[DÙVIDA]Resistencia do eletroventilador 4pinos

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

[DÙVIDA]Resistencia do eletroventilador 4pinos

Mensagem por Schubert »

Galera, boa noite!

É o primeiro tópico que abro se estiver algo errado ai me corrijam, por favor.

Gostaria de confirmar ai se alguem puder olhar no seu carro qual é a resistencia do Eletroventilador(Ventilador interno), qual o codigo do fabricante e se conseguir ver em cada ponte tem um valor, quais são eles, preciso de comprar essa resistencia e a minha esta tão velha que esta toda apagada.

Observação:

- Meu Eletroventilador funciona somente no 4, mesmo assim muito fraco;
- O meu vai de 1 até 4, tem alguns que é até o 3 pelo que pesquisei;
- A minha resistência é de 4 pontas também;
- Ela fica em baixo e do lado direito do acabamento de plastico lá no compartimento do motor dos limpadores do para-brisa.
- Achei essa na net, mas não tenho certeza se é ela: http://www.vetterpecas.com/RESISTENCIA- ... od-648237/

Desde já, agradecido.
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Re: [DÙVIDA]Resistencia do eletroventilador 4pinos

Mensagem por Rodrigo Naressi »

vizualmente está correta, mas a tua ventilação tem 3 ou 4 velocidades? o do anúncio é para 3...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

A minha é de 4 velocidades, queria saber o código do fabricante ou de algum membro qual os valores de resistência que tem nela para ter certeza de qual comprar, a minha não da para ver nada escrito mais.
marcos_cardillo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por marcos_cardillo »

Schubert, tô passando pela mesma coisa que você, só que no meu funciona até a velocidade 3 normal, na 4 não funciona. Vou ver se tiro a peça aqui quando puder e te passo o código.

Imagem

Imagem
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

marcos_cardillo, a peça é essa mesma da foto, se puder fazer esse favor vou ficar muito agradecido. O seu é 92/92? O meu é 91/92, qualquer duvida que quiser tirar referente também pode falar.
marcos_cardillo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Ae, tirei a danada da resistência, o Part Number dela é ZBC905051A, dá uma olhada no peças online, tem aos montes, mas o preço dela é beeeeeeeem salgado, a mais barata tá por 85 reais.

Imagem

Imagem

Vou tentar fazer uma gambiarra aqui com a minha, comprar as resistências comuns vendidas em lojas de componentes eletrônicos e tentar fazer a ligação e fazer funcionar, se tiver interesse nessa gambiarra eu te passo os valores de resistência entre os pinos pra você tentar fazer aí, porque é complicado pagar 85 conto nessa pecinha de nada.
Mack Matsu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL 1.8/ SAVEIRO 1.8

Mensagem por Mack Matsu »

A minha também tá ruim...
Editado pela última vez por Mack Matsu em 03 Jan 2014, 18:23, em um total de 1 vez.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

marcos_cardillo,

Valeu mesmo meu caro, os valores de cada pino ai é 0,4 | 0,85 e os outros?
marcos_cardillo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Dá uma boa olhada nessa foto, você vai perceber que há uma espécie de fio enrolada entre os pinos, como entre eles são 3 espaços, são 3 fios enrolados. Essas são as 3 resistências. A resistência com os fios mais afastados (tem menos fios, então a resistência é menor)entre os pinos mais afastados é a de 0,4 Ohm +-5%. A do meio é de 0,85 Ohm +-5%. A última é de 2,0 Ohm +-5%.

Imagem

Se não conseguir entender avisa, esse jeito que eu expliquei ficou meio confuso, mas não sei como explicar melhor
marcos_cardillo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Schubert escreveu:marcos_cardillo, a peça é essa mesma da foto, se puder fazer esse favor vou ficar muito agradecido. O seu é 92/92? O meu é 91/92, qualquer duvida que quiser tirar referente também pode falar.

Ah, o meu é 91/92 tbm, igual o seu. Pergunta, o seu tem ignição Hall?
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

marcos_cardillo escreveu:
Schubert escreveu:marcos_cardillo, a peça é essa mesma da foto, se puder fazer esse favor vou ficar muito agradecido. O seu é 92/92? O meu é 91/92, qualquer duvida que quiser tirar referente também pode falar.

marcos_cardillo, desculpe a demora na resposta. Confesso que não conheço bem sobre o sensor hall, sei que em carro injeção eletrônica o fio do meio tem alguma ligação com a bomba de combustível elétrica, pois tem como testar. Vou te responder com outra pergunta, no nosso caso que é carburador só do distribuidor ter o conector significa que tem? E Funciona só para ignição? Observe as imagens:

Imagem
Imagem
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

marcos_cardillo escreveu:Dá uma boa olhada nessa foto, você vai perceber que há uma espécie de fio enrolada entre os pinos, como entre eles são 3 espaços, são 3 fios enrolados. Essas são as 3 resistências. A resistência com os fios mais afastados (tem menos fios, então a resistência é menor)entre os pinos mais afastados é a de 0,4 Ohm +-5%. A do meio é de 0,85 Ohm +-5%. A última é de 2,0 Ohm +-5%.

