Aquecimento Misterioso
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Aquecimento Misterioso
E ai Galera... Sou novo no fórum e ainda estou aprendendo a mexer nele...
Tenho um Gol AP 1.6 1993... Fiz recentemente limpeza de radiador, troca de agua e aditivo do sistema de arrefecimento... Até então blz...
Porém depois de um mês o carro começou a apresentar um aquecimento, então levei no mecânico e ele constatou que o "cebolão" ou "batatinha" da ventuinha não estava funcionando. Então foi feito a troca desta peça... Agora acontece assim:
O Motor do Carro não Aquece, porém mostra no painel que a temperatura tá elevada, o ponteiro vai lá em cima... E quando estou andando com ele, quando tiro o pé do acelerador começa a piscar a luz de temperatura, quando volto a acelerar para de piscar a luz, e assim sucessivamente!!!
Se alguém poder me ajudar com este problema...
Grato desde Já...
Tenho um Gol AP 1.6 1993... Fiz recentemente limpeza de radiador, troca de agua e aditivo do sistema de arrefecimento... Até então blz...
Porém depois de um mês o carro começou a apresentar um aquecimento, então levei no mecânico e ele constatou que o "cebolão" ou "batatinha" da ventuinha não estava funcionando. Então foi feito a troca desta peça... Agora acontece assim:
O Motor do Carro não Aquece, porém mostra no painel que a temperatura tá elevada, o ponteiro vai lá em cima... E quando estou andando com ele, quando tiro o pé do acelerador começa a piscar a luz de temperatura, quando volto a acelerar para de piscar a luz, e assim sucessivamente!!!
Se alguém poder me ajudar com este problema...
Grato desde Já...
Re: Aquecimento Misterioso
Bom dia, tudo certo?
Verifique se não foi colocada a cebolinha errada, pois se for colocado a do 1.0 vai dar problema mesmo pois a temperatura de funcionamento de ambos são diferentes, verifique realmente se não esta super aquecendo, se estiver com certeza é bomba pois quando vc acelera o carro a rotação da bomba de água aumenta fazendo com que o fluxo de água seja maior dai o motor esfria mas mesmo com o motor em rotação baixa a bomba teria que manter o fluxo de agua suficiente para resfriar o motor.
Verifique se não foi colocada a cebolinha errada, pois se for colocado a do 1.0 vai dar problema mesmo pois a temperatura de funcionamento de ambos são diferentes, verifique realmente se não esta super aquecendo, se estiver com certeza é bomba pois quando vc acelera o carro a rotação da bomba de água aumenta fazendo com que o fluxo de água seja maior dai o motor esfria mas mesmo com o motor em rotação baixa a bomba teria que manter o fluxo de agua suficiente para resfriar o motor.
- Rodrigo Naressi
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Re: Aquecimento Misterioso
como se comporta com o carro parado? já observou se a ventoinha está girando para o lado certo?

Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Re: Aquecimento Misterioso
Motor superaquecendo abaixa água... ela transborda pelo reservatório de expansão. Se isso tiver acontecendo pode ser que o radiador esteja entupido com a limpeza que o aditivo novo fez... dizem que não se pode usar aditivo muito forte em carro que não usava aditivo, pois ele tira toda a sujeira e entope em algum lugar do radiador e fura em lugares que estavam podres.
Teste o funcionamento da válvula termotastica em uma panela com água aquecida no fogão. E então você vai observar se ela está abrindo e fechando. Se você souber a temperatura correta de abertura e fechamento da válvula é só usar um termômetro na água da panela.
Pode ser ainda que o problema seja no marcador de temperatura ou em seu sensor de temperatura.
Teste o funcionamento da válvula termotastica em uma panela com água aquecida no fogão. E então você vai observar se ela está abrindo e fechando. Se você souber a temperatura correta de abertura e fechamento da válvula é só usar um termômetro na água da panela.
Pode ser ainda que o problema seja no marcador de temperatura ou em seu sensor de temperatura.
