[Turbo] Precisando de dicas!

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Diogennes
Membro
Membro
Carro: Parati CL AP 1.8 93

[Turbo] Precisando de dicas!

Mensagem por Diogennes »

Opa galera, blz?
Sem muita enrolação, estava querendo fazer um projetinho turbo e inicia-lo por Fevereiro ou Março.

Estava pensando em comprar um kit usado em boas condições é claro, de começo não pretendo injetar também, devido a que fiz todo o motor a 1 mês mas ou menos e como troquei tudo que tinha direito foi uma grana legal embora kk :nosei: , inclusive eu mesmo "fiz" o motor e tirei até algumas dúvidas aqui no fórum quanto a bronzinas e retificas.

Eu queria algumas dicas assim, quanto a turbina, a bomba de combustível, uso de catch tank, eu tenho uma noção básica assim de turbo, mas não sou aquele manjador não sabe kk, meu motor é um AP 1.8, carburado com Weber 495 TLDZ, o comando é o 49h, como fiz o motor e já estava com o turbo em mente, coloquei pistões a gasolina e atualmente estou rodando na gasolina (obvio kk), mas quando estiver turbinado pretendo passar a rodar no álcool, devido ao menor risco de quebra, apesar de que não pretendo usar muita pressão, de começo acho que 0.6 a 0.8 está legal para rodar?, queria ela forte em baixa sem me importar muito com a final.

Sou de Brasília, e aqui eu só conheço uma loja de preparação :lok: , então pretendo eu mesmo montar o kit levando no preparador apenas para fazer o acerto fino.

Sempre tem aquela perguntinha lá, o que eu quero de potência ou ganho estimado, com 150cv acho que já me dou por satisfeito kk, então desculpa se falei muito pessoal, mas é isso ai, alguém p me dar uma luz? :lok:
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: [Turbo] Precisando de dicas!

Mensagem por João Victor AP »

Bom dia !

Mano, seu projeto é bacana, entâo vamo lá...

Turbina = se você quer uma turbina que enche rápido, para ter aquela pegada em baixa, use uma Biagio 42/48.

Bomba de Combustível = você pode usar uma Dinâmica 8Bar ou Mercedes 12 Bar.

Cath Tank = é bom mandar fazer um, e usar mangueiramento bom, da BalFlex.

Linha de combustível = use mangueiras boas, da BalFlex, pré-filtro grande, filtro de combustível Vectra.

Dosador = use um Dosador 1:1 médio.

Carburador = seu TLDZ é niquelado ???? Ele tem que ser para poder rodar no Álcool de boa.

Manômetros = é bom usar de Pressão Combustível, Óleo, Turbo.

Flange Filtro de Óleo = Terá que fazer um furo nele, para colocar um niple, e assim levar óleo para a turbina.

Cárter = Será necessário fazer um retorno no seu cárter, um caninho de aço que já vem no Kit Turbo, para receber o óleo da turbina.

Bobina = Use uma Bobina Mi Bosch.

Cabos de Vela = Cabos SPA de Silicone.

Velas = Velas NGK, para um AP de 150cv, use elas de 8 graus. São mais frias.

Comando = Te recomendo a ficar com o 49H mesmo, um comando de Tucho mecânico muito bom, muitos não sabem, mas ele é um comando que prioriza o torque, o que é muito bom.

Respiro de óleo = é legal você comprar um respiro de óleo esportivo com reservatório.

Para chegar a 150cv em um AP 1.8, com 0,8Bar, e um acerto fino, você chega lá com certeza !

Abraço !
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Opa, bom dia, você por aqui me ajudando novamente :D

Me deu uma luz grande em kk, agora tenho uma noção de peças necessárias, os gastos, acho que até terminar o projeto pretendo me comunicar bastante com você kk, então.

Quanto a bomba de combustível, alguns usam mais de uma bomba, é necessário fazê-lo? E se necessário como é feita a ligação após as bombas? Elas se interligam antes do dosador?

O meu TLDZ é niquelado sim, originalmente a paratoza era a álcool, tanto que assim que peguei o carro com meu pai antes de fazer o motor, ela já estava rodando na gasolina (com pistões a álcool e giclagem para álcool, o mecânico que converteu ela para gasolina só colocou mais uma junta no cabeçote para destaxar :lok: :lok: ), ainda bem que tirei as gambira do carro tudo kk.

