Bomba do ano!








Leiam a matéria abaixo da BAND e os 3 vídeos das reportagens da TV Record e SBT que versam sobre a nova gasolina "gasolina formulada" :
ANP libera venda de gasolina "formulada" - BAND:
http://noticias.band.uol.com.br/noticia ... ulada.html
TV Record
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=aGWJkDCYKvA[/BBvideo]
TV Record
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Pla_BHGFYjY[/BBvideo]
SBT TV
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=JFSP1Ck ... e=youtu.be[/BBvideo]
Pra enriquecer o debate, vejam que muito interessante a descrição do que é a adulteração da gasolina na página 9 da Tese de Mestrado... mas isso era até 2016... pois fazem 2 anos que a ANP autorizou a fabricação dessa gasolina "formulada".
Nesta tese de mestrado é descrito que umas das formas de batismo da gasolina é através da adição de solventes, assim essa gasolina "formulada" é composta por mais de 200 tipos de solventes (conforme informado nas reportagens acima).
E somente se dá para saber se a gasolina é refinada ou batizada por solventes através de análise de laboratório (curva de destilação, massa específica e outros testes). Pois o famoso teste da proveta não consegue detectar se é gasolina refinada ou gasolina batizada ou gasolina "formulada", pois os solventes presentes na gasolina batizada ou na "formulada" se diluem na gasolina refinada, então no teste da proveta é impossível separar os solventes da gasolina, somente se separa o etanol da gasolina.
Assim leiam o resumo da tese de mestrado abaixo (página x) que vocês vão ficar estarrecidos:
Tese de Mestrado: Adulteração de Gasolina por Adição de Solventes: Análise por parâmetros físico-químicos
Autora: Elaine Vosniak Takeshita
Março/2006
Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/h ... 79.pdf?seq
Veja a figura abaixo como é a destilação do petróleo:

Conclusão
Ainda existe a gasolina refinada, mas também existe a gasolina "formulada" e a gasolina batizada. Então como saber separar o joio do trigo?
Preço barato é sinal de batismo na certa ou gasolina "formulada", e ainda consumo de combustível acima da média é outro forte indício de batismo ou gasolina "formulada". Assim procurem escolher a gasolina pela qualidade e não pelo preço, porque é como dizem... "o barato pode sair muito caro!"
E quando achar um posto que a gasolina seja de qualidade sempre abasteçam neste mesmo posto, e quando forem a uma cidade que não conheçam pergunte para as pessoas (funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes e etc) qual é o melhor ou melhores postos de gasolina da cidade.
Eu não disse que gasolina batizada com solvente prejudica o óleo em outro tópico sobre óleo lubrificante? Fato confirmado! E essa gasolina "formulada" que tem mais de 200 tipos de solventes, será que faz mal? A nossa ANP testou o efeito dessa gasolina "formulada" nos nossos óleos dos nossos carros??? Veja o vídeo abaixo sobre isso:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=AEYB6gcm7KM[/BBvideo]
Em complemento ao que escrevi abaixo sobre gasolina e álcool batizados por solventes, pouco tempo atrás eu tinha achado uma tese de mestrado sobre o efeito de solventes no lubrificante:
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL NA
DEGRADAÇÃO DO LUBRIFICANTE E DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Autor: RONALDO LOURENÇO FERREIRA
Ilha Solteira
2017
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/ ... sAllowed=y
Peguei as seguintes partes do resumo da referida tese:
"Em motores de combustão interna, os estudos dos efeitos da adulteração do combustível se
concentram nos problemas que ocorrem no sistema de alimentação, porém pouca atenção é
dada ao lubrificante. Esta análise avalia esta degradação precoce do lubrificante a partir das
alterações físicas e químicas sofridas por este ao utilizar gasolina adulterada em um motor de
combustão interna".
"Foram utilizados combustíveis adulterados com etanol, querosene e thinner nas proporções de 5%, 10%, 15% e 20%, além de um teste com gasolina adulterada com querosene na razão de 1% até 8%. Os ciclos foram de 40 horas cada, o que equivale a aproximadamente 2.000 km rodados".
"Os resultados mostraram as alterações de rotação conforme o esperado, quanto aos outros testes, foi mostrado que o lubrificante também sofreu alterações. Alguns elementos aditivos foram consumidos com a adulteração. O desgaste de máquina foi pequeno, porém os níveis de sulfatação, nitretação e oxidação foram alterados indicando a degradação do óleo lubrificante".
Assim vejam como os solventes são um veneno para o óleo lubrificante, que se degrada em pouquíssimos quilômetros, no caso do estudo acima foi com 2000 km apenas, e forma a temida borra de óleo que pode chegar a fundir o motor por falta de lubrificação.