Imagem

Se não conseguir entender avisa, esse jeito que eu expliquei ficou meio confuso, mas não sei como explicar melhor
A foto não abril, mas entendi sim. Se for fazer com resistência de eletrônica comum e funcionar posta ai no fórum, só tem que atentar para a questão de potencia.
CHT POWER
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por CHT POWER »

Pessoal, vou tentar elucidar as coisas:

Ventilador de 3 velocidades = Resistor de 3 pinos.

Ventilador de 4 velocidades = resistencia de 4 pinos.

Tanto em um sistema como outro na ultima velocidade, o que o botão do painel faz é jogar direto os 12v sem colocar a resistencia do meio.

Não sei se vou me "fazer entender" :

quando está na velocidade baixa o botão vai escolher a resistencia total (terminal da extremidade) as intermediarias são selecionadas pelos conectores do meio. Os valores na de 4 pinos se não me engano são 1,2 OHM , 0.8 OHM e 0,5 OHM

Esse motorzinho costuma ser "forçado" pelo acumulo de folhas secas que entram pela "churrasqueira" do capô.

Por isso que as vezes gira devagar e/ou barulhento, chegando até a prender.

Com ele fora, é bom ver se as escovinhas de carvão estão gastas. Um ferro de solda e um alicate de bico são suficientes.

Sim, as escovas (carvões) são as mesmas que se usa no alternador DELCO do chevette antigo
Qualquer coisa, leva um pedaço das velhas pro balconista da autopeças saber melhor.
CHT POWER
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por CHT POWER »

Schubert escreveu:
marcos_cardillo escreveu:Dá uma boa olhada nessa foto, você vai perceber que há uma espécie de fio enrolada entre os pinos, como entre eles são 3 espaços, são 3 fios enrolados. Essas são as 3 resistências. A resistência com os fios mais afastados (tem menos fios, então a resistência é menor)entre os pinos mais afastados é a de 0,4 Ohm +-5%. A do meio é de 0,85 Ohm +-5%. A última é de 2,0 Ohm +-5%.

Imagem

A foto não abril, mas entendi sim. Se for fazer com resistência de eletrônica comum e funcionar posta ai no fórum, só tem que atentar para a questão de potencia.
Nas eletrônicas só vais encontrar resistor de no máximo 10W........não vai aguentar nem o peido desse motor sem torrar.

As maiores que prestariam a se fazer isso, são até mais caras que a resistencia original VW :| já pronta..... :(
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

tchê agora que observei que teu ventilador esta fraco na 4a velocidade, fica bem fraco???? pode ser o motor travando... testa o ventilador na bateria, tem que girar bem, caso esteja pesado é ele... nas velocidades baixas não tem força para partir... outro teste é ligar uma lampada 12v nos terminais do ventilador....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

CHT POWER escreveu:Pessoal, vou tentar elucidar as coisas:

Ventilador de 3 velocidades = Resistor de 3 pinos.

Ventilador de 4 velocidades = resistencia de 4 pinos.

Tanto em um sistema como outro na ultima velocidade, o que o botão do painel faz é jogar direto os 12v sem colocar a resistencia do meio.

Não sei se vou me "fazer entender" :

quando está na velocidade baixa o botão vai escolher a resistencia total (terminal da extremidade) as intermediarias são selecionadas pelos conectores do meio. Os valores na de 4 pinos se não me engano são 1,2 OHM , 0.8 OHM e 0,5 OHM

Esse motorzinho costuma ser "forçado" pelo acumulo de folhas secas que entram pela "churrasqueira" do capô.

Por isso que as vezes gira devagar e/ou barulhento, chegando até a prender.

Com ele fora, é bom ver se as escovinhas de carvão estão gastas. Um ferro de solda e um alicate de bico são suficientes.