Editado pela última vez por Rodox em 24 Mar 2015, 14:17, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Aquecimento Misterioso
Bom Dia Galera!!!
Obrigado pela atenção de Todos...
Hoje sai pra andar com o carro e ver o que acontecia... O carro realmente não esquenta, o problema é esse sinal falso de temperatura... Porém descobri um pequeno vazamento na mangueira que é conectada nessa válvula termostática... A válvula está coberto por uma coisa que parece ser "zinabre", mas que na vdd é um resíduo do aditivo usado antigamente, pois quando comprei o carro, isso já estava assim... Hoje o carro foi pra mecânica e vai ser trocado a válvula, pois todos os testes já foram feitos e a única coisa que resta é a válvula...
Meu tio tem uma Parati Quadrada que já tem 300.000 km e ele disse que não se usa aditivos nestes carros... Ele tem ela faz tempo e disse que nunca teve problema... Alguém sabe se isso é o certo a se fazer???
Bom Dia...
Obrigado pela atenção de Todos...
Hoje sai pra andar com o carro e ver o que acontecia... O carro realmente não esquenta, o problema é esse sinal falso de temperatura... Porém descobri um pequeno vazamento na mangueira que é conectada nessa válvula termostática... A válvula está coberto por uma coisa que parece ser "zinabre", mas que na vdd é um resíduo do aditivo usado antigamente, pois quando comprei o carro, isso já estava assim... Hoje o carro foi pra mecânica e vai ser trocado a válvula, pois todos os testes já foram feitos e a única coisa que resta é a válvula...
Meu tio tem uma Parati Quadrada que já tem 300.000 km e ele disse que não se usa aditivos nestes carros... Ele tem ela faz tempo e disse que nunca teve problema... Alguém sabe se isso é o certo a se fazer???
Bom Dia...
Re: Aquecimento Misterioso
De fato isso é verdade, os gols quadrados não precisam de aditivo de radiador, pois o meu gol era do meu pai e ele nunca usou e nem eu. Detalhe ele comprou o gol em 1995 e eu comprei dele em 2008. Mas os carros de hoje em dia é melhor usar o aditivo e trocar de acordo com o que manda o manuel do prop.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- Rodrigo Naressi
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Re: Aquecimento Misterioso
eu não usava aditivo, tinha um Escort 94 AP1.6 que resolvi limpar o sistema e colocar aditivo, ocorreu que os selos do coletor de admissão, tubo do ar quente e algumas mangueiras furaram... isso ocorreu pois a água pura apodreceu tudo...o aditivo limpou a ferrugem e apareceu furo por tudo, troquei as mangueiras e selos e adicionei novamente aditivo, rodei mais 30mil km antes de vender o carro e a água não baixava mais nada... usando água pura não vai dar problema até dar... o santana não tinha aditivo e muita ferrugem, já limpei duas vezes, duas mangueiras, bomba dágua e tubo do ar quente, arrumei o vazamento e agora vou limpar novamente e por aditivo... não ando mais sem aditivo

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Re: Aquecimento Misterioso
Legal Rodrigo...
Acho que tbm influencia muito qual aditivo colocar e a quantidade tbm...
Acho que tbm influencia muito qual aditivo colocar e a quantidade tbm...
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Re: Aquecimento Misterioso
Bom Galera!!!
Tá tudo certo com o Quadrado agora, troquei tudo que envolvia a válvula termostática.... O carro parece que é outro até!!! hehehehe...
A peça anterior estava bem corroída por conta do aditivo e pelo zinabre que surgiu na peça!!!
Agora tá tudo certo... Obrigado pela ajuda de todos!!!
Tá tudo certo com o Quadrado agora, troquei tudo que envolvia a válvula termostática.... O carro parece que é outro até!!! hehehehe...
A peça anterior estava bem corroída por conta do aditivo e pelo zinabre que surgiu na peça!!!
Agora tá tudo certo... Obrigado pela ajuda de todos!!!