Olá,
O problema não é quantas horas o carro aguenta, mas o seu estado de conservação. Pois um carro que está baixando o nível da água do radiador e abaixando o nível de óleo com certeza se não parar na hora certa para completar o nível da água e do óleo o motor vai superaquecer podendo queimar junta de cabeçote, empenar cabeçote e até num caso extremo fundir o motor.
Assim o prudente seria fazer uma revisão geral no carro antes de fazer uma longa viagem ou fazer paradas na estrada para checar a água e o óleo do motor.
Eu mesmo com meu Gol 1.8AP ano 1990 - gasolina, com 234.000 km rodados, já fui diversas vezes de São Paulo/SP a Ourinhos/SP pela Rodovia Presidente Castelo Branco (380 km de distância), ia em uma média de 130 km/h só tirava o pé nos radares (o máximo permitido é 120 km/h e consideravamos um erro de velocímetro + tolerância do radar de no máximo 10 km/h). Revezava no volante com meu pai, e só faziamos uma parada no
Grall para descansar e comer, a viagem era em torno de 3 horas e 30 minutos.
Há dois meses atrás fui de São Paulo/SP a Cunha/SP (230 km de distância)... foram umas 3 horas de viagem pela Rod. Presidente Dutra a uma média de 110 km/h. Só parei uma vez para descansar e aproveitei e vi o nível da água e do óleo na parada.
Nessa época da viagem a Cunha/SP meu carro baixava 1 dedo de água a cada 400 km e meu carro consome aproximadamente 300 ml a cada 1000 km de óleo 20W-50 Valvoline. Chegando em casa da viagem de Cunha/SP eu fui ao mecânico, pois não sabia de onde era o vazamento de água. E então o mecânico viu que o duto de água que fica ao lado do cabeçote furou, então ele trocou e o motor parou de baixar água.
Mas mesmo com o carro não vazando água e não vazando óleo mesmo assim eu mantenho o hábito antes de pegar estrada checar o nível da água e do óleo, pois como diz o ditado popular:
"sempre é melhor prevenir do que remediar".
Sempre é bom ter uma caixa de ferramentas e as seguintes peças sobressalentes:
- 1 (um) cabo de embreagem;
- 1 (um) cabo do acelerador e bucha de encaixe no pedal do acelerador;
- 1 (uma) correia do alternador;
- 1 (um) litro de óleo de motor.
Por fim, antes de abastecer o carro em uma cidade que você não conhece procure perguntar nos restaurastes, hotéis, pousadas do local quais são os melhores postos de combustível, pois assim você escapa da gasolina batizada com solvente, ou com muito etanol. E o etanol também é batizado com solvente e infelizmente também é batizado com água.
Nessa viagem a Cunha/SP eu perguntei para o dono da pousada que eu fiquei hospedado quais eram os melhores postos da cidade, e ele me disse quais eu deveria ir e quais eu deveria ficar bem longe... pois se carro flex... injetado e tal falha após abastecer nesses postos pilantras que batizam combustível imagine um Gol 90 carburado...
E um taxista do meu bairro com etanol batizado perdeu o cabeçote do Colbat ano 2017... ele disse que agora apreendeu que o barato pode sair caro no abastecimento de combustível, e agora só abastece em posto bom. Pois outro indicativo é o preço... combustível barato é sinal de batismo na certa!
Veja o tópico abaixo sobre gasolina "Formulada":
Bomba do ano!
ANP libera venda de gasolina "formulada"...
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 22&t=39084
Boa viagem!
