[RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperatura

Manutenções em geral

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Laf110
Membro
Membro
Carro: Gol gl

[RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Laf110 »

Pessoal, sou novo no forum e preciso da ajuda com a experiencia de voces para tentar resolver um problema.

Comprei o carro a pouco tempo, e a temperatura dele está marcando muito alta, o carro tem A/C original, pelo que o mecanico disse foi feito o cabeçote novo, e troquei o radiador adaptando um do gol bola pq o original nao acha aqui na minha regiao.

A ventoinha eu contatei que aciona, as cebolas, o mecanico disse que tambem trocou, percebi que tem um fio no motor perto da peça que entra as 2 mangueiras de resfriamento solto, mas nao achei local pra pluga-lo. segue umas fotos para identificar e mostrar melhor o problema:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se puderem me dar alguma luz fico grato pois é complicado de andar com o carro assim. vlw.
Editado pela última vez por Laf110 em 24 Abr 2014, 12:47, em um total de 1 vez.
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Re: [TEMPERATURA ALTA] Problema no marcador de temperatura

Mensagem por Bill »

Laf110,

Beleza ??

Aí temos alguns fatores a serem vistos .....
Primeiro será que esse motor ferveu ??? Se sim a cebolinha que faz a leitura da temperatura pode estar adulterada por causa do calor excessivo e marcar errado ....
O cebolão do radiador, aquele que aciona a ventoinha esta sendo usado o da temperatura correta ???
A ventoinha esta girando no sentido correto ??? Ou seja esta jogando o ar pra dentro do motor ou assoprando pra fora ???
Responde aí pra gente ir te ajudando ....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
SilveiraRenan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Voyage CL

Mensagem por SilveiraRenan »

Sei que existe um medidor de temperatura a laser que serve para checar se o marcador esta certo, pode ajudar.

Do mais não entendo, abraco e boa sorte.
Js 24:15 "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."

Voyage cl 88, AP 1.6, gasolina.

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 07&t=34163
G-3D
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por G-3D »

O meu estava marcando errado e eu detectei um defeito no painel. Mais com o tempo apertado acabei por so ir na oficina quando ferveu, ainda bem q foi so o inicio não causou dano ,nenhum, detectamos o radiador muito entupido ao ponto da agua nem circular logo a agua fria ficava presa em baixo evitando do cebolão armar a ventoinha corretamente e em cima ficava a agua quente jogando a temperatura para os ares.
Troquei radiador, cebolão( termostato) e cebolinha ( sensor de temperatura) porem detectei tbm um defeito no marcador de temperatura do painel q ta roubando uns 40 graus.
Corra atrás, pq se vc não o fizer, ninguém fará por vc!!!
Laf110
Membro
Membro

Mensagem por Laf110 »

Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

G-3D, qual foi o defeito que teve no seu? o que vc teve que fazer pra resolver o caso?

Outra informação a constar que embora achei estranho, mas por ainda nao conhecer muito do carro nao opinei na hora, o mecanico que fez o serviço disse que tirou uma válvula que tem uma mola, que abre pra liberar a agua. Segundo ele fica melhor o sistema sem ela, sera??

Bill, vou ver amanha qual a temperatura do cebolao, e quanto a ventoinha, ela está jogando ar pra dentro do motor
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

Laf110 escreveu:Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

G-3D, qual foi o defeito que teve no seu? o que vc teve que fazer pra resolver o caso?

Outra informação a constar que embora achei estranho, mas por ainda nao conhecer muito do carro nao opinei na hora, o mecanico que fez o serviço disse que tirou uma válvula que tem uma mola, que abre pra liberar a agua. Segundo ele fica melhor o sistema sem ela, sera??

