Duvida sobre comando de valvulas
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Duvida sobre comando de valvulas
Bom galera chegou a hora de investir no MD -270 resolvi começar pelo comando inicialmente procurei pelo famoso 49g mais aqui onde eu moro esta difícil achar um usado em bom estado, novo mais difícil ainda, ate que deparei com o 276(novo) fiquei com medo de compra e não ficar legal no carro.
hj o caro esta com um mini progressivo, sera que fica bom com um 276?
hj o caro esta com um mini progressivo, sera que fica bom com um 276?
- João Victor AP
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Motor MD com comando 276°... cara, fica bom sim !
Colocação de comando 276° nele é mais viável se você for fazer uma preparação, Turbo ou Aspirada !
Você pretende ? Se sim, compensa a compra de uma comando assim.
Mas se vai mantê-lo original, ao meu ver, é melhor deixar o comando original mesmo, ou colocar o 049, 049H ou 049G.
Colocação de comando 276° nele é mais viável se você for fazer uma preparação, Turbo ou Aspirada !
Você pretende ? Se sim, compensa a compra de uma comando assim.
Mas se vai mantê-lo original, ao meu ver, é melhor deixar o comando original mesmo, ou colocar o 049, 049H ou 049G.
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
então pretendo colocar uma turbina nele, só que mais pra frente agora vo montar o motor e deixar amaciar primeiro. só que queria montar o motor com uns incrementos já. (Bobina Mi, Comando, Giglagem.....) So fiquei na duvida se esse comando ficaria ruim nesse meio tempo ja que ele vai rodar com um mini progressivo
- João Victor AP
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Uma coisa é fato... comando 276 tem graduação maior, a faixa de torque do motor será deslocada, irá perder torque em baixa e ganhar torque em alta.Riei escreveu:então pretendo colocar uma turbina nele, só que mais pra frente agora vo montar o motor e deixar amaciar primeiro. só que queria montar o motor com uns incrementos já. (Bobina Mi, Comando, Giglagem.....) So fiquei na duvida se esse comando ficaria ruim nesse meio tempo ja que ele vai rodar com um mini progressivo
Se é um carro que você usa no dia-a-dia, e você tem o "pé leve", você vai sentir o carro mais fraco em baixas rotações.
Um exemplo... com o MD original, você chega na esquina devagar, e se não tiver vindo carro, você engata uma 2° marcha e vai embora de boa, tem torque em baixa o que deixa ele com mais força para girar. Com comando 276 ao fazer a mesma coisa, chegar e colocar uma 2° você vai sentir o motor um pouco mais fraco, ele vai arrancar meio que um pouco "sufocado", terá que pisar um pouco mais.
Ao meu ver : compensa mais um 276 se você for girar mesmo, tiver o "pé pesado" colocar o motor para girar rotações mais altas, curte uma velocidade.
Mas lembrando, que cada um tem o seu gosto né, pois, talvez um motor só um pouco mais fraco em baixa pra você não faça diferença, pois, o motor terá mais torque (mais força em alta rotação). Se você curte pegar BR, comando maior, é bom para você.
Comando com alta graduação perde torque em baixa, mas em alta você sentirá o motor com mais fôlego.
Ao acelerar um motor com comando original, para subir dos 3.000Rpm para 4.000Rpm, vai de boa. Mas um mesmo motor, com um comando 276, se estiver na faixa de mais ou menos 3.000Rpm e pisar fundo pra girar mais, você sentirá o motor com mais fôlego, mais disposição, mais força para desenvolver.
Ou seja, já expliquei pra você, agora cabe a você escolher o comando a ser usado.
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Pow com uma explicação dessa.... Vo montar com um 276 e dar uma melhorada no escape. Vlw mano!!!
- João Victor AP
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Por nada manoRiei escreveu:Pow com uma explicação dessa.... Vo montar com um 276 e dar uma melhorada no escape. Vlw mano!!!
Estarei sempre disposto a ajudar !
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
quanto ao famoso 49g o que vc me diz joao , sou leigo no assunto, adorei as esplicacoes que vc deu a esse respeito .
- João Victor AP
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Comando bom saiu originalmente no motor 1.8s, que é um AP 1.8 com câmbio PV (o mais curto dos AP).QRA_TED escreveu:quanto ao famoso 49g o que vc me diz joao , sou leigo no assunto, adorei as esplicacoes que vc deu a esse respeito .
Mas o 049G só fica bom em motor 1.8, ou 2.0. E tem que ser motor de tucho mecânico.
