Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Re: Nunca um carro pode andar sem válvula termostática
Com trânsito bom a 60 km/h ou em rodovia a ventuinha praticamente não liga... o vento no radiador de 60 km/h pra mais já é suficiente.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- JCX
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Ap 1.6 89
Rodox tem razão, em médias velocidades e constantes o motor tende a "estabilizar" sua temperatura sem auxilio da ventoinha.
Uma vez rodei 34 Km com a correia do alternador arrebentada. A correia quebrou na ponte do tatuapé pegando a dutra e eu estava indo para arujá. A luz da bateria ascendeu mas continuei rodando, pois a bateria era nova. A dutra no domingão ao meio dia é uma beleza, 120km de boa sem trânsito. Depois de rodar mais ou menos 15km lembrei que bomba d´agua funciona através da correia do alternador, digamos assim. Até ai tudo bem, com vento na cara a temperatura estava normal. Quando cheguei a praça e pedágio tinha 3 carros na minha frente, parei na fila comecei a sentir aquele cheiro de fervura vinda do sistema de arrefecimento, olhei no painel a temperatura lá em cima. Desliguei o carro e esperei os carros da frente passar pela cancela, liguei o novamente estiquei a 1ª e ja desliguei novamente para pagar o pedágio. Paguei, estiquei a 1ª novamente e desliguei o carro e desci na banguela.
Resumo quase perdi o motor por causa da correia do alternador.
Uma vez rodei 34 Km com a correia do alternador arrebentada. A correia quebrou na ponte do tatuapé pegando a dutra e eu estava indo para arujá. A luz da bateria ascendeu mas continuei rodando, pois a bateria era nova. A dutra no domingão ao meio dia é uma beleza, 120km de boa sem trânsito. Depois de rodar mais ou menos 15km lembrei que bomba d´agua funciona através da correia do alternador, digamos assim. Até ai tudo bem, com vento na cara a temperatura estava normal. Quando cheguei a praça e pedágio tinha 3 carros na minha frente, parei na fila comecei a sentir aquele cheiro de fervura vinda do sistema de arrefecimento, olhei no painel a temperatura lá em cima. Desliguei o carro e esperei os carros da frente passar pela cancela, liguei o novamente estiquei a 1ª e ja desliguei novamente para pagar o pedágio. Paguei, estiquei a 1ª novamente e desliguei o carro e desci na banguela.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Eu sempre ando com uma correia de bomba d´água e alternador de reserva.
Rodox
-
- Membro - 1.6
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Entendo mas realmente a do meu corsa estou convicto que não funciona. De casa ao trabalho são 13km, o meu gol a temperatura se mantem no meio e só liga a ventoinha quando chego. Já o corsa o ponteiro fica sempre lá embaixo, o ponteiro só sobe se eu pegar transito pesado.JCX escreveu:Rodox tem razão, em médias velocidades e constantes o motor tende a "estabilizar" sua temperatura sem auxilio da ventoinha.
Então deve ser porque a válvula termostática quebrou.
Rodox
- JCX
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Ap 1.6 89
Só para compartilhar meu golzin não tem válvula termostática mais depois de 10 minutos ligados o ponteiro fica paradinho na metade.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Isso indica que o seu carro está com problemas... pode ser radiador entupido, bomba d' água com rotor gasto, ponteiro de temp. defeituoso e etc... mas ponha a válvula devota.JCX escreveu:Só para compartilhar meu golzin não tem válvula termostática mais depois de 10 minutos ligados o ponteiro fica paradinho na metade.
Rodox
-
- Membro - 1.6
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Olá!
Vou fazer uma indicação de válvula termostática e uma contra-indicação.
Indico a válvula da marca Valclei, tem um bom funcionamento e contra-indico a da marca MTE Thonsom. Coloquei as duas na panela e a MTE demora mais abrir, abre menos que a Valclei e quando resfria fecha muito rápido. Essa simples peça de R$ 27,00 pode te dar prejuízo na casa dos milhares. Então fiquem atentos, ao comprar uma nova teste antes, de preferência com termômetro. O manual de serviço do motor ap pede pra testar ela com óleo ao invés de água, não sei porque.
E troque sua válvula a cada 2 anos ou ao menor sinal de super aquecimento.
Vou fazer uma indicação de válvula termostática e uma contra-indicação.
Indico a válvula da marca Valclei, tem um bom funcionamento e contra-indico a da marca MTE Thonsom. Coloquei as duas na panela e a MTE demora mais abrir, abre menos que a Valclei e quando resfria fecha muito rápido. Essa simples peça de R$ 27,00 pode te dar prejuízo na casa dos milhares. Então fiquem atentos, ao comprar uma nova teste antes, de preferência com termômetro. O manual de serviço do motor ap pede pra testar ela com óleo ao invés de água, não sei porque.
E troque sua válvula a cada 2 anos ou ao menor sinal de super aquecimento.
Mas se for trocar a válvula a cada 2 anos certifique-se a marca é boa e faça o teste na panela com água e com termômetro... como disse o amigo Adriano.
Rodox
-
- Membro
- Carro: VW GOL 86/86
Eu sou novo no grupo e vi esse tópico agora, o meu não está com a válvula termostática, demora um tanto bom pra esquentar e isso leva o consumo um tanto quanto mais alto. Vou colocar uma pra ver se ele melhora por que dar partida de manha é mais sofrido que o normal.
A falta da válvula não altera a partida. O que pode estar acontecendo é um dos itens a seguir:Ílio Junior escreveu:Eu sou novo no grupo e vi esse tópico agora, o meu não está com a válvula termostática, demora um tanto bom pra esquentar e isso leva o consumo um tanto quanto mais alto. Vou colocar uma pra ver se ele melhora por que dar partida de manha é mais sofrido que o normal.
- carburador estar desregulado ou sujo;
- combustível batizado;
- vela de ignição velha, troque a cada 20.000 km e regule a abertura dos eletrodos a cada 5000 km em 0,8mm;
- cabo de vela defeituoso;
- filtro de ar muito sujo;
- filtro de combustível muito sujo, troque a cada 10.000 km.
Rodox
- Bruno Ruiz Francisco
- Membro
- Carro: Gol CL 1.6
Belo tópico, acabei de colocar a minha, q não tinha desde q comprei o carro
Vamos ver como fica agora
Vlw
Vamos ver como fica agora
Vlw