Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
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Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
O segredo para se turbinar é saber em qual potência vai se chegar, quanto maior o aumento de potência maior será a solicitação do motor e o desgaste do mesmo, pois você vai sobrecarregar demais as bielas, pistões, virabrequim, cabeçote... O motor vai gastar muito mais rápido que o original sem turbina, mas é o preço.
Então em alguns casos os especialistas em preparação de motores quando turbinam eles colocam pistão forjado, biela forjada, cabeçote bravo de competição, embreagem de competição, radiador maior, câmbio equivalente a potência do motor turbinado... e por aí vai. Esse é o preço de ter uma boa preparação de turbo. E também os especialistas em preparação colocam suspensão esportiva (mais dura e baixa) e freios mais fortes.
Além disso... ocorre o problema do superaquecimento do motor... existem casos que o 1.8 AP chega a ter que por um radiador maior e por radiador de óleo...
Quando os caras falam em pressão de turbina... 2 kg... isso não me diz nada.... o que importa é a potência que a turbina fornece ao motor... ele tem que me dizer “chegou a 250 cv”... Para saber a potência que a turbina atingiu se tem que colocar o carro no dinamômetro de rolo/esteira... a roda do carro move um rolo/esteira que mede o torque/potência do carro.
Em fim... vá a um bom preparador e a vida útil do seu motor vai estar garantida. Pegue dicas com ele de como conduzir o veículo sem sobrecarregar o motor.
Então em alguns casos os especialistas em preparação de motores quando turbinam eles colocam pistão forjado, biela forjada, cabeçote bravo de competição, embreagem de competição, radiador maior, câmbio equivalente a potência do motor turbinado... e por aí vai. Esse é o preço de ter uma boa preparação de turbo. E também os especialistas em preparação colocam suspensão esportiva (mais dura e baixa) e freios mais fortes.
Além disso... ocorre o problema do superaquecimento do motor... existem casos que o 1.8 AP chega a ter que por um radiador maior e por radiador de óleo...
Quando os caras falam em pressão de turbina... 2 kg... isso não me diz nada.... o que importa é a potência que a turbina fornece ao motor... ele tem que me dizer “chegou a 250 cv”... Para saber a potência que a turbina atingiu se tem que colocar o carro no dinamômetro de rolo/esteira... a roda do carro move um rolo/esteira que mede o torque/potência do carro.
Em fim... vá a um bom preparador e a vida útil do seu motor vai estar garantida. Pegue dicas com ele de como conduzir o veículo sem sobrecarregar o motor.
Editado pela última vez por Rodox em 22 Jul 2015, 07:31, em um total de 6 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
"Quando os caras falam em pressão de turbina... 2 kg... isso não me diz nada.... o que importa é a potência que a turbina fornece ao motor... ele tem que me dizer “chegou a 250 cv”"
rodolfo, segundo corky bell em seu livro Maximum Boost, a pressão da turbina "teoricamente" é a porcentagem do quanto se eleva a potência do carro, então 2kg significa que a potência foi aumentada em 200%, mas claro, calma, isso é a introdução do livro, após este capítulo ele já entra nos outros detalhes que geram parte de perda desses 200%.
rodolfo, segundo corky bell em seu livro Maximum Boost, a pressão da turbina "teoricamente" é a porcentagem do quanto se eleva a potência do carro, então 2kg significa que a potência foi aumentada em 200%, mas claro, calma, isso é a introdução do livro, após este capítulo ele já entra nos outros detalhes que geram parte de perda desses 200%.
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Os caras falam de potência estimada (teórica)... eu gosto é da coisa exata e não estimada. Sou como Tomé... ver pra crer. Custa botar o carro em um dinamômetro?
Falar que o carro tem 1 kg e tal não dá pra saber ou ter ideia do que seja isso, foi isso que eu quis dizer. Na minha opinião todo mundo que turbina deveria por o carro no dinamômetro pra ver a potência real que se chegou.
