[AJUDA]GOL GTS não desenvolve[RESOLVIDO]

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

[AJUDA]GOL GTS não desenvolve[RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

Fala Galera, estou indignado, meu gol é um GTS e não consigo passar de 140km/h com ele.

Estava observando que ele anda muito bem até os 3000rpm, qualquer marcha até 3000rpm ele é foda :badbad: , mas depois disso ele deixa de ser GTS :nosei: .

De 5º marcha e 3000rpm estou a + ou - 100km/h, atinjo esses 100km/h muito de boa em uma reta, mas depois fica frouxo.
Gostaria da sugestão da galera, ou se alguém já passou por isso, como resolveu.

O que já verifiquei:

-Carburador, limpo minuciosamente, utilizei reparo da marca sabo uma das melhores, lembro que muito tempo atrás ele estava rodando com o carburador de uma santana quantum 2.0(venture 23/27) e parece que foi a época que mais andava :badbad: e não e consumia menos, o atual é o original (venture 22/26). Estou querendo começar trocando ele por um de uma santana quantum 2.0(venture 23/27) novamente.
-O ponto do motor na tabela é 15º graus, ele é um GTS 91/92, se mais alguém tiver uma tabela e puder conferir, já rodei com 9º, 12º 3 com 18º, no 18º ele fica mais esperto, mas em alta também não desenvolve muito bem e 9º e 12º fica muito fraco.

Será que pode ser válvula, talvez empenada ou trincada?
GTS 91/92 tem tucho hidráulico ou mecânico? Me parece que com tucho hidráulico não se faz regulagem em válvula, verdade?
Pode ser o avanço do distribuidor? Bom coloquei uma mangueira nele puxei o ar com a boca mesmo e constatei que ele mexeu pouco lá dentro e segurou o ar.

To puto já com isso, e tenho um serio problema em deixar ele no mecânico, só se eu estiver junto e acabo gastando mais com isso, porque as vezes compro uma peça achando que pode ser ela e não é, mas ao mesmo tempo toda vez que deixo no mecânico alguma cagada eles fazem.
Editado pela última vez por Schubert em 07 Out 2014, 19:54, em um total de 1 vez.
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: [AJUDA]GOL GTS não desenvolve

Mensagem por GTRs84 »

Realmente tem coisa errada ai...140 dá o final de 3ª marcha. GTS tem tucho mecânico originalmente...
Qual o sintoma? não desenvolve...mas falha? Fica amarrado?
Polia de comando é original ou regulável? É gasolina, certo?
Eu verificaria a sincronia da correia dentada, tá com cara de comando adiantado...pode ter válvulas estranguladas (pouca folga) também...
Se tem problemas com mecânicos, mete a cara e faz em casa o que pode...minha sugestão!
Abraço
michel resende
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: voyage ls-uno turbo

Mensagem por michel resende »

E AÍ Schubert BLZ MANO!!?

ENTAO,MAS O QUE ACONTECE QUANDO CHEGA A 140 COM O PÉ NA LATA?ELE ESTABILIZA A VELOCIDADE E O GIRO??
FALANDO ASSIM É DIFICIL DE SABER,MAS PODE SER PROBLEMA COM O COMANDO VALVULAS,TIPO ENQUADRAMENTO OU PONTO FORA,MAS ACHO MAIS PROVALVEL QUE ESSE CARRO NAO ESTA AVANÇANDO O PONTO COMO DEVERIA...SE ESTIVER ADIANTANDO POUCO O CARRO NAO RENDE..
ESTOU TRABALHANDO NUMA CONCESSIONARIA VW,E TENHO OS MANUAIS DE REPARO DE TODOS OS CARROS VW....
ME PASSA O NUMERO DO SEU DISTRIBUIIDOR IGNIÇAO,QUE TE PASSO A TABELA DE AVANÇO DO PONTO....E TE PASSO COMO VC TESTAR ISSO.....

VALEU AMIGO
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... &start=820
gol gl 1.8 turbo 1991/450 cv-uno turbo 1.4 1994/200cv.
proximo projeto-voyage ls 1982/63.00km rodados-????? Cv
michel resende
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: voyage ls-uno turbo

Mensagem por michel resende »

E AÍ SCHUBERT BLZ MANO!?

