Como instalar o fio do interruptor do freio de mão?

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

ROGRIGO
Membro
Membro
Carro:

Como instalar o fio do interruptor do freio de mão?

Mensagem por ROGRIGO »

Por favor, alguém aí me ajude!
Comprei um golzinho 91 e ao verificar que o led indicativo do freio de mão não estava acendendo, constatei que o interruptor do mesmo sequer estava ligado. Não há fio algum e não quero morrer na mão do eletricista porque estou sem dinheiro.
Se alguém tiver uma luz, agradeço.
walter
Membro
Membro
Carro:

Re: Como instalar o fio do interruptor do freio de mão?

Mensagem por walter »

bom amigo, o freio de mau tem que ter a parte funcinal no painel, tenho um 94 sentado no banco do motorista debaixo do volante tem um tampa + ou - 15x30 que tampa toda aparte dos fusivel tem 4 prafusos , vc tira ela, a tua direita vc ve um chicote com 2 fios, 1 deles e do freio de mao, lembrando que é negativo, pra ligar a lampada ele usa corente positiva que ja tem n painel," malha", verifique ele se esta conectado e segue um deles que vai dar no freio de mao, aié so colocar o interruptor ligando e cortando a corrente negativa, que pega na propia lata chessis, so que pra funcionar teu paineu tem
que esta tudo em funcionamento, espero ter ajudado
Gol CHT 1000 convertido 1.6
ANO 1993/1994
AINDA CÂMBIO DE 1000
carburador weber 460
JuulinxD
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6

Mensagem por JuulinxD »

ROGRIGO escreveu:Por favor, alguém aí me ajude!
Comprei um golzinho 91 e ao verificar que o led indicativo do freio de mão não estava acendendo, constatei que o interruptor do mesmo sequer estava ligado. Não há fio algum e não quero morrer na mão do eletricista porque estou sem dinheiro.
Isso ai Rodrigo como o Walter disse, esse fio ele sai dai perto do freio de mão e passa ai debaixo do assoalho e aterra na caixa de fusíveis, depois a mesma cor desse fio idêntico vai para o plug do painel.
Para ficar mais fácil onde o plug do painel se encaixa fala ali qual fitilha ( linha ) da malha passa a corrente do freio de mao e só da uma olhada e ver a cor do fio positivo e conferir lá na caixa de fusíveis e ligar o negativo. Não tem erro
Imagem

[glow=red]Gol CL 1988 AP 1.6 Azul ilhéus[/glow] --[glow=black][ x ] viewtopic.php?f=1&t=37600[/url][/glow][/b]
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Mensagem por AdrianoSocial »

JuulinxD escreveu:
ROGRIGO escreveu:Por favor, alguém aí me ajude!
Isso ai Rodrigo como o Walter disse, esse fio ele sai dai perto do freio de mão e passa ai debaixo do assoalho e aterra na caixa de fusíveis, depois a mesma cor desse fio idêntico vai para o plug do painel.
Para ficar mais fácil onde o plug do painel se encaixa fala ali qual fitilha ( linha ) da malha passa a corrente do freio de mao e só da uma olhada e ver a cor do fio positivo e conferir lá na caixa de fusíveis e ligar o negativo. Não tem erro
Faz 5 anos que o Rodrigo arrumou esse fio.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Rapaz... se ele não arrumou esse fio, creio que nem freio de mão deva ter mais! Mais de 5 anos, mano... viajou!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Rapaz... se ele não arrumou esse fio, creio que nem freio de mão deva ter mais! Mais de 5 anos, mano... viajou!
JuulinxD desenterrou o tópico man...
5 anos...muita coisa...acho que esse Rodrigo nem comenta mais no CDGQ :D
JuulinxD escreveu: Isso ai Rodrigo como o Walter disse, esse fio ele sai dai perto do freio de mão e passa ai debaixo do assoalho e aterra na caixa de fusíveis, depois a mesma cor desse fio idêntico vai para o plug do painel.
Opa...e como assim ? Aterrar na caixa de fusíveis ?
Que eu saiba, nesse tempo que mecho com elétrica automotiva, eu nunca vi nenhum VW Quadrado com fios que podem ser usados como terra lá na caixa de fusíveis, os terras são aterrados em pontos negativos como lataria, ou no próprio polo negativo da bateria.
E não existe esse papo da mesma cor do terra ir para plug do painel, todos os instrumentos, luzes, componentes usam apenas um fio marrom, que aterra o painel inteiro, e não tem nenhum outro fio marrom no carro que não seja terra.
Editado pela última vez por João Victor AP em 26 Jul 2016, 13:37, em um total de 1 vez.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Tentei levar com humor, João...

Relaxa... estamos aqui para debater tudo para tentar ajudar. Eu sou um que não faço nada sem debater a respeito antes.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Tentei levar com humor, João...