Para colocar o 049G em AP 1.6, o motor no mínimo deve ter uma preparação aspirada mais forte, se não irá perder muito torque em baixa.
Quanto maior for a graduação do comando de válvulas, mais ele irá deslocar o torque em baixa. O motor perde um pouco do seu torque (sua força) em baixas rotações, mas ganha mais torque em altas rotações.
Assim quando você estiver com o motor com o giro alto, um comando maior faz o motor desenvolver com mais saúde. Mas pelo contrário, em arrancadas na cidade, andando com giro baixo, o motor terá menos força em comparação com comandos de graduação maior.
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- João Victor AP
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Não confunda CV com Torque... são distintos.
Torque é um esforço de torção, é a força motor. Potência é torque multiplicado pela rotação.
Um exemplo... Um AP 1.8 original tem 96cv e 15 kgfm á 3.400Rpm, com o comando ZBA original da Volkswagen, com graduação de 254° (dados reais).
Já outro Motor AP 1.8, esse por sua vez aspirado, tem 130cv, mas o dono do carro acabou escolhendo um comando com 312°, o que faz a faixa de torque ser deslocada, assim mesmo ele tendo seus 130cv, o motor acabou tendo o mesmo torque em a motor original que é 15 kgfm. (nesse caso são dados inventados, apenas para entender melhor).
O trabalho de arrancar em uma subida, será o mesmo se feito por um AP 1.8 de 96 cv original, e pelo outro AP 1.8 de 130 cv .Ambos vão arrancar da mesma forma, vão realizar a mesma força. Só que o AP 1.8 preparado, que é o mais potente irá fazer o percurso em um tempo menor, por ter mais cavalaria.
Mas, caso faça um cabo de guerra entre os dois motores AP citados acima, os dois terão a mesma força, agora quem fala alto é o torque, a cavalaria de nada adiantará aqui nesse caso.
Motor com comando original, terá mais força em baixa rotação, mas gira um pouco menos em altas rotações comparado a comandos esportivos (com alta graduação).
O AP com comando 312° irá subir de giro de forma mais saudável em altas rotações, isso porque seu torque, sua força, foi jogada lá pra cima.
Se fosse colocado o comando 312° nesse AP 1.8 original de 96cv, o torque iria cair muito em baixa rotação, teria bem menos de 15 kgfm á 3.400 Rpm.
Seria 12Kgfm á 3.400, e os mesmos 15 kgfm iria saltar para ás 5.000 rpm.
Esses dados de torque acima são só ilustrativos.
Se pegarmos um Opala 4.1, seis cilindros, na versão 250-S. Ele tem 171cv, e torque de 32 kgfm. Um Gol GL com motor 1.8 tem 15 kgfm. Caso fosse feito um "cabo de guerra" entre os dois. O Opala arrastaria o Gol brincando, sem nem fazer esforço.
Mesma coisa acontece em comparação a caixas de câmbios curtas, e as longas.
O Gol GL saiu com câmbio PS (o mais longo dos VW Quadrados), o Gol GTS saiu com câmbio PV (o mais curto dos Motores AP). Os dois carros tem o motor AP 1.8.
Com câmbio curto o Gol GTS tem mais torque em baixa, mas tem uma velocidade final menor, pois é curto.
Já com câmbio longo, o Gol GL motor tem menos torque em baixa, mas tem uma velocidade final maior.
São dados, e câmbios que realmente existem.
Torque é um esforço de torção, é a força motor. Potência é torque multiplicado pela rotação.
Um exemplo... Um AP 1.8 original tem 96cv e 15 kgfm á 3.400Rpm, com o comando ZBA original da Volkswagen, com graduação de 254° (dados reais).
Já outro Motor AP 1.8, esse por sua vez aspirado, tem 130cv, mas o dono do carro acabou escolhendo um comando com 312°, o que faz a faixa de torque ser deslocada, assim mesmo ele tendo seus 130cv, o motor acabou tendo o mesmo torque em a motor original que é 15 kgfm. (nesse caso são dados inventados, apenas para entender melhor).
O trabalho de arrancar em uma subida, será o mesmo se feito por um AP 1.8 de 96 cv original, e pelo outro AP 1.8 de 130 cv .Ambos vão arrancar da mesma forma, vão realizar a mesma força. Só que o AP 1.8 preparado, que é o mais potente irá fazer o percurso em um tempo menor, por ter mais cavalaria.
Mas, caso faça um cabo de guerra entre os dois motores AP citados acima, os dois terão a mesma força, agora quem fala alto é o torque, a cavalaria de nada adiantará aqui nesse caso.
