[DESEMPENHO] Pneus Mais Largos e Velocidade Máxima
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
[DESEMPENHO] Pneus Mais Largos e Velocidade Máxima
Galera, alguém já testou ou percebeu o quanto um pneu mais largo afeta a velocidade máxima do Gol? É realmente significante a perda de desempenho?
- Danidec
- Membro - 1.6
- Carro: Gol 1.9
Re: [DESEMPENHO] Pneus Mais Largos e Velocidade Máxima
Se a gente pensar q um pneu mais largo tem mais atrito sim, mas em compensação um pneu de aro maior que o aro 13 original, aumenta a relação do cambio, portanto acho q não afeta praticamente em nada....se houver a diferença é mínima....muito pouco mesmo.
Abs
Abs
VW Life Style - Aprecie Sem Moderação !!! |[_]===O===[_]|
This Manga Sucks.... Vw Gol Brasil!
This Manga Sucks.... Vw Gol Brasil!
-
- Membro
- Carro: GOL CL 1.6
Kra sou meio ignorante nisso mas meu Gol 1.6 alcool, com rodas 16, e ´pneus 195, não passa de 150 nem com reza brava!
Está caminando para isso..... um dia chego lá!
Fé e trabalho, o resto Deus proverá!

Uploaded with ImageShack.us

-
- Membro
- Carro: Gol CL 1.6
eu tenho um gol 1.6 cht com uma bbs 15" tala 7.5 com pneu 185/45, a diferença é grande para um aro 13", tu ganha mais tração mais o carro fica mais pesado e gasta bem mais.
com os aros 13" chegava a 165kmph tranquilo, agora com as bbs chego a uns 150 com a rotação do motor em 5.5 rpm.
no meu caso senti uma diferença grande...
com os aros 13" chegava a 165kmph tranquilo, agora com as bbs chego a uns 150 com a rotação do motor em 5.5 rpm.
no meu caso senti uma diferença grande...
-
- Membro
- Carro: GOL CL 1.6
Pois é Baruck tenho pensado honestamente em colocar uns aro 14 ou 13 no meu viu..mais por uma questão de economia mesmo..
Está caminando para isso..... um dia chego lá!

Aumentando o diâmetro do conjunto (pneu+roda) vai acabar que o painel vai marcar velocidade menor que a real. Dependendo pode até deixar ele marcando a velocidade real, já que todos os paineis mentem velocidade. O certo é comparar com um GPS no carro..
Então galera, a pergunta foi feita considerando-se um mesmo diâmetro total do conjunto com pneus de diferentes larguras, o que pode ser conseguido diminuindo-se o perfil do pneu mais largo (ex. 185/60/R14 e 195/50/R15). Nesse caso, não haveria qualquer alteração na relação de câmbio ou no velocímetro.
Pelo menos em teoria, os pneus mais largos garantem uma melhor arrancada, frenagem e aderência lateral, mas devido ao maior atrito com o solo e com o ar, a velocidade máxima seria prejudicada (para um mesmo diâmetro total do conjunto). E pelo que todo mundo disse, na prática isso realmente ocorre.
Acho que a partir de uns 100 Km/h já se nota diferença...
Pelo menos em teoria, os pneus mais largos garantem uma melhor arrancada, frenagem e aderência lateral, mas devido ao maior atrito com o solo e com o ar, a velocidade máxima seria prejudicada (para um mesmo diâmetro total do conjunto). E pelo que todo mundo disse, na prática isso realmente ocorre.
Acho que a partir de uns 100 Km/h já se nota diferença...