[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

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André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Bysnaga ...
180 cv não é tarefa fácil não, e vc vai precisar de mais grana do que imagina !!!

Vamos lá:

1- no mínimo um 2.1 com pistões de 84,8 ou 85 mm, Leves e com vira faqueado e bielas aliviadas, tudo balanceado.
2- Cabeçote feito por quem entenda e válvulas 41 x 35 com taxa entre 13,5:1 e 14,5:1 e molas co mais carga.
3- Um comando bom de 290º já vai te dar o que pretende e de quebra deixará o carro bom de lenta com torque vindo cedo.
4- Uma Weber 44 IDF ou duas deitadas de 40 mm no mínimo ...
5- Caso vá de injetado, uma TBI de grande ( Omega ou similar ) num coletor de kombi adaptado ou 4 de 40 mm para não ficar muito on off. Prefiro 4 bocas !!!
6- Uma injeção programável seria bem vinda pois o acerto é mais tranquilo, pois aproveitaria melhor o que o carro tem para te dar, ou um puta preparador para acertar a carburação.
7- Embreagem melhor, HD, cerâmica ou carbono de 720 lbrs.
8- Suspensão trabalhada e buchas de PU, com barras de torção inferior e superior.
9- Cambio escalonado mais curto
10- Conjunto de rodas 15" bem leves
11- 4 x 1 com escapamento de 2 1/4 com dois abafadores de pouca restrição
12- Bobina MI, ou um amplificador de faísca ( melhora muito o torque do carro )
13- alívio de peso do carro, tire tudo o que não faz falta, a relação peso x potencia vai agradecer.
14- O principal !!!! Um puta preparador, pois sem ele vai ser difícil chegar no que deseja, ok ...

Chuto uns R$ 10.000,00 para ter o sonho dos 180 cv ... Parece muito, mais tem muito trabalho ai !!!

Se a história for uns 150 cv, ai isso reduz muito !!!

Quanto ao consumo ... Cavalo que corre é cavalo que come ... Mas da para deixar civilizado, o meu com 170 cv faz 6 km/l em média.

Abraçãp
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vlima
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por vlima »

Fala ai André Pinheiro firmeza,

Depois de ler em varios forum e juntando bastante experiencia, to montando meu golzinho e tou dando um preparada no motor e queria uma dica sua para ver se estou fazendo certo

1.8 alcool
2e + filtro esportivo
cambio PS
rodas r15 195/45
bobina MI
4x1 cano 2'' com 2jk
polia regulavel
cabos 10mm
velas grau 9
Trabalho no cabeçote:
-valvulas 40x35
-dutos pulidos e usinados
-guias e sedes de valvulas trabalhadas
-comando 276
e ficar com uma 13,5:1

de começo é isso, depois la pro final do ano quero colocar a injeção MI e uma FT, sera que vai ficar bom e enquadrar certinho todo esse conjunto antes de colocar a injeção, o comando o burra e cebeçote
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André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

vlima escreveu:Fala ai André Pinheiro firmeza,

Depois de ler em varios forum e juntando bastante experiencia, to montando meu golzinho e tou dando um preparada no motor e queria uma dica sua para ver se estou fazendo certo

1.8 alcool
2e + filtro esportivo
cambio PS
rodas r15 195/45
bobina MI
4x1 cano 2'' com 2jk
polia regulavel
cabos 10mm
velas grau 9
Trabalho no cabeçote:
-valvulas 40x35
-dutos pulidos e usinados
-guias e sedes de valvulas trabalhadas
-comando 276
e ficar com uma 13,5:1

de começo é isso, depois la pro final do ano quero colocar a injeção MI e uma FT, sera que vai ficar bom e enquadrar certinho todo esse conjunto antes de colocar a injeção, o comando o burra e cebeçote
Caro Lima ...

Acho que só trocaria as velas por grau 7 ou no máximo 8, 9 ficará muito fria, o meu tem taxa de 14,3:1 e uso as BR8ES do Celta Flex que dão conta fácil. Trocaria tb os pneus por um perfil mais alto, pois o seu carro vai ficar duro e perder tração, uso 195/55 15, ai vai do que vc quer do carro, ou seja, estética ou performance.
Vc vai ter que optar pela injeção MI ou FT, pois as duas tem a mesma função, acredito que deva ter pensado no coletor MI, é isso ???
Se tiver possibilidade arrume um 3E de Santana que ficará bem melhor do que o 2E, sendo que acerto é o segrado da arte da preparação, ok ...
O cambio PS é muito longo e provavelmente não conseguir segurar a 5º marcha com força, acho melhor um PV ou melhor ainda um PV com 3º, 4º e 5º mais curtas, ai sim seu carro vai ficar bom. Não esqueça de balancear o seu conjunto e se quiser um carro bem mais arisco e rápido em retomadas manda aliviar, virabrequim, volante e bielas.