Falar que o carro tem 1 kg e tal não dá pra saber ou ter ideia do que seja isso, foi isso que eu quis dizer. Na minha opinião todo mundo que turbina deveria por o carro no dinamômetro pra ver a potência real que se chegou.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
eu concordo, só quis acrescentar o conhecimento rsrs'
mas vale lembrar que existe potência motor (sem atrito de rolamento e de câmbio e alguns outros)
potência efetiva (a que vai na roda) ou seja, potência de roda, se alterar a roda de 13 para 17, claro que a potência reduz
no dinamometro a potência é de roda e estima-se a do motor
a potência descrita em manuais é potência de motor e não de roda, o carro original teria também que colocar no dina pra saber qual foi a diferença real do turbo
mas vale lembrar que existe potência motor (sem atrito de rolamento e de câmbio e alguns outros)
potência efetiva (a que vai na roda) ou seja, potência de roda, se alterar a roda de 13 para 17, claro que a potência reduz
no dinamometro a potência é de roda e estima-se a do motor
a potência descrita em manuais é potência de motor e não de roda, o carro original teria também que colocar no dina pra saber qual foi a diferença real do turbo
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Voce vai me desculpar, mas esticar de 5ª em um motor turbo todo original e dependendo do acerto, provavelmente vai ganhar um grande buraco no meio do pistão.Rodox escreveu:O segredo para se turbinar é saber em qual potência vai se chegar. Se você for aumentar a potencia na faixa de 30% a mais que a potência original não vai ter muito problema, por exemplo de 95 cv originais a turbina chega a 124 cv. O motor vai gastar muito mais rápido que o original sem turbina, mas é o preço. Agora se for acima de 30%, você vai sobrecarregar bielas, pistões, virabrequim, cabeçote...
Então em alguns casos os especialistas em preparação de motores quando turbinam na faixa de 100% de aumento de potência, por exemplo de 95 cv vai para uns 200 cv, eles colocam pistão forjado, biela forjada, cabeçote bravo de competição, embreagem de competiçao, radiador maior, câmbio equivalente a potência do motor turbinado... e por aí vai. Esse é o preço de ter uma boa preparação de turbo. E também os especialistas em preparação colocam suspensão esportiva (mais dura e baixa) e freios mais fortes.
Além disso... ocorre o problema do superaquecimento do motor... existem casos que o 1.8 AP chega a 250 cv e se tem que por um radiador maior e se a potência for para uns 400 cv se tem que por radiador de óleo... agora se for prova de arrancada talvez não precise de radiador de óleo, pois o cara só dá um pisão e para... mas imagina se ficar com o pé cheio em uma volta na pista... aí o motor frita.
Quando os caras falam em pressão de turbina... 2 kg... isso não me diz nada.... o que importa é a potência que a turbina fornece ao motor... ele tem que me dizer “chegou a 250 cv”... Para saber a potência que a turbina atingiu se tem que colocar o carro no dinamômetro de rolo/esteira... a roda do carro move um rolo/esteira que mede o torque/potência do carro.
E por fim, procure só esticar a 4a. e 5a. marcha, pois assim a frequência que o motor ficar em alto giro e consequentemente desgastando devido a alta temperatura e pressão da câmara de combustão será muito menor. Pois não é em qualquer lugar que se pode andar a mais de 160 km/h em 4ª marcha... Já o vacilação que estica 1ª e 2ª marcha a cada esquina, vai gastar o motor muito rápido.
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Exatamente, a turbina tem uma coisa chamada eficiencia e cada turbina tem um mapa de eficiencia. Ela deve ser projetada de acordo com um objetivo e o conjunto com o qual ela vai trabalhar. Um motor 2.0 com 2kg em uma apl ou 2kg em uma hx40 terá respostas e resultados bem diferentes.Buenocdgq escreveu:"Quando os caras falam em pressão de turbina... 2 kg... isso não me diz nada.... o que importa é a potência que a turbina fornece ao motor... ele tem que me dizer “chegou a 250 cv”"
rodolfo, segundo corky bell em seu livro Maximum Boost, a pressão da turbina "teoricamente" é a porcentagem do quanto se eleva a potência do carro, então 2kg significa que a potência foi aumentada em 200%, mas claro, calma, isso é a introdução do livro, após este capítulo ele já entra nos outros detalhes que geram parte de perda desses 200%.
