[DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
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- williamcar
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[DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
E ai galera blz?
To com a junta da tampa de válvulas ruim e vou fazer a troca delas, aproveitando que vou abrir queria saber com que posso usar pra limpar e dar uma geral antes de fechar novamente?
To com a junta da tampa de válvulas ruim e vou fazer a troca delas, aproveitando que vou abrir queria saber com que posso usar pra limpar e dar uma geral antes de fechar novamente?
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
O meu Gol estava vazando óleo porque todos os parafusos estavam soltos. Apertei todos os parafusos e nunca mais vazou nada... nem precisou trocar a junta. Mas não pode apertar muito os parafusos porque estraga a junta. Use para apertar chave canhão de 10mm.
Para limpar recomendo você levar em um mecânico, pois usar Flush pode entupir o pescador de óleo e então fundir o motor por falta de lubrificação.
Mas se você quiser limpar você mesmo no Youtube tem vários vídeos mostrando como se faz a limpeza de borra... basicamente aplicasse o Flush e deixa o motor funcionado de acordo com o que manda a embalagem do produto. Então depois disso se desmonta o cárter e a tampa do comando de válvulas e se limpa a parte de baixo e a de cima do motor e o pescador com algum solvente ou querosene ou outro produto especial para este fim. E por fim põe óleo novo.
Para se previnir de borra troque de óleo a cada 3000 a 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Abraços,
Para limpar recomendo você levar em um mecânico, pois usar Flush pode entupir o pescador de óleo e então fundir o motor por falta de lubrificação.
Mas se você quiser limpar você mesmo no Youtube tem vários vídeos mostrando como se faz a limpeza de borra... basicamente aplicasse o Flush e deixa o motor funcionado de acordo com o que manda a embalagem do produto. Então depois disso se desmonta o cárter e a tampa do comando de válvulas e se limpa a parte de baixo e a de cima do motor e o pescador com algum solvente ou querosene ou outro produto especial para este fim. E por fim põe óleo novo.
Para se previnir de borra troque de óleo a cada 3000 a 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- williamcar
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
é então o antigo dono é um cabaço... e pelo bocal da tampa da pra ver que tem um pouco de borra, por isso queria dar uma geral.Rodox escreveu:O meu Gol estava vazando óleo porque todos os parafusos estavam soltos. Apertei todos os parafusos e nunca mais vazou nada... nem precisou trocar a junta. Mas não pode apertar muito os parafusos porque estraga a junta. Use para apertar chave canhão de 10mm.
Para limpar recomendo você levar em um mecânico, pois usar Flush pode entupir o pescador de óleo e então fundir o motor por falta de lubrificação.
Mas se você quiser limpar você mesmo no Youtube tem vários vídeos mostrando como se faz a limpeza de borra... basicamente aplicasse o Flush e deixa o motor funcionado de acordo com o que manda a embalagem do produto. Então depois disso se desmonta o cárter e a tampa do comando de válvulas e se limpa a parte de baixo e a de cima do motor e o pescador com algum solvente ou querosene ou outro produto especial para este fim. E por fim põe óleo novo.
Para se previnir de borra troque de óleo a cada 3000 a 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Abraços,
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Se tem borra em cima do motor, então em baixo deve estar do mesmo jeito... vai ter que limpar na parte de baixo também.
Editado pela última vez por Rodox em 28 Ago 2015, 20:20, em um total de 1 vez.
Rodox
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Seguinte man,
1- tira a tampa e remova a junta velha e todo e qualquer residuo que restar, use tinner, car80 ou gasolina para limpar os residuos.
2- com a junta nova em mão, passe graxa em ambos os lados, sim gente, GRAXA, ja troquei junta de muitos carros, e a solução mais eficaz para ajudar a vedação da junta foi graxa.
3- posicione a junta e aperte os parafusos em uma ordem parecida com um X, como se estivesse torqueando um cabeçote. Use Estritamente um chave canhao 10mm, pois vc não pode apertar alem da força de sua mão, se utilizar uma fixa, vc terá uma alavanca e assim dará mais torque podendo estragar o prisioneiro e tampa.
Bom é isso.
Até mais e abraços.
1- tira a tampa e remova a junta velha e todo e qualquer residuo que restar, use tinner, car80 ou gasolina para limpar os residuos.