A MARCHA LENTA TA NORMAL?
PODE SER PROBLEMA NO AVANÇO DO DISTRIBUIDOR..OU NO SINCRONISMO DO COMANDO VALVULAS.....
TO TRABALHANDO NUMA CONCESSIONARIA VW E TENHO TODOS MANUAIS DE REPARO DESSES CARROS..ME PASSA O NUMERO DO DISTRIBUIDOR IGNIÇAO QUE TE MANDO A TABELA DE AVANÇO DO SEU DISTRIBUIDOR.....
VELEU AMIGO!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... &start=820
gol gl 1.8 turbo 1991/450 cv-uno turbo 1.4 1994/200cv.
proximo projeto-voyage ls 1982/63.00km rodados-????? Cv
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

GTRs84 escreveu:Realmente tem coisa errada ai...140 dá o final de 3ª marcha. GTS tem tucho mecânico originalmente...
Qual o sintoma? não desenvolve...mas falha? Fica amarrado?
Polia de comando é original ou regulável? É gasolina, certo?
Eu verificaria a sincronia da correia dentada, tá com cara de comando adiantado...pode ter válvulas estranguladas (pouca folga) também...
Se tem problemas com mecânicos, mete a cara e faz em casa o que pode...minha sugestão!
Abraço
GTRs84, beleza, observei que depois dos 3000rmp mais ou menos ai ele fica amarrado, direto meu pé já esta no fundo é o carro não anda, polia de comando original, é a gasolina mesmo e não falha nem pipoca, nada só fica amarrado mesmo(não responde).

Já coloquei a marcação do comando, que ficar por trás da polia bem rente a tampa de valvula, juntamente com o OT no volante e depois regulei o avanço do distribuido.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

michel resende escreveu:E AÍ Schubert BLZ MANO!!?

ENTAO,MAS O QUE ACONTECE QUANDO CHEGA A 140 COM O PÉ NA LATA?ELE ESTABILIZA A VELOCIDADE E O GIRO??
FALANDO ASSIM É DIFICIL DE SABER,MAS PODE SER PROBLEMA COM O COMANDO VALVULAS,TIPO ENQUADRAMENTO OU PONTO FORA,MAS ACHO MAIS PROVALVEL QUE ESSE CARRO NAO ESTA AVANÇANDO O PONTO COMO DEVERIA...SE ESTIVER ADIANTANDO POUCO O CARRO NAO RENDE..
ESTOU TRABALHANDO NUMA CONCESSIONARIA VW,E TENHO OS MANUAIS DE REPARO DE TODOS OS CARROS VW....
ME PASSA O NUMERO DO SEU DISTRIBUIIDOR IGNIÇAO,QUE TE PASSO A TABELA DE AVANÇO DO PONTO....E TE PASSO COMO VC TESTAR ISSO.....

VALEU AMIGO
Fala Michel, bom de mais meu caro? Seguinte, quando consigo atingir uma velocidade boa em descida ou reta o restante consigo manter, em subidas se eu pego um embalo e seguro o pé no fundo ele mantem, mas se tenho que reduzir e retomar ai já era.

Vou te passar os números sim, vai ajudar de mais.
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

De primeira ou segunda marcha ele gira os 7000?
Já chegou a medir a compressão dos cilindros?
Como começou o defeito? Andou trocando correia dentada nos últimos tempos?
É bem complicado de dar dicas sem poder ver o problema...
filipe_rafael23
Membro
Membro
Carro: Gol GTS

Mensagem por filipe_rafael23 »

vish mano meu GTS ta do msm jeito,porem o primeiro estagio esta desligado,n passa de 140 :/
Quando (-) se torna (+)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 75#p399775

Não importa nem a marca nem o ano,e sim o tanto que seu carro te faz feliz
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

GTRs84 escreveu:De primeira ou segunda marcha ele gira os 7000?
GTRs84, ah meu caro tentei esticar ele assim não, fico meio com dó, vou tentar dar uma esticada nele de 3º marcha depois, melhor de terceira, só para ver. Eu estou muito desconfiado do distribuidor ou algo nele o carro anda muito bem até os 3000rpm, a relação de potencia x torque é nessa faixa, certo?

Medir a compressão do cilindro não, mas deixei os cabos encostados nas velas e com o motor funcionando cada hora tirava um e a lenta ficava fraca, ou seja, todos estão funcionando e a alteração da lenta foi a mesma.

O meu distribuidor é aquele tipo aranha, sem sensor hall, sabe me informar se esse distribuidor tem algum platinado para ser trocado ou algo do tipo? Será que é fácil trocar o avanço dele? Vou começar por esse avanço. Outra coisa o avanço utiliza o vácuo do motor, se o hidrovacuo do freio estiver ruim pode interferir?
Editado pela última vez por Schubert em 23 Ago 2014, 15:08, em um total de 1 vez.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

filipe_rafael23 escreveu:vish mano meu GTS ta do msm jeito,porem o primeiro estagio esta desligado,n passa de 140 :/
Filipe, mas nas retomadas de velocidade ele fica meio amarrado ou não?
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

michel resende escreveu:E AÍ SCHUBERT BLZ MANO!?