Relaxa... estamos aqui para debater tudo para tentar ajudar. Eu sou um que não faço nada sem debater a respeito antes.
Eu também levei no humor :D
Mas achei muito estranho esse papo de "aterrar um fio negativo na caixa de fusíveis", falei numa boa KKKK :D

Abraço !
Masson
Membro
Membro
Carro: Gol GTS 92

Mensagem por Masson »

Bom ja que o topico foi desenterrado, vou usar este mesmo pra nao criar outro.

Ja disse em outro topico que a eletrica do meu GTs adquirido recentemente esta com a eletrica lastimavel.

Com ajuda do Joao e o Bleidao, meu GTS ja esta com os milhas redondos instalados e funcionando, fora todo o chicote dos milhas e neblinas que refiz, tudo 100% funcionando.

Agora, chegou a hora do interruptor do freio de mao.

Qual e o esquema eletrico dele e por onde este fio passa? Por debaixo do carpete ou por baixo do assoalho.

Preciso identificar este fio ate a chegada dele no painel para acender o led.

Valeu
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Masson escreveu:Bom ja que o topico foi desenterrado, vou usar este mesmo pra nao criar outro.

Ja disse em outro topico que a eletrica do meu GTs adquirido recentemente esta com a eletrica lastimavel.

Com ajuda do Joao e o Bleidao, meu GTS ja esta com os milhas redondos instalados e funcionando, fora todo o chicote dos milhas e neblinas que refiz, tudo 100% funcionando.

Agora, chegou a hora do interruptor do freio de mao.

Qual e o esquema eletrico dele e por onde este fio passa? Por debaixo do carpete ou por baixo do assoalho.

Preciso identificar este fio ate a chegada dele no painel para acender o led.

Valeu
Fala ai, irmão... obrigado pela consideração... mas não acho que ajudei muito com seu GTS... vamos falando e quem executa é você. Logo, você é o responsável por cada melhoria que vem acontecendo.

Quanto ao fio do freio de mão, ele tem que passar por baixo do carpete.
Masson
Membro
Membro
Carro: Gol GTS 92

Mensagem por Masson »

Valeu Bleidao.. depois vou criar um topico com fotos do meu carro, o antes e o depois... e as melhorias.

Bom sabendo disso, vou investigar embaixo do carpete e tentar encontrar o fio.

Meu carro foi inteiro reformado, teve o motor e o interior desmontado para pintura. Na remontagem o antigo dono nao teve capricho nenhum e sobrou pra minha pessoa colocar tudo em ordem.

Um dia chego lá hahah
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Mas isso que é bom... ter algo para fazer para te ocupar nos fins de semana.
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

bleidao escreveu: Quanto ao fio do freio de mão, ele tem que passar por baixo do carpete.
Fica preso na travessa central que fica em baixo do banco do motorista.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Haruji_Sato escreveu:
bleidao escreveu: Quanto ao fio do freio de mão, ele tem que passar por baixo do carpete.
Fica preso na travessa central que fica em baixo do banco do motorista.
Mano... saberia me dizer como são as travas?

O meu fica solto ali...
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

É como o bleidão disse. A gente vai apenas falando, mas, quem faz as melhorias no carro é você.

Fico feliz em saber que meus tutoriais lhe ajudaram para você montar os milhas e neblinas !
Esse esquema da ligação do freio de mão eu sei :D

Acabei de fazer esse Tutorial aqui para te ajudar : http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=37924

Abraço !
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

bleidao escreveu: Mano... saberia me dizer como são as travas?

O meu fica solto ali...
Cinta hellerman/"enforca gato"/"arame de rico". Nas pontas deve ter dois furos próximos pra passar a cinta (desde que a travessa seja original, os paralelos não tem os furos)
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Vou verificar em breve no meu carro...

Ai coloco as abraçadeiras de Nylon/Enforca Gato/Arame de Rico/Hellerman. kkkkkkkkkkk

Valeu pela ajuda, irmão!!!

Vou procurar porque gosto de detalhes como esses.
uvsoliveira
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por uvsoliveira »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu:Tentei levar com humor, João...

Eu também levei no humor :D
Mas achei muito estranho esse papo de "aterrar um fio negativo na caixa de fusíveis", falei numa boa KKKK :D

Abraço !
Boa Tarde, saberia me dizer qual o fio que vai para o painel de instrumentos responsável pela luz do freio de mão, a minha não está acendendo. já peguei o fio e coloquei direto na lata, mas nada aconteceu, ele pode estar quebrado em algum canto ou a luz de led, queimou, precisaria saber qual a posição dele.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Pega o fio que está no interruptor e aterra na lataria. Se acender, o problema está no interruptor e, caso não acenda, terá que conferir do chicote até o painel.
uvsoliveira
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por uvsoliveira »

já fiz isso, não acende, pelo jeito vou ter que ver o chicote até o painel, se eu não me engano vc informou que o fio do frei o de mão é o de posição número 2 do chicote do painel, aquele com 6 fios, acho que vou descascar ele e fazer uma ponte alí e colocar na lata pra ver, se acender aí saberei que está quebrado em algum lugar, se não, saberei que é o led. tem também o fio que vai para o reservatório de óleo de freio..
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”