[DUVIDA] Troca de Comando

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
williamcar
Membro
Membro
Carro: Gol GL 1.6

[DUVIDA] Troca de Comando

Mensagem por williamcar »

E ai pessoal blz?

Estou me preparando para fazer retifica do meu motor e me recomendaram trocar o comando por um 49G, porem fui pesquisar e tem comandos 276 e 288.
Como não entendo muito sobre isso queria pedir uma ajuda para qual seria o melhor e as melhorias que ele daria para meu Gol.
Atualmente a configuração dele esta Original.

Motor AP 1.6
Carburador Weber 450 mini progressivo
Gol 1988

Queria um pouco mais de torque porem com um consumo não muito elevado já que a Gasolina esta os ZOIO DA CARA. kkk
Quero um carro bom pra cidade e com um desempenho mais esperto pra estrada.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: [DUVIDA] Troca de Comando

Mensagem por João Victor AP »

Se o carro tiver motor original geral tá ligado que o 49G bate certinho com um AP 1.6.
Como seu carro é um AP Carburado original coloque o 49G que também é conhecido como comando ''S''.
Comandos de alta graduação sobe a compressão na marretada e deixa o motor mais nervoso.
Comandos de alta graduação deixam o carro mais gastador pois o RPM (giro do motor) fica alterado e fica mais alto em marcha lenta.
272 é um bom comando nervoso para o AP 1.6 mas como seu motor é original eu recomendo o 49G.

Abraço !
williamcar
Membro
Membro
Carro: Gol GL 1.6

Mensagem por williamcar »

João Victor AP escreveu:Se o carro tiver motor original geral tá ligado que o 49G bate certinho com um AP 1.6.
Como seu carro é um AP Carburado original coloque o 49G que também é conhecido como comando ''S''.
Comandos de alta graduação sobe a compressão na marretada e deixa o motor mais nervoso.
Comandos de alta graduação deixam o carro mais gastador pois o RPM (giro do motor) fica alterado e fica mais alto em marcha lenta.
272 é um bom comando nervoso para o AP 1.6 mas como seu motor é original eu recomendo o 49G.

Abraço !

Valeu pela dica..
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Opa,

Como assim o comando 272 é bom, mas recomenda o 49G ????
A angulação do 49G é exatamente 272° !!! Ou seja o comando 272 é o 49G !!!
Também não entendi essa de comando aumentar taxa de compressão !!!! Taxa de compressão é determinada por cabeça de pistão, altura de cabeçote e comando não tem nada a ver com isso ........
Outra ..... como o RPM fica alterado ???? Toda hora que vc acelera vc altera o RPM do motor .....
Tenho um 276 no meu carro com a lenta lisa e estabilizada em 1000 RPM !!!

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Como assim o comando 272 é bom, mas recomenda o 49G ???? A angulação do 49G é exatamente 272° !!! Ou seja o comando 272 é o 49G !!!
O comando 272 é bom e é quase a mesma graduação que o 49G por isso citei eles. 49G tem 266 graus com folga de funcionamento e 232 graus com 0,05" no came de admissão. Eu recomendo o 49G por ser um comando original da VW pensado e muito bem estudado, e sem contar que fica mais original, hehehe.
Também não entendi essa de comando aumentar taxa de compressão !!!! Taxa de compressão é determinada por cabeça de pistão, altura de cabeçote e comando não tem nada a ver com isso ........
A taxa de compressão com um comando esportivo sobe só na famosa ''marretada'' foi como eu disse acima

Esta angulacão do 49G e do 272 favorece a curva de torque e uma entrega razoável de potência suficientes para um bom desempenho adequado ao uso diário de um automóvel com Motor AP , aliada a outras analises como : A taxa de compressão aumenta mas é muito pouco , pouca rotação final , peso elevado do carro , dirigibilidade a um rpm mais alto e principalmente um pequeno aumento no consumo de combustível .
Comandos que possuem duração (.050 de levante ) acima de 210 graus já são mais nervosos e entregam mais potência ao motorzão AP a uma maior rotação provendo também o aumento na capacidade de rotação do motor, por isso quem tem um Milinove usa um comando alto, para ter uma rotação ainda maior.
Outra ..... como o RPM fica alterado ???? Toda hora que vc acelera vc altera o RPM do motor .....
Tenho um 276 no meu carro com a lenta lisa e estabilizada em 1000 RPM !!
Foi como disse na frase acima.
O comando aumenta um pouco o RPM em marcha lenta (quero dizer em marcha lenta, ou seja, sem pisar)

