[RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperatura

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Laf110
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[RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Laf110 »

Pessoal, sou novo no forum e preciso da ajuda com a experiencia de voces para tentar resolver um problema.

Comprei o carro a pouco tempo, e a temperatura dele está marcando muito alta, o carro tem A/C original, pelo que o mecanico disse foi feito o cabeçote novo, e troquei o radiador adaptando um do gol bola pq o original nao acha aqui na minha regiao.

A ventoinha eu contatei que aciona, as cebolas, o mecanico disse que tambem trocou, percebi que tem um fio no motor perto da peça que entra as 2 mangueiras de resfriamento solto, mas nao achei local pra pluga-lo. segue umas fotos para identificar e mostrar melhor o problema:

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Se puderem me dar alguma luz fico grato pois é complicado de andar com o carro assim. vlw.
Editado pela última vez por Laf110 em 24 Abr 2014, 12:47, em um total de 1 vez.
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Bill
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Bill »

Laf110,


Beleza ??

Aí temos alguns fatores a serem vistos .....
Primeiro será que esse motor ferveu ??? Se sim a cebolinha que faz a leitura da temperatura pode estar adulterada por causa do calor excessivo e marcar errado ....
O cebolão do radiador, aquele que aciona a ventoinha esta sendo usado o da temperatura correta ???
A ventoinha esta girando no sentido correto ??? Ou seja esta jogando o ar pra dentro do motor ou assoprando pra fora ???
Responde aí pra gente ir te ajudando ....


Abraços !!! :cool:
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SilveiraRenan
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por SilveiraRenan »

Sei que existe um medidor de temperatura a laser que serve para checar se o marcador esta certo, pode ajudar.


Do mais não entendo, abraco e boa sorte.
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por G-3D »

O meu estava marcando errado e eu detectei um defeito no painel. Mais com o tempo apertado acabei por so ir na oficina quando ferveu, ainda bem q foi so o inicio não causou dano ,nenhum, detectamos o radiador muito entupido ao ponto da agua nem circular logo a agua fria ficava presa em baixo evitando do cebolão armar a ventoinha corretamente e em cima ficava a agua quente jogando a temperatura para os ares.
Troquei radiador, cebolão( termostato) e cebolinha ( sensor de temperatura) porem detectei tbm um defeito no marcador de temperatura do painel q ta roubando uns 40 graus.
Corra atrás, pq se vc não o fizer, ninguém fará por vc!!!
Laf110
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Laf110 »

Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

G-3D, qual foi o defeito que teve no seu? o que vc teve que fazer pra resolver o caso?

Outra informação a constar que embora achei estranho, mas por ainda nao conhecer muito do carro nao opinei na hora, o mecanico que fez o serviço disse que tirou uma válvula que tem uma mola, que abre pra liberar a agua. Segundo ele fica melhor o sistema sem ela, sera??

Bill, vou ver amanha qual a temperatura do cebolao, e quanto a ventoinha, ela está jogando ar pra dentro do motor
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Buenocdgq
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Buenocdgq »

Laf110 escreveu:Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

G-3D, qual foi o defeito que teve no seu? o que vc teve que fazer pra resolver o caso?

Outra informação a constar que embora achei estranho, mas por ainda nao conhecer muito do carro nao opinei na hora, o mecanico que fez o serviço disse que tirou uma válvula que tem uma mola, que abre pra liberar a agua. Segundo ele fica melhor o sistema sem ela, sera??

Bill, vou ver amanha qual a temperatura do cebolao, e quanto a ventoinha, ela está jogando ar pra dentro do motor
brother, este fio é o que vai indicar a temperatura no painel. sabe onde está suas mangueiras entrando no bloco, um T, nesse T você verá que tem uma peça roscada por baixo, essa peça indica temperatura, conecte o fio lá e ve se dá diferença no painel. para conectar para testar encoste apenas, se for isso, você compra um plug básico e coloca lá, um plug de encaixe macho fêmea comum.
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Laf110 »

Galera, pra atualizar as informaçoes do problema, levei o carro nume autoeletrica pra ver a parte de fiação e nao acharam nenhum problema, depois disso, resolvi deixar o carro em outro mecanico agora, foi feito testes e revisao em todo o esquema de arrefecimento e tudo está ok mas o problema continua, agora ele decidiu abrir o cabeçote pra ver se é de lá que vem o problema, estou aguardando novidades para ver se o problema resolve e posso finalmente usar o carro sem preocupação com a temperatura. obrigado por enquanto a todos que deram dicas para ajudar. Assim que tiver novidades vou postando aqui.
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Buenocdgq
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Buenocdgq »

ao descobrir nos conte,
alguém pode passar por isso e você já traz a solução hehe'
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Rodrigo Naressi »

cara, na saída da agua do cabeçote, tem dois para fusos isolando sensores, se não me engano teria que ter pelo menos um... pois nos motores ap a medida é feita por ali... pode estar pegando que algum lugar errado... se não estou enganado, agua menos quente que vem do radiador entra por ali... a que sai do motor mais quente sai por traz do cabeçote...
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Douglasmdc »

Amigo, peguei também um Gol e estou com o mesmo problema que vc, no aguardo para saber o que pode ser...
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Laf110
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Laf110 »

caso resolvido apos bater muita cabeça, foi colocado um radiador originalpara a/c e novo cabeçote. nada de todas as outras tentativas resolveram o problema.
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Buenocdgq »

Legal quadradeiro!

ficamos contente de resolver rs'
só tipo, quando resolvemos um problemas escrevemos [RESOLVIDO] no título do tópico para ajudar os ADM e o pessoal que pesquisa :D
Douglasmdc
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Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por Douglasmdc »

O meu também foi resolvido somente com a limpeza do sistema que estava impregnado de pó de ferrugem, agora chega no ponteiro do meu e ja arma a ventoinha, agora ta normal...
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por G-3D »

Buenocdgq escreveu:
Laf110 escreveu:Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

G-3D, qual foi o defeito que teve no seu? o que vc teve que fazer pra resolver o caso?

Outra informação a constar que embora achei estranho, mas por ainda nao conhecer muito do carro nao opinei na hora, o mecanico que fez o serviço disse que tirou uma válvula que tem uma mola, que abre pra liberar a agua. Segundo ele fica melhor o sistema sem ela, sera??

Bill, vou ver amanha qual a temperatura do cebolao, e quanto a ventoinha, ela está jogando ar pra dentro do motor
brother, este fio é o que vai indicar a temperatura no painel. sabe onde está suas mangueiras entrando no bloco, um T, nesse T você verá que tem uma peça roscada por baixo, essa peça indica temperatura, conecte o fio lá e ve se dá diferença no painel. para conectar para testar encoste apenas, se for isso, você compra um plug básico e coloca lá, um plug de encaixe macho fêmea comum.

desculpa a demora em responder estava sem net ... kkk
Vamos lá .. o problema do meu foi resolvido com uma limpeza geral do sistema de arrefecimento, não aquece mais.
Porem ainda estou com 2 problemas:
1 - ainda baixa agua, en torno de 500ml por semana.
2 meu marcador ainda ta errado
Corra atrás, pq se vc não o fizer, ninguém fará por vc!!!
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Buenocdgq
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Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Buenocdgq »

G-3D escreveu:
Buenocdgq escreveu:
Laf110 escreveu:Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

G-3D, qual foi o defeito que teve no seu? o que vc teve que fazer pra resolver o caso?

Outra informação a constar que embora achei estranho, mas por ainda nao conhecer muito do carro nao opinei na hora, o mecanico que fez o serviço disse que tirou uma válvula que tem uma mola, que abre pra liberar a agua. Segundo ele fica melhor o sistema sem ela, sera??

Bill, vou ver amanha qual a temperatura do cebolao, e quanto a ventoinha, ela está jogando ar pra dentro do motor
brother, este fio é o que vai indicar a temperatura no painel. sabe onde está suas mangueiras entrando no bloco, um T, nesse T você verá que tem uma peça roscada por baixo, essa peça indica temperatura, conecte o fio lá e ve se dá diferença no painel. para conectar para testar encoste apenas, se for isso, você compra um plug básico e coloca lá, um plug de encaixe macho fêmea comum.

desculpa a demora em responder estava sem net ... kkk
Vamos lá .. o problema do meu foi resolvido com uma limpeza geral do sistema de arrefecimento, não aquece mais.
Porem ainda estou com 2 problemas:
1 - ainda baixa agua, en torno de 500ml por semana.
2 meu marcador ainda ta errado
Poutz... tem que ver se não está vazando água pela bomba de gasolina, quando parar o carro depois de usá-lo, veja se não está pingando água em algum ponto perto do radiador, verifica as mangueiras... se não tem nenhuma trinca.. e o marcador vai marcar mais alta a temperatura pois está tendo fuga de água, o meu acontece isso, tm um fuinho na parte superior do radiador hehe'
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Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por Schubert »

Galera, fica uma dica, referente a vazamentos é bom verificar além de juntas e mangueias os selos do motor, coletor e bomba de água, estes selos são de material mais fraco apodrecem e abre pequenos buracos principalmente com a utilização somente de água no sistema.

Dentro da cidade meu ponteiro fica 2 ponteiros abaixo da luz e na estrada exigindo mais do motor fica em cima da luz, não passa dela.

Fica uma duvida minha agora, quando é que a luz acende quando o ponteiro passa dela ou quando a temperatura esta muito alta mesmo e quantos Graus?
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Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por Gabriel Ewald »

Schubert, blz? A respeito da sua dúvida... a luz da temperatura do meu ligou somente uma vez, mas quando o ponteiro chegou quase no final do marcador, então, imagino que só liga quando a temperatura está muito alta mesmo, só não sei informar a quantos graus.
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Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por danilomoreira »

hahahha.....esse neg´øcio de temperatura é uma zica msm...hehehehehe

o meu nem ponteiro de temperatura tem, só aquela luz no meio do painel, q segundo o mecânico amigo meu, qdo ela acende, a chance do motor de ir pro espaço é bem alta....segundo as palavras dele: "a luz acendeu, FODEU!!"..hehehehehe
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Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por Schubert »

Gabriel Ewald escreveu:Schubert, blz? A respeito da sua dúvida... a luz da temperatura do meu ligou somente uma vez, mas quando o ponteiro chegou quase no final do marcador, então, imagino que só liga quando a temperatura está muito alta mesmo, só não sei informar a quantos graus.
Pois é, foda, se a luz acende quando o motor já esta fundindo, não adianta. Alguém ai já deixou a ventoinha desliga com o carro na lenta para ver? Desliguei a ventoinha e deixei o ponteiro passar da luz somente(em lenta mesmo), assim que passou não acendeu nada liguei a ventoinha novamente e um ventilado em cima, rsrs, maio piada, mas a luz não acendeu. O máximo que o meu ponteiro de temperatura já foi, foi dessa vez e na BR ele fica em cima da luz quase passando dela, mas não passa, isso também se estiver com a rotação alta do contrario fica da luz para baixo mesmo.

Tem como testar, quando é que acende utilizando de outra forma? Creio que só comprando um termostato mesmo mergulhar em água quente e ligar no fio do painel.
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G-3D
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Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por G-3D »

bom galera descobri outro defeito cabuloso ... a válvula da tampa do reservatório tava com a calibragem errada (Defeito de Fabricação) e tava cuspindo agua nos exatos 100Graus... o q não pode pois se não me engano ela tem q abrir de 130 pra cima (me corrijam se eu me equivoquei na informação), mais ainda axo q esta com defeito na calibragem do ponteiro pois agora percebo o sistema de arrefecimento trabalhando redondinho, o nível de água não baixa mais, porem o ponteiro continua trabalhando entre 70%(Desarma a ventoinha) e 90%(arma a ventoinha) da temperatura máxima as vezes entre 80% e 100% lembro q antes de trocar o painel pelo do gts o original cl trabalhava entre 50% e 70%... outro detalhe .. vo abrir pra ter certeza mais axo q to sem a válvula termostática. sábado vou trocar o óleo e pedir pra ver se a ditocuja ta lá, ....

Alguém sabe algum macete pra calibrar o tal ponteiro de temperatura?

algume sabe as temperaturas respectivas de cada marca daquela no painel .... tipo o máximo e o minimo já ajudam pacas, vou fazer os testes com um termometro externo pra ter certeza..
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