[Dúvida] Manter cabeçote 1.8 no bloco 1.8 alterado para 2.0
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
Cristiano XDZ
- Membro

- Carro: Saveiro
[Dúvida] Manter cabeçote 1.8 no bloco 1.8 alterado para 2.0
Boa noite pessoal! Há alguns dias postei aqui umas dúvidas sobre como começar a mexer no motor de forma gradual, de forma a possibilitar um futuro turbo. Minha ideia inicial (meio sem noção) era fazer um aspro leve pra depois turbinar. Mas de acordo com orientações dos colegas aqui do clube percebi que não seria muito indicada essa "estratégia". Como meu motor é um ap 1.8 mi, me falaram das vatagens de fazer o famoso 1.9 girador. Mas a ideia de fazer logo o 2.0 foi mais forte e foi isso que decidi e o que realmente estou fazendo. Comprei o vira 2.0 std e pistões 2.0 43mm. Agora as dúvidas que tenho são as seguintes:
1- Posso usar meu cabeçote 1.8 sem trabalhar nele? Nesse caso um comando mais bravo e um regulador de pressão adequado supriria a necessidade dos cilindros maiores?
2- Posso usar meu cabeçote 1.8 fazendo trabalho de colocar válvulas maiores do 2.0 e fazer um trabalho de abertura e polimento de dutos? (ideia de um preparador daqui)
3- Ou é melhor colocar o cabeçote de 2.0?
É isso galera. Basicamente só falta resolver essa questão do cabeçote pra concluir o motor.
No aguardo das valiosas colaborações!!!
1- Posso usar meu cabeçote 1.8 sem trabalhar nele? Nesse caso um comando mais bravo e um regulador de pressão adequado supriria a necessidade dos cilindros maiores?
2- Posso usar meu cabeçote 1.8 fazendo trabalho de colocar válvulas maiores do 2.0 e fazer um trabalho de abertura e polimento de dutos? (ideia de um preparador daqui)
É isso galera. Basicamente só falta resolver essa questão do cabeçote pra concluir o motor.
Re: [Dúvida] Manter cabeçote 1.8 no bloco 1.8 alterado para
Sem dúvida nenhuma a melhor escolha é por cabeçote 2.0... pois assim a potência do motor será plena.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold

- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Eu acho melhor você já comprar um cabeçote 2.0 e fazer trabalho nos dutos.Cristiano XDZ escreveu: 1- Posso usar meu cabeçote 1.8 sem trabalhar nele? Nesse caso um comando mais bravo e um regulador de pressão adequado supriria a necessidade dos cilindros maiores?
O cabeçote 2.0 é melhor por ter válvulas maiores.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
Cristiano XDZ
- Membro

Valeu pelas ideias Rodox e João Victor!!
E aí João Vitor, tudo bom? Como vê acabei não seguindo seus conselhos de montar o milinove.
Também desisti do fluxo cruzado. Ia ter que usar outro coletor e ia encarecer e demorar demais pra montar.
Então brother, optei por montar com o cabeçote 2.0 original mesmo. Apesar de ter um preparador aqui que adapta válvulas maiores no cabeçote 1.8, mas fica a impressão de gambiarra. E o preço é quase o mesmo do cabeçote 2.0.
Achei um top, ano de fabricação 2007. Válvulas de admissão 39,5 mm.
Já tenho o vira, pistões e o cabeçote.
Mas agora surgiu outra questão: sobre o módulo de injeção e bicos!!! Falei com três caras que trabalham com injeção. Um me falou que tinha que trocar bicos e módulo pelos 2.0. Outro me falou que era só trocar o regulador de pressão. E o outro falou em remapear ou trocar o chipe do módulo.
Acho que vou criar um novo tópico com essa questão! Vc ou o Rodox sabem alguma coisa sobre isso?
E aí João Vitor, tudo bom? Como vê acabei não seguindo seus conselhos de montar o milinove.
Também desisti do fluxo cruzado. Ia ter que usar outro coletor e ia encarecer e demorar demais pra montar.
Então brother, optei por montar com o cabeçote 2.0 original mesmo. Apesar de ter um preparador aqui que adapta válvulas maiores no cabeçote 1.8, mas fica a impressão de gambiarra. E o preço é quase o mesmo do cabeçote 2.0.
Mas agora surgiu outra questão: sobre o módulo de injeção e bicos!!! Falei com três caras que trabalham com injeção. Um me falou que tinha que trocar bicos e módulo pelos 2.0. Outro me falou que era só trocar o regulador de pressão. E o outro falou em remapear ou trocar o chipe do módulo.
Acho que vou criar um novo tópico com essa questão! Vc ou o Rodox sabem alguma coisa sobre isso?
É melhor fazer outro tópico sobre módulo e tal... pois assim vai dar mais destaque para quem entende do assunto.
Rodox
- João Victor AP
- Membro - Gold