Sim, as escovas (carvões) são as mesmas que se usa no alternador DELCO do chevette antigo
Qualquer coisa, leva um pedaço das velhas pro balconista da autopeças saber melhor.
CHT POWER,

Valeu meu caro, no momento estou recuperando de uma cirurgia, assim que der vou desmontar tudo ali para procurar melhor a causa.
Detalhe, consegui com ajuda testar a resistência, fiz da seguinte forma, coloquei a ponta de prova negativa no negativo da bateria e a positiva em cada pino conforme mudava a chave de ventilação. O maior resultado que obtive foi 8,?? de tensão com o ventilador na posição 4, 6,??V com ele no 3, o outro acho que era 4,??V não tenho certeza na posição 2 e na posição 1 não estava dando nem 2V.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Rodrigo Naressi escreveu:tchê agora que observei que teu ventilador esta fraco na 4a velocidade, fica bem fraco???? pode ser o motor travando... testa o ventilador na bateria, tem que girar bem, caso esteja pesado é ele... nas velocidades baixas não tem força para partir... outro teste é ligar uma lampada 12v nos terminais do ventilador....
Rodrigo Naressi,

Assim de der vou desmontar tudo ali e fazer os testes que falou, as vezes e coisa besta também, igual quando cooler de computador ou ventilador residencial trava ou roda pesado é só aplicar um desengripante ou óleo que ele volta a rodar bem.

Assim que conseguir ver posto resultado aqui sem falta.
marcos_cardillo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Schubert escreveu:

marcos_cardillo, desculpe a demora na resposta. Confesso que não conheço bem sobre o sensor hall, sei que em carro injeção eletrônica o fio do meio tem alguma ligação com a bomba de combustível elétrica, pois tem como testar. Vou te responder com outra pergunta, no nosso caso que é carburador só do distribuidor ter o conector significa que tem? E Funciona só para ignição? Observe as imagens:

Imagem
Imagem
Sua ignição também é induzida, assim como a do meu é (era, em breve)

O distribuidor da Hall é diferente, essa foto aqui é do meu
Imagem

No meu eu tive uns problemas com ignição, por causa da bobina Mi o módulo da minha ignição começou a dar problema, andei dando uma pesquisada no assunto e vi muitos relatos de bobina Mi dando problema com ignição induzida, embora vários amigos meus usem e não tenham problemas. Aí como já ia ter que comprar outro módulo eu andei dando uma estudada e achei mais viável colocar a ignição Hall, que é mais nova e eficiente e não dá esse problema.

Na ignição Hall o conector do distribuidor tem 3 fios, a sua é induzida também, assim como a do meu, o módulo de ignição é grande e fica ali embaixo do painel perto do porta luvas. Na Hall o módulo é pequeno e fica ali na parte onde fica a resistência da ventilação, só que do lado direito do carro.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

No meu eu tive uns problemas com ignição, por causa da bobina Mi o módulo da minha ignição começou a dar problema, andei dando uma pesquisada no assunto e vi muitos relatos de bobina Mi dando problema com ignição induzida, embora vários amigos meus usem e não tenham problemas. Aí como já ia ter que comprar outro módulo eu andei dando uma estudada e achei mais viável colocar a ignição Hall, que é mais nova e eficiente e não dá esse problema.

Na ignição Hall o conector do distribuidor tem 3 fios, a sua é induzida também, assim como a do meu, o módulo de ignição é grande e fica ali embaixo do painel perto do porta luvas. Na Hall o módulo é pequeno e fica ali na parte onde fica a resistência da ventilação, só que do lado direito do carro.
Marcos, então o meu distribuidor é do comum(aranha) induzido, esse da foto também é induzido? Cade a aranha? E porque tem 3 fios? Desculpe a ignorancia, sei colocar no ponto com a pistola e ate mesmo manualmente, mas meu conhecimento de distribuidor é pouco. Você usa essa bobina Mi, qual a diferença? O modulo ali em baixo do porta luvas tem mesmo um bosh.

Outras coisa esse seu e o meu tem o platinado?

Observei que o meu esta faltando um tampinha de plastico que fica em cima da aranha, lembro que tinha.

Vou pesquisar mais aqui depois para entender melhor também.
marcos_cardillo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

O da última foto que eu postei é o Hall, por isso não tem a aranha, o porque de ter 3 fios eu não sei, depois vou dar uma pesquisada pra ver se descubro. A bobina Mi melhora um pouco a queima porque ela é mais moderna e mais eficiente, não sei explicar bem, mas a diferença dela pra de latinha é bem perceptível, o carro pega mais facilmente. Há quem diga que melhora a performance e o consumo de combustível, mas não acredito muito nisso. Se der uma pesquisada pelo fórum vai achar muitos tópicos falando dela.

Os nossos carros são ignição eletrônica, acho que não saiu nenhum modelo de gol com platinado, se saiu foram só os com motor a ar.

Abração
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”