[ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

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David89
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[ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

E ae Galera !
Seguinte, andei vendo que muita gente que tinha a bobina asfáltica (latinha) e mudou para bobina plástica (Bobina Mi) teve problemas, ou com a bobina Mi ou com o módulo de ignição, que esquentava demais, ou a queima do mesmo. :bum:

Com a ajuda de um multímetro fiz uma simples medição da corrente primaria da Bobina Mi ( que são os 2 pinos )
como eu soldei os fios, medi pelo chicote, aperte a trava do chicote, tire o chicote (+) (-) e apenas vire a chave (não ligue)
com o multímetro coloque na escala corrente continua em 20volts, pois a bateria do carro trabalha em 12volts, não tem risco de queimar o aparelho
coloque a ponta de teste negativa (cabo preto) no terminal negativo da Bateria (-), e a ponta de teste positivo (vermelho) encoste no pino 1 do chicote que é o fio positivo (+), veja o valor que aparece, se aparecer 12V que é o certo, sua bobina trabalhara no maximo, e demonstra que seu módulo de ignição não tem nenhum limitador de voltagem, no caso de resistores etc, se der menos de 12V, significa que existe resistores ligado na bobina ou na fiação do módulo, nesse caso retire 1 deles, pois existe módulos muito antigos que vem com uma proteção contra queima, no caso 1 resistor, se você colocar outro, o que vai acontecer que alem da sua bobina MI (40.000volts) Trabalhar igual a Latinha, ela ira esquentar muito, junto com o módulo, com possivel até de queima, pq essa bobina não foi feita pra trabalhar com limitador de voltagem no caso menor que 12v, que não faz sentido, colocar esse limitador usando uma bobina MI

Aparecendo 12volts certinho, sua bobina não deve ferver, se tiver aquecendo muito, certamente o problema pode ser o seu módulo de ignição, que não esta aguentando a bobina e por isso esta esquentando, no caso coloque um módulo novo, um TSZ-i com ccr com 7 terminais modelo grande ou compacto, ou coloque um Hall, isso ira resolver, mais antes de trocar o módulo, verifique sua fiação e se possivel teste outra bobina mi, porque sua bobina pode estar com defeito, voce pode testa-la em outro gol, e ver o que acontece, se não esquentar, o problema ou é sua fiação, ou o mais provavel seu módulo que esta abrindo o bico

Abraço ai Galerinha

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rodrigo 1.6ap
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por rodrigo 1.6ap »

dwart89 escreveu:E ae Galera !
Seguinte, andei vendo que muita gente que tinha a bobina asfáltica (latinha) e mudou para bobina plástica (Bobina Mi) teve problemas, ou com a bobina Mi ou com o módulo de ignição, que esquentava demais, ou a queima do mesmo. :bum:

Com a ajuda de um multímetro fiz uma simples medição da corrente primaria da Bobina Mi ( que são os 2 pinos )
como eu soldei os fios, medi pelo chicote, aperte a trava do chicote, tire o chicote (+) (-) e apenas vire a chave (não ligue)
com o multímetro coloque na escala corrente continua em 20volts, pois a bateria do carro trabalha em 12volts, não tem risco de queimar o aparelho
coloque a ponta de teste negativa (cabo preto) no terminal negativo da Bateria (-), e a ponta de teste positivo (vermelho) encoste no pino 1 do chicote que é o fio positivo (+), veja o valor que aparece, se aparecer 12V que é o certo, sua bobina trabalhara no maximo, e demonstra que seu módulo de ignição não tem nenhum limitador de voltagem, no caso de resistores etc, se der menos de 12V, significa que existe resistores ligado na bobina ou na fiação do módulo, nesse caso retire 1 deles, pois existe módulos muito antigos que vem com uma proteção contra queima, no caso 1 resistor, se você colocar outro, o que vai acontecer que alem da sua bobina MI (40.000volts) Trabalhar igual a Latinha, ela ira esquentar muito, junto com o módulo, com possivel até de queima, pq essa bobina não foi feita pra trabalhar com limitador de voltagem no caso menor que 12v, que não faz sentido, colocar esse limitador usando uma bobina MI

