[Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
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[Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Olá pessoal.
Tenho o Voyage da assinatura, e tem algo me incomodando profundamente... algumas coisas, mas a de elétrica é a seguinte:
Tenho uma Moura de 60A, com um ano. Mas não vem ao caso, porque o problema é de antes... E antes, eu troquei meu alternador de 35A original (Volks miserável!) por um de 60A, Bosch original também, porque o meu alternador tava com tensão de 12,5V com o carro ligado, ia ter que fazer uma série de serviços... o auto elétrico tinha um de 60A reformado lá, colocou no carro, testou, deu a tensão de 13,9 lá, e eu comprei dele. Ok...
Passado um tempo, comecei a notar como a luz dos faróis oscilava com o carro em lenta... e fiquei encucado com aquilo. Depois de por os faróis de neblina então, hora que eu ligo o farol + neblina, em lenta o alternador até faz um barulho mais alto de rotação. Pesa mesmo...
Fui no auto elétrico, aliás, fui em QUATRO deles aqui em SJC, que medem as tensões e dizem "cara, tá tudo certo com seu carro, essa oscilação é normal". Acho ótimo quando os caras não sabem mais o que fazer e dizem que é normal. Se fosse normal tinha vindo assim de fábrica!
Só que eu ACHO que o negócio não é TENSÃO, é CORRENTE. Ele pode dar os 14V, mas se a corrente oscila, tudo que é puramente resistivo (faróis, iluminação interna) oscila junto. Ou eu estou errado?
Agora... existe um AMPERÍMETRO para alternadores???
Pensei que, se: Tensão = Corrente x Resistência, para dar 14V fixos, e a corrente oscila, logo.... a resistência oscila? Será que a bobina está mal enrolada... sei lá??
Fica a dúvida... obrigado!!!!
Tenho o Voyage da assinatura, e tem algo me incomodando profundamente... algumas coisas, mas a de elétrica é a seguinte:
Tenho uma Moura de 60A, com um ano. Mas não vem ao caso, porque o problema é de antes... E antes, eu troquei meu alternador de 35A original (Volks miserável!) por um de 60A, Bosch original também, porque o meu alternador tava com tensão de 12,5V com o carro ligado, ia ter que fazer uma série de serviços... o auto elétrico tinha um de 60A reformado lá, colocou no carro, testou, deu a tensão de 13,9 lá, e eu comprei dele. Ok...
Passado um tempo, comecei a notar como a luz dos faróis oscilava com o carro em lenta... e fiquei encucado com aquilo. Depois de por os faróis de neblina então, hora que eu ligo o farol + neblina, em lenta o alternador até faz um barulho mais alto de rotação. Pesa mesmo...
Fui no auto elétrico, aliás, fui em QUATRO deles aqui em SJC, que medem as tensões e dizem "cara, tá tudo certo com seu carro, essa oscilação é normal". Acho ótimo quando os caras não sabem mais o que fazer e dizem que é normal. Se fosse normal tinha vindo assim de fábrica!
Só que eu ACHO que o negócio não é TENSÃO, é CORRENTE. Ele pode dar os 14V, mas se a corrente oscila, tudo que é puramente resistivo (faróis, iluminação interna) oscila junto. Ou eu estou errado?
Agora... existe um AMPERÍMETRO para alternadores???
Pensei que, se: Tensão = Corrente x Resistência, para dar 14V fixos, e a corrente oscila, logo.... a resistência oscila? Será que a bobina está mal enrolada... sei lá??
Fica a dúvida... obrigado!!!!
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Voyage 1995 GL 1.8: http://golquadrado.com.br/forum/viewtopic.php?f=107&t=35188
http://carmaniacs.com.br/forummm/index.php?showtopic=20369[/align]
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- thiagofellipe26
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Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Fui matar minha curiosidade e por fim acabei ficando mais em dúvida ainda....
Com o carro desligado e faróis e milhas acesos o equipamento indicou 12.6A... quando o correto seria indicar mais de 20A, pois as minhas lâmpadas são de 90w.
Já com o carro ligado e em marcha lenta indicou 19.3A na saída do alternador (70A do G3), com uma aceleração de 3000 RPM já indicava 40A na mesma saída.
Medi de qualquer jeito pois já estava escuro... esqueci de medir a tensão da bateria (70 Ah) em todos os instantes pra melhorar os cálculos...
Vou ver se amanhã eu lembro de refazer o teste.
Com o carro desligado e faróis e milhas acesos o equipamento indicou 12.6A... quando o correto seria indicar mais de 20A, pois as minhas lâmpadas são de 90w.
Já com o carro ligado e em marcha lenta indicou 19.3A na saída do alternador (70A do G3), com uma aceleração de 3000 RPM já indicava 40A na mesma saída.
Medi de qualquer jeito pois já estava escuro... esqueci de medir a tensão da bateria (70 Ah) em todos os instantes pra melhorar os cálculos...
Vou ver se amanhã eu lembro de refazer o teste.
GOL GL 1.8i 1994 http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=20054
SAVEIRO GL 1.8i 1990 http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 08&t=25613
PARATI GIII 1.8i 2001
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Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
amigo uma vez meus farois tbm estavam oscilando, ai descobri que era o regulador de voltagem do alternador ( aquela caixinha preta que tem atras do alternador ) troquei e problema resolvido, vai numa eletrica e pede pra eles testarem se nao é ela, das vezes pode ser...
Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Cara, nem tenho não... Aliás, eu vi isso com o fusível do som desligado. Eu tenho uma potencinha daquela SD 400.4 debaixo do painel... mas é SUPER de boa, não puxa nada. Nem to com sub ainda.thiagofellipe26 escreveu:Você tem som pesado no carro?
Hum... interessante, porque isso foi trocado há pouco tempo, junto com o alternador. E como disse, a tensão (~ voltagem) está correta. Mas...davi50 escreveu:amigo uma vez meus farois tbm estavam oscilando, ai descobri que era o regulador de voltagem do alternador ( aquela caixinha preta que tem atras do alternador ) troquei e problema resolvido, vai numa eletrica e pede pra eles testarem se nao é ela, das vezes pode ser...
Cara, com que amperímetro você mediu isso? Meu multímetro é desses normais, digitais, mas ele não suporta essas correntes grandes...Mack Matsu escreveu:Fui matar minha curiosidade e por fim acabei ficando mais em dúvida ainda...
Obrigado a todos!
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Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Dá uma conferida nos aterramentos, caso não tenha feito ainda...
E no chicote do alternador até a bateria.
E no chicote do alternador até a bateria.
Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Hum, já li isso... mas como confere isso? Mede a tensão entre os pontos?GTRs84 escreveu:Dá uma conferida nos aterramentos, caso não tenha feito ainda...
E no chicote do alternador até a bateria.
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- thiagofellipe26
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Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Veja se a malha de aterramento, que vai entre o motor e o câmbio está em bom estado, se estiver quebrada, substitua, isso pode ocasionar essa oscilação, tem também a questão do regulador de voltagem, já citado aqui, que na maioria das vezes é o culpado desse problema, sempre substitua pelo original, esses paralelos estragam com facilidade.
Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Olá Tiago!thiagofellipe26 escreveu:Veja se a malha de aterramento, que vai entre o motor e o câmbio está em bom estado, se estiver quebrada, substitua, isso pode ocasionar essa oscilação, tem também a questão do regulador de voltagem, já citado aqui, que na maioria das vezes é o culpado desse problema, sempre substitua pelo original, esses paralelos estragam com facilidade.
Certo. Aparentemente está tudo bem com a malha. Estou apostando no regulador.... Vou comprar um e testar. Obrigado pela ajuda!
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Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
E aí pessoal!!
Bom, problema resolvido!!! Vim compartilhar a solução.
Como eu disse, visitei 4 eletrecistas aqui. Um deles tem loja, é recomendado por todo mundo, e foi o primeiro que fui ano passado. Pois bem, voltei lá.
Mesma ladainha: "gostaria que o senhor descobrisse o problema do meu carro."
Lá foi ele pegar o carrinho com o multímetro e aferiu... "seu carro está normal!"
Eu insisti na oscilação, ele sugeriu aterramento...
Aí eu falei que gostaria que ele pegasse um regulador de tensão BOSCH novo e colocasse no alternador. Adivinhem? Resolvido!! Me custou 50 paus.
Eu disse, "aí, agora sim, resolveu! descobriMOS o problema, né?"
E ele ainda quis dizer que eu não expliquei direito o problema..."aaaah, mas eu tinha entendido que o problema era outro", po, se eu fosse expert, não precisava de você!! hahahah
Obrigado a todos vocês!! Um abraço!!
Bom, problema resolvido!!! Vim compartilhar a solução.
Como eu disse, visitei 4 eletrecistas aqui. Um deles tem loja, é recomendado por todo mundo, e foi o primeiro que fui ano passado. Pois bem, voltei lá.
Mesma ladainha: "gostaria que o senhor descobrisse o problema do meu carro."
Lá foi ele pegar o carrinho com o multímetro e aferiu... "seu carro está normal!"
Eu insisti na oscilação, ele sugeriu aterramento...
Aí eu falei que gostaria que ele pegasse um regulador de tensão BOSCH novo e colocasse no alternador. Adivinhem? Resolvido!! Me custou 50 paus.
Eu disse, "aí, agora sim, resolveu! descobriMOS o problema, né?"
E ele ainda quis dizer que eu não expliquei direito o problema..."aaaah, mas eu tinha entendido que o problema era outro", po, se eu fosse expert, não precisava de você!! hahahah
Obrigado a todos vocês!! Um abraço!!
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- thiagofellipe26
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Re: [Ajuda] "Luz" oscilando com o carro ligado
Boa. Menos mal.. rsrspesci escreveu:E aí pessoal!!
Bom, problema resolvido!!! Vim compartilhar a solução.
Como eu disse, visitei 4 eletrecistas aqui. Um deles tem loja, é recomendado por todo mundo, e foi o primeiro que fui ano passado. Pois bem, voltei lá.
Mesma ladainha: "gostaria que o senhor descobrisse o problema do meu carro."
Lá foi ele pegar o carrinho com o multímetro e aferiu... "seu carro está normal!"
Eu insisti na oscilação, ele sugeriu aterramento...
Aí eu falei que gostaria que ele pegasse um regulador de tensão BOSCH novo e colocasse no alternador. Adivinhem? Resolvido!! Me custou 50 paus.
Eu disse, "aí, agora sim, resolveu! descobriMOS o problema, né?"
E ele ainda quis dizer que eu não expliquei direito o problema..."aaaah, mas eu tinha entendido que o problema era outro", po, se eu fosse expert, não precisava de você!! hahahah
Obrigado a todos vocês!! Um abraço!!