Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

Boa noite pessoal!

Segue mais uma invenção!

Painel de instrumentos com luz fraca/apagado, pesquisando por aí vi o pessoal colocando pingo de led coisa e tal.

Daí pensei: Pingo de led? tá muito fácil! vamos sofrer um pouco!

Material:

Fita de Led 12v verde 15w por metro Led SMD tipo 5050
Fita dupla face 3M Cinza automotiva (não utilize outra!)
Super bonder
Ferro de solda
Estanho
Estilete
Alicate
Chave de fenda/philips
Etc...

A intenção foi dar o aspecto de original porém com maior luminosidade.

Fita de Led já instalada no local com fita dupla face adicional 3M Cinza automotiva sobre a dupla face que já vem na fita de led (a gramatura de adesivo que já vem na fita de led não é o suficiente para fixar legal)

Imagem

Detalhe da solda. Obs.: Colar com Super bonder as extremidades para não ter perigo de soltar com calor, etc..

Imagem
Imagem

Recorte para a passagem do fio de alimentação

Imagem

Essa película faz toda a diferença!!!! a luz fica difusa e preenche todo o painel, sem esta película o facho luminoso fica direcionado somente no centro e fica com cara de serviço mal feito.

Imagem

Detalhe do facho de luz

Imagem
Imagem

Painel Desligado

Imagem
Imagem

Painel aceso já com a fita de led!

Imagem
Imagem

Agora é só instalar lá no painel e curtir!
Editado pela última vez por contact em 19 Nov 2014, 18:51, em um total de 1 vez.
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

Pessoal,

Segue outra invenção

Materiais:
Caneta bic
04 Led cor Verde Alto-brilho
01 Led cor Azul Alto-brilho
01 Led cor Vermelha Alto-brilho
06 Resistor 1k
Silicone Preto (para não vazar luz para trás)
Adesivo espelhado
Lixa n.400

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por contact em 19 Nov 2014, 18:55, em um total de 1 vez.
APFP
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Out 2008, 22:59
Carro: Gol 1000 CHT 1995
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por APFP »

tive a mesma ideia tua, porém coloquei fita de led branca, um restinho q tinha aqui de casa, ficou fraca, dae coloquei mais uma por fora mas já aparente pra quem está dentro do carro.. clareia bem, só q bem demais, então, semana q vem vou tirar, fica muito claro dentro do carro, nao dá certo... o ruim é q a solda é muito difícil nesses pontos, se nao cuidar, solta fácil, e nao pode ficar aquecendo muito, se nao corre o risco de queimar a fita.... o bom dessas fitas é q elas já tem o resistor correto de 12v pra tensão do próprio LED
Antonio Pivetta
Gol 1000 95 CHT com Kit 1.6
Renault Duster Dynamique 2.0 4x4 2011
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

APFP escreveu:tive a mesma ideia tua, porém coloquei fita de led branca, um restinho q tinha aqui de casa, ficou fraca, dae coloquei mais uma por fora mas já aparente pra quem está dentro do carro.. clareia bem, só q bem demais, então, semana q vem vou tirar, fica muito claro dentro do carro, nao dá certo... o ruim é q a solda é muito difícil nesses pontos, se nao cuidar, solta fácil, e nao pode ficar aquecendo muito, se nao corre o risco de queimar a fita.... o bom dessas fitas é q elas já tem o resistor correto de 12v pra tensão do próprio LED
Exatamente meu caro amigo!

Essa fita é boa pois não tem perigo de queimar por ser 12v e por causa do resistor, o ideal é utilizar a fita de 15w por metro com o led smd 5050

coloquei a fita de led na cor verde pois sabia que se colocasse fita de led branco quente aprox. 4300 kelvin iria ficar um verde mais suave mesmo com a lente de plástico verde

e se colocasse fita de led branco frio aprox. 6000 kelvin iria ficar um verde mais suave ainda quase branco mesmo com a lente de plástico verde.

Então coloquei a fita de led verde para ficar bem intenso tipo original.

Como ficou a coloração do seu painel? a idéia é manter tipo original ou customizado? se tiver como postar a foto eu agradeço

abs!
Jomir ricarte gomes
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Nov 2014, 20:03
Carro: Gol GTI 93

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por Jomir ricarte gomes »

Ficou muito legal a luminosidade do painel. Essa fita de led é branca? Ai fica da cor verde por causa da fita verde do painel.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por Rodrigo Naressi »

muito bom
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
pesci
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Jul 2012, 11:07
Carro: Voyage 1995 GL 1.8

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por pesci »

Caramba.... iluminou muito bem!
Avatar do usuário
bassdoga
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Nov 2013, 15:00
Carro: Gol Cl 1.6 88

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por bassdoga »

A iluminação original é verde?
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

Jomir ricarte gomes escreveu:Ficou muito legal a luminosidade do painel. Essa fita de led é branca? Ai fica da cor verde por causa da fita verde do painel.
A fita de led é verde

Fiquei com receio de usar branca pois a fita de plástico verde foi calculada para a intensidade de duas pequenas lâmpadas

Se colocar fita de led branca potente poderia ficar um branco esverdeado mas não testei para descobrir
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

bassdoga escreveu:A iluminação original é verde?
São duas pequenas lâmpadas brancas amareladas tradicionais com aprox. 4000 kelvins que iluminam o painel porém tem uma fita de plástico verde onde passa o facho de luz que dá o tom verde no painel
Avatar do usuário
SilveiraRenan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 342
Registrado em: 27 Nov 2013, 18:16
Carro: Voyage CL

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por SilveiraRenan »

Muito bom trabalho!

o meu ta com dois led's verdes, mas não ilumina quase nada!