A MARCHA LENTA TA NORMAL?
PODE SER PROBLEMA NO AVANÇO DO DISTRIBUIDOR..OU NO SINCRONISMO DO COMANDO VALVULAS.....
TO TRABALHANDO NUMA CONCESSIONARIA VW E TENHO TODOS MANUAIS DE REPARO DESSES CARROS..ME PASSA O NUMERO DO DISTRIBUIDOR IGNIÇAO QUE TE MANDO A TABELA DE AVANÇO DO SEU DISTRIBUIDOR.....
VELEU AMIGO!
Michel, cara lenta esta boa, o carro de manha liga de primeira, outro dia ficou uma semana parado na garagem tive uma emergência e tive que sair as 5:00 da manhã estava frio, e ele ligou de primeira.
Tentei deixar a mistura um pouco mais rica, mas sem sucesso ficou foi pior.

No meu modulo de ignição tem os seguinte números: na linha de cima tem 9 220 087 011 e bem em baixo deste tem 305 905 3511. No distribuidor em si não achei numero nele. Qual mais precisa para verificar lá na concessionária? Ele é ano 91/92 (no cinto esta 16/outubro/1991).

Tenho essa tabela abaixo de uma revista, conforme a imagem é 15º graus, tentei com os 9º e ficou uma merda, com os 12º também ficou ruim de andar, ficou bacana com os 15º que ando até hoje, teve um tempo atrás que estava rodando com 18º e conseguia chegar entre 140 e 150km/h mais facil.

Imagem
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Schubert escreveu:
GTRs84 escreveu:De primeira ou segunda marcha ele gira os 7000?
GTRs84, ah meu caro tentei esticar ele assim não, fico meio com dó, vou tentar dar uma esticada nele de 3º marcha depois, melhor de terceira, só para ver. Eu estou muito desconfiado do distribuidor ou algo nele o carro anda muito bem até os 3000rpm, a relação de potencia x torque é nessa faixa, certo?

Medir a compressão do cilindro não, mas deixei os cabos encostados nas velas e com o motor funcionando cada hora tirava um e a lenta ficava fraca, ou seja, todos estão funcionando e a alteração da lenta foi a mesma.

O meu distribuidor é aquele tipo aranha, sem sensor hall, sabe me informar se esse distribuidor tem algum platinado para ser trocado ou algo do tipo? Será que é fácil trocar o avanço dele? Vou começar por esse avanço. Outra coisa o avanço utiliza o vácuo do motor, se o hidrovacuo do freio estiver ruim pode interferir?
GTRs84, beleza? Estiquei ele de segunda até os 5000 isso deu 60km/h. Observei que o segundo estagio já tinha acionado(andou um pouco mais forte) e depois de um tempo ele deu um outro embalão, até assustei com o tanto que andou, muito loko. Então estou achando que pode ser algo no avanço do distribuidor ou na bomba de aceleração tipo came da bomba de aceleração ou alguma coisa nela(já esta com reparo novo e não vaza nada em volta das juntas dela).

-Penso que pode ser o avanço por que ele pode esta realmente avançando somente depois que tenha uma boa quantidade de vacuo do motor.
-Penso que pode ser bomba de aceleração ou o came dela porque sinto como se tivesse um buraco na aceleração.

Em qualquer marcha quando chega nos 3000rpm ele da uma murrinhada depois anda bem isso mais ou menos depois dos depois dos 3800 ou 4000rmp, por isso de 5º não consigo andar muito, a quinta é marcha de velocidade e não força então esse buraco em alta fica maior.

Vou mantendo a galera atualizada.

Me ajuda ai gente.
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol C Furgão 1987

Mensagem por hirinhu »

Então, olha só, independente do avanço a vácuo funcionar, o centrífugo tem que continuar fazendo o papel dele.
Você tem sonda? Seria um auxílio para tentar identificar o problema. Procura alguma possível entrada de ar falsa.
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

hirinhu escreveu:Então, olha só, independente do avanço a vácuo funcionar, o centrífugo tem que continuar fazendo o papel dele.
Você tem sonda? Seria um auxílio para tentar identificar o problema. Procura alguma possível entrada de ar falsa.
hirinhu, esse centrifugo, seria o platinado ou são coisas distintas? Esse meu distribuidor e daquele tipo aranha, sei que não tem sensor hall, mas sinceramente não sei como ele é por dentro nem tenho ideia, pesquisei um pouco, mas ainda sim esta meio vago para mim como é ele por dentro.
A sonda lambda não tenho.
Referente a entrada de ar falsa(ou perda de vácuo), quando piso no freio o meu faz um barulho baixo de ar dentro do carro perto do pedal mesmo(creio ser do hidrovacúolo), mas o freio funcionar normal e a mistura creio que esta boa, pois mesmo se eu ficar bombeando o pedal de freio a lenta nem altera, normalmente quando a mistura esta rica ou pobre se bombearmos o pedal freio a rotação da lenta sobe ou desce.
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

