Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

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Bruno Ruiz Francisco
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Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Olá a todos, este é meu primeiro tópico depois da apresentação, espero estar colocando ele no lugar certo.

Estou com o seguinte problema, tem um mês q comprei meu gol cl cht 1.6 álcool, estou resolvendo agora todos os problemas mecânicos.
Chegou a vez do carburador, o afogador dele estava travado, eu puxava a alavanca e nada acontecia, o primeiro mecânico q eu levei, soltou o parafuso q estava travando ele porem nada acontecia quando acionava ele.
Eu não tenho certeza, talvez alguém possa me ajudar, não sei qual é o modelo, só sei q é brosol, eu soltei a mufla que por sinal está quebrada.
Pelo q vi ele é igual ou pelo menos muito parecido com este modelo aqui
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/carburador ... 2014-F.jpg

Agora de fato minhas duvidas.
Lendo pelo fórum vi varias marcas e modelos de buras para o gol, no caso qual seria o original, e qual seria o melhor carburador para o meu gol? Comprar um novo, recondicionado ou retificar o meu? Onde eu posso ver o modelo do meu carburador?
Não sei porque a mufla não está encostando no carburador, o que acontece é q o ar está entrando sem passar pelo filtro de ar.
E a ultima coisa, é besteira mas gostaria de perguntar se alguém sabe se é possível colocar a caixa do filtro de ar marmita do escort
Essa aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... origin-_JM

queria saber se encaixa, e se cabe embaixo do capô, isso é mais uma questão estética.
Qual é o carburador q vai no motor do escort, acredito q sirva por ser o mesmo motor cht do gol


Ficou muito extenso, mas agradeço a todos q puderem ajudar com qualquer coisa
Felipe GQ90
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Felipe GQ90 »

P**a merda, escrevi um texto imenso e fechei a pagina sem querer...

Não manjo muito de mecânica mas vou tentar ajudar com oque sei ( ou acho que sei :crazy: )

Se não me engano o original do CHT é o Weber 460

Quando o meu carburador estava ruim andei pesquisando e me disseram o seguinte:

O meu carburador seria muito difícil achar original, então se eu quisesse um novo então investisse em um de marca realmente boa;
E me deram a opção de restaurar o meu, que sairia na base de 250.00 reais pra trocar todas as peças e plainar a base.
Esse mesmo orçamento foi passado em dois lugares especializados em carburadores.
Mas tem que procurar um bom e de confiança pois fui em um que me cobrou 800.00 reais pra fazer a mesma coisa que esses outros dois.
Tem que ser um profissional nisso pois eles são "mais sinceros", as vezes você vai em um mecânico faz tudo e eles cobram barato mas so fazem uma limpeza e trocam giclês e dizem que vai ficar bom ( não estou generalizando mas a maioria é assim ), e também pelo fato de ter carburadores que são difíceis de encontrar peças, por isso um especialista nisso vai saber te orientar melhor oque vale a pena ou não fazer.

-

Já tive um Gol e agora tenho um Voyage e ambos são AP então não sei muito sobre CHT mas pelo que da pra ver se essa marmita não servir de cara deve dar pra adaptar, mas tem que ver bem porque olhando só por foto parece que a "mangueira" que vai pro filtro de ar não vai encaixar ali.
Espere a opinião de quem tenha cht pois por imagem fica meio difícil pra mim responder.
O xr3 deve ser o mesmo carburador do gol, se não me engano só muda o coletor de admissão.
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DanielGT
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por DanielGT »

Estou no meu segundo motor CHT =D. tive um 1.6 a gasolina e agora um 1.0 a gasolina. O bura do cht mais novo é o weber 460 (os mais antigos tem até de corpo simples), sendo que o Álcool 1.6 tem dois modelos, um com Venturi de valores menores a qual não me lembro os valores (o da gasolina 1.6 é 19\21) que é dos cht 1.6 álcool comuns, e o do 1.6 álcool fórmula que é o motor do Escort xr3 cht 1.6 que tem Venturi 24/25 mais forte, alguns preparadores até preferem ele do que o Brosol 2e pois ele fica mais redondo em lenta com comando alto.