Parabens e,

um abraço.
Js 24:15 "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."


Voyage cl 88, AP 1.6, gasolina.

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 07&t=34163
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

SilveiraRenan escreveu:Muito bom trabalho!

o meu ta com dois led's verdes, mas não ilumina quase nada!

Parabens e,

um abraço.
Vale a pena mexer lembrando que fica bom com a fita de led verde 15w/metro com led smd tamanho 5050

Grande abraço!
Avatar do usuário
alexmagrelo
Membro
Membro
Mensagens: 190
Registrado em: 25 Mai 2014, 16:13
Carro: Gol 1000 95
Contato:

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por alexmagrelo »

Muito show mesmo, vou procurar pra comprar aqui na minha cidade.

Além de iluminar bem esquenta muito se aumentar o brilho no máximo?
Alex de Gol Quadrado no Youtube - Alex de Gol Quadrado
Alex de Gol Quadrado fanpage - Alex de Gol Quadrado
Alex de Gol Quadrado Instragram - Alex de Gol Quadrado

Meu blog - Alex de Gol Quadrado
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

alexmagrelo escreveu:Muito show mesmo, vou procurar pra comprar aqui na minha cidade.

Além de iluminar bem esquenta muito se aumentar o brilho no máximo?
opa!

A temperatura da fita fica entre o frio e o morno, por isso, mesmo com a fita dupla face cinza da 3M que é a melhor, colei as extremidades com super bond que são os locais onde solta primeiro.
Avatar do usuário
Occy
Membro
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Abr 2013, 22:01
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por Occy »

Parabéns Contact! Trabalho fino! Ficou muito bom o resultado. Vou recuperar um painel aqui em casa, e já vou seguir essa sua idéia de iluminação.

Tenho duas dúvidas, se vc puder me ajudar:

Como vc fez para remover o alojamento das lâmpadas? essa caixa branca onde ficam as lâmpadas e a fita de led. Vi que são fixos por 8 pontos fundidos da moldura. Como vc fez pra solta-los?!?!?

De onde puxou a alimentação pra fita?!? Soldou direto na malha/circuito elétrico?!?

Já agradeço a sua ajuda por compartilhar seu projeto.

Att
APFP
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Out 2008, 22:59
Carro: Gol 1000 CHT 1995
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por APFP »

sei que nao foi pra mim a pergunta, mas vou responder igual...

o alojamento das lampadas eu removi na força mesmo, quebrando aquelas partes derretidas, depois colei com silicone de pistola, nao sei se tem outro jeito de fazer, acho q nao, a alimentação eu peguei da malha mesmo, ali onde ficam as lampadas originais, só nao sei dizer qual é pos e qual é neg, tem q adivinhar.. tem q cuidar tb pra nao derreter a malha com o ferro de solda, nao q seja fácil de derreter, mas se ficar muito tempo aquecendo ali, nao te garanto nada... tvz, se tu seguir a trilha, tu vai encontrar um ponto de solda lá no meio da malha e lá fica mais fácil de fixar, mas mesmo assim, nao vai derreter a malha e pifar tudo... cuidado ao remover a parte branca pra nao forçar e nao quebrar ela, pois fica uma porcaria se quebrar, eu tive a infelicidade de quebrar aquela moldura do painel q vai sobre o volante e já tentei colar 3x e nunca fica, ele quebra novamente, já usei super-bonder (original), já usei poxilina 10min e nem sei mais o que, durou até querer colocar de volta e quebrou...
Antonio Pivetta
Gol 1000 95 CHT com Kit 1.6
Renault Duster Dynamique 2.0 4x4 2011
Avatar do usuário
Occy
Membro
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Abr 2013, 22:01
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por Occy »

APFP escreveu:sei que nao foi pra mim a pergunta, mas vou responder igual...

o alojamento das lampadas eu removi na força mesmo, quebrando aquelas partes derretidas, depois colei com silicone de pistola, nao sei se tem outro jeito de fazer, acho q nao, a alimentação eu peguei da malha mesmo, ali onde ficam as lampadas originais, só nao sei dizer qual é pos e qual é neg, tem q adivinhar.. tem q cuidar tb pra nao derreter a malha com o ferro de solda, nao q seja fácil de derreter, mas se ficar muito tempo aquecendo ali, nao te garanto nada... tvz, se tu seguir a trilha, tu vai encontrar um ponto de solda lá no meio da malha e lá fica mais fácil de fixar, mas mesmo assim, nao vai derreter a malha e pifar tudo... cuidado ao remover a parte branca pra nao forçar e nao quebrar ela, pois fica uma porcaria se quebrar, eu tive a infelicidade de quebrar aquela moldura do painel q vai sobre o volante e já tentei colar 3x e nunca fica, ele quebra novamente, já usei super-bonder (original), já usei poxilina 10min e nem sei mais o que, durou até querer colocar de volta e quebrou...
Hahahahahaha. Muito obrigado pela resposta APFP!!! Sua resposta ajudou muito!

