O que pode ser isso? Barra de direção? Caixa de direção? Outra coisa?
Direção faz "clunc" quando vira o jogo com carro parado
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Direção faz "clunc" quando vira o jogo com carro parado
De uns dias pra cá o volante começou a fazer um "clunc-clunc" quando viro o jogo com o carro parado (ou quase parado). Por exemplo, eu paro o carro para entrar numa vaga, viro o volante todo para um lado e dou a ré. Quando rodo o volante para o OUTRO lado a princípio não acontece nada mas quando chega exatamente na metade do jogo (rodas retas) e vai começar a virar pro outro lado ele faz um "clunc!" e sinto um tranco no volante.

-
Haruji_Sato
- Membro - 1.6

- Carro:
Re: Direção faz "clunc" quando vira o jogo com carro parado
Tem cara de ser folga no setor, dá pra apertar de leve o parafuso de regulagem (fica logo atrás do hidrovácuo) e ver se diminui o problema (acho que era uma chave estrela 15 e allen 5), mas como deve estar com desgaste só na parte central da cremalheira, pode acontecer de prender um pouco no fim de curso se apertar demais.
Gol "1200 GLi"+A/C

Haruji, então pelo que eu entendi para acabar com o problema de vez, só mesmo trocando todo o conjunto da direção?
O mecânico que fez a embreagem do meu carro tinha mencionado que quando passou em um buraco percebeu barulho na caixa de direção (isso eu nunca notei), e tendo por base o que você falou é provável que depois de 21 anos de uso já exista um desgaste na maior parte das peças da direção...
Você disse que um aperto no parafuso de regulagem do setor poderia "diminuir" o problema mas ainda assim com o efeito colateral de fazer com que o volante enroscar um pouco no final do curso. Acho preferível resolver isso de vez!
Obrigado pela dica, pelo menos agora eu sei que tem mais coisa na direção do que apenas a barra e a caixa!

O mecânico que fez a embreagem do meu carro tinha mencionado que quando passou em um buraco percebeu barulho na caixa de direção (isso eu nunca notei), e tendo por base o que você falou é provável que depois de 21 anos de uso já exista um desgaste na maior parte das peças da direção...
Você disse que um aperto no parafuso de regulagem do setor poderia "diminuir" o problema mas ainda assim com o efeito colateral de fazer com que o volante enroscar um pouco no final do curso. Acho preferível resolver isso de vez!
Obrigado pela dica, pelo menos agora eu sei que tem mais coisa na direção do que apenas a barra e a caixa!

- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Ideal seria abrir, verificar o estado da caixa de direção. Se estiver boa, trocar logo todos os reparos.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571