Folga nos mancais motor MD 1.6
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Folga nos mancais motor MD 1.6
Salve galera... Logo que peguei o Voyage tive a infelicidade. De ter a luz de óleo acessa a uns 500 metros de casa, forcei ele até chega em casa e no dia seguinte desmontei o carter e limpei o pescador que estava completamente entupido, porem agr que acertei o carburador, estou notando que na primeira partida do dia o motor dá uma rajadinha de uns 2seg e para. Conversando com um mecânico ele me disse que deveria ter alguma coisa nos mancais. ( Simplesmente olhado a polia do vira com o carro em funcionamento ). E disse que o carro perde potencia com isso. Essa informação pode ser verdade?
Só que fiquei na dúvida, estava me preparando para uma possível preparação no motor do carro no final do ano. Mais será que convém trocar as bronzinas agora e resolver essa rajadinha, ou não teria problema em continuar assim.
( Sempre que vou dar a partida espero a luz de óleo apagar, forçando no motor de arranque)
Agradeço pela força
Só que fiquei na dúvida, estava me preparando para uma possível preparação no motor do carro no final do ano. Mais será que convém trocar as bronzinas agora e resolver essa rajadinha, ou não teria problema em continuar assim.
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- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Se está com as bronzinas/casquilhos gastos, o correto, e o que deverá ser feito é a troca das bronzinas.
E caso tenha desgaste no virabrequim, se ele for STD e for pouco desgaste um polimento nos moentes e munhões resolve.
Mas caso seja um desgaste maior, será necessário alterar a medida, retificando ele.
Se você pensa em preparação, então é obrigação sua deixar esse motor uma jóia para preparar.
Então, com certeza trocar só bronzinas não adianta, logo logo estraga outra parte como Bomba de Óleo, o motor começa a fumar, etc... por isso já é bom investir mais e deixar esse motor novinho... colocar kit de pistões e anéis novos, retífica no cabeçote, kit de bronzinas para bielas novos, retentores e juntas novas... assim o motor estará com saúde.
Mas lembrando, uma coisa que a maioria se esquece, é que depois de montar o motor depois de retificado é que deve se esperar o período de amaciamento que ocorre nas primeiras centenas de quilômetros do motor.
Quando estiver amaciando, não pode-se forçar o motor, tem que sempre trocar as marchas em baixas rotações. E você sentirá o motor mais amarrado, mas não force ele.
E caso tenha desgaste no virabrequim, se ele for STD e for pouco desgaste um polimento nos moentes e munhões resolve.
Mas caso seja um desgaste maior, será necessário alterar a medida, retificando ele.
Se você pensa em preparação, então é obrigação sua deixar esse motor uma jóia para preparar.
Então, com certeza trocar só bronzinas não adianta, logo logo estraga outra parte como Bomba de Óleo, o motor começa a fumar, etc... por isso já é bom investir mais e deixar esse motor novinho... colocar kit de pistões e anéis novos, retífica no cabeçote, kit de bronzinas para bielas novos, retentores e juntas novas... assim o motor estará com saúde.
Mas lembrando, uma coisa que a maioria se esquece, é que depois de montar o motor depois de retificado é que deve se esperar o período de amaciamento que ocorre nas primeiras centenas de quilômetros do motor.
Quando estiver amaciando, não pode-se forçar o motor, tem que sempre trocar as marchas em baixas rotações. E você sentirá o motor mais amarrado, mas não force ele.
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Em complemento ao informado acima pelo amigo João, voce tem que investigar porque o motor está com borra. A borra é tão perigosa que pode até fundir o motor. Geralmente ela é causada quando a pessoa negligência a troca do óleo ou quando usa combustível batizado com solvente.
Troque o óleo a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º. E combustível barato é sinal de batismo na certa.
Troque o óleo a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º. E combustível barato é sinal de batismo na certa.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
O que acontece é que esse Voyage veio de um longo período sem manutenção... Onde era somente completado o óleo... E ficou uns bons anos parados acredito que esse seja o motivo dá borra agr. Com relação as bronzinas acredito que deve ter algum.a avaria nelas agora não sei se vale a pena troca somente elas agora ( afim de evitar um desgaste excessivo ) se no final do ano pretendo fazer o motor inteiro
Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Não pode ficar só completando o óleo... se tem que trocá-lo a cada 6 meses rodando ou não com o carro, acredito então que foi essa a causa da borra.Riei escreveu:O que acontece é que esse Voyage veio de um longo período sem manutenção... Onde era somente completado o óleo... E ficou uns bons anos parados acredito que esse seja o motivo dá borra agr. Com relação as bronzinas acredito que deve ter algum.a avaria nelas agora não sei se vale a pena troca somente elas agora ( afim de evitar um desgaste excessivo ) se no final do ano pretendo fazer o motor inteiro
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- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Caramba mano, então esse motor deve ter borra demais, demais.Riei escreveu:O que acontece é que esse Voyage veio de um longo período sem manutenção... Onde era somente completado o óleo... E ficou uns bons anos parados acredito que esse seja o motivo dá borra agr. Com relação as bronzinas acredito que deve ter algum.a avaria nelas agora não sei se vale a pena troca somente elas agora ( afim de evitar um desgaste excessivo ) se no final do ano pretendo fazer o motor inteiro
Assim como o Rodox falou, é usar óleo bom, viscosidade correta (15w40 ou 20w50), que tenha um API bom, e sempre trocar a cada 6 meses ou 10.000Km rodados.
Já faça esse motor inteiro mesmo mano, mas não demore muito tempo, não vale a pena trocar só as bronzinas.
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Recentemente retirei a tampa de válvulas e o carter e fiz uma limpeza com um descarbonizante. Mais concerteza ficou alguma coisa nos dutos. Mais hoje uso o óleo Mobil 20w50 API SM
Será que essa folga nos mancais pode fazer o carro ter uma perda de potência?
Vlw pelas dicas pessoal
Será que essa folga nos mancais pode fazer o carro ter uma perda de potência?
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- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Com folgas excessivas o motor perde um pouco do seu "fôlego" sim, por causa do aumento da vibração do conjunto, isso prejudica o virabrequim e todo o conjunto.Riei escreveu:Recentemente retirei a tampa de válvulas e o carter e fiz uma limpeza com um descarbonizante. Mais concerteza ficou alguma coisa nos dutos. Mais hoje uso o óleo Mobil 20w50 API SM
Será que essa folga nos mancais pode fazer o carro ter uma perda de potência?
Vlw pelas dicas pessoal
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- bleidao
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Se for preparar o motor tem que fazer ele todo.
Quanto à presença de "borras" é mais um motivo para abrir o motor.
O desgaste hoje nos mancais são indícios de que outras partes móveis também serão comprometidas logo logo.
Quanto à presença de "borras" é mais um motivo para abrir o motor.
O desgaste hoje nos mancais são indícios de que outras partes móveis também serão comprometidas logo logo.
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- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Isso aíbleidao escreveu:Se for preparar o motor tem que fazer ele todo.
Quanto à presença de "borras" é mais um motivo para abrir o motor.
O desgaste hoje nos mancais são indícios de que outras partes móveis também serão comprometidas logo logo.