Boa Tarde Cristiano !Cristiano XDZ escreveu:Valeu pelas ideias Rodox e João Victor!!
Que eu saiba, cada AP injetado tem seu módulo, seu distribuidor (é diferente do 1.6 e 1.8.), seu virabrequim, seus pistões, etc. Algumas peças do 1.6 e do 1.8 são iguais.
Se você fizer a famosa ''chipada'' no módulo, todos os parâmetros de injeção do AP 1.8 serão alterados para as características de injeção do 2.0.
Os Bicos, é o seguinte :
1.6 AP Mi tem os bicos com volume 13,5 a 16,5 3,00 23,0 a 27,0.
Os bicos AP 1.8 Mi tem os bicos com volume 13,5 a 16,5 3,00 25,0 a 29,5
Os bicos do 2.0 13,5 a 19,0 3,00 25,5 31,5. Aparenta ser o mesmo bico mano, o que muda é o volume e a vasão ! Ou seja, os bicos do AP 1.6 são diferentes do AP 1.8 que por sua vez é diferente do AP 2.0.
Mas, quero te fazer uma pergunta........você já comprou ou tem o bloco de 2.0 ????
Porque o bloco do 2.0 é diferente do 1.8, o virabrequim do 2.0 é doferente, por causa desse detalhe, o bloco dos motores AP 2.0 é diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um trampo com esmerilhadeira na área de encaixe da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim 2.0 nestes blocos,
E o distribuidor do 2.0 é outro, onde o distribuidor vai encaixado é diferente dos motores AP 1.8/1.6
Boa sorte Cristiano !
Abraço !
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Fala ai, amigão...
Você fez uma excelente escolha em montar logo 2.0. Fica bem cascudo!
então... coloca logo um cabeçote 2.0 de tuchos hidráulicos. Além de ter um melhor proveito da potência com esse cabeçote, você já pode visar um "Turbo Injetado" futuramente.
Abraço!
Você fez uma excelente escolha em montar logo 2.0. Fica bem cascudo!
então... coloca logo um cabeçote 2.0 de tuchos hidráulicos. Além de ter um melhor proveito da potência com esse cabeçote, você já pode visar um "Turbo Injetado" futuramente.
Abraço!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
-
Cristiano XDZ
- Membro

Fala galera! Valeu pela atenção!! Comprei o bloco hoje João. A princípio eu ia mexer no meu 1.8 para acomodar o vira 2.0. Mas não tava 100% satisfeito pois gosto mais das coisas originais. Aí tive a sorte de achar um bloco do santana 2.0 standard filé, com nota e baixado no detran. Já tenho quase tudo, Bloco, vira, pistão, biela e cabeçote, tudo 2.0 origi e estandard. Acabei ficando com dois motores nessa brincadeira. Falta o distribuidor e resolver essa questão dos bicos e módulo. Deixei o bloco e o cabeçote na retífica pra revisão. Depois que pegar quero postar umas fotos pra compartilhar com vocês minha satisfação.
Abraço galera. Até mais...
- João Victor AP
- Membro - Gold

E aí Cristiano ! Blz ?!Cristiano XDZ escreveu:Fala galera! Valeu pela atenção!! Comprei o bloco hoje João. A princípio eu ia mexer no meu 1.8 para acomodar o vira 2.0. Mas não tava 100% satisfeito pois gosto mais das coisas originais. Aí tive a sorte de achar um bloco do santana 2.0 standard filé, com nota e baixado no detran. Já tenho quase tudo, Bloco, vira, pistão, biela e cabeçote, tudo 2.0 origi e estandard. Acabei ficando com dois motores nessa brincadeira. Falta o distribuidor e resolver essa questão dos bicos e módulo. Deixei o bloco e o cabeçote na retífica pra revisão. Depois que pegar quero postar umas fotos pra compartilhar com vocês minha satisfação.
Que bom que você conseguiu um bloco de 2.0 !
Sobre o módulo, você pode ''chipar'' ou comprar um novo, acho melhor comprar um novo.
E sobre os bicos, use o do Santana 2.0, mas depois que você for colocar mais potência no AP use os bicos do Astra Flex 2.0.
Abraço !
-
Cristiano XDZ
- Membro

Blz! Valeu pelas dicas. Até logo!!!
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato: