Estava observando que ele anda muito bem até os 3000rpm, qualquer marcha até 3000rpm ele é foda

De 5º marcha e 3000rpm estou a + ou - 100km/h, atinjo esses 100km/h muito de boa em uma reta, mas depois fica frouxo.
Gostaria da sugestão da galera, ou se alguém já passou por isso, como resolveu.
O que já verifiquei:
-Carburador, limpo minuciosamente, utilizei reparo da marca sabo uma das melhores, lembro que muito tempo atrás ele estava rodando com o carburador de uma santana quantum 2.0(venture 23/27) e parece que foi a época que mais andava

-O ponto do motor na tabela é 15º graus, ele é um GTS 91/92, se mais alguém tiver uma tabela e puder conferir, já rodei com 9º, 12º 3 com 18º, no 18º ele fica mais esperto, mas em alta também não desenvolve muito bem e 9º e 12º fica muito fraco.
Será que pode ser válvula, talvez empenada ou trincada?
GTS 91/92 tem tucho hidráulico ou mecânico? Me parece que com tucho hidráulico não se faz regulagem em válvula, verdade?
Pode ser o avanço do distribuidor? Bom coloquei uma mangueira nele puxei o ar com a boca mesmo e constatei que ele mexeu pouco lá dentro e segurou o ar.
To puto já com isso, e tenho um serio problema em deixar ele no mecânico, só se eu estiver junto e acabo gastando mais com isso, porque as vezes compro uma peça achando que pode ser ela e não é, mas ao mesmo tempo toda vez que deixo no mecânico alguma cagada eles fazem.