Bill, vou ver amanha qual a temperatura do cebolao, e quanto a ventoinha, ela está jogando ar pra dentro do motor
brother, este fio é o que vai indicar a temperatura no painel. sabe onde está suas mangueiras entrando no bloco, um T, nesse T você verá que tem uma peça roscada por baixo, essa peça indica temperatura, conecte o fio lá e ve se dá diferença no painel. para conectar para testar encoste apenas, se for isso, você compra um plug básico e coloca lá, um plug de encaixe macho fêmea comum.
Laf110
Membro
Membro

Mensagem por Laf110 »

Galera, pra atualizar as informaçoes do problema, levei o carro nume autoeletrica pra ver a parte de fiação e nao acharam nenhum problema, depois disso, resolvi deixar o carro em outro mecanico agora, foi feito testes e revisao em todo o esquema de arrefecimento e tudo está ok mas o problema continua, agora ele decidiu abrir o cabeçote pra ver se é de lá que vem o problema, estou aguardando novidades para ver se o problema resolve e posso finalmente usar o carro sem preocupação com a temperatura. obrigado por enquanto a todos que deram dicas para ajudar. Assim que tiver novidades vou postando aqui.
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

ao descobrir nos conte,
alguém pode passar por isso e você já traz a solução hehe'
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

cara, na saída da agua do cabeçote, tem dois para fusos isolando sensores, se não me engano teria que ter pelo menos um... pois nos motores ap a medida é feita por ali... pode estar pegando que algum lugar errado... se não estou enganado, agua menos quente que vem do radiador entra por ali... a que sai do motor mais quente sai por traz do cabeçote...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Douglasmdc
Membro
Membro
Carro: Gol GL 87

Mensagem por Douglasmdc »

Amigo, peguei também um Gol e estou com o mesmo problema que vc, no aguardo para saber o que pode ser...
Imagem Imagem

Gol GL 1.6 AP 87
Gol G5 1.0 12/13
Laf110
Membro
Membro

Mensagem por Laf110 »

caso resolvido apos bater muita cabeça, foi colocado um radiador originalpara a/c e novo cabeçote. nada de todas as outras tentativas resolveram o problema.
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

Legal quadradeiro!

ficamos contente de resolver rs'
só tipo, quando resolvemos um problemas escrevemos [RESOLVIDO] no título do tópico para ajudar os ADM e o pessoal que pesquisa :D
Douglasmdc
Membro
Membro
Carro: Gol GL 87

Re: [RESOLVIDO] [TEMP ALTA] Problema no marcador de temperat

Mensagem por Douglasmdc »

O meu também foi resolvido somente com a limpeza do sistema que estava impregnado de pó de ferrugem, agora chega no ponteiro do meu e ja arma a ventoinha, agora ta normal...
Imagem Imagem

Gol GL 1.6 AP 87
Gol G5 1.0 12/13
G-3D
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por G-3D »

Buenocdgq escreveu:
Laf110 escreveu:Entao pessoal, o radiador e as cebolas foram postos novos e o problema persiste. Eu to na duvida se a peça que liga as duas mangueiras e entra perto do cabeçote que no meu carro a parte de cima tem 2 parafusos e um chicote solto deveria ser diferente, com algum conector pra por esse chicite ou algum problema no marcador do painel mesmo.

brother, este fio é o que vai indicar a temperatura no painel. sabe onde está suas mangueiras entrando no bloco, um T, nesse T você verá que tem uma peça roscada por baixo, essa peça indica temperatura, conecte o fio lá e ve se dá diferença no painel. para conectar para testar encoste apenas, se for isso, você compra um plug básico e coloca lá, um plug de encaixe macho fêmea comum.

desculpa a demora em responder estava sem net ... kkk
Vamos lá .. o problema do meu foi resolvido com uma limpeza geral do sistema de arrefecimento, não aquece mais.
Porem ainda estou com 2 problemas:
1 - ainda baixa agua, en torno de 500ml por semana.
2 meu marcador ainda ta errado
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

G-3D escreveu:
Buenocdgq escreveu:

desculpa a demora em responder estava sem net ... kkk
Vamos lá .. o problema do meu foi resolvido com uma limpeza geral do sistema de arrefecimento, não aquece mais.
Porem ainda estou com 2 problemas:
1 - ainda baixa agua, en torno de 500ml por semana.
2 meu marcador ainda ta errado
Poutz... tem que ver se não está vazando água pela bomba de gasolina, quando parar o carro depois de usá-lo, veja se não está pingando água em algum ponto perto do radiador, verifica as mangueiras... se não tem nenhuma trinca.. e o marcador vai marcar mais alta a temperatura pois está tendo fuga de água, o meu acontece isso, tm um fuinho na parte superior do radiador hehe'
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Mensagem por Schubert »

Galera, fica uma dica, referente a vazamentos é bom verificar além de juntas e mangueias os selos do motor, coletor e bomba de água, estes selos são de material mais fraco apodrecem e abre pequenos buracos principalmente com a utilização somente de água no sistema.