Do resto é mão no massa ... risos ... Muita paciência e uma grana separada !!!

Abração
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cadu169
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por cadu169 »

boa tarde galera !
queria tirar uma duvida eu tenho um gol quadrado e estou na faze de recuperaçao "lanternagem,pintura" mais tenho algumas coisas em mente de preparaçao queria saber a opiniao de voces ,
pretendo colocar
comando 49g, polia regulavel, carburador eu vou usar o mini progressivo ou tldz com segundo estagio mecanico , cabeçote rebaixado em 0,8mm meu carro é a alcool ,
acho que esta bom, queria saber quantos cv devo ganhar e será q o carro vai fritar pneu legal ? abraços
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cadu169
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por cadu169 »

desculpe eu esqueci colocaria tbm escape 4x1 com cano de 2polegada
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vlima
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por vlima »

André Pinheiro escreveu:
vlima escreveu:

Caro Lima ...

Acho que só trocaria as velas por grau 7 ou no máximo 8, 9 ficará muito fria, o meu tem taxa de 14,3:1 e uso as BR8ES do Celta Flex que dão conta fácil. Trocaria tb os pneus por um perfil mais alto, pois o seu carro vai ficar duro e perder tração, uso 195/55 15, ai vai do que vc quer do carro, ou seja, estética ou performance.
Vc vai ter que optar pela injeção MI ou FT, pois as duas tem a mesma função, acredito que deva ter pensado no coletor MI, é isso ???
Se tiver possibilidade arrume um 3E de Santana que ficará bem melhor do que o 2E, sendo que acerto é o segrado da arte da preparação, ok ...
O cambio PS é muito longo e provavelmente não conseguir segurar a 5º marcha com força, acho melhor um PV ou melhor ainda um PV com 3º, 4º e 5º mais curtas, ai sim seu carro vai ficar bom. Não esqueça de balancear o seu conjunto e se quiser um carro bem mais arisco e rápido em retomadas manda aliviar, virabrequim, volante e bielas.

Do resto é mão no massa ... risos ... Muita paciência e uma grana separada !!!

Abração
Mandei para mecanica fazer meu motor que estava rajando e fumando, ai ja mandei ele trocar o vira e o pistão, vai voltar zeradinho da retifica 1.8
depois que voltar compro as velas do BR8ES do Celta Flex que vc indicou,o comando e as valvulas. E é isso mesmo vou colocar o coletor do MI e montar uma FuelTech nele enquanto isso vou rodar no 2e mesmo mexido, o cambio eu ja tenho o PS que veio com o carro vou rodar com ele assim se não curtir a pegada faço rolo com quem tem um PV e mando deixar a 3º,4º,5º curta. Como o motor ja esta na retifica vou falar pro mecanico falar com o pessoal da retifica mandar aliviar o vira o volante e as bielas. Os pneus ja estão no carro naquela medida vou ter que FRITAR eles ate acabarem para deipois colocar outros
Mais alguma dica Andre? sera que consigo chegar com quantos cavalos nessa preparação ? vai ficar bom para o dia-a-dia e brincar de final de semana
MarcosD
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

André Pinheiro escreveu:
Parceiro ... Somos amantes do mesmo estilo !!! ...Digo pra esposa que não sou puteiro nem viciado, que dos males esse só faz bem para a minha cabeça sem comprometer o relacionamento.
Parabéns pelos brinquedos, tb penso em uma Kombi antiga mexidinha, para andar com a família, são 7 ao total ... risos ... e de quebra puxar o golzinho de arrancada nas provas da vida por aqui. Ia ser divertido chegar com uma kombi fuçada e zeradona e um golzinho rat road todo enferrujado, carburado dando pau na mulecada injetada !!!

