro. Mas se vocês não tiveram problemas é porque deve ser um caso isolado essas falhas intermitentes, salvo melhor juízo.
Rodox
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Bosch é Bosch !bleidao escreveu: Uso há um bom tempo também! Nunca tive problemas com ela. A não ser com a marca, que usava Magnetti Marelli e tinha problemas. Passei a usar Bosch, e nunca mais queimou.
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Rodox... uso módulo Bosch de 6 pinos (o antigo) tanto na Caravan quanto no Gol.Rodox escreveu:Já vi alguns casos de panes intermitentes após instalar a bobina MI. O Bill disse que isso pode ocorrer quando o módulo de ignição é do tipo antigo que é de um tamanho maior. Mas não sei qual é o ano do carro. Mas se vocês não tiveram problemas é porque deve ser um caso isolado essas falhas intermitentes, salvo melhor juízo.
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Pode até aquecer um pouco, mas não apresenta problemas.
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Perguntas que não se calam:bleidao escreveu:Pode até aquecer um pouco, mas não apresenta problemas.
"1. Por que foi feito um módulo de ignição próprio para a bobina MI? "
"2. Qual é a voltagem requerida pelo módulo de ignição do gol quadrado de bobina de latinha e qual a do módulo de ignição MI? "
Rodox
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Então.. pessoal
A bobina do MI já uso há mais de 10 anos, da magneti marelli, acho que tive sorte e não deu problema até hoje
As bobinas individuais seria pra dar uma "limpada no motor e tal, continuarei pesquisando, o que eu gostaria de saber é pra sequenciar a centelha no lugar do distribuidor.
Mas não é algo urgente, é um pouco de vaidade desnecessária.. hehe
Qualquer novidade compartilho aqui pra mostrar o resultado.. Valeuuu por todas as dicas
A bobina do MI já uso há mais de 10 anos, da magneti marelli, acho que tive sorte e não deu problema até hoje
As bobinas individuais seria pra dar uma "limpada no motor e tal, continuarei pesquisando, o que eu gostaria de saber é pra sequenciar a centelha no lugar do distribuidor.
Mas não é algo urgente, é um pouco de vaidade desnecessária.. hehe
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
A Roda Fônica nada mais é do que um sensor da posição do eixo. Pense nisso.alexmagrelo escreveu:Então.. pessoal
A bobina do MI já uso há mais de 10 anos, da magneti marelli, acho que tive sorte e não deu problema até hoje
As bobinas individuais seria pra dar uma "limpada no motor e tal, continuarei pesquisando, o que eu gostaria de saber é pra sequenciar a centelha no lugar do distribuidor.
Mas não é algo urgente, é um pouco de vaidade desnecessária.. hehe
Qualquer novidade compartilho aqui pra mostrar o resultado.. Valeuuu por todas as dicas
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Então.. pelo pouco que pesquisei vou precisar dessa roda fônica..
mas pelo que vi uma coisa puxa a outra.. vamos ver mais pra frente como será..
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Re: Bobina individual do Gol g6 no CHT
Pessoal,
Consultei a própria Bosch via e-mail sobre se eu poderia adaptar a bobina MI no meu Gol GL 1.8AP ano 1990 - carburador Brosol 2E - Gasolina, e eles não recomendaram a adaptação. Vejam abaixo a conversa:
"Cliente Por (RODOLFO) (03/08/2018)
Prezados, muito bom dia!
.... Gostaria de saber se eu poderia adaptar uma bobina de ignição MI Bosch (Gol 1.6/1.8/2.0 MI 1995 até 2005) no meu carro:
VW Gol GL – motor 1.8AP - ano 1990 - carburador Brosol 2E.
.... Tal alteração em um carro carburado conforme pesquisado por mim no Clube do Gol Quadrado Forum (link abaixo) dizem alguns mecânicos e motoristas que a bobina MI melhora o funcionamento do motor.
http://www.golquadrado.com.br/forum
.... Porém eu tenho certo receio de fazer esta alteração, pois "acho" que o módulo de ignição original de fábrica do meu carro não vai aguentar, pois a voltagem da bobina MI "deve" ser de maior voltagem que a bobina de original do seu carro, salvo melhor juízo.