Dentro da cidade meu ponteiro fica 2 ponteiros abaixo da luz e na estrada exigindo mais do motor fica em cima da luz, não passa dela.

Fica uma duvida minha agora, quando é que a luz acende quando o ponteiro passa dela ou quando a temperatura esta muito alta mesmo e quantos Graus?
Gabriel Ewald
Membro
Membro
Carro: Gol 91 1.6 CHT

Mensagem por Gabriel Ewald »

Schubert, blz? A respeito da sua dúvida... a luz da temperatura do meu ligou somente uma vez, mas quando o ponteiro chegou quase no final do marcador, então, imagino que só liga quando a temperatura está muito alta mesmo, só não sei informar a quantos graus.
danilomoreira
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Quadrado 94 1.6

Mensagem por danilomoreira »

hahahha.....esse neg´øcio de temperatura é uma zica msm...hehehehehe

o meu nem ponteiro de temperatura tem, só aquela luz no meio do painel, q segundo o mecânico amigo meu, qdo ela acende, a chance do motor de ir pro espaço é bem alta....segundo as palavras dele: "a luz acendeu, FODEU!!"..hehehehehe
Gol Cl 1.6 94

Meu Tópico
Imagem
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Mensagem por Schubert »

Gabriel Ewald escreveu:Schubert, blz? A respeito da sua dúvida... a luz da temperatura do meu ligou somente uma vez, mas quando o ponteiro chegou quase no final do marcador, então, imagino que só liga quando a temperatura está muito alta mesmo, só não sei informar a quantos graus.
Pois é, foda, se a luz acende quando o motor já esta fundindo, não adianta. Alguém ai já deixou a ventoinha desliga com o carro na lenta para ver? Desliguei a ventoinha e deixei o ponteiro passar da luz somente(em lenta mesmo), assim que passou não acendeu nada liguei a ventoinha novamente e um ventilado em cima, rsrs, maio piada, mas a luz não acendeu. O máximo que o meu ponteiro de temperatura já foi, foi dessa vez e na BR ele fica em cima da luz quase passando dela, mas não passa, isso também se estiver com a rotação alta do contrario fica da luz para baixo mesmo.

Tem como testar, quando é que acende utilizando de outra forma? Creio que só comprando um termostato mesmo mergulhar em água quente e ligar no fio do painel.
G-3D
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por G-3D »

bom galera descobri outro defeito cabuloso ... a válvula da tampa do reservatório tava com a calibragem errada (Defeito de Fabricação) e tava cuspindo agua nos exatos 100Graus... o q não pode pois se não me engano ela tem q abrir de 130 pra cima (me corrijam se eu me equivoquei na informação), mais ainda axo q esta com defeito na calibragem do ponteiro pois agora percebo o sistema de arrefecimento trabalhando redondinho, o nível de água não baixa mais, porem o ponteiro continua trabalhando entre 70%(Desarma a ventoinha) e 90%(arma a ventoinha) da temperatura máxima as vezes entre 80% e 100% lembro q antes de trocar o painel pelo do gts o original cl trabalhava entre 50% e 70%... outro detalhe .. vo abrir pra ter certeza mais axo q to sem a válvula termostática. sábado vou trocar o óleo e pedir pra ver se a ditocuja ta lá, ....

Alguém sabe algum macete pra calibrar o tal ponteiro de temperatura?

algume sabe as temperaturas respectivas de cada marca daquela no painel .... tipo o máximo e o minimo já ajudam pacas, vou fazer os testes com um termometro externo pra ter certeza..
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”