Bom demorei muito para realizar este sonho, e ainda falta muito !!! Quando era jovem não tinha grana para ter um bichão desses e depois de velho tenho esses brinquedinhos para me divertir. A frase de que a diferença do homem e a criança de que só mudam os tamanhos dos brinquedos casam perfeitamente para mim.

Abração
;-)
Complementando, quando éramos jovens, além da grana, faltava a experiência para entendermos o que queríamos realmente dos carros... Passei por comandos originais, 049G, 272, 280, 288, 314, carburadores Solex 35, 2E, 3E, Weber 40, Fusca e Kombi 1600, 1776, 2017, 2084... Até entender que graduação de comando e giros estratosféricos não são o que realmente queria, foi muita água por baixo da ponte...

Falando do assunto de velas que o amigo vlima comentou, parece que há um engano disseminado no pessoal que gosta de preparações, de que velas mais frias dão mais potência. Na verdade, as velas têm de ser adequadas ao projeto que montou. As velas devem ser as mais quentes possíveis, desde que não traga problemas (funcionamento muito quente, batidas de pino), apenas isso. Se forem mais frias do que o ideal ao projeto, pode até trazer prejuízos. No meu entendimento, o que pode trazer benefícios é uma construção que permita faiscar mais facilmente (NGK Green Plug, NGK ou Denso Iridium, etc), não o grau térmico. Já usei velas desse tipo, e a diferença é pequena. Talvez em competições, onde décimos de segundo façam diferença, valha a pena, em situações onde não há mais o que se melhorar, mas não é um ponto onde se deva prestar atenção no início de uma preparação, excetuando-se a adequação térmica. Tanto é que a BR8ES é uma vela de construção comum. Nos meus, uso BP6EY no Gol com taxa 13,5 (lembrando que não costumo girar alto, se fosse o caso, provavelmente usaria 7) e BP5EY na Paratosa com 9 de taxa. Na Kombi 1800 com 8 de taxa e no Fusca com 8,5 de taxa uso BP5EY.

Abraços!
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vlima
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por vlima »

È verdade Marcos as velas são uma coisa que vão dar muita diferença, mais esse meu projeto vc acha que qual seria a mais indicada
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André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

MarcosD escreveu:
André Pinheiro escreveu:
Parceiro ... Somos amantes do mesmo estilo !!! ...Digo pra esposa que não sou puteiro nem viciado, que dos males esse só faz bem para a minha cabeça sem comprometer o relacionamento.
Parabéns pelos brinquedos, tb penso em uma Kombi antiga mexidinha, para andar com a família, são 7 ao total ... risos ... e de quebra puxar o golzinho de arrancada nas provas da vida por aqui. Ia ser divertido chegar com uma kombi fuçada e zeradona e um golzinho rat road todo enferrujado, carburado dando pau na mulecada injetada !!!

Bom demorei muito para realizar este sonho, e ainda falta muito !!! Quando era jovem não tinha grana para ter um bichão desses e depois de velho tenho esses brinquedinhos para me divertir. A frase de que a diferença do homem e a criança de que só mudam os tamanhos dos brinquedos casam perfeitamente para mim.

Abração
;-)
Complementando, quando éramos jovens, além da grana, faltava a experiência para entendermos o que queríamos realmente dos carros... Passei por comandos originais, 049G, 272, 280, 288, 314, carburadores Solex 35, 2E, 3E, Weber 40, Fusca e Kombi 1600, 1776, 2017, 2084... Até entender que graduação de comando e giros estratosféricos não são o que realmente queria, foi muita água por baixo da ponte...

Falando do assunto de velas que o amigo vlima comentou, parece que há um engano disseminado no pessoal que gosta de preparações, de que velas mais frias dão mais potência. Na verdade, as velas têm de ser adequadas ao projeto que montou. As velas devem ser as mais quentes possíveis, desde que não traga problemas (funcionamento muito quente, batidas de pino), apenas isso. Se forem mais frias do que o ideal ao projeto, pode até trazer prejuízos. No meu entendimento, o que pode trazer benefícios é uma construção que permita faiscar mais facilmente (NGK Green Plug, NGK ou Denso Iridium, etc), não o grau térmico. Já usei velas desse tipo, e a diferença é pequena. Talvez em competições, onde décimos de segundo façam diferença, valha a pena, em situações onde não há mais o que se melhorar, mas não é um ponto onde se deva prestar atenção no início de uma preparação, excetuando-se a adequação térmica. Tanto é que a BR8ES é uma vela de construção comum. Nos meus, uso BP6EY no Gol com taxa 13,5 (lembrando que não costumo girar alto, se fosse o caso, provavelmente usaria 7) e BP5EY na Paratosa com 9 de taxa. Na Kombi 1800 com 8 de taxa e no Fusca com 8,5 de taxa uso BP5EY.

