[DÙVIDA]Resistencia do eletroventilador 4pinos

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÙVIDA]Resistencia do eletroventilador 4pinos

Mensagem por Schubert »

marcos_cardillo, imagino que a questão de melhora de desempenho, seja algo parecido com como quando trocamos a bateria do carro, pelo menos no meu caso eu sinto o carro melhor mais esperto, na minha rua tem um pequeno morro e sempre que troco a bateria o carro até conta pneu de 2º nessa "subidinha", parece nada haver, mas por um tempo ele fica muito esperto. no caso então eu posso colocar essa bobina Mi também? Se sim vou colocar na minha lista.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Galera, como disse estava recuperando de uma cirurgia que fiz na perna, como já fui liberado das muletas primeira coisa que fiz foi da uma volta para matar a saudade do quadrado e em seguida decidi desmontar a caixa do eletro ventilador, estava uma sujeira que só, aproveitei limpei tudo ali por perto do motor do limpador, lubrifiquei todas as articulações dos limpadores, limpei também as peças do motor do eletro ventilador, segue umas fotos:

Fiquei na duvida sobre como estava ligado os fios na resistência, pois na foto do colaborador marcos_cardillo esta diferente, veja e foto dele e esta abaixo
Imagem
Testei a resistência fazendo da seguinte forma, coloquei a ponta de prova negativa no negativo da bateria e a positiva em cada pino conforme mudava a chave de ventilação. O maior resultado que obtive foi 8,?? de tensão com o ventilador na posição 4, 6,??V com ele no 3, o outro acho que era 4,??V não tenho certeza na posição 2 e na posição 1 não estava dando nem 2V, não tenho certeza se testei corretamente.

Muita sujeira:
Imagem

O motor também estava muito sujo, limpei ele todo, soprei com um compressor caseiro que fiz e apliquei spray limpa contatos no carvão interno e no eixo. Liguei ele direto na bateria e até assustei ele é muito violento, então o motor esta bom. Agora esta tudo secando, vou tentar ligar a resistência igual esta na foto do marcos_cardillo, se ainda ficar ruim vou trocar a resistencia:
Imagem
Imagem
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

vou pesquisar....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Galera, hoje montei tudo novamente, só esqueci das fotos, mas limpei tudo, deixei o motor limpinho, tem umas espumas se isolamento que estavam soltando ai tirei elas e coloquei uma borracha que os vidraceiros utilizam onde a porta de vidro encosta no alumínio, ficou show.

Como disse o motor esta 10.
Já a resistência testei agora da seguinte forma, coloquei as pontas de prova no conector que vai para o motor e obtive os seguintes resultados:

Velocidade 1: 0v
Velocidade 2: 1,98v
Velocidade 3: 2,5v
Velocidade 4: 5,98v

Estou achando a resistência só paralela mesma, achei uma por R$65,00, vai ser ela mesma.

Ainda estou na duvida sobre como ligar os fios, pesquisei na net, mas sem sucesso, se alguém puder informar como esta ligado no seu carro, ficarei grato, eu acho que o meu esta certo, pois os terminais parece estar soldado de tão garrado, tentei tirar um e quebrou parte da resistência
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Galera, acabou de chegar a resistencia nova do eletroventilador, mas ainda estou na duvida da sequencia dos fios, vou terminar de montar o tambor de freio hoje e amanhã testo o comutador de velocidade até descobrir a sequencia de fios, ai posto aqui para todos.

Imagem

Att.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Galera, agora estou chateado, coloquei a resistência nova lá, porém o mesmo defeito continua, velocidade 1: não da nada, velocidade 2: da para ouvir que o motor esta rodando, mas venta nada, velocidade 3: faz uma cosquinha e velocidade 4: da um leve ventinho, acho que até a velocidade 1 funcionando é melhor que a 4 atual.

Já inverti os fios igual na foto que o marcos_cardillo postou, mas sem sucesso, acho que agora é tentar seguir os fios mesmo.

A resistência não é, pois mesmo com a nova o problema persisti, gastei dinheiro atoa;
O motor não é porque testei direto na bateria e esta top, ventando que é uma beleza.

Alguém ai tem ideia, a sequencia do fio esta certa?
brunoppinto
Membro
Membro
Carro: Gol GL AP 1.8 93/94

Mensagem por brunoppinto »

Schubert escreveu:Galera, agora estou chateado, coloquei a resistência nova lá, porém o mesmo defeito continua, velocidade 1: não da nada, velocidade 2: da para ouvir que o motor esta rodando, mas venta nada, velocidade 3: faz uma cosquinha e velocidade 4: da um leve ventinho, acho que até a velocidade 1 funcionando é melhor que a 4 atual.

Já inverti os fios igual na foto que o marcos_cardillo postou, mas sem sucesso, acho que agora é tentar seguir os fios mesmo.

A resistência não é, pois mesmo com a nova o problema persisti, gastei dinheiro atoa;
O motor não é porque testei direto na bateria e esta top, ventando que é uma beleza.

Alguém ai tem ideia, a sequencia do fio esta certa?
Cara estou com o mesmo problema, porém no 2 3 e 4 venta forte hem, mas a 1 nada tb...pqp. Estou vendo se acho alguma coisa, mas vamos ficar no aguardo, se conseguir me avisa valeu!.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Bruno, dei uma parada nessa verificação porque tive que dar uma manutenção nos freios e aproveitei para pintar tambor e dar uma geral em todo o sistema de freio, mas meu próximo passo e verificar a chave comutadora(de 4 velocidades) e a fiação. Assim que fizer posto e posto a solução também.

Obs.: Como estão ligados os fios na sua resistência, qual a ordem?
agoravai7
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por agoravai7 »

Fala ae amigo tudo bem ?

conseguiu resolver o problema ? eram os fios ?

Abs
eveerton 777
Membro
Membro
Carro: gol 94 quadrado

Mensagem por eveerton 777 »

Amigos meu ventilador tem horas que liga sozinho e tem horas que não, parece um mal contato , como e onde reparo o mal contato do ventilador, meu carro é um gol 94cht
joao2.0
Membro
Membro
Carro: parati gls

Mensagem por joao2.0 »

coloquei o ar condicionado para funcionar. Agora é ver porque a velocidade 4 do ventilador não está funcionando
joao2.0
Membro
Membro
Carro: parati gls

Mensagem por joao2.0 »

No caso do meu carro parati gls com ar condicionado, a velocidade 4 do eletro ventilador não vem da quela resistência que fica perto do ventilador e sim de um relé que fica a cima dos reles que estão junto com os fusíveis (um relé grande duplo de código 171959141a)
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”