Motor com comando original, terá mais força em baixa rotação, mas gira um pouco menos em altas rotações comparado a comandos esportivos (com alta graduação).
O AP com comando 312° irá subir de giro de forma mais saudável em altas rotações, isso porque seu torque, sua força, foi jogada lá pra cima.
Se fosse colocado o comando 312° nesse AP 1.8 original de 96cv, o torque iria cair muito em baixa rotação, teria bem menos de 15 kgfm á 3.400 Rpm.
Seria 12Kgfm á 3.400, e os mesmos 15 kgfm iria saltar para ás 5.000 rpm.
Esses dados de torque acima são só ilustrativos.
Se pegarmos um Opala 4.1, seis cilindros, na versão 250-S. Ele tem 171cv, e torque de 32 kgfm. Um Gol GL com motor 1.8 tem 15 kgfm. Caso fosse feito um "cabo de guerra" entre os dois. O Opala arrastaria o Gol brincando, sem nem fazer esforço.
Mesma coisa acontece em comparação a caixas de câmbios curtas, e as longas.
O Gol GL saiu com câmbio PS (o mais longo dos VW Quadrados), o Gol GTS saiu com câmbio PV (o mais curto dos Motores AP). Os dois carros tem o motor AP 1.8.
Com câmbio curto o Gol GTS tem mais torque em baixa, mas tem uma velocidade final menor, pois é curto.
Já com câmbio longo, o Gol GL motor tem menos torque em baixa, mas tem uma velocidade final maior.
São dados, e câmbios que realmente existem.
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
mais uma vez joão agradeço pela explicação tive uma ótima aula virtual
- bleidao
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
JV sempre dá uma aula. É muita disposição de escrever.
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
ola boa noite quem pode me responder quais os motores e modelo de veículos que são equipados com o comando
"49g"
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Carros que saíram com mecânica 1.8S (comando 049G e câmbio curto PV).QRA_TED escreveu:ola boa noite quem pode me responder quais os motores e modelo de veículos que são equipados com o comando"49g"
Na linha Volkswagen :Gol GT, Gol GTS, Passat Pointer GTS, Parati GLS, Voyage Sport, Saveiro Sunset.
Na linha Ford : A partir de 1989, com a Autolatina, o Escort nas versões GL, Ghia, XR3 saía de fábrica com motor 1.8S.
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Por nada !QRA_TED escreveu:mais uma vez joão agradeço pela explicação tive uma ótima aula virtual
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Obrigado Bleidãobleidao escreveu:JV sempre dá uma aula. É muita disposição de escrever.
TamoJunto
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Motor AP 1.8S.QRA_TED escreveu:ola boa noite quem pode me responder quais os motores e modelo de veículos que são equipados com o comando"49g"
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Boa noite galera!
fui trocar a Junta da tampa de Válvulas do meu gol e meu comando é o 049 sem o G , dei uma pesquisada e achei por aqui q ele vem no gol gt e é igual o 49G. Porem vi no hpdopassat q O comando 049 equipou, inicialmente, todos os Passat entre 1974 e 1982. Nesse período, eles foram produzidos com motorização BR (1.5) ou BS (1.6), à gasolina ou álcool. Posteriormente, nos anos de 1984 até meados de 1986, o comando 049 equipou também os motores 1.8 utilizados nos Passat Plus (versão produzida apenas em 1984) e GTS Pointer, que foram os primeiros Passat com esta cilindrada, até o lançamento do motor AP-1800S . Dai minha duvida, é igual o 49G e veio realmente no Gol GT? Desde já Grato!
fui trocar a Junta da tampa de Válvulas do meu gol e meu comando é o 049 sem o G , dei uma pesquisada e achei por aqui q ele vem no gol gt e é igual o 49G. Porem vi no hpdopassat q O comando 049 equipou, inicialmente, todos os Passat entre 1974 e 1982. Nesse período, eles foram produzidos com motorização BR (1.5) ou BS (1.6), à gasolina ou álcool. Posteriormente, nos anos de 1984 até meados de 1986, o comando 049 equipou também os motores 1.8 utilizados nos Passat Plus (versão produzida apenas em 1984) e GTS Pointer, que foram os primeiros Passat com esta cilindrada, até o lançamento do motor AP-1800S . Dai minha duvida, é igual o 49G e veio realmente no Gol GT? Desde já Grato!
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
049 não é o mesmo 049G. Mas sim, saiu original no Gol GT.