Abraços!
Fala Marcos ...

Concordo plenamente com vc, existe sim um engano no dimensionamento do grua térmico das velas, pois acham que velas frias dão melhor resultado, ledo engano !!! No meu caso uso grau 7 na Parati, pois tenho uma preparação leve, poderia até usar uma grau 6 só que como uso uma bobina mais forte e minha taxa é 13,5:1 optei por uma um pouco mais fria ( gosto de ir a giros maiores ). Se for perceber o grau térmico das velas dos carburados sempre são menores do que as dos injetados, pois os injetados são mais exigidos, tem melhor ignição mais taxa e toda a tecnologia eletrônica para controlar os regimes de trabalho.
No aspiradão uso grau 8 pois tenho muita coisa, taxa alta, cabeçote e comando para girar alto tb, apesar do torque abundante em baixas rpm ( 21 kgmf em 2250 rpm e torque máximo de 27 com 4250 +- ). Dessa forma uma vela mais fria não daria conta, já usei grau 7 e em pouco tempo ela começa a apresentar falhas ( já chegou a derreter o eletrodo ) e o rendimento não foi melhor do que a 8. Com a BR8ES consegui até aumentar o gap, passando dos 0,8 mm originais para 1,0 mm com ganhos em baixas rpm.
No turbo uso uma grau 9, pois tenho MSD e 9,8 de taxa, que somados aos 1,7 bar de pressão dão quase 27:1 de taxa dinâmica o que considero bem alta, ai uma com um grau mais frio correria risco de derreter tudo, e isso numa acelerada forte pode por em risco todo o investimento concorda???

É verdade meu amigo ... Alem de falta de grana faltava experiencia ... risos ... Vejo a molecada doida por comandos altos, cabeçote arrombado, giro nas alturas sem entender nada de nada e achando que tem um carro bom. Por aqui, o pessoal ta mudando um pouco de opinião, pois como sempre estou na oficina, vira e mexe dou uma volta nos meus carros com eles dentro e sempre vem a expressão !!! Nossa que carro rápido !!! Nossa que carro torcudo !!! E etc... Na verdade o que faz um carro deslocar é o seu torque, e se bem dimensionado não precisa-se ir até altos giros para tirar o que ele pode dar, muito pelo contrário, a troca de marchas deve ser feita baseado na curva de torque. Normalmente o pessoal troca de marcha lá nas alturas e a rotação cai para uma faixa de troque bem acima da faixa máxima de torque do carro ai perdem resultado. EX: No meu turbo, tenho um comando que entrega muito torque em baixos e médios giros, dessa forma se trocar as marchas com 7500 rpm, ele cai para 5600 que é uma rotação mais alta do que a minha faixa de troque máxima. Desse forma troco sempre com 6200/6300 para ele cair para giros com torque abundante, empurrando sempre forte ... Ai vem novamente a expressão dos companheiros ... Nossa que carro forte !!! Na realidade não é tão forte assim, só que tudo foi feito para otimizar o seu desempenho e isso faz diferença.

Comandos ... Nem me fale, já perdi a conta de quantos usei, foram muitos ... muitos mesmo !!! O pessoal se preocupa muito com as arrancadas e se esquece dos regimes de transito e situações de retomadas , e o mais prazeroso são estas situações ... carro forte em todos os regimes.

Bom meu amigo ... Um conjunto bem dimensionado, mesmo com componentes simples, tem me mostrado que, na prática que dão excelentes resultados.

Quando for fazer um fusquinha vou pedir ajuda, ok ...

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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

vlima escreveu:È verdade Marcos as velas são uma coisa que vão dar muita diferença, mais esse meu projeto vc acha que qual seria a mais indicada
Fala lima ... Acho que para a fase carburada vc pode ir de grau BP7EY, pois vai querer girar bem. Já na sua fase injetada iria nas BR8ES mesmo, bom esse é minha experiencia. Aguarde a opinião do Marcos para decidir o que fazer, ok ... Opiniões e experiencias compartilhadas só ajudam ao nosso crescimento ...

