Mas eu estou falando com tala 185.Giovani Rodriguez escreveu:Bleidao está certo! usei por um bom tempo as rodas originais 13 com pneus 175 70 recomendados pela VW e deixava a desejar em curvas, joga muito de traseira, suspensão original também.bleidao escreveu:Eu já acho que ele joga muito a traseira com a suspensão original.
[Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Rodox
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Mesmo assim rodox, o nosso querido gol é um dos piores carros de curva, pode colocar 205/45 R15 que um Escort xr3 mk4 com 185/60 R14 vai curvar melhor. É simples: observe de lado o seu gol, o motor está quase todo a frente das rodas dianteiras, logo por um simples cálculo de torque vemos que o peso do motor em relação ao eixo motriz força a parte traseira para cima, diminuindo o atrito das rodas traseiras, fora o fato de que a maior parte do peso está da metada para frente. Por essa razão em carros tração dianteira o correto é que o motor fique igual ao golf/Escort etc. Já do lado do Escort, ele tem suspensão independente nas 4 rodas, coisa que até hj é raro. Sua distribuição de peso é ótima pois o motor fica mais próximo do centro do carro e na frente somente o radiador. Se tivesse grana ilimitada, iria tentar colocar o câmbio de golf mk3 no quadrado e adaptar o motor naquela posição.
Deixa eu parar de filosofar, uma visão de engenharia aqui. Lembro bem do meu Verona LX CHT com 175/70 R13 e susp independente nas 4 rodas. Ele fazia curva 10x melhor que meu gol. Mas estou querendo melhorar o gol, para isso queria baixar um pouco, o negocio de rebaixar é que o centro de gravidade do carro fica mais próximo do chão, dificultando capotagem e melhorando atrito em curvas. Mas como fazer isso sem rebaixar muito e sem perder conforto?
Deixa eu parar de filosofar, uma visão de engenharia aqui. Lembro bem do meu Verona LX CHT com 175/70 R13 e susp independente nas 4 rodas. Ele fazia curva 10x melhor que meu gol. Mas estou querendo melhorar o gol, para isso queria baixar um pouco, o negocio de rebaixar é que o centro de gravidade do carro fica mais próximo do chão, dificultando capotagem e melhorando atrito em curvas. Mas como fazer isso sem rebaixar muito e sem perder conforto?
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Daniel, muito interessante sua explanação sobre o assunto, me fez lembrar um vídeo que assisti no canal do Rubinho que ele testa o gol, Escort xr3 e Kadet e ele diz que o melhor de curva é o Escort.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Acelerados? Ótimo canal. Se eu não tivesse essa tara com os quadrados desde criança, não tinha trocado meu Verona. Ele bate na cara de muito carro nesse quesito.AdrianoSocial escreveu:Daniel, muito interessante sua explanação sobre o assunto, me fez lembrar um vídeo que assisti no canal do Rubinho que ele testa o gol, Escort xr3 e Kadet e ele diz que o melhor de curva é o Escort.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Simplesmente o Gol foi criado para ser um carro popular. Infelizmente não temos os recursos como suspensão independente. A altura foi uma exigência do Governo que, ao invés de nos dar boas estradas, prefere que levantemos os veiculos.
Pode observar a altura dos veículos europeus e comparar com os brasileiros.
Siiiiim... fazer um bom trabalho na suspensão aumenta a estabilidade do carro.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Exato! Como não quero largar meu Gol por um Escort de forma alguma (se sobrasse grana eu teria um escort ser perder o Gol), o que se fazer, de forma barata, para melhorar a estabilidade do Golzera?bleidao escreveu:Simplesmente o Gol foi criado para ser um carro popular. Infelizmente não temos os recursos como suspensão independente. A altura foi uma exigência do Governo que, ao invés de nos dar boas estradas, prefere que levantemos os veiculos.
Pode observar a altura dos veículos europeus e comparar com os brasileiros.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Preparar o conjunto completo da suspensão.
Isso inclui na redução das torres e das molas. Para que a suspensão não perca sua funcionalidade.
Isso inclui na redução das torres e das molas. Para que a suspensão não perca sua funcionalidade.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Da uma pesquisada, já lançaram suspensão preparada para rebaixar carros, digo nova de fábrica. Só lembro que é caro e não me lembro o fabricante.
Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Daniel,
Acho que você está exagerando... gol não é tão ruim assim... meu pai tinha uma Caravan 1981 - 2.5-L... isso sim era uma desgraça na curva.
Acho que você está exagerando... gol não é tão ruim assim... meu pai tinha uma Caravan 1981 - 2.5-L... isso sim era uma desgraça na curva.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Para, Rodox... Caravan segura muito na curva. Eu ando sempre de Caravan. Pensa num carro bom para curvar.
Ai vai também do braço do motorista, porque o que sai é a dianteira, então as curvas tem que ser trancando o pé que ela vai numa boa. Giro alto sempre.
Ai vai também do braço do motorista, porque o que sai é a dianteira, então as curvas tem que ser trancando o pé que ela vai numa boa. Giro alto sempre.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Se me disser que o freio da Caravan é lixo, ai eu concordo.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Meu pai teve 2 Caravans 4 cilíndros... uma 1978 (de 1981 a 1988) e uma 1981 (de 1988 a 1998)... eu dirigi esta última e falo que é um lixo de curva... e também meu pai não gostava da estabilidade delas nas curvas...bleidao escreveu:Para, Rodox... Caravan segura muito na curva. Eu ando sempre de Caravan. Pensa num carro bom para curvar.