.... Seria como eu ter um equipamento elétrico/eletrônico de voltagem 110V (não sendo bivolt) e eu colocá-lo em uma tomada “160V” (teoricamente) e então fatalmente queima ou falha por aquecimento ou diminui a vida útil do referido equipamento.
.... Assim "acho" que devo fazer barba e cabelo, ou seja colocar a referida bobina MI e um módulo de ignição com voltagem compatível com essa bobina, pois assim seguramente não terei problemas.
.... Diante do exposto, gostaria de saber:
Existe algum módulo de ignição para eu adaptar no meu carro para suportar a referida bobina MI ? Pois dizem que só existe do módulo de injeção eletrônica e módulo de ignição integrado do motor VW AP 1.6, 1.8 e 2.0 MI.
Ou o módulo de ignição original do meu carro irá suportar sem problemas a bobina MI, considerando que meu motor ser equipado com carburador Brosol 2E?
Grato,
Rodolfo
Carro: VW Gol GL – motor 1.8AP - ano 1990 - carburador Brosol 2E"
"Resposta Por E-mail (Bosch) (07/08/2018)
Informamos que a Bosch não recomenda adaptações e não são cobertas por garantia ou danos no veículo e peças. Só é recomendado aquilo que é especifico e fabricado apropriadamente para o modelo do veículo. Para a informação solicitada, entre em contato com o fabricante do veículo que irá poder lhe orientar com a informação".
Assim eu não vou arriscar por a bobina MI no meu carro não!
Abraços,
Consultei a própria Bosch via e-mail sobre se eu poderia adaptar a bobina MI no meu Gol GL 1.8AP ano 1990 - carburador Brosol 2E - Gasolina, e eles não recomendaram a adaptação. Vejam abaixo a conversa:
"Cliente Por (RODOLFO) (03/08/2018)
Prezados, muito bom dia!
.... Gostaria de saber se eu poderia adaptar uma bobina de ignição MI Bosch (Gol 1.6/1.8/2.0 MI 1995 até 2005) no meu carro:
VW Gol GL – motor 1.8AP - ano 1990 - carburador Brosol 2E.
.... Tal alteração em um carro carburado conforme pesquisado por mim no Clube do Gol Quadrado Forum (link abaixo) dizem alguns mecânicos e motoristas que a bobina MI melhora o funcionamento do motor.
http://www.golquadrado.com.br/forum
.... Porém eu tenho certo receio de fazer esta alteração, pois "acho" que o módulo de ignição original de fábrica do meu carro não vai aguentar, pois a voltagem da bobina MI "deve" ser de maior voltagem que a bobina de original do seu carro, salvo melhor juízo.
.... Seria como eu ter um equipamento elétrico/eletrônico de voltagem 110V (não sendo bivolt) e eu colocá-lo em uma tomada “160V” (teoricamente) e então fatalmente queima ou falha por aquecimento ou diminui a vida útil do referido equipamento.
.... Assim "acho" que devo fazer barba e cabelo, ou seja colocar a referida bobina MI e um módulo de ignição com voltagem compatível com essa bobina, pois assim seguramente não terei problemas.
.... Diante do exposto, gostaria de saber:
Existe algum módulo de ignição para eu adaptar no meu carro para suportar a referida bobina MI ? Pois dizem que só existe do módulo de injeção eletrônica e módulo de ignição integrado do motor VW AP 1.6, 1.8 e 2.0 MI.
Ou o módulo de ignição original do meu carro irá suportar sem problemas a bobina MI, considerando que meu motor ser equipado com carburador Brosol 2E?
Grato,
Rodolfo
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"Resposta Por E-mail (Bosch) (07/08/2018)
Informamos que a Bosch não recomenda adaptações e não são cobertas por garantia ou danos no veículo e peças. Só é recomendado aquilo que é especifico e fabricado apropriadamente para o modelo do veículo. Para a informação solicitada, entre em contato com o fabricante do veículo que irá poder lhe orientar com a informação".
Assim eu não vou arriscar por a bobina MI no meu carro não!
Abraços,
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