[DÚVIDA] TROCA DE CÂMBIO GOL POR SANTANA
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[DÚVIDA] TROCA DE CÂMBIO GOL POR SANTANA
Fala galera beleza ? Seguinte, meu câmbio não engata a ré nem a quinta, já troquei os reparos do trambulador e o próprio trambulador, e nada adiantou. O mecânico disse que pra abrir o meu câmbio ele me cobra R$ 200,00 e acha que é coisa miníma, que pode ser o garfo ou o eixo do câmbio e também me deu a opção de trocar o câmbio por um de Santana, me disse que não interfere em nada e é exatamente igual, procede essa informação ? ele me cobraria 200 reais pelo câmbio mais o meu. Meu carro é um gol 1.8 ap ano 93/93. Realmente compensa colocar o câmbio do Santana? abraço, agradeço desde já.
Re: [DÚVIDA] TROCA DE CÂMBIO GOL POR SANTANA
No meu ponto de vista, a melhor opção seria você concertar o seu câmbio original, pois você está acostumado com o seu câmbio original e se mudar para o de Santana vai ter que saber que ele teve 3 motores, sendo: 1.6AP, 1.8AP e 2.0AP, e uns 2 tipos de câmbio para cada motor.
Pois se mudar algo na relação (número de dentes das engrenagens) vai mudar o desempenho do carro ora para ter maior aceleração (encurtando o câmbio), ora pra economizar combustível (alongando o câmbio), porém em ambas alternativas a velocidade máxima não será mais atingida, pois a sua 4a. marcha foi projetada para o seu motor no estado original de fabrica atingir a máxima velocidade. Então não sei qual é o seu gosto... não sei se você quer que seu carro fique exatamente como ele é hoje.
Se você não quiser alterar as relações de marcha, você pode encontrar um câmbio de Santana que seja idêntico ao seu, que é o PS se seu gol for o 1.8AP GL ou 1.8AP CL, porém se o seu Gol for o GTS 1.8AP o câmbio é o PV, pois algumas das relações do Santana são exatamente as mesmas do Gol. Veja no link abaixo todos os tipos de câmbio para o Santana.
http://www.vwsantana.net/vwsantana.old/ ... cambio.htm
Se você quiser fazer seu carro mais econômico ou mais rápido na aceleração, me pergunte que te respondo qual pode ser o melhor câmbio.
Pois se mudar algo na relação (número de dentes das engrenagens) vai mudar o desempenho do carro ora para ter maior aceleração (encurtando o câmbio), ora pra economizar combustível (alongando o câmbio), porém em ambas alternativas a velocidade máxima não será mais atingida, pois a sua 4a. marcha foi projetada para o seu motor no estado original de fabrica atingir a máxima velocidade. Então não sei qual é o seu gosto... não sei se você quer que seu carro fique exatamente como ele é hoje.
Se você não quiser alterar as relações de marcha, você pode encontrar um câmbio de Santana que seja idêntico ao seu, que é o PS se seu gol for o 1.8AP GL ou 1.8AP CL, porém se o seu Gol for o GTS 1.8AP o câmbio é o PV, pois algumas das relações do Santana são exatamente as mesmas do Gol. Veja no link abaixo todos os tipos de câmbio para o Santana.
http://www.vwsantana.net/vwsantana.old/ ... cambio.htm
Se você quiser fazer seu carro mais econômico ou mais rápido na aceleração, me pergunte que te respondo qual pode ser o melhor câmbio.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [DÚVIDA] TROCA DE CÂMBIO GOL POR SANTANA
Bom, se ele não engata, então o jeito é abrir, dar uma olhada nas "luvas". Eu optaria por abrir esse câmbio.Macedo93 escreveu:Fala galera beleza ? Seguinte, meu câmbio não engata a ré nem a quinta, já troquei os reparos do trambulador e o próprio trambulador, e nada adiantou. O mecânico disse que pra abrir o meu câmbio ele me cobra R$ 200,00 e acha que é coisa miníma, que pode ser o garfo ou o eixo do câmbio e também me deu a opção de trocar o câmbio por um de Santana, me disse que não interfere em nada e é exatamente igual, procede essa informação ? ele me cobraria 200 reais pelo câmbio mais o meu. Meu carro é um gol 1.8 ap ano 93/93. Realmente compensa colocar o câmbio do Santana? abraço, agradeço desde já.
Se seu carro é um Gol 1.8 ano 93, o câmbio provavelmente é o PS, que é longo.
Todo câmbio de motor AP, as carcaças são iguais, o que muda são os modelos de câmbio, tem PX, PV, PS, PVB.
Caso queira trocar, caso queira um câmbio longo, igual ao que está atualmente no seu carro, terá que correr atrás de um PS, e o Santana 1.8 também saiu com ele.
Com o PS teoricamente o carro fica mais econômico, por andar com rotação mais baixa, tem relações mais longas.
Com o PV o carro fica com mais torque em baixa rotação, e da 1° até 5° as marchas são bem mais curtas, atinge alta velocidade bem mais rápido.
Com o PX, o carro tem 1°, 2°, 3° curta com a mesma relação do PV, e 4° e 5° com relações um pouco mais longas.
Trocar por um PX (câmbio AP 1.6) ou por um PV (o câmbio mais curto, do Gol GTS, mais curto que o PX) também não ficará ruim, ficará mais curto... mas calma aí, não ficará aquele carro muito curto que não passa de 120Km/h .
Com esses câmbios mais curtos você também atingirá altas velocidades, com o câmbio PV (o mais curto) o carro tem disposição a chegar á 210Km/h á 6.400Rpm.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531