no seu caso depende do estado do seu bura, tem que ver se vale a pena reformar, se vc quiser um pouco mais de potencia procurar esse do cht fórmula, ou as vezes passar logo para um Brosol 2e que é um carburador bem mais fácil de regular, qualquer mecânico sabe mexer. Meu cht 1.6 a gasolina tava com um bura horrível, se fosse ficar com o carro teria passado para o Brosol 2e porque o meu weber 460 estava um lixo e queria um pouco mais de potencia e tranquilidade visto que a aqui na minha região qualquer um mexe com 2e, cheguei a procurar o do xr3 mas só achei no ML e o preço tava bem salgado.

Abraços
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Bruno Ruiz Francisco
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Obrigado a todos q responderam,

Felipe pq vc escolheu a restauração mais cara? eu estava vendo os preços e ficaria em torno de 250 a 300 reais tbm, e eu achei o bura novo por 850
E no caso daquele filtro marmita nao tenho q ligar a mangueira, a marmita é toda a caixa de ar, no caso eu tiraria a caixa o mangueira e a mufla e ficaria só a marmita, isso faz par do meu projeto de longo prazo pra deixar o cofre do motor mais clean.

Daniel eu sei q é o sonho de muitos, mas eu apesar de amar mais potencia, estou atras de só de economia pra poder pegar estrada e não gastar muito. Vc tem alguma dica de bura mais econômico.
E vc tbm poderia me explicar um pouco o q são esse números dos bura 19/21 24/25, ja vi em vários lugares, mas não sei o q significam.

Mais uma vez obrigado
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DanielGT
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por DanielGT »

esse números de venturi, são o diâmetro do circulo de cada estágio, 19 1°estágio e 21 2°estágio. se vc pesquisar bem rápido vc verá que é assim que o carburador funciona, com o evento físico em que vc tem um fluxo de liquido ou gás, e quando se diminui o diâmetro sem criar para onde esse gás vazar, a velocidade e a turbulência dele aumenta muito. se tem 19 mm, que diminuem para não sei quantos, e nessa parte menor entra a gasolina, que por o ar estar em alta velocidade e turbulência, isso faz com que se misturem e facilite a queima na câmera de combustão. esse mesmo evento acontece em sprays e quando vc aperta a mangueira :D . Se vc tem uma diferença maior vc tem maior fluxo e maior mistura bem feita. Se vc usa um carburador com venturis maiores e com gicles iguais os seus atuais, vc terá uma mistura melhor (mas mais pobre) e mais dificil de ajustar a lenta, mas ficará mais econômico. Essa é razão pela qual os carros a álcool com carburador de corpo simples não precisarem esquentar tanto no frio (premio e uno álcool e passat álcool), pois por mais que eles só tenham um estágio, o venturi dele é enorme! Espero ter ajudado
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Bruno Ruiz Francisco
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Pra mim aqui já é mais de meia noite e eu acabei de chegar do bar (andando pq é perto de casa)
Depois vou pesquisar mais sobre isso, mas sua explicação foi boa de mais

Vlw
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

No carburador está escrito o modelo dele? não encontrei, apenas achei a marca dele q é brosol
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DanielGT
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por DanielGT »

Obrigado! fico feliz que alguem tenha gostado da explicação =D tem a marca e o tamanho dos venturis, não lembro se tem o nome. lembro que procurando um Weber 460 de XR3 achei um, tinha escrito na lateral assim:


Weber
24-25


sacou?
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Bruno Ruiz Francisco
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Valeu de novo Daniel

Achei o modelo dele, não estava encontrando pq fica na parte de trás e em embaixo da mufla, é um lugar bem difícil de ver

É mesmo um Brosol Solex 30-34 BLFA
Hoje tirei a mufla pq ela está quebrada precisando trocar, foi ai q consegui ver o modelo dele.
Eu sei q ele está bem mal, não funciona nem afogador nem segundo estágio
Já q estava sem a mufla, resolvi abrir a tampa dele não está nada bom