Aparecendo 12volts certinho, sua bobina não deve ferver, se tiver aquecendo muito, certamente o problema pode ser o seu módulo de ignição, que não esta aguentando a bobina e por isso esta esquentando, no caso coloque um módulo novo, um TSZ-i com ccr com 7 terminais modelo grande ou compacto, ou coloque um Hall, isso ira resolver, mais antes de trocar o módulo, verifique sua fiação e se possivel teste outra bobina mi, porque sua bobina pode estar com defeito, voce pode testa-la em outro gol, e ver o que acontece, se não esquentar, o problema ou é sua fiação, ou o mais provavel seu módulo que esta abrindo o bico

Abraço ai Galerinha

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gostei da explicação,qual bobina é a sua? vc indica ou reprova alguma marca?
abraço
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David89
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

rodrigo 1.6ap escreveu: gostei da explicação,qual bobina é a sua? vc indica ou reprova alguma marca?
abraço
Vlw
Tem Bosch -> Original
Magneti marelli (fabricante dos melhores amortecedores, o Cofap) -> Original
Motorcraft (auto Latina) -> Original
Delphi não sei se é original, mais deve ser bom tbm
Não compre da Marflex (Marca Paralela, 2º linha)

Utilizo e recomendo da Magneti, muita gente usa e não teve problemas, é beeeem mais em conta que o da Bosch, qualidade é a mesma, ambas são Originais, compre um chicote tambem para a ligação dos fios Positivo (+) e Negativo (-)

Abs
rodrigo 1.6ap
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por rodrigo 1.6ap »

valeu nego abraço
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Occy
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por Occy »

Boa dica! To com o todas as peças prontas pra insalar, e vou ter o cuidado de fazer o teste antes de começar a instalação. Valew pela dica! Abs
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David89
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

rodrigo 1.6ap escreveu:valeu nego abraço
precisar tamo ai :good:
Occy escreveu:Boa dica! To com o todas as peças prontas pra insalar, e vou ter o cuidado de fazer o teste antes de começar a instalação. Valew pela dica! Abs
boa sorte :good:
RuanCardoso
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por RuanCardoso »

esse Modulo aonde voce comprou ?

TSZ-i com ccr com 7 terminais modelo grande ou compacto

moro em curitiba e nada de acha :/ to com o problema da bobina esquentando, levei em um eletrecista e ele disse que nao tem o que fazer :@
e de que marca esse modulo ?


bobina mi bosch nova

gol 1.8 ap carburadoro alcool
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David89
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

RuanCardoso escreveu:esse Modulo aonde voce comprou ?

TSZ-i com ccr com 7 terminais modelo grande ou compacto

moro em curitiba e nada de acha :/ to com o problema da bobina esquentando, levei em um eletrecista e ele disse que nao tem o que fazer :@
e de que marca esse modulo ?


bobina mi bosch nova

gol 1.8 ap carburadoro alcool
O meu é o original que veio de fábrica, é vw
Modelo normal (acredito que seje o grande, nunca vi o pequeno)
Se tiver esquentando demais tem coisa errada, sua ligação na bobina esta certa?
Bobina é de 2 pinos?
RuanCardoso
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por RuanCardoso »

entao eu asho q era algum fio que tava sobrando de gambiarras antigaaaaaaaaaaaaaas kkk antifurto

pq sl parece q volto a se acostuma com a bobina

antes dava dando cheiro de plastico queimado (n sei se era da bobina) mais agora parou e o carro ta andando de boa

final do ano na revisao eu mando da uma olhada melhor em td por enquanto sem money kkk


mais vlw
a bobina e 2 pinos sim
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David89
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

RuanCardoso escreveu:entao eu asho q era algum fio que tava sobrando de gambiarras antigaaaaaaaaaaaaaas kkk antifurto

pq sl parece q volto a se acostuma com a bobina

antes dava dando cheiro de plastico queimado (n sei se era da bobina) mais agora parou e o carro ta andando de boa

final do ano na revisao eu mando da uma olhada melhor em td por enquanto sem money kkk


mais vlw
a bobina e 2 pinos sim
disponha :good:
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por Occy »

Nota 10!