Também já uso a bobina MI com os cabos de silicone da SPA com as velas originais da Bosch, mas então vou troca-las pela NGK.

Conforme for surgindo as dúvidas eu posto aqui :verg:

Se tiver mais algumas dicas também, não deixe de postá-las :good: Obrigado pela ajuda, um abraço.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Pra te falar a verdade, não curto muito a ideia de comprar um Kit usado... pelo menos não uma turbina usada.

Quase sempre amigos têm problemas com esses rolos.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Opa ! Estamos sempre aqui para ajudar :D

Muitos usam mais de uma bomba, mas isso depende do projeto.
Tem cara que usa 2, 3, 4bombas de GTi 3Bar, e tem outros que já preferem usar só uma bomba de 8Bar ou 12Bar. Ou dependendo da cavalaria usa até 2 bombar 8Bar. Tudo depende do projeto.
Para seu projeto de 150cv, eu recomendo você a usar uma Bomba da Dinâmica 8 Bar, ela sozinha alimenta um Motor AP até 280cv.

Quando se usa mais de uma bomba, vou te dar um exemplo com 3 bombas : é feito um niple no cath tank, sai uma mangueira e vai um para cada entrada da bomba, depois sai uma mangueira de cada saída das bombas, e cada mangueira da bomba vai para uma entrada do Divisor de Linha, e sai tudo em uma saída só !
Divisor de linha é assim :https://http2.mlstatic.com/turbo-acesso ... 2014-Y.jpg.

Se seu TLDZ é niquelado, então tá beleza mano, só mandar cana na cuba, sem medo de ser feliz !

Mano, velas Bosch também são excelentes, só aquele grau que indiquei lá em cima não se enquadra na tabela de velas Bosch.
Pois, que eu sei as velas NGK de acordo com a numeração vai subindo, a vela é mais fria, e se numeração é menor é mais quente.
Na tabela Bosch, é o contrário da NGK, ou seja, a numeração menor indica que é mais fria, numeração maior, é mais quente.
Pesquisei sobre isso, lugar nenhum falava, descobri uma vez observando as tabelas, e comparando.
Na NKG, uma vela de AP Gasolina é de 5 Graus, e uma vela de AP Álcool é 6 graus.
Na Bosch, uma vela de AP Gasolina é de 6 e 7 Graus, e uma vela do AP Álcool é de 5 graus.

Ou seja, um Motor com taxa alta (álcool), precisa de vela fria, e no caso da NGK, a vela do AP a Álcool é mais fria, e ela tem número maior, então chega a conclusão que quanto mais o número é maior, mais fria ela é. No caso da Bosch, um AP a Álcool que precisa de vela mais fria, o número é menor, então aí percebi que Bosch é o contrário.

De acordo com a tabela Bosch, procure a vela indicada, no seu caso de acordo com a tabela da Bosch, AP a Álcool (seu motor não é a Álcool mais vai rodar com ele) é indicado vela de 5 Graus. Como o carro vai receber uma preparação, use uma vela mais fria, número menor de 4 Graus Bosch.
Se você fosse utilizar NGK, iria lá procurar a vela para AP Álcool, que é 6 graus, então para AP a Álcool Turbo, seria indicado uma vela mais fria, com número maior como 7, 8, 9 dependendo da potência.
Características velas Bosch : http://www.jaguariunajeepclube.com/Donwnloads/velas.pdf
Características velas NGK : http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... magem7.jpg

Também concordo com nosso amigo Bleidão !
Melhor comprar um Kit novo, eu não tinha percebido ali que você quer comprar kit usado.
Comprar kit usado é mais barato, mas, na maioria das vezes o barato acaba saindo caro.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

João Victor sempre dando uma aula kkkk

Então... Curto a ideia de um Turbo com TLDZ... confesso que prefiro ele do que um 2E... Difícil vai ser achar um preparador que faça o trabalho com ele. Muitos se recusam simplesmente por não entenderem como funciona um bom carburador.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:João Victor sempre dando uma aula kkkk

Então... Curto a ideia de um Turbo com TLDZ... confesso que prefiro ele do que um 2E... Difícil vai ser achar um preparador que faça o trabalho com ele. Muitos se recusam simplesmente por não entenderem como funciona um bom carburador.
Valeu mano !