2- com a junta nova em mão, passe graxa em ambos os lados, sim gente, GRAXA, ja troquei junta de muitos carros, e a solução mais eficaz para ajudar a vedação da junta foi graxa.
3- posicione a junta e aperte os parafusos em uma ordem parecida com um X, como se estivesse torqueando um cabeçote. Use Estritamente um chave canhao 10mm, pois vc não pode apertar alem da força de sua mão, se utilizar uma fixa, vc terá uma alavanca e assim dará mais torque podendo estragar o prisioneiro e tampa.
Bom é isso.
Até mais e abraços.
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Boa dica da chave canhão, mas graxa?gabcarletti escreveu:Seguinte man,
1- tira a tampa e remova a junta velha e todo e qualquer residuo que restar, use tinner, car80 ou gasolina para limpar os residuos.
2- com a junta nova em mão, passe graxa em ambos os lados, sim gente, GRAXA, ja troquei junta de muitos carros, e a solução mais eficaz para ajudar a vedação da junta foi graxa.
3- posicione a junta e aperte os parafusos em uma ordem parecida com um X, como se estivesse torqueando um cabeçote. Use Estritamente um chave canhao 10mm, pois vc não pode apertar alem da força de sua mão, se utilizar uma fixa, vc terá uma alavanca e assim dará mais torque podendo estragar o prisioneiro e tampa.
Bom é isso.
Até mais e abraços.
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
olá
aproveite que irá abrir e faça a medição das folgas nas válvulas...
boa sorte!
aproveite que irá abrir e faça a medição das folgas nas válvulas...
boa sorte!
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Onde se compra as pastilhas de regulagens das válvulas?unife escreveu:olá
aproveite que irá abrir e faça a medição das folgas nas válvulas...
boa sorte!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Precisa regular as suas Rodox? Se compra em retífica. As chaves para troca são bem caras.Rodox escreveu:Onde se compra as pastilhas de regulagens das válvulas?unife escreveu:olá
aproveite que irá abrir e faça a medição das folgas nas válvulas...
boa sorte!
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Adriano,
O meu está precisando regular sim. As chaves são caras quanto mais ou menos?
Abraços,
O meu está precisando regular sim. As chaves são caras quanto mais ou menos?
Abraços,
Rodox
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
AdrianoSocial escreveu:Precisa regular as suas Rodox? Se compra em retífica. As chaves para troca são bem caras.Rodox escreveu:Onde se compra as pastilhas de regulagens das válvulas?unife escreveu:olá
aproveite que irá abrir e faça a medição das folgas nas válvulas...
boa sorte!
Chave pra regular válvulas?
-
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Sim. Uma chave você abaixa o tuxo e outra você pinça a pastilha. Na verdade você não mexe com as válvulas, só com os tuxos, e isso vai interferir na abertura das válvulas.
- williamcar
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Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Valeu pela Dica vou fazer isso. vi que tem junta de borracha e cortiça qual é melhor usar?gabcarletti escreveu:Seguinte man,
1- tira a tampa e remova a junta velha e todo e qualquer residuo que restar, use tinner, car80 ou gasolina para limpar os residuos.
2- com a junta nova em mão, passe graxa em ambos os lados, sim gente, GRAXA, ja troquei junta de muitos carros, e a solução mais eficaz para ajudar a vedação da junta foi graxa.
3- posicione a junta e aperte os parafusos em uma ordem parecida com um X, como se estivesse torqueando um cabeçote. Use Estritamente um chave canhao 10mm, pois vc não pode apertar alem da força de sua mão, se utilizar uma fixa, vc terá uma alavanca e assim dará mais torque podendo estragar o prisioneiro e tampa.
Bom é isso.
Até mais e abraços.
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Rodox,
desculpe não vi seu post antes...
qnd regulei as minhas comprei na Xavier Auto peças, eles entregam por correios se precisar
http://xavierpecas.wix.com/amostra
vc vai precisar de um calibre de medição de 0,05 até 1,00; um torquímetro, um paquímetro ou micrometro (o micrometro é melhor por ser mais preciso, mas se escolher o paquímetro prefira um digital de metal que tb é bem preciso)
*** o carro precisa estar gelado para realizar o procedimento ***
existe mais outas duas ferramentas, uma para baixar os tuchos e a outra para retirar as pastilhas, mas eu não comprei, retirei o comando direto aí fica fácil retirar as pastilhas...