Instalei ontem a bobina e ficou perfeita! Medí 12,12V com a chave ligada. Fiz a emenda dos chicotes, eram 3 fios (+), e 3 fios (-). Usei estanho, espagueti termo contratil, e isolante. Ainda vou dar acabamento com tubo plastico corrugado.

A dica da medição dos 12v no positivo deu certo. Vou observar a melhora no desempenho, e a temperatura da bobina em funcionamento.

Valew pela dica Dwart89!

Abço a todos!
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David89
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

Occy escreveu:Nota 10!

Instalei ontem a bobina e ficou perfeita! Medí 12,12V com a chave ligada. Fiz a emenda dos chicotes, eram 3 fios (+), e 3 fios (-). Usei estanho, espagueti termo contratil, e isolante. Ainda vou dar acabamento com tubo plastico corrugado.

A dica da medição dos 12v no positivo deu certo. Vou observar a melhora no desempenho, e a temperatura da bobina em funcionamento.

Valew pela dica Dwart89!

Abço a todos!
que bom que deu certo, qualquer coisa é só falar
abs
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por Occy »

David89 escreveu:
Occy escreveu:Nota 10!

Instalei ontem a bobina e ficou perfeita! Medí 12,12V com a chave ligada. Fiz a emenda dos chicotes, eram 3 fios (+), e 3 fios (-). Usei estanho, espagueti termo contratil, e isolante. Ainda vou dar acabamento com tubo plastico corrugado.

A dica da medição dos 12v no positivo deu certo. Vou observar a melhora no desempenho, e a temperatura da bobina em funcionamento.

Valew pela dica Dwart89!

Abço a todos!
que bom que deu certo, qualquer coisa é só falar
abs
E aih David89! Blz?!?
Desculpe trocar seu nickname no post passado.
Cara, troquei a bobina conforme ja falei aqui, e depois disso o carro passou a oscilar a lenta e morrer no sinaleiro. Não sei se está relacionado com a troca da bobina, mas o carro ficou assim só depois q troquei a bobina a oleo pela Mi. Em alta em normal, mas lenta e arrancada ta bem ruim. Qdo paro no sinaleiro a maioria das vezes tenho que segurar a lenta no acelerador. Se eu sair forte e freiar na proxima quadra, ele apaga.
Ainda não mexi na 2E, fazer limpeza e tal... Pq antes da troca da bobina ela tava redondinha e economica. Os cabos de vela, vela, e rotor faz mais de 2 anos q não são trocados. Vou começar por aih, talvez os cabos não estejam comportando a maior potencia da bobina. Vou trocar cabos e velas. Aih eu posto o resultado aqui.
Bati fotos da instalaçao da bobina, mas nao to achando minha senha do imageshack. Vou tentar postar esse final de semana.
Mais uma vez obrigado pela ajuda, e desculpe a troca do nickname.
Abs!
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David89
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

Verifica os cabos, velas, rotor, tampa do distribuidor, verifica tbm o Cabo da bobina, seu combustivel é bom, ou está adulterado? Veja isso tbm, pq combustível ruim amarra o carro, e suja o bura
Tranquilo
Abs :good:
GustavoSantos
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por GustavoSantos »

Boa tarde pessoal!
Estou querendo comprar uma bobina mi pro meu gol cht 1.6, porém fico com o pé atras se meu módulo vai aguentar, ele é o modelo grande (aquele que fica embaixo do painel) de 7 pinos, da bosch... Será que aguenta?

Fiz o teste do multimetro e ele manda 12,17V
Vlw!