Tem chance de ser o distribuidor mesmo então...ainda mais se engordou a mistura e piorou.
Não tem platinado nesse carro, é distribuição eletrônica (caixinha).
Bomba de aceleração é somente para variação rápida no pedal, tipo ficar bombeando o pé no pedal...
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTI

Mensagem por MacLeod »

Estranho isso... O torque máximo do GTS vem entre 3000 e 4000 rpm e a potência sobe até aproximadamente 6000 rpm. Acompanhando...
filipe_rafael23
Membro
Membro
Carro: Gol GTS

Mensagem por filipe_rafael23 »

Schubert escreveu:
filipe_rafael23 escreveu:vish mano meu GTS ta do msm jeito,porem o primeiro estagio esta desligado,n passa de 140 :/
Filipe, mas nas retomadas de velocidade ele fica meio amarrado ou não?
E como fica,ainda mais que meu cambio e alongado,dependendo da situação tenho que dar muito giro no motor :lok:
Quando (-) se torna (+)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 75#p399775

Não importa nem a marca nem o ano,e sim o tanto que seu carro te faz feliz
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

GTRs84 escreveu:Tem chance de ser o distribuidor mesmo então...ainda mais se engordou a mistura e piorou.
Não tem platinado nesse carro, é distribuição eletrônica (caixinha).
Bomba de aceleração é somente para variação rápida no pedal, tipo ficar bombeando o pé no pedal...
Tem alguma manutenção que eu possa fazer no distribuidor, alguma lubrificação, ou algo do tipo além de trocar o avanço?
MacLeod escreveu:Estranho isso... O torque máximo do GTS vem entre 3000 e 4000 rpm e a potência sobe até aproximadamente 6000 rpm. Acompanhando...
Pois é Mac justamento nos 3000 ele tipo da uma pausa, insistindo com o pé baixo mais um pouco o 2º estágio abre ai ele anda mais um pouco e depois anda mais ainda, é como se tivesse 2º e 3º estagio.

Hoje diminui o diâmetro interno da mangueira de vácuo do avanço e troquei o came da bomba de aceleração, segue fotos:

normalmente o pessoal utiliza essa preta de borracha, mas a original mesmo é uma acho que de nylon, esse azul que estou utilizando é de Poliuretano, utilizada em pneumática:
Imagem

Diminuindo essa seção interna temos o mesmo efeito de quando estamos lavando o terreiro e apertamos a ponda da mangueira para fazer pressão, neste caso como é vácuo, o mesmo terá mais força para puxar o avanço, por isso a original tem uma seção menor:
Imagem
Imagem
Imagem

Estava rodando com o came de aceleração menor, normalmente 1.8 e 2.0 utiliza o médio ou o grande, então coloquei o grande:
Imagem

Por essa foto da para ver que não tem vazamento nenhum no eixo e nem na válvula de máxima(essa com formato de losango), como disse o bura esta top, bom de mais:
Imagem

Agora falta somente testar, assim que der um rolé posto atualizações.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Mais ideias?...

Pô galera, não melhorou, com esse came, o novo sintoma é o seguinte... ele vai até os 3000rpm ou pouco mais, dá algumas pipocadas bem de leve, leve mesmo, só quem conhece o carro a mais tempo iria perceber, depois dessas pipocadas ai ele anda bem.

É como se tivesse uma falta do 1º estágio em alta até chegar o acionamento do 2º estágio, tenho uma leve ideia na cabeça, que seria o seguinte, pode ser que o 2º estágio esteja abrindo dando mais vazão de ar e não de gasolina o suficiente ao mesmo tempo, assim empobrecendo a mistura de mais, talvez até por falta de vacuo mesmo para puxar a gasosa do 2º estágio, talvez um giglê maior no 1º estagio poderia ajudar.

Meu segundo estágio esta com giglê 135 e o primeiro com 110, qual o maior depois do 110 que eu poderia colocar?
claudv
Membro
Membro
Carro: gol GTI 88/89

Mensagem por claudv »

olá Schubert.. talvez eu consigo ajudar.. vamos por parte....vç já testou o diafragma do avanço a vácuo do distribuidor..????? se ele estiver danificado o motor perde força em alta..... o teste e bem simples.. Sobre o mangueira do vácuo o diametro não interfere...ok.. só não pode ficar folgada para não ter entrada falsa de ar.....
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”