tem um site onde o caro explica com detalhes:
http://garagem150.com/2009/11/03/como-r ... nt-page-1/
as minhas folgas estavam muito fora do recomendado que é entre 0,15 à 0,25 décimo de milímetro para as de admissão e 0,35 à 0,45 para as de espape:

o correto seria retirar o cabeçote e verificar a situação das válvulas e sede por baixo, pois como as minhas folgas ao invés de aumentar se fecharam , isto quer dizer que a própria válvula ou sua sede sofreram desgaste com isso elas sobem e diminuem as folgas e quando o motor esta quente a dilatação irá fazer esta folga se fechar ainda mais com isso a pastilha ira bater no comando fazendo barulho de metal com metal; outro sintoma é o não fechamento total da válvula com isso no momento da compressão irá vazar mistura pela válvula do escape e retornar mistura pela válvula da admissão e a explosão(combustão) será mais fraca além de consumo maior de combustível e superaquecimento.
num primeiro momento coloquei pastilhas com medição menor para corrigir as folgas...futuramente na próxima vez serei obrigado a retirar o cabeçote.
boa sorte !
desculpe não vi seu post antes...
qnd regulei as minhas comprei na Xavier Auto peças, eles entregam por correios se precisar
http://xavierpecas.wix.com/amostra
vc vai precisar de um calibre de medição de 0,05 até 1,00; um torquímetro, um paquímetro ou micrometro (o micrometro é melhor por ser mais preciso, mas se escolher o paquímetro prefira um digital de metal que tb é bem preciso)
*** o carro precisa estar gelado para realizar o procedimento ***
existe mais outas duas ferramentas, uma para baixar os tuchos e a outra para retirar as pastilhas, mas eu não comprei, retirei o comando direto aí fica fácil retirar as pastilhas...
tem um site onde o caro explica com detalhes:
http://garagem150.com/2009/11/03/como-r ... nt-page-1/
as minhas folgas estavam muito fora do recomendado que é entre 0,15 à 0,25 décimo de milímetro para as de admissão e 0,35 à 0,45 para as de espape:

o correto seria retirar o cabeçote e verificar a situação das válvulas e sede por baixo, pois como as minhas folgas ao invés de aumentar se fecharam , isto quer dizer que a própria válvula ou sua sede sofreram desgaste com isso elas sobem e diminuem as folgas e quando o motor esta quente a dilatação irá fazer esta folga se fechar ainda mais com isso a pastilha ira bater no comando fazendo barulho de metal com metal; outro sintoma é o não fechamento total da válvula com isso no momento da compressão irá vazar mistura pela válvula do escape e retornar mistura pela válvula da admissão e a explosão(combustão) será mais fraca além de consumo maior de combustível e superaquecimento.
num primeiro momento coloquei pastilhas com medição menor para corrigir as folgas...futuramente na próxima vez serei obrigado a retirar o cabeçote.
boa sorte !
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
Unife,
Muito obrigado pela informação!
Seu carro é a álcool? O que você fez para o cabeçote ficar limpinho assim? Você limpou o cabeçote antes de tirar esta foto?
Abraços,
Muito obrigado pela informação!
Seu carro é a álcool? O que você fez para o cabeçote ficar limpinho assim? Você limpou o cabeçote antes de tirar esta foto?
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: [DUVIDA] Junta Tampa de Valvula
blz Rodox,
sim é a álcool o que ajuda a manter limpo, nunca fiz uma limpeza no cárter nem no cabeçote, apenas comecei a usar o óleo da Mobil Super 1000 X3 Protection 15W40 API SM, na embalagem diz "Inimigo da Borra"
outro fator é quanto ao histórico do carro, por sorte comprei de um senhor que ficou com o carro 18 anos, e quando fechei negócio ele me deu uma pasta de notas fiscais do que ele trocava no carro e pelas datas da pra ver que ele trocava o óleo regularmente...
abs !
sim é a álcool o que ajuda a manter limpo, nunca fiz uma limpeza no cárter nem no cabeçote, apenas comecei a usar o óleo da Mobil Super 1000 X3 Protection 15W40 API SM, na embalagem diz "Inimigo da Borra"
outro fator é quanto ao histórico do carro, por sorte comprei de um senhor que ficou com o carro 18 anos, e quando fechei negócio ele me deu uma pasta de notas fiscais do que ele trocava no carro e pelas datas da pra ver que ele trocava o óleo regularmente...
abs !