Isso sobre velas, eu descobri um dia olhando as tabelas da NGK e Bosck, e vi que a numeração dos graus era diferente.
Pesquisando na internet, sabe o que achei sobre isso... Nada !
Só achei essas fotos do grau das velas, e pela cor dos números lá, só confirmou que... NGK quanto maior o número mais fria a vela, quanto menor o número mais quente é, já a Bosch é o contrário !
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Opa, Boa noite hehe.

Então, essa das velas eu já sabia porque uma vez fui correr atrás das velas originais da bosch de acordo com o catálogo, mas tinha alguns falando que a da NGK era melhor, então fui ver o catálogo de velas da NGK e vi que era totalmente o contrário kk, mas aceitando sua dica ainda vou de NGK hehe.

Sim, João sempre ajudando kk, eu gosto muito do meu carbura o TLDZ, alguns chamam de "TLDZica" mas eu não concordo muito não, ele bem acertado alimenta muito bem o motor o ruim é que desregula fácil, mas nada que atrapalha muito não então vou acabar turbinando com ele mesmo, apenas trocando a giclagem de acordo. Quanto a turbina usada, eu vou tentar achar uma nas melhores condições possíveis, que não esteja babando óleo, nem fumando e com folga axial minima e que me deixe feliz por pelo o menos uns 5 meses, até qd eu tiver uma grana legal para comprar uma nova. Quanto a bomba acho que vou acabar por comprar uma da mercedes de 12bar mesmo.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Essa diferença entre Bosch e NGK eu já sabia também! kkk
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Diogennes escreveu:Opa, Boa noite hehe.

Então, essa das velas eu já sabia porque uma vez fui correr atrás das velas originais da bosch de acordo com o catálogo, mas tinha alguns falando que a da NGK era melhor, então fui ver o catálogo de velas da NGK e vi que era totalmente o contrário kk, mas aceitando sua dica ainda vou de NGK hehe.

Sim, João sempre ajudando kk, eu gosto muito do meu carbura o TLDZ, alguns chamam de "TLDZica" mas eu não concordo muito não, ele bem acertado alimenta muito bem o motor o ruim é que desregula fácil, mas nada que atrapalha muito não então vou acabar turbinando com ele mesmo, apenas trocando a giclagem de acordo. Quanto a turbina usada, eu vou tentar achar uma nas melhores condições possíveis, que não esteja babando óleo, nem fumando e com folga axial minima e que me deixe feliz por pelo o menos uns 5 meses, até qd eu tiver uma grana legal para comprar uma nova. Quanto a bomba acho que vou acabar por comprar uma da mercedes de 12bar mesmo.
Só chama o TLDZaço de TLDZica quem realmente não entende nada de carburadores! Simplesmente o melhor carburador que saiu originalmente nos Quadrados!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Essa diferença entre Bosch e NGK eu já sabia também! kkk
KKKK :D
Acho que seria bem mais fácil se eles tivessem padronizado isso !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Olha... até acho que tentaram kkkk

Mas o tiro foi pela culatra kkkk
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Olha... até acho que tentaram kkkk

Mas o tiro foi pela culatra kkkk
KKKK :lol:
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Bom dia galera, então estou revivendo este tópico pois finalmente comprei um kitzinho, comprei usado mesmo devido a algumas coisas ($$), mas está bem conservado, a turbina está com a pequena folga normal, não a axial. Enfim, a meses atrás eu desmontei o motor na garagem de casa, enviei algumas peças pra retifica e depois montei novamente com peças novas. Então estava querendo montar o kit em casa e levar pra um preparador acertar, será que dou conta do trampo? :lok:

A turbina é uma Master Power 42/48, fiz o catchtank, falta tirar o carter pra fazer aquela solda de retorno de óleo, vou fazer a linha de combustivel nova, só que tenho dúvida em onde colocar o niple que manda óleo pra turbina? :nosei:

Valeu galera, conforme for indo vou postando aqui
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Salve Diogennes !

Cara, que bom que o projeto está seguindo em frente, evoluindo, show :D

Cara, para o niple de lubrificação, você deve ir lá na flange do filtro de óleo, fazer um furo aonde é a passagem de água, colocar uma rosca, para depois montar o niple.