Ai vai também do braço do motorista, porque o que sai é a dianteira, então as curvas tem que ser trancando o pé que ela vai numa boa. Giro alto sempre.
E lembro que tinha gente que até colocava dois sacos de cimento para melhorar a estabilidade nas curvas do Opala e da Caravan.
Rodox
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Se bem que a Caravan que ando é levemente rebaixada. Suspensão preparada.
Mas mesmo assim... ela não joga a traseira. A dianteira sai muito. E qualquer manobra brusca já manda um drift sem querer.
Mas mesmo assim... ela não joga a traseira. A dianteira sai muito. E qualquer manobra brusca já manda um drift sem querer.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Galera, se a suspensão estiver ruim não vai fazer curva nem gol, nem caravan, nem verona e nem ferrari.
Para melhorar a estabilidade não tem mistério, pneus mais largos e mais chão.
Meu santana quando estava com meu pai rodavam com rodas aro 14 com pneus 185/65/14 como manda o manual.
Meu antigo quadrado andava com pneus 175/70/13 e fazia mais curva que o santana fácil.
O santana saia muito de traseira e as vezes saia de uma só vez. O golzinho dava umas traseiradas monstruosas mas a velocidade era bem maior em comparação com o santana.
Sempre ia pra Bertioga, antes com o santana e depois com o gol, quem conhece sabe que tem umas curvinhas enjoadas de se fazer rápido. Comparando os carros com suspensão e pneus medida original, o gol era mais duro e fazia mais curva, o santana é muito mais confortável porém o pneu cantava a cada curva.
Hoje o santana anda baixo de aro 16 com pneus 195/50 e não tem comparação.
Para melhorar a estabilidade não tem mistério, pneus mais largos e mais chão.
Meu santana quando estava com meu pai rodavam com rodas aro 14 com pneus 185/65/14 como manda o manual.
Meu antigo quadrado andava com pneus 175/70/13 e fazia mais curva que o santana fácil.
O santana saia muito de traseira e as vezes saia de uma só vez. O golzinho dava umas traseiradas monstruosas mas a velocidade era bem maior em comparação com o santana.
Sempre ia pra Bertioga, antes com o santana e depois com o gol, quem conhece sabe que tem umas curvinhas enjoadas de se fazer rápido. Comparando os carros com suspensão e pneus medida original, o gol era mais duro e fazia mais curva, o santana é muito mais confortável porém o pneu cantava a cada curva.
Hoje o santana anda baixo de aro 16 com pneus 195/50 e não tem comparação.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Ex: Santana GL2000I ano 1995
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
JCX escreveu:"Galera, se a suspensão estiver ruim não vai fazer curva nem gol, nem caravan, nem verona e nem ferrari..."



Me lembrei da propaganda da Cofap:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=XjyoKtXCcbY[/BBvideo]
Rodox
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- DanielGT
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Rodox, não to exagerando não. ele é até bom de curva perto de opala e caravan, que tem o peso na frente com tração traseira. Todo muscle car. Mas perto de um projeto como o do escort, ele nem brinca. O Golf MK3 é muito bom de cura tb. mas interessei sobre esses kits amortecedor e molas, preparados para que a suspensão baixe um pouco e fique mais dura, mas sem tirar o trabalho dela. Como é o nome disso?
- JCX
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Rodox, me rachei de tanto rir agora. Kkk...
Não lembro de ter visto esse comercial que exemplificou a diferença sentida ao dirigir o quadrado e o santana.
Bela sacada
Não lembro de ter visto esse comercial que exemplificou a diferença sentida ao dirigir o quadrado e o santana.
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Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Suspensão Esportiva?DanielGT escreveu:Rodox, não to exagerando não. ele é até bom de curva perto de opala e caravan, que tem o peso na frente com tração traseira. Todo muscle car. Mas perto de um projeto como o do escort, ele nem brinca. O Golf MK3 é muito bom de cura tb. mas interessei sobre esses kits amortecedor e molas, preparados para que a suspensão baixe um pouco e fique mais dura, mas sem tirar o trabalho dela. Como é o nome disso?
Rodox
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Suspensão fixa tebão com amortecedores originais Nakata, nada de amortecedor recondicionado como de costume das suspensões fixas. Nakata preparou na medida certa. E ainda tem garantia de dois anos
- JCX
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?
Não queria fazer propaganda mas a tebão matou a pau com essa parceria com a nakata.Giovani Rodriguez escreveu:Suspensão fixa tebão com amortecedores originais Nakata, nada de amortecedor recondicionado como de costume das suspensões fixas. Nakata preparou na medida certa. E ainda tem garantia de dois anos
Sobre a garantia funciona assim:
03 anos para amortecedores NAKATA pela Tebão Suspensões
01 ano para molas
02 anos para tubos e flages para rosca
Tenho o kit rosca tebão performance no meu santana e não tenho nada a reclamar.
Só troco de suspensão por fixa ou ar com amortecedores nakata
Qualquer amortecedor rebaixado/encurtado/retrabalhado (chamem do jeito que quiser) em qualquer loja é recondicionado.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
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