Acho que uma lixa e um pouco de paciência seja possível soltar as partes derretidas que fixam o alojamento das lâmpadas. Lixar a superfície até fragilizar a solda.

Vou tomar bastante cuidado pra soldar na trilha, ou to pensando em solda a alimentação num suporte de lâmpada, mas sem lâmpada. Assim evito danificar a trilha, e se não acender eu só inverto o lado do suporte.

Mais uma vez, obrigado pela resposta! Abs
contact
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abr 2014, 10:16
Carro: não tenho

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por contact »

Occy escreveu:Parabéns Contact! Trabalho fino! Ficou muito bom o resultado. Vou recuperar um painel aqui em casa, e já vou seguir essa sua idéia de iluminação.

Tenho duas dúvidas, se vc puder me ajudar:

Como vc fez para remover o alojamento das lâmpadas? essa caixa branca onde ficam as lâmpadas e a fita de led. Vi que são fixos por 8 pontos fundidos da moldura. Como vc fez pra solta-los?!?!?

De onde puxou a alimentação pra fita?!? Soldou direto na malha/circuito elétrico?!?

Já agradeço a sua ajuda por compartilhar seu projeto.

Att
Obrigado!

O alojamento realmente é bem chato de tirar coloquei uma chavinha de fenda fininha entre o plástico branco e o preto e fui torcendo levemente até soltar mas com extremo cuidado porque a qualquer momento pode quebrar e rachar tudo. Depois limpei o local para retirar a gordura para ancorar a cola e colei com super bonder e deixei curar bem. Os dois buracos das antigas lâmpadas torpedinho coloquei fita isolante para não vazar a luz

A alimentação da fita fiquei com preguiça e receio de soldar na malha do painel aí puxei um fio longo e emendei com a fiação que alimenta a iluminação do controle do ar frio/quente lá no centro do painel atrás do rádio.

Por favor se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar novamente, abs! Ralph
Avatar do usuário
Occy
Membro
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Abr 2013, 22:01
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por Occy »

contact escreveu:
Occy escreveu:Parabéns Contact! Trabalho fino! Ficou muito bom o resultado. Vou recuperar um painel aqui em casa, e já vou seguir essa sua idéia de iluminação.

Tenho duas dúvidas, se vc puder me ajudar:

Como vc fez para remover o alojamento das lâmpadas? essa caixa branca onde ficam as lâmpadas e a fita de led. Vi que são fixos por 8 pontos fundidos da moldura. Como vc fez pra solta-los?!?!?

De onde puxou a alimentação pra fita?!? Soldou direto na malha/circuito elétrico?!?

Já agradeço a sua ajuda por compartilhar seu projeto.

Att
Obrigado!

O alojamento realmente é bem chato de tirar coloquei uma chavinha de fenda fininha entre o plástico branco e o preto e fui torcendo levemente até soltar mas com extremo cuidado porque a qualquer momento pode quebrar e rachar tudo. Depois limpei o local para retirar a gordura para ancorar a cola e colei com super bonder e deixei curar bem. Os dois buracos das antigas lâmpadas torpedinho coloquei fita isolante para não vazar a luz

A alimentação da fita fiquei com preguiça e receio de soldar na malha do painel aí puxei um fio longo e emendei com a fiação que alimenta a iluminação do controle do ar frio/quente lá no centro do painel atrás do rádio.

Por favor se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar novamente, abs! Ralph
E aih Ralph!?! Blz?!?

Então, pelo visto a parte crítica de toda a operação é a remoção do alojamento das lâmpadas. Vou tentar remover com auxilio de lixa, como eu falei, ou colocando uma lamina de serra starett entre a moldura e o alojamento, e serrar cada um dos pinos.

Vou me organizar pra registrar passo-a-passo todo o processo, e depois compartilhar aqui. Obrigado mais uma vez pela disposição e ajuda.

Abs
Avatar do usuário
Marcilio De Bortoli
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1745
Registrado em: 19 Jul 2010, 11:50
Carro: Gol CL 95 1.6 CHT
Localização: Guarulhos - SP

Re: Painel de Instrumentos com Fita de Led!

Mensagem por Marcilio De Bortoli »

Cara, ótimas idéias as suas.
Quando eu fiz o meu painel essas fitas de led eram caras pra caramba, então usei led branco com resistor de 560 ohms. Ficou bom, mas o seu ficou muito melhor.


Abraço!
Gol CL, 1995, Branco, CHT 1.6 - Em construção -
Imagem
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”