Meu módulo é identico a esse ai!
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

GustavoSantos escreveu:Boa tarde pessoal!
Estou querendo comprar uma bobina mi pro meu gol cht 1.6, porém fico com o pé atras se meu módulo vai aguentar, ele é o modelo grande (aquele que fica embaixo do painel) de 7 pinos, da bosch... Será que aguenta?

Fiz o teste do multimetro e ele manda 12,17V
Vlw!

Meu módulo é identico a esse ai!
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E aew fera
Esse módulo é o TSZ-I com ccr 7 pinos, ele aguenta sim, o da Bosch, a galera fala muita groselha, meu módulo é desse aí é nunca tive problemas, uns compra paralelo ou com problema e dps falam que não funciona, os da Bosch original, funciona tranquilo, agora no caso da bobina, compre magnetti marelli ou Bosch, de 2 pinos, com chicote, sem gambiarra
Abs
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por Occy »

David89 escreveu:Verifica os cabos, velas, rotor, tampa do distribuidor, verifica tbm o Cabo da bobina, seu combustivel é bom, ou está adulterado? Veja isso tbm, pq combustível ruim amarra o carro, e suja o bura
Tranquilo
Abs :good:
E aí David89, blz?!?

meu carro estava com 12 graus de avanço, e deveria estar com 15 conforme a tabela. Ajustei o ponto e dei uma regulada no ar e na lenta, ele parou de morrer mas ficou acelerado. Em compensação ele pega mais facil e parou de dar uns socos que ele dava antes... melhorou 70%! Vou ter que trocar velas e cabos e limpar a 2E de novo, aí acho q mata o problema. Obrigado pela ajuda!
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

Occy escreveu:
David89 escreveu:Verifica os cabos, velas, rotor, tampa do distribuidor, verifica tbm o Cabo da bobina, seu combustivel é bom, ou está adulterado? Veja isso tbm, pq combustível ruim amarra o carro, e suja o bura
Tranquilo
Abs :good:
E aí David89, blz?!?

meu carro estava com 12 graus de avanço, e deveria estar com 15 conforme a tabela. Ajustei o ponto e dei uma regulada no ar e na lenta, ele parou de morrer mas ficou acelerado. Em compensação ele pega mais facil e parou de dar uns socos que ele dava antes... melhorou 70%! Vou ter que trocar velas e cabos e limpar a 2E de novo, aí acho q mata o problema. Obrigado pela ajuda!
um mecânico me falou que o ponto normal é 9
referente aos socos vc usa no álcool?
regule o carbura com o motor frio, diminua a marcha lenta/aceleração e vire a chave e depois de a partida, pra deixar o motor liso regule o ar, abs
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Occy
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por Occy »

Então, depende do ano do motor, do numero de serie que ta nele. O ponto do AP pode ser de 8 a 18 graus, segundo a tabela de ajustes da VW. Não da pra dizer que todos são 9 graus.
Eu ando na gasolina mesmo. Mas o carro melhorou muito, mas não ta do jeito que eu quero. Alem de velas e cabos, vou limpar o carburador ainda, e fazer um ajuste fino. Acredito que aí tenha grandes chances de ficar lizo na lenta e aceleração.

Valew pela ajuda!
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Re: [ MACETE ] Esquema P/ Bobina MI 2 pinos

Mensagem por David89 »

Occy escreveu:Então, depende do ano do motor, do numero de serie que ta nele. O ponto do AP pode ser de 8 a 18 graus, segundo a tabela de ajustes da VW. Não da pra dizer que todos são 9 graus.
Eu ando na gasolina mesmo. Mas o carro melhorou muito, mas não ta do jeito que eu quero. Alem de velas e cabos, vou limpar o carburador ainda, e fazer um ajuste fino. Acredito que aí tenha grandes chances de ficar lizo na lenta e aceleração.

Valew pela ajuda!
problemas de aceleração, geralmente é carburador mesmo, limpeza, regulagem de gicles e bóia

:good:
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