Vai algumas fotos ai
Imagem

Eu acho q está faltando um giclê
Imagem
Ou são apenas 3? 2 para o primeiro estágio e um para o segundo?
O suporte do afogador tem uma trinca

Com todo esse desastre, eu estava pensando se vai ter conserto ou não, se não tiver eu estava pensando em investir em uma injeção eletrônica
O q acham da ideia? estou procurando pela internet, mas não estou tendo muito sucesso em encontrar tudo
Um amigo meu q tem um opala diz q e devo ir em desmanche procurar peças usadas
Quanto eu devo gastar com tudo pra injetar o carro com monoponto?

Vlw
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Bruno Ruiz Francisco
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Como disse anteriormente o afogador e o segundo estágio não estão funcionando.
Eu estou faendo 9.5 km/l na estrada 4.5 km/l na estrada.
Ligando o segundo estágio vai gastar mais? Eu sei q o 2º estágio gasta mais.
Só q eu to tendo q ficar com o pé até o fundo só pra não perder velocidade nas subidas
e mesmo assim acabo perdendo um pouco, a 80km/h em 3ª e pé em baixo só pra manter a velocidade
Só mais uma observação eu moro em minas gerais, estrada aqui é basicamente curvas subidas e descidas
Nada de grandes retas e planas como era quando eu morava em sp.
Eu tbm estou pensando em investir em um mono ponto
Pelo q eu li vou precisar de:
-tbi
-central de injeção (essa substitui a q está lá? ou ficas as duas juntas em paralelo?)
-bomba eletrica
- sensores (quais são necessários e quais são opcionais?)

dos sensores q eu sei q pode usar é a sonda lambda, sensor de fluxo e de temperatura do ar. Está faltando algum?

Grato
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por DanielGT »

Bruno Ruiz Francisco escreveu:Como disse anteriormente o afogador e o segundo estágio não estão funcionando.
Eu estou faendo 9.5 km/l na estrada 4.5 km/l na estrada.
Ligando o segundo estágio vai gastar mais? Eu sei q o 2º estágio gasta mais.
Só q eu to tendo q ficar com o pé até o fundo só pra não perder velocidade nas subidas
e mesmo assim acabo perdendo um pouco, a 80km/h em 3ª e pé em baixo só pra manter a velocidade
Só mais uma observação eu moro em minas gerais, estrada aqui é basicamente curvas subidas e descidas
Nada de grandes retas e planas como era quando eu morava em sp.
Eu tbm estou pensando em investir em um mono ponto
Pelo q eu li vou precisar de:
-tbi
-central de injeção (essa substitui a q está lá? ou ficas as duas juntas em paralelo?)
-bomba eletrica
- sensores (quais são necessários e quais são opcionais?)

dos sensores q eu sei q pode usar é a sonda lambda, sensor de fluxo e de temperatura do ar. Está faltando algum?

Grato

Não conheço esse carburador pra falar se está faltando gicle :\ mas no Weber 460 são 4. e se não me engano todo CHT depois de 90 sai com 460 logo mudaram o seu. o Weber 460 comum é bem economico cara. sério. CHT 1.6 na gasolina bem regulado faz 10~11km\l na cidade (cidade! né são paulo capital não kkkkk) e o 1.0 faz 13. Já tive os dois =D. Injeção monoponto eu não colocaria, se o foco é economia parte para um weber 460 original. O unico chato dele que ele é um pouco mais dificil de regular que o Brosol 2e. mas é bem mais economico.
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Foi isso q eu pensei, q ele havia sido trocado, meu eu vi num topico aqui um moderador falando q o blfa sai de série em alguns gols CL, eu estou procurando aqui mais não estou encontrando.
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por ernaneelias »