Um Motor AP 1.8 original simples tem a rotação de 908 RPM na marcha lenta
Um Motor AP 1.8 S original simples com o comando 49G (comando ''S'') tem rotação de 967RPM na marcha lenta.
Isso são informações de antigas revistas Quatro Rodas, quando fizeram os testes nos VW Quadrados.
Mas tem uma tabela que mostra a rotação RPM na marcha lenta. Lá mostra o RPM aproximado, mas dá pra ver que a rotação do AP 1.8 é diferente da rotação do 1.8S.
Tabela de RPM e ponto do motor : http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf
Se seu Motor AP está com esses 1.000RPM exatos já dá pra ver que a lenta foi alterada com o comandão 276

Desculpa por não ter explicado tudo !
Flw ! Abraço !
Editado pela última vez por João Victor AP em 11 Fev 2016, 18:48, em um total de 1 vez.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Amigão... coloque o 049G e depois troque o carburador por um que alimenta melhor. Se possivel, mande dar uma taxada de leve no cabeçote e coloque um coletor de escape 4x1. Você vai ter um ganho legal.
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Gol GTi 1990

Mensagem por DanielGT »

o 49g não é 266º não?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

DanielGT escreveu:o 49g não é 266º não?
Sim, eu tenho uma tabelinha de comandos do Motor AP Volkswagen e diz assim :

ZBA : Comando 258 Mecânico
49H : Comando 258 Mecânico com ângulos pouco maiores.
49G : Comando 266 Mecânico
0.27,2 : Comando 260 Mecânico
0.27,7 : Comando 254 Hidráulico
026 : Comando 250 Hidráulico
026BE : Comando 254 Hidráulico
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Bom, como há essa duvida em relação a angulação do 49g, uns dizem ser 272 outros 266 e até 268, isso é quase que a mesma coisa se for olhado bem ......
Agora essa da lenta vc tá de brincadeira né João .....
Lenta de 908 RPM,lenta de 967 RPM, onde existe um conta giros com tamanha precisão ??? No painel dos carros que não é né...... e dizer que a lenta em 1000 RPM esta alterada kkkk, que conta giros vai detectar 33 RPM a mais ???? kkkk na própria tabela que vc postou tem lentas entre uns 700 rpm e 1250 rpm, portanto a lenta em 1000 esta originalíssima !!!!
E volto a dizer, comando não altera taxa de compressão !!!!

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Bill escreveu:Bom, como há essa duvida em relação a angulação do 49g, uns dizem ser 272 outros 266 e até 268, isso é quase que a mesma coisa se for olhado bem ......
Não, não, diferença gritante entre 266 e 272,
Tenho a tabela do AP sobre comando, taxas, ponto, RPM, e nenhum comando Volkswagen sendo 49G ou 49H não chega perto do 272.
49G é o comando 266.
Bill escreveu: Agora essa da lenta vc tá de brincadeira né João .....
Lenta de 908 RPM,lenta de 967 RPM, onde existe um conta giros com tamanha precisão ??? No painel dos carros que não é né...... e dizer que a lenta em 1000 RPM esta alterada kkkk, que conta giros vai detectar 33 RPM a mais ???? kkkk na própria tabela que vc postou tem lentas entre uns 700 rpm e 1250 rpm, portanto a lenta em 1000 esta originalíssima !!!!
Tá ligado mano, que geral sabe que essas medições são da QuatroRodas, eles compararam os quadrados nas revistas antigas e revelaram tudo como consumo, RPM, etc.
Bill escreveu:E volto a dizer, comando não altera taxa de compressão !!!!
Eu já expliquei desde a primeira mensagem que a taxa sobe só na ''MARRETADA''.

Marretada é quando é necessário raspar as paredes do cabeçote para poder entrar um comando muito grande, e na marretada é colocado molas nas válvulas e o cabeçote recebe uma leve rebaixada.
E no caso do 266, 272 não é necessário marretar o cabeçote.
Mas se quiser apenas raspar as paredes do bloco aí já não é uma Marretada bem feita.

Eu disse na primeira frase que a taxa sobe só na MARRETADA e acabei repetindo na resposta seguinte que a taxa sobe só na marretada. E estou repetindo novamente.

Como na primeira frase não foi expecificado o comando que ele quer usar no carro eu escrevi a frase certa que todo mundo diz :
''A taxa sobe só na marretada''

FLW ! Espero que tenha entendido parceiro Bill !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Teorias e mais teorias...
gabcarletti
Membro
Membro
Carro: Parati Gl 1.6 88

Mensagem por gabcarletti »

Cara formula mágica: 1.6+49g+4x1+2e. Já era.
Carlos93
Membro
Membro
Carro: Gol GTS 94
Contato:

Mensagem por Carlos93 »

gabcarletti escreveu:Cara formula mágica: 1.6+49g+4x1+2e. Já era.
Falou tudo, vai manter o consumo praticamente inalterado e quando acelerar vai ter um fôlego à mais!
Vendas, Carlos
(45) 3025-3016 ou (45) 30283014 ou Whatts (45) 98802-7351
EVOLUTION PERFORMANCE
Imagem
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Não necessariamente precisa ser um 2E.