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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Bysnaga »

bom galera conversando com um com outro...

to vendo ai se ao inves de aspirar a paratos eu turbine ela, mais ai se for turbinar queria algo em torno de uns 300cv....

montando miolo 1.9, uma .50 pulsativa e com refluxo da biago... ai vem as duvidas, qual caixa quente, quais pistões e bielas, etc...
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Cara faz um tópico para não desvirtuar esse aqui, pois é só de aspirados, ok ...
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

André Pinheiro escreveu:
vlima escreveu:È verdade Marcos as velas são uma coisa que vão dar muita diferença, mais esse meu projeto vc acha que qual seria a mais indicada
Fala lima ... Acho que para a fase carburada vc pode ir de grau BP7EY, pois vai querer girar bem. Já na sua fase injetada iria nas BR8ES mesmo, bom esse é minha experiencia. Aguarde a opinião do Marcos para decidir o que fazer, ok ... Opiniões e experiencias compartilhadas só ajudam ao nosso crescimento ...

Abração
Estou com o André. Uso BP6EY porque 98% do tempo estou abaixo de 2.000rpm (carro de dia-a-dia, 60km/h por causa dos radares em 5 marcha PS), mas, como disse o André, se gosta de puxar giros altos, e os usa frequentemente, já iria de 7 ou 8.

André, precisando de uma ajuda para um aircooled, estou lá no www.fusca4ever.com.br e www.forumfuscabrasil.com.

Abração!
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por vlima »

Valeu ai parceiros, agora eu estou com uma outra duvida:
É o seguinte, to com um cabeçote tucho hidraulico e usando carburador, mas mais pra frente vou colcoar a injeção, e o comando que vou comprar é o 276 que é para tucho mecanico tem, problema eu colocar em tucho hidraulico?, ou sera que tenho que comprar um tucho mecanico para colcoar o comando?, tem algum problema usar injeção com tucho mecanico? para aspirado é melhor mecanico ou hidraulico?
MarcosD
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

Olá vlima!
Seguinte, existem diferenças de tucho mecânico para tucho hidráulico que não permitem o intercâmbio entre um e outro. O tucho mecânico tem círculo base (diâmetro do comando sem o ressalto do lobe) de 38mm, enquanto o hidráulico tem círculo base de 35mm. Claro que existem maneiras de transformar o tucho hidráulico em mecânico (trabalhoso), mas acredito que aí o círculo base será o do hidráulico, e com a função de evitar o descarregamento dos tuchos em altas rotações. Se não comprou o comando ainda, é melhor partir do certo (hidráulico). E se está pensando em usar injeção com controle de avanço por sensor de detonação, esqueça o tucho mecânico. O choque do tucho mecânico engana o sensor de detonação, deixando o motor sempre com avanço atrasado. Os tuchos hidráulicos tem esta função de permitir o uso de sensor de detonação, além de livrar da regulagem de válvulas.
Ah, se não me engano, não é só trocar o tucho hidráulico pelo mecânco, as válvulas do tucho hidráulico também são mais curtas para poder caber o mecanismo do tucho hidráulico e, se bobear, as molas também são diferentes.
Qual deles será melhor para aspirado, vai depender do que vai colocar no motor, como explicado acima. O que se pode dizer é que, em geral, os comandos hidráulicos tem levante maior do que os mecânicos, dando mais torque já em rotações mais baixas, porém têm o problema de os tuchos não conseguirem encher (descarregar) em rotações altas, que acredito que seja por volta de 6500 a 7000rpm. Mesmo assim, acredito que se possa limitar este problema com tipos de óleos (mais viscosos) ou com bombas de óleo de maior pressão, mas aí não sei te dizer direito.
Eu uso cabeçotes hidráulicos nos meus AP 2.0, pois eles já não gostam de giros altos, e eu me livro de regular válvulas e do barulho característico de válvulas batendo do comando mecânico.
Pessoalmente, para o meu modo de uso, já usei o SamCams 274 hidráulico, mas não gostei. Matou o torque em baixa, sem ter grandes vantagens em alta, além do que a marcha-lenta ficou ruim. Se fosse experimentar algum comando hoje, usaria o 266 (não lembro o lobe, mas tentaria pegar o de maior lobe e levante) deles. O que mais me satisfez foi o Autotech 270 com 112 de lobe e 11,5 de levante, marcha-lenta de original, bom torque abaixo de