Dá uma olhada no Canal DCVídeos, ele mostra vídeos sobre o que você precisa.
Retirada da Carcaça do Filtro de Óleo do Motor AP : https://www.youtube.com/watch?v=NMabKTtjFVU
PROJETO GOL GL AP 1.6 TURBO #11 - Carter e suas Adaptações : https://www.youtube.com/watch?v=bFv6PsUgH_I
PROJETO GOL GL AP 1.6 TURBO #17 - Montagem do Motor : https://www.youtube.com/watch?v=oJBsfhAHV-U

Tem muitos mais vídeos sobre preparação do Motor AP, tem vídeo sobre bomba elétrica, velas, bobinas, cath tank, downpipe, taxa de compressão, etc... tudo envolveno preparação do motor AP, vale a pena assistir !
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Salve galera, boa noite.

Agradeço muito o apoio João e Bleidão haha, estamos indo bem até agora.

Só que agora eu acho que tenho um pequeno problema, estou usando um coletor deslocado no farol, já instalei a turbina e tudo, mas o problema é que não tem muito espaço pro escape atrás :lok: ele é 3 polegadas, então é super largo e eu não sei bem o que fazer para encaixar o maldito.

Se eu soltar a porca do coxim e subir um pouco o motor, eu consigo encaixar, mas na hora de descer o escape fica encostando na lata. :bye:

Acho que vou meter umas arruelas no coxim, o que acham manos? E outra coisa, para a linha de combustível, mangueiras de 7mm de alta pressão supre a necessidade ou coloco maior?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Diogennes escreveu:Salve galera, boa noite.

Agradeço muito o apoio João e Bleidão haha, estamos indo bem até agora.

Só que agora eu acho que tenho um pequeno problema, estou usando um coletor deslocado no farol, já instalei a turbina e tudo, mas o problema é que não tem muito espaço pro escape atrás :lok: ele é 3 polegadas, então é super largo e eu não sei bem o que fazer para encaixar o maldito.

Se eu soltar a porca do coxim e subir um pouco o motor, eu consigo encaixar, mas na hora de descer o escape fica encostando na lata. :bye:

Acho que vou meter umas arruelas no coxim, o que acham manos? E outra coisa, para a linha de combustível, mangueiras de 7mm de alta pressão supre a necessidade ou coloco maior?
Vish mano !
Sobre esse problema do escapamento aí tem que ver.
Tem casos que se usa arruelas, um exemplo é quando vai colocar o Motor de Opala/Caravan 4 cilindros no Chevette, é trocado a capa seca pela do Opala, e então deve ser usado arruelas nos coxins ou uma chapa de metal sob medida para a parte do motor chegar ser parafusada no câmbio.

Mas nesse caso do Chevette é para o Motor casar com os furos do câmbio, e ele não tem coxins de motor frontal, só lateral.
No seu caso levantando o motor do seu Gol, ele vai ficar meio inclinado para trás porque só o motor está sendo erguido e o câmbio não, e isso forcará muito alguns coxins.
Caso coloque arruelas acho que a furação ali do motor não irá casar com a capa seca do câmbio porque o motor estará mais alto.
E será difícil colocar o coxin frontal, pois, com motor um pouco mais alto, não irá encaixar.

Exemplo do Swap do Chevette foi para explicar melhor sobre subir o motor. E mostrar que em alguns casos dá certo, já outros casos não dá muito certo.

Mangueira de 7mm ~ 8mm, elas até aguentam.
Mas te indico mangueiras BalFlex 3/8 (essas 3/8 polegadas correspondem em torno de 9,5mm ~ 9,6mm no sistema métrico).
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Boa noite, eu aqui novamente :qus: kk

Então João, com quase tudo pronto para dar a primeira partida, tenho mais uma dúvida kk, quantos graus iniciais devo colocar? Pra rodar no álcool com mais ou menos 1kg de pressão, e esse negócio de travar o distribuidor, o que você acha ou recomenda? Tem algum cuidado a ser tomado na primeira partida com a turbina? Tô ansioso kk :lok:
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Diogennes escreveu:Boa noite, eu aqui novamente :qus: kk

Então João, com quase tudo pronto para dar a primeira partida, tenho mais uma dúvida kk, quantos graus iniciais devo colocar? Pra rodar no álcool com mais ou menos 1kg de pressão, e esse negócio de travar o distribuidor, o que você acha ou recomenda? Tem algum cuidado a ser tomado na primeira partida com a turbina? Tô ansioso kk :lok:
Motor Turbo carburado, geralmente eles travam o distribuidor, para não ficar adiantando e atrasando o ponto.
Isso o seu preparador fará no seu carro :good:
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”