[AJUDA] GANHEI MEU PRIMEIRO CARRO

Area destinada para tópicos diversos que ainda não tenha categoria especifica.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
lucasaj
Membro
Membro
Carro: Gol AP 1.8 1993

[AJUDA] GANHEI MEU PRIMEIRO CARRO

Mensagem por lucasaj »

Bom dia Pessoal!
Acabei de entrar aqui no fórum e não sou muito experiente com carros, principalmente se falando em manutenção.
Mas acho que aqui nesse fórum encontrarei formas para tirar minhas dúvidas e esclarecer algumas coisas, espero que me ajudem.

Enfim, vamos ao assunto. Meu pai acabou de comprar um carro novo, e como não conseguiu vender o antigo dele, me deu de presente o seu antigo. É um GOL AP 1.8 1993, não muito conservado. Dos problemas do carro estes são alguns:
- Direção está folgada, dá pra sentir principalmente quando em terrenos mais difíceis.
- Embreagem está incrivelmente muito pesada.
- Caixa de marchas está dura mas funcionando normal.
- O sistema de ventilação, de som, aquele negócio que esguicha água nos vidros não estão funcionando.
- Quando se passa dos 80 km/h você começa a sentir um cheirinho de queimado, não sei o que pode ser.
- Na hora de dar a partida tem que dar várias aceleradas, pois se só ligar o carro ele morre.

[DÚVIDA] O problema é: Será que vale a pena eu gastar uma grana para consertar o carro e o deixar bom para uso novamente? Ou é melhor vender e juntar para comprar um seminovo, sei lá. Segundo meu pai eu gastaria mais de 1000 reais na manutenção.

Agradeço a todos que compartilharem suas opiniões.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: [AJUDA] GANHEI MEU PRIMEIRO CARRO

Mensagem por João Victor AP »

lucasaj escreveu: - Direção está folgada, dá pra sentir principalmente quando em terrenos mais difíceis.
Cara, em muitos casos de folga é só trocar o rolamento, já resolve seu problema e não é muito caro não!
lucasaj escreveu: - Embreagem está incrivelmente muito pesada.
Pode ser o cabo que esteja mal regulado, o cabo ruim, ou platô danificado.
lucasaj escreveu: Caixa de marchas está dura mas funcionando normal.
Este problema de Caixa de Marchas Dura pode ser muita coisa, complicado, e esse problema pide ser causado por embreagem que pode não estar muito eficiente e não esta conseguindo parar o volante do motor para que ocorra a troca de marchas.
Ou pode ser que as buchas do trambulador estejam desgastadas e isto pode fazer com que o cambio pareça duro também.
lucasaj escreveu: - O sistema de ventilação, de som, aquele negócio que esguicha água nos vidros não estão funcionando.
Isso pode ser fusíveis, o sistema de ventilação usa fuaíveis, eu faço tutoriais de elétrica, já fiz do limpador e do esguicho, em breve vou falar do sistema de ventilação.
lucasaj escreveu: - Quando se passa dos 80 km/h você começa a sentir um cheirinho de queimado, não sei o que pode ser.
Pode ser a embreaegem gasta, pois você disse que esse cheiro aparece depois de 80, mas com a embreagem gasta o carro fica mais fraco.
lucasaj escreveu: - Na hora de dar a partida tem que dar várias aceleradas, pois se só ligar o carro ele morre.
Se for a Álcool é normal de manhã o carro não pegar facilmente.
Mas se ele estiver muito ruim para pegar pode combustível batizado ou a vela esteja velha.
Tem outros itens como Bobina, cabos dr vela, carburador que influenciam muito na ignição.
Verificar se a bobina está esquentando muito.
Veja se os cabos de velas estão em boas condições.
Dê uma olhada na tampa do distribuidor e veja se a mesma não eatá muito velha
É bom fazer uma limpeza no carburador.
lucasaj escreveu: [DÚVIDA] O problema é: Será que vale a pena eu gastar uma grana para consertar o carro e o deixar bom para uso novamente? Ou é melhor vender e juntar para comprar um seminovo, sei lá. Segundo meu pai eu gastaria mais de 1000 reais na manutenção.
Você que escolhe se quer ficar com o VW Quadrado.
Os Quadrados são muito bons, a mecânica deles (Air-Cooled, CHT, AP) é muito fácil de fazer manutenções e é confiável.

Abraço !
lucasaj
Membro
Membro

Mensagem por lucasaj »

Olá João Vitor! Muito obrigado por responder.

Acho que o problema do cheiro de queimado realmente pode ser o que você disse.

Quanto a partida, ele falha muito mesmo, se eu ligar o carro e não ficar acelerando ele morre.. As vezes quando estou em um cruzamento ou paro em um sinal o carro do nada morre, sem explicação, é muito chato ter que ficar acelerando , ele só é abastecido com gasolina.

Um outro problema que eu não sei se tem solução, é quanto ao consumo do carro. Você sabe alguma forma para diminuir o consumo? Nem que tenha que reduzir o desempenho, andar com ele na cidade vai me fazer gastar muito..

A minha dúvida sobre ficar com o carro é mais pela manutenção, será que eu vou ter que sempre ficar trocando peças, gastando e gastando para manter o carro? Tenho medo de ficar no prego com ele, visto que não sou experiente.

Obrigado!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

lucasaj escreveu:Olá João Vitor! Muito obrigado por responder.

Quanto a partida, ele falha muito mesmo, se eu ligar o carro e não ficar acelerando ele morre.. As vezes quando estou em um cruzamento ou paro em um sinal o carro do nada morre, sem explicação, é muito chato ter que ficar acelerando , ele só é abastecido com gasolina.