Os primeiros Gol GT, foram lançados em 1984, época que não existia o AP. Gol GT tinha Motor MD 1.8, com bielas de 136mm, e comando 049.
Depois em 1985 esse motor recebeu bielas de 144mm, isso porque as bielas de 136mm faziam o motor vibrar muito. Assim o motor passou a ser o AP (EA827). E nesse ano o Gol GT ganhou comando 049G.
A diferença entre 049, e 049G é o seguinte...
049 tem graduação de 260º na admissão e no escape. Enquanto o 049G tem graduação de 260° na admissão, e 266° no escape. Ou seja, o 049G abre mais a válvula de escape, em relação ao 049, essa é a diferença.
MD 1.8 é muito pouco conhecido, por ter sido fabricado por pouquíssimo tempo, mas na Quatro Rodas, tem uma matéria que até fala do MD-270 1.8 : https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... edes-benz/
Os primeiros Gol GT, foram lançados em 1984, época que não existia o AP. Gol GT tinha Motor MD 1.8, com bielas de 136mm, e comando 049.
Depois em 1985 esse motor recebeu bielas de 144mm, isso porque as bielas de 136mm faziam o motor vibrar muito. Assim o motor passou a ser o AP (EA827). E nesse ano o Gol GT ganhou comando 049G.
A diferença entre 049, e 049G é o seguinte...
049 tem graduação de 260º na admissão e no escape. Enquanto o 049G tem graduação de 260° na admissão, e 266° no escape. Ou seja, o 049G abre mais a válvula de escape, em relação ao 049, essa é a diferença.
MD 1.8 é muito pouco conhecido, por ter sido fabricado por pouquíssimo tempo, mas na Quatro Rodas, tem uma matéria que até fala do MD-270 1.8 : https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... edes-benz/
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Obrigado amigo pela resposta, não achei explicações em lugar nenhum sobre isso, tirou todas as minhas dúvidas! Valeu.
Pretendo deixar o carro com o mesmo desempenho do gol GT/GTS original.
Tenho o comando 049, carburador 2e e 4x1 mas o câmbio é original PS, qual a diferença em usar esses comandos 049/49G em câmbios PV e PS da muita diferença ? Obrigado!
Pretendo deixar o carro com o mesmo desempenho do gol GT/GTS original.
Tenho o comando 049, carburador 2e e 4x1 mas o câmbio é original PS, qual a diferença em usar esses comandos 049/49G em câmbios PV e PS da muita diferença ? Obrigado!
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Re: Duvida sobre comando de valvulas
Então... dá diferença sim !Bindonasp escreveu:Obrigado amigo pela resposta, não achei explicações em lugar nenhum sobre isso, tirou todas as minhas dúvidas! Valeu.
Pretendo deixar o carro com o mesmo desempenho do gol GT/GTS original.
Tenho o comando 049, carburador 2e e 4x1 mas o câmbio é original PS, qual a diferença em usar esses comandos 049/49G em câmbios PV e PS da muita diferença ? Obrigado!
Usar câmbio 049G em câmbio PV vai de boa. Isso porque o comando maior joga o torque para altas rotações, o câmbio é curto compensa isso dando um fôlego a mais em baixas rotações, mas mesmo assim o carro fica reduzido em velocidade. O msmo vale para o 049.
Já o câmbio PS, o máximo que você pode usar é um 049G, se for motor 1.8 original, isso porque como esse câmbio é o mais longo da linha AP, se colocar um comando muito grande (cmo um 276°, 284°, 288°), o motor fica com pouquíssimo torque em baixa.
Mas lembrando que não vai ser tão "cascudo" em baixa seu AP 1.8 com comando 049, ou 049G juntamente com câmbio PS.
Maaaaaaas... como seu comando é um 049, ele desloca menos um pouco a faixa de torque, em relação a um 049G.
Mas a regra do 049 é a mesma para o 049G, se usar qualquer um dos dois em carros com câmbio PS, o motor não vai ser tão "cascudo" em baixa.
Só que em um carro com câmbio PS, ao testar os comandos 049 e 049G... o comando 049 terá um pouquinho, "uma casquinha", a mais de torque em baixas rotações em relação a um comando 049G.
Câmbio curto = Mais torque em baixa rotação, velocidade final menor.
Câmbio longo = Menos torque em baixa rotação, velocidade final maior.
Comando de baixa graduação = Mais torque em baixa rotação, motor perde fôlego em altas rotações.
Comando de alta graduação = Menos torque em baixa rotação, motor terá mais fôlego em rotações mais altas.
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