Bruno Ruiz Francisco escreveu:Como disse anteriormente o afogador e o segundo estágio não estão funcionando.
Eu estou faendo 9.5 km/l na estrada 4.5 km/l na estrada.
Ligando o segundo estágio vai gastar mais? Eu sei q o 2º estágio gasta mais.
Só q eu to tendo q ficar com o pé até o fundo só pra não perder velocidade nas subidas
e mesmo assim acabo perdendo um pouco, a 80km/h em 3ª e pé em baixo só pra manter a velocidade
Só mais uma observação eu moro em minas gerais, estrada aqui é basicamente curvas subidas e descidas
Nada de grandes retas e planas como era quando eu morava em sp.
Eu tbm estou pensando em investir em um mono ponto
Pelo q eu li vou precisar de:
-tbi
-central de injeção (essa substitui a q está lá? ou ficas as duas juntas em paralelo?)
-bomba eletrica
- sensores (quais são necessários e quais são opcionais?)

dos sensores q eu sei q pode usar é a sonda lambda, sensor de fluxo e de temperatura do ar. Está faltando algum?

Grato
Oi amigo, beleza?
Eu tinha um cht 1.6 álcool, nesse assunto da injeção, eu também já procurei me informar e não compensa de forma alguma, vai ter q ter adaptações. A grana vc gastaria em peças e mão de obra, se vc pegar e passar seu carro, vc consegue um gol bola já injetado de fabrica . Foi meu caso e resolvi pegar um gol 98, mesmo se animar e fazer isso , vai encontrar dificuldades, e o carro vai ficar mais fraco, com certeza . Sei que essa brincadeira fica em volta de 2000$ a 3500$ ou +. EX: Produto bem usado... :bum: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aveiro-_JM :bum: E ainda falta uma porrada de peças ai, ate para converter para etanol e talvez outro modulo.
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 98&t=24960

Daniel aqui o tópico q eu falei q o cara fala q os dois são originais do gol

só q olhando meu carburador de uma marca nele 03, eu acho q é o ano de fabricação
ou seja meu bura é 10 anos mais novo q o carro, já não é mais original
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Ernane

valeu por compartilhar a experiencia,
no final das contas eu ja estava mesmo chegando a essa conclusão
gastar de 2000 a 3500 com peças usadas
:bum: bombas prestes a explodir a qualquer momento

Não rola
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por matefv »

Opa, esse é o Brosol BLFA h30-34, meu gol também tem esse bura, estou comprando o Kit completo de reparos e calibração, saiu R$120 já com frete para mim, meu mecanico falou que faz o serviço por R$80, então vai custar R$ 200, para economia é um bom carburador, porem se pensa em potência quem sabe valha a pena trocar o carburador sim.
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por matefv »

E outra, é original sim.
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Entre o brosol h30-34 e o weber 460 qual é mais econômico?

Mas o q seu mecanico irá fazer? Só trocar limpar e regular por 80 reais ou ele vai retificar?
Pq eu achei ele por 300 reais pronto. E como disse aqui o meu está com o segundo estágio e o afogador desativados.
Então não sei se tem salvação.
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por ernaneelias »

Por experiencia própria, No meu cht 1.6 alcool, sempre usei o weber 460 q é o original do meu gol. Com esse carburador limpo e regulado, o carro anda muito é consegue ser muito econômico. De 6 em 6 meses eu desmontava o carburador e eu mesmo dava uma limpeza e trocava o kit reparo, o carro ficava só afiado. Com esse cht já deixei gol 1.6 g5 comendo poeira,rsrs. E precisei retificar o carburador 2x em 6 anos(rodei 130mil km), chega uma hora q limpeza e troca de componentes não resolvia o problema. O importante é manter ele limpo e trocar o kit reparo q o carro fica zerado, Se não tiver as manha de desmontar a bura, seria bom usar um CAR80 todo. de 6 em 6 meses o carburador q compensa, isso deve ajudar a limpar os dutos do carburador e manter limpo.
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Re: Duvidas Carburador CHT 1.6 Álcool

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Quantos km/l vc fazia com esse weber?
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