Um outro problema que eu não sei se tem solução, é quanto ao consumo do carro. Você sabe alguma forma para diminuir o consumo? Nem que tenha que reduzir o desempenho, andar com ele na cidade vai me fazer gastar muito..

A minha dúvida sobre ficar com o carro é mais pela manutenção, será que eu vou ter que sempre ficar trocando peças, gastando e gastando para manter o carro? Tenho medo de ficar no prego com ele, visto que não sou experiente.

Obrigado!
Esse problema de falhar muito e apagar Talvez pode ser uma regulagem no carburador, regulagem na mustura !
Seu carburador é um TLDZ ou 2E ????
Dê uma olhada também em velas, cabos de vela e bobina, isso pode influenciar muito.

A manutenção do Motor AP é simples, fácil, e as peças são baratas.
Se você quer aprender sobre mecânica é só ver Vídeo no YouTube sobre manutenção do AP, um canal que fala disso é o DCVídeos canal muito bom. Existem manuais dos motores para baixar na net, e se você tiver com muitas dúvidas é só criar um tópico aqui no fórum, assim vamos te ajudar.
Eu gosto muito de manutenção do AP, MD, e tudo fui aprendendo com o tempo.

Sobre o consumo, basta andar com Gasolina de postos de confiança, e se seu carro nunca utulizou aditivada, nem pense em colocar, assim ela vai limpando todo o sistema e sujando e entupindo tudo lá na frente.
Outra dica é sempre andar com o carburador limpo e regulado. E lembre-se de não pisar muito quando estiver querendo economizar, troque de marcha em rotações baixas e médias, e quando se quer economia nunca troque de marcha em rotações altas.

Sobre a pergunta :
''será que eu vou ter que sempre ficar trocando peças, gastando e gastando para manter o carro?''
Você não vai gastar muito com ele, as manutenções são baratas.
De 6 em 6 meses (ou a cada 10 mil Km)você vai trocar o óleo, e o filtro de óleo.
A cada 40 Mil você vai trocar o fluido de freio.
Trocar correia dentada; de for paralela geralmente duram em média 40mil a 60mil km, as originais duram mais e são trocadas entre 80mil.
Algumas manutenções você é ''obrigado'' a fazer, mas no caso do VW Quadrado, elas não são caras.

Abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

O carro morrendo pode estar precisando de um talento no carburador. Carro a gasolina quando está com carburador zoado tende a ser ruim para ligar também. Mas tem que olhar todo o conjunto mecânico. Pelos problemas que você apresentou, a embreagem também parece que vai te deixar na mão. Sabe me dizer se as marchas entram certinhas (mesmo duras)?
lucasaj
Membro
Membro

Mensagem por lucasaj »

João Victor AP escreveu:
lucasaj escreveu:Olá João Vitor! Muito obrigado por responder.

Obrigado!
Esse problema de falhar muito e apagar Talvez pode ser uma regulagem no carburador, regulagem na mustura !
Seu carburador é um TLDZ ou 2E ????
Dê uma olhada também em velas, cabos de vela e bobina, isso pode influenciar muito.

A manutenção do Motor AP é simples, fácil, e as peças são baratas.
Se você quer aprender sobre mecânica é só ver Vídeo no YouTube sobre manutenção do AP, um canal que fala disso é o DCVídeos canal muito bom. Existem manuais dos motores para baixar na net, e se você tiver com muitas dúvidas é só criar um tópico aqui no fórum, assim vamos te ajudar.
Eu gosto muito de manutenção do AP, MD, e tudo fui aprendendo com o tempo.

Sobre o consumo, basta andar com Gasolina de postos de confiança, e se seu carro nunca utulizou aditivada, nem pense em colocar, assim ela vai limpando todo o sistema e sujando e entupindo tudo lá na frente.
Outra dica é sempre andar com o carburador limpo e regulado. E lembre-se de não pisar muito quando estiver querendo economizar, troque de marcha em rotações baixas e médias, e quando se quer economia nunca troque de marcha em rotações altas.

Sobre a pergunta :
''será que eu vou ter que sempre ficar trocando peças, gastando e gastando para manter o carro?''
Você não vai gastar muito com ele, as manutenções são baratas.
De 6 em 6 meses (ou a cada 10 mil Km)você vai trocar o óleo, e o filtro de óleo.
A cada 40 Mil você vai trocar o fluido de freio.
Trocar correia dentada; de for paralela geralmente duram em média 40mil a 60mil km, as originais duram mais e são trocadas entre 80mil.
Algumas manutenções você é ''obrigado'' a fazer, mas no caso do VW Quadrado, elas não são caras.

Abraço !

Não sei que tipo de carburador é.. Mas obrigado pelas dicas, me ajudou muito! Vou verificar o que você falou.
lucasaj
Membro
Membro

Mensagem por lucasaj »

bleidao escreveu:O carro morrendo pode estar precisando de um talento no carburador. Carro a gasolina quando está com carburador zoado tende a ser ruim para ligar também. Mas tem que olhar todo o conjunto mecânico. Pelos problemas que você apresentou, a embreagem também parece que vai te deixar na mão. Sabe me dizer se as marchas entram certinhas (mesmo duras)?

As marchas estão duras mas consigo passar de boa! Depois que entra tudo certo :good:
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

lucasaj escreveu: Não sei que tipo de carburador é.. Mas obrigado pelas dicas, me ajudou muito! Vou verificar o que você falou.
Blz ! :good:
Cristiano Tuba
Membro
Membro
Carro: Fusca
Contato:

Mensagem por Cristiano Tuba »

Sim, vale a pena. São todos problemas de manutenção corriqueira.
Canal de meus Fuscas e Gol Quadrado no Youtube: https://www.youtube.com/user/cristianotuba
Responder

Voltar para “Principal”