João Victor AP escreveu:Cara, eu piro nos GTi 92 Vermelho Collorado
Eu procuro um desses á muito tempo, procuro um para restaurar, quero eu mesmo restaurar o GTi.
GTi usa tinta Poliéster Metálica, é a tinta que usa verniz. Só a Tinta Poliéster Metálica usa Verniz. Todo GTi usa esse tipo de tinta.
Atualmente todo carro fabricado hoje em dia usa Tinta Poliéster.
Tem outro tipo, que é a PU, essa não usa verniz, na linha dos VW Quadrados ela é usada só no Gol CL 1.000 Branco, e também na linha BX.
Tinta Duco já é bem antiga, e nem compensa pintar um carro atualmente com essa tinta, ela é difícil de ganhar brilho.
Tinta Esmalte Sintético é o que se chama de Tinta de Geladeira, também não compensa pintar com ela.
Tinta Duco, Esmalte Sintético não foi usada em nenhum VW Quadrado.
Whash Primer é o primeiro fundo, a primeira camada de fundo que a lata recebe. O nome é Fundo Fisfatizante, de um tempos pra cá que passaram a escrever Wash Primer na lata... bom... mas é a mesma coisa. A cor dele é meia amarelada/esverdeado.
Tem também o Preto Fosco Vinílico, que também é para chapas sem pintura, é a mesma coisa do Whash Primer, só que é preto.
Existe também o Primer Epóxi, que é a melhor opção para o primeiro fundo.
Depois de aplicar o primeiro fundo (Wash Primer, Preto Fosco Vinílico, Primer Epóxi) vem o Primer PU.
O Primer PU é o segundo fundo, muito importante, no caso quando se vai pintar com poliéster o Primer deve estar lisinho, sem escorridos, bolhas, deve ser bem tratado.
E agora sim vem a tinta... no caso a que você irá usar é a poliéster, ela é metálica, todas elas são.
É uma tinta 100% fosca, isso mesmo, fosca, e deve ser bem aplicada.
Mas e o brilho ? Agora sim, depois de aplicar umas 3 demãos bem carregadas de tinta, agora entra o Verniz PU.
Verniz PU é como se fosse uma tinta PU do Gol 1.000, só que transparente. E deve ser aplicado demãos carregadas.
E espere a tinta secar por uns 30 ~ 40 minutos, coloque o carro no sol, e então espere no mínimo uns 5 ~ 7 dias até partir para o polimento, e vá repetindo esse processo de colocar o carro no sol.
É bom demorar esse tempo para a tinta e o verniz se "acostumar" melhor com a dilatação da chapa, temperaturas mais altas, e também para boa parte dos diluentes evaporar.
Depois o carro vai ficar brilhante, aí o que será feito ? Será mandado uma lixa em cima, e fosquear toda a pintura !
Você deve achar loucura, mas é assim... faz parte do polimento, irá remover imperfeições.
Primeiro é lixado com lixa 1.200, depois 1.500, logo após lixa 3.000, e no final lixa 5.000.
Logo após deve ser polido com massa de polir número 3, é a mais fina das massas, tudo na mão mesmo, fazendo círculos e colocando força.
O líquido polidor deve ser aplicado em seguida, ele é um líquido, muiti bom.
E por último deve ser aplicado o Auto-Brilho.
E a cera ?
A cera não pode ser aplicada nos primeiros 60 dias após a pintura.
Porque não ?
Porque os diluentes da pintura evaporam totalmente só após 2 meses.
Cara... pode sim usar o fundo PU antigo como fundo.
A pintura antiga não se pode ser usada como fundo, você deve lixar a pintura antiga até chegar no antigo fundo PU, assim depois deve ser aplicado o fundo PU por cima... e assim a pintura.
Não... não é melhor lixar até a lata, não se lixa até lá quando a lataria está boa e sem podres.
Não tem necessidade de remover todos os fundos que estão bons e chegar na lata.
Lixar até a lata é necessáio só quando existe podres na lataria, imperfeições, ou a pintura já está bem ruim mesmo.
Cara... eu aprendi tudo isso com um cara incrível, chamado Marcelo Tonella, ele tem uma série de Pintura Metálica Poliéster no YouTube onde ele ensina tudo na prática.
Tem também uma série de Pintura PU, e uma série de pintura completa de um Fusca, na década de 60 e 70 só existia pintura PU, mas no seu caso você não irá pintar o carro com Pintura PU, e sim com Pintura Poliéster.
Playlist - Tonella pintura metalica poliéster :
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... v28eWL36Mx
No caso, você vai focar nessa série de vídeos primeiramente.
Se você quer pintar, já providencie uma excelente pistola, e alugue no mínimo um compressor de 100 Litros.
Não dá pra pintar com compressor menor, ele enche mas ao pintar com uma boa pistola logo logo ele fica quase vazio, e sua pressão fica oscilando.
Também tem que ter uma noção de como pintar, pois, se não tiver a tinta vai escorrer, vai apresentar alguns problemas.
Tem que saber como diluir o Primer, a tinta (caso já venha diluída não precisa, caso seja concentrada aí sim precisa).
Lembrando que pode sim pintar sem estufa.
Profissionais que usam estufa é para agilizar a secagem da pintura, e não para trazer mais qualidade na pintura.
Você pode muito bem pintar, e depois que o verniz, (o verniz hein, é depois que terminar) e estiver uns 45 minutos que vocè pintou, pode colocar ela ao sol.
Boa sorte aí na pintura do seu belíssimo GTi, Vermelho Collorado é lindo demais !
Abraço !