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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
o jeito e encostar logo o carango, pra fazer um geral no motor... vlw galera pelas dicar!! 

- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Isso aí mano !Riei escreveu:o jeito e encostar logo o carango, pra fazer um geral no motor... vlw galera pelas dicar!!
O correto é retificar esse MD e deixar ele com todas peças novas

Estaremos sempre dispostos a ajudar !
Abraço !
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
galera so aproveitando o gancho do topico oque vcs acham que um motor montando com a marca MALHE e KS aguentaria uma turbininha ou é melhor partir pras peças forjadas?
- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Monte casquilhos, pitões, pinos, travas, anéis... tudo da Mahle / MetalLeve.Riei escreveu:galera so aproveitando o gancho do topico oque vcs acham que um motor montando com a marca MALHE e KS aguentaria uma turbininha ou é melhor partir pras peças forjadas?
Juntas, retentores use tudo da Sabó.
MetalLeve é a mesma Mahle, isso porque em 1996 a MetalLeve foi vendida para a Mahle.
Com a compra então, passou a se chamar Mahle/MetalLeve.
Recomendo você também a balancear todas as bielas e os pistões, deixado as peças com o mesmo peso, isso irá ajudar demais.
Mas isso é opcional, caso opte por fazer é muito bom, melhora o funcionamento do motor.
Cara, se usar pistão e biela original, o MD aguenta sim até uns 200cv.
Eu já pensara em Turbo muito futuramente, depois de montado ainda terá que amaciar o motor, não poderá forçar ou atingir altas rotações.
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Tranquilo então... a meta é chegar a uns 150~170cv mais aí já é assunto para outro tópico. Vlw!! Pelas dicas
- João Victor AP
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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Por nadaRiei escreveu:Tranquilo então... a meta é chegar a uns 150~170cv mais aí já é assunto para outro tópico. Vlw!! Pelas dicas

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Re: Folga nos mancais motor MD 1.6
Respondam minha pergunta la.....
é sobre rebaixar na fixa
é sobre rebaixar na fixa