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Se estourar pistão em 5a. marcha a toda velocidade (uns 200 km/h) é porque o motor não foi bem turbinado... conheço gente que passava de 200 km/h brincando com gol 1.8 L turbinado, o cara fazia de 0 a 200 km/h em 18s.diegotwim escreveu: Voce vai me desculpar, mas esticar de 5ª em um motor turbo todo original e dependendo do acerto, provavelmente vai ganhar um grande buraco no meio do pistão.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Motor original com um kit pendurado, se segurar o pé de 5ª frita pistão. Não é questão de velocidade e sim do tempo que voce segura o motor em alto giro, vai aquecendo a camara até derreter pistão. Ai vai do acerto e de toda a preparação do resto do conjunto (intercooler, radiador de oleo, radiador, etc.)Rodox escreveu:Se estourar pistão em 5a. marcha a toda velocidade (uns 200 km/h) é porque o motor não foi bem turbinado... conheço gente que passava de 200 km/h brincando com gol 1.8 L turbinado, o cara fazia de 0 a 200 km/h em 18s.diegotwim escreveu: Voce vai me desculpar, mas esticar de 5ª em um motor turbo todo original e dependendo do acerto, provavelmente vai ganhar um grande buraco no meio do pistão.
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Diego,
Olha que o colega que eu falei tinha um Gol Bola 1.8 MI turbinado com 300 CV... e fazia de 0 a 200 km/h em 18s, e ele nunca disse que pistão furou, mas eu não sei se ele tinha pistão forjado e etc...
Frita pistão quando tem algum erro na preparação,talvés para o seu carro estar tudo original a pressão esteja muito forte...
Com relação a esticar marcha é claro que não se pode andar com o carro na velocidade máxima por muito tempo... tipo chegue no máximo de velocidade, por exemplo 200 km/h, e tire o pé depois de uns 10s.
As vezes a gente paga barato pra preparar o carro e acaba levando gato por lebre. Se um bom preparador cobra 3X do que um preparador meia boca não é a toa... o cara sabe fazer carro turbo, e cobra por isso. Mas com certeza vai valer cada centavo gasto, e o seu pistão não vai furar e nem motor vai fundir.
Olha que o colega que eu falei tinha um Gol Bola 1.8 MI turbinado com 300 CV... e fazia de 0 a 200 km/h em 18s, e ele nunca disse que pistão furou, mas eu não sei se ele tinha pistão forjado e etc...
Frita pistão quando tem algum erro na preparação,talvés para o seu carro estar tudo original a pressão esteja muito forte...
Com relação a esticar marcha é claro que não se pode andar com o carro na velocidade máxima por muito tempo... tipo chegue no máximo de velocidade, por exemplo 200 km/h, e tire o pé depois de uns 10s.
As vezes a gente paga barato pra preparar o carro e acaba levando gato por lebre. Se um bom preparador cobra 3X do que um preparador meia boca não é a toa... o cara sabe fazer carro turbo, e cobra por isso. Mas com certeza vai valer cada centavo gasto, e o seu pistão não vai furar e nem motor vai fundir.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Pode ser o pistão que for, se andar com muita falta vai derreter, isso é fisica. A camara chega uma determinada temperatura e ocorre a fusão do metal. Meu carro quem está montando sou eu mesmo, te falo por experiencia sobre o fato de furar pistão com falta.Rodox escreveu:Diego,
Olha que o colega que eu falei tinha um Gol Bola 1.8 MI turbinado com 300 CV... e fazia de 0 a 200 km/h em 18s, e ele nunca disse que pistão furou, mas eu não sei se ele tinha pistão forjado e etc...
Frita pistão quando tem algum erro na preparação,talvés para o seu carro estar tudo original a pressão esteja muito forte...
Com relação a esticar marcha é claro que não se pode andar com o carro na velocidade máxima por muito tempo... tipo chegue no máximo de velocidade, por exemplo 200 km/h, e tire o pé depois de uns 10s.
As vezes a gente paga barato pra preparar o carro e acaba levando gato por lebre. Se um bom preparador cobra 3X do que um preparador meia boca não é a toa... o cara sabe fazer carro turbo, e cobra por isso. Mas com certeza vai valer cada centavo gasto, e o seu pistão não vai furar e nem motor vai fundir.
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Mistura pobre arrebenta tudo mesmo, mas para que isso não ocorra se deve regular o carburador, ou até colocar um giglê maior se necessário. Ainda se pode reduzir a pressão da turbina para que entre menos ar na câmara de combustão.diegotwim escreveu: Pode ser o pistão que for, se andar com muita falta vai derreter, isso é fisica. A camara chega uma determinada temperatura e ocorre a fusão do metal. Meu carro quem está montando sou eu mesmo, te falo por experiencia sobre o fato de furar pistão com falta.
O ideal é ter um Hallmeter para ver o que acontece com a mistura em qualquer faixa de rotação. Seria melhor ainda poder colocar uma injeção eletrônica já que a mesma regula a todo instante a mistura.
E esse negócio que não pode pisar até a velocidade máxima não é valido, pois veja os carros turbo original de fábrica como o Marea Turbo... eles pode pisar a vontade... , ou seja é tudo questão de saber preparar o motor para a rotação de potência máxima. O que todo mundo quer em um carro turbo é ver quanto ele chega.
Agora se você tiver um Hallmeter e perceber que não consegue acertar a mistura na rotação de potência máxima te recomento procurar um preparador.
Editado pela última vez por Rodox em 18 Fev 2015, 11:00, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Comparar toda a tecnologia empregada em um motor turbo original (tanto em eletronica com knock sensor, correção por sonda wide em alguns casos, como nas ligas metalicas e contrução) com um AP carburado não tem como né, até na parte de injeções nacionais essas tecnologias estão se desenvolvendo agora (com pro tune e FT500). Pra segurar de marcha tem que ter um controle de ponto e injeção bem feitos.
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
diegotwim,
Eu falei de injetado para você para de sofrer com carburado...
Veja este vídeo da Full Power, link a baixo, que mostra que é possível ter potência máxima de 249 CV a 6.200 rpm com o Gol 1988 - 1.6 L - carburado - turbinado.
O preparador da Full Power diz "agora é só acertar a pressão do turbo e da gasolina para ter uma boa mistura". Ou seja, para não dar mistura pobre em altas rotações é tudo questão de mandar um carro em um bom preparador!
https://www.youtube.com/watch?v=H20PY2dd3DY
Eu falei de injetado para você para de sofrer com carburado...
Veja este vídeo da Full Power, link a baixo, que mostra que é possível ter potência máxima de 249 CV a 6.200 rpm com o Gol 1988 - 1.6 L - carburado - turbinado.
O preparador da Full Power diz "agora é só acertar a pressão do turbo e da gasolina para ter uma boa mistura". Ou seja, para não dar mistura pobre em altas rotações é tudo questão de mandar um carro em um bom preparador!
https://www.youtube.com/watch?v=H20PY2dd3DY
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Ninguem ta sofrendo amigo, pelo contrario. Estou tentando ajudar e passar um pouco do conhecimento e experiencia que adquiri com o tempo. AP com 250cv é mato, até 400cv vc tira sem grande esforço e não são mais raros carros acima dos 600cv. Não to falando que não dá para andar de final, tem uma saveiro em indaiatuba que anda com moto 1000cc e da uma coça, tem o cara da saveiro da raia que andava acima dos 260km/h tambem entre varios outros. Mas tudo isso tem custos e conhecimento envolvido. AbraçosRodox escreveu:diegotwim,
Eu falei de injetado para você para de sofrer com carburado...
Veja este vídeo da Full Power, link a baixo, que mostra que é possível ter potência máxima de 249 CV a 6.200 rpm com o Gol 1988 - 1.6 L - carburado - turbinado.
O preparador da Full Power diz "agora é só acertar a pressão do turbo e da gasolina para ter uma boa mistura". Ou seja, para não dar mistura pobre em altas rotações é tudo questão de mandar um carro em um bom preparador!
https://www.youtube.com/watch?v=H20PY2dd3DY
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Diego,diegotwim escreveu:Ninguem ta sofrendo amigo, pelo contrario. Estou tentando ajudar e passar um pouco do conhecimento e experiencia que adquiri com o tempo. AP com 250cv é mato, até 400cv vc tira sem grande esforço e não são mais raros carros acima dos 600cv. Não to falando que não dá para andar de final, tem uma saveiro em indaiatuba que anda com moto 1000cc e da uma coça, tem o cara da saveiro da raia que andava acima dos 260km/h tambem entre varios outros. Mas tudo isso tem custos e conhecimento envolvido. Abraços
Você é muito contraditório no que diz... foi você que disse que: "esticar de 5ª em um motor turbo todo original e dependendo do acerto, provavelmente vai ganhar um grande buraco no meio do pistão." e agora diz "Não to falando que não dá para andar de final"
E por último, se você não sabe acertar a mistura é melhor levar o seu carro para quem saiba.
Editado pela última vez por Rodox em 18 Fev 2015, 13:35, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
É so ler oque eu escrevi até o final. Acho que ninguem é criança aqui pra eu ter que ensinar a ler. Situações diferentes, motor original com kit basico e um motor com 30 pau de preparação. Termino por aqui
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Quem não sabe ler é você... você não fala coisa com coisa.diegotwim escreveu:É so ler oque eu escrevi até o final. Acho que ninguem é criança aqui pra eu ter que ensinar a ler. Situações diferentes, motor original com kit basico e um motor com 30 pau de preparação. Termino por aqui
Rodox
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Srs boa noite, eu possuo um gol ap1.6 e kero turbinar o mesmo, não kero nada faraônico mas gostaria de ter uns 200 cv, tipo gostaria de saber o q usar tipo comando de válvulas bomba d combustível, pretendo manter o cabeçote original assim como motor a não ser pela bomba de óleo q pretendo usar a do ap 2.0 por lubrificar melhor e utilizar um intercooler pra ajudar na obtenção de potência, meu ap tem hje um 2e como bura pois o tldz dele já foi pro Beleléu. Vcs podem por fvor me ajudar?!
Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Douglas,DOUGLASCRUZ escreveu:Srs boa noite, eu possuo um gol ap1.6 e kero turbinar o mesmo, não kero nada faraônico mas gostaria de ter uns 200 cv, tipo gostaria de saber o q usar tipo comando de válvulas bomba d combustível, pretendo manter o cabeçote original assim como motor a não ser pela bomba de óleo q pretendo usar a do ap 2.0 por lubrificar melhor e utilizar um intercooler pra ajudar na obtenção de potência, meu ap tem hje um 2e como bura pois o tldz dele já foi pro Beleléu. Vcs podem por fvor me ajudar?!
Se sua preocupação é vida útil eu sugiro você procurar um preparador e se eu fosse você se baseava na mecânica do Audi A3 1.8 Turbo que tem 180 CV. Pois quanto mais potência, maior será o gastos com peças nobres.
Abraços,
Rodox
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- João Victor AP
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Re: Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil
Primeiro, é necessário abrir o motor e verificar o estado das peças, se não há muito desgastes, para saber se esse motor pode receber uma preparação.DOUGLASCRUZ escreveu:Srs boa noite, eu possuo um gol ap1.6 e kero turbinar o mesmo, não kero nada faraônico mas gostaria de ter uns 200 cv, tipo gostaria de saber o q usar tipo comando de válvulas bomba d combustível, pretendo manter o cabeçote original assim como motor a não ser pela bomba de óleo q pretendo usar a do ap 2.0 por lubrificar melhor e utilizar um intercooler pra ajudar na obtenção de potência, meu ap tem hje um 2e como bura pois o tldz dele já foi pro Beleléu. Vcs podem por fvor me ajudar?!
Depois é a parte do cabeçote, será necessário verificar se o cabeçote não está muito rebaixado, e deverá usar uma junta de aço grossa, da marca UniversalJuntas para retirara taxa.
Para melhorar o Fluxo do seu Cabeçote, é legal fazer um trabalho de polimento/alargamento nos dutos de admissão e escape, mas esse trabalho ns dutos é você que decide.
Seu Motor é a Álcool ou Gasolina ????
Se for a Álcool o pistão é de cabeça plana, para se ter uma taxa de compressão maior, e por esse motivo não se pode usar ele no projeto Turbo e deverá usar Pistões do AP a Gasolina, que tem uma cava.
Esse 2E não irá conseguir alimentar o APzão que ficará com bastante sede, e bebendo mais. Será necessário no mínimo usar um 3E de Quantum para alimentar o motor.
Comando, se for tuchos mecânicos use o 49G.
Deverá usar uma Bomba elétrica de no mínimo 8 Bar, fazer um Cath Tank, linha de combustível, adaptação na flange do filtro de óleo para lubrificação da turbina e funcionamento do manômetro de óleo, fazer um retorno de óleo no cárter para receber o óleo que sai da turbina, usar um dosador.
Isso é as peças que eu lembrei de te falar, com certeza tem bem mais peças !
Uma turbina boa para seu projeto seria a Biagio 42/48, enche rápido, e tem uma pegada bacana em baixa rotação.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531