Injeção EFI 2.0

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Guizino
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Mar 2018, 15:38
Carro: Gol GL 1.8 AP 94

Injeção EFI 2.0

Mensagem por Guizino »

Boa tarde, tenho uma dúvida, um amigo me disse que essa injeção possui dois estágios, gostaria de saber realmente se isso existe e se altera alguma coisa no carro? pois ele disse que a minha está só com o primeiro estágio aberto, e se abrir o segundo o carro ganha mais potência.

Obrigado!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por bleidao »

Guizino escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida, um amigo me disse que essa injeção possui dois estágios, gostaria de saber realmente se isso existe e se altera alguma coisa no carro? pois ele disse que a minha está só com o primeiro estágio aberto, e se abrir o segundo o carro ganha mais potência.

Obrigado!
Injeção eletrônica não é como carburador. Não possui estágios.

Principalmente a EFI, que é 4 bicos que vão no cabeçote.

tudo é controlado eletronicamente. O módulo libera combustível nos bicos de acordo com a necessidade do motor.
Guizino
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Mar 2018, 15:38
Carro: Gol GL 1.8 AP 94

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por Guizino »

Entendi, muito obrigado pelo ajuda!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por bleidao »

Guizino escreveu:Entendi, muito obrigado pelo ajuda!
Por nada!

Precisando, estamos aqui.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 554
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por JCX »

E aí rapaziada blz?

Se estivermos falando da injeção que equipou o Gol GTi de 89 a 96 e o Santana 2.0 de 90 a 96 acredito que tenha sim 2 estágios.

Essa é a injeção do meu santana 95:

Imagem

A TBI desses modelos tem duas borboletas, vejam:

Imagem
Imagem

Só não me perguntem como fica o acionamento das borboletas.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por bleidao »

Mas as duas borboletas são controladas eletronicamente.

Quando há uma exigência maior de ar e combustível e a primeira já não está dando conta de suprir, abre a outra.

O pessoal confunde muito o funcionamento com o de um carburador.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por Rodrigo Naressi »

bleidao escreveu:Mas as duas borboletas são controladas eletronicamente.

Quando há uma exigência maior de ar e combustível e a primeira já não está dando conta de suprir, abre a outra.

O pessoal confunde muito o funcionamento com o de um carburador.

Bom dia Gurizada,

Amigo Bleidão, o controle das borboletas é via cabo do acelerador, inclusive quando acelera uns dois terços do curso do pedal, ele esta macio, a própria borboleta primária aciona a segunda mecanicamente, então o pedal pesa um pouco pois passa a acionar duas molas... no GTI as duas borboletas abre totalmente, no santana e nos outros modelos (Logus GLS, Pointer GTI, Escort XR3) pode abrir as duas em 100% ou o primeiro estagio 100% e segundo estágio abre em torno de 60 ou 70%, não recordo... o que controla o tempo de injeção é o fluxo de ar e demais parâmetros, acho que não tem sensor de posição de borboleta, vou olhar no meu coletor...

abraçao a todos...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por bleidao »

Lembrei agora que você tem uma...

Vai montar no GT ainda?
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por Rodrigo Naressi »

bleidao escreveu:Lembrei agora que você tem uma...

Vai montar no GT ainda?
Buenas! vou usar apenas coletor, flauta, bicos e conectores... o resto vou tentar vender.. ou tentar tocar por um distribuidor hall... kkk
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por bleidao »

Vai de FT?
Guizino
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Mar 2018, 15:38
Carro: Gol GL 1.8 AP 94

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por Guizino »

JCX escreveu:E aí rapaziada blz?

Se estivermos falando da injeção que equipou o Gol GTi de 89 a 96 e o Santana 2.0 de 90 a 96 acredito que tenha sim 2 estágios.

Essa é a injeção do meu santana 95:

Imagem

A TBI desses modelos tem duas borboletas, vejam:

Imagem
Imagem

Só não me perguntem como fica o acionamento das borboletas.
A injeção do meu gol é igual a esta.
Avatar do usuário
rodrigo.nomolas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 592
Registrado em: 09 Abr 2007, 11:17
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo/SP

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por rodrigo.nomolas »

Guizino escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida, um amigo me disse que essa injeção possui dois estágios, gostaria de saber realmente se isso existe e se altera alguma coisa no carro? pois ele disse que a minha está só com o primeiro estágio aberto, e se abrir o segundo o carro ganha mais potência.

Obrigado!
Bom dia,

Esta injeção, por ser uma injeção "simples", realmente tem 2 estágios...
Ela tem 2 borboletas onde a segunda é acionada mecanicamente, e um sensor q, ao perceber q o "segundo estágio" está aberto, aumenta a alimentação de combustível p/ suprir a necessidade q o aumento do volume de ar gera.

Abs
Avatar do usuário
rodrigo.nomolas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 592
Registrado em: 09 Abr 2007, 11:17
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo/SP

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por rodrigo.nomolas »

bleidao escreveu:Mas as duas borboletas são controladas eletronicamente.

Quando há uma exigência maior de ar e combustível e a primeira já não está dando conta de suprir, abre a outra.

O pessoal confunde muito o funcionamento com o de um carburador.
Bom dia Bleidão... blz?
O acionamento deste "segundo estágio" é mecânico mesmo...
Oq acontece é q, qdo ele é acionado, àquele sensor q está localizado acima das borboletas manda um sinal p/ o modulo e é liberado mais combustível... ;-)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Injeção EFI 2.0

Mensagem por bleidao »

rodrigo.nomolas escreveu:
bleidao escreveu:Mas as duas borboletas são controladas eletronicamente.

Quando há uma exigência maior de ar e combustível e a primeira já não está dando conta de suprir, abre a outra.

O pessoal confunde muito o funcionamento com o de um carburador.
Bom dia Bleidão... blz?
O acionamento deste "segundo estágio" é mecânico mesmo...
Oq acontece é q, qdo ele é acionado, àquele sensor q está localizado acima das borboletas manda um sinal p/ o modulo e é liberado mais combustível... ;-)
Pois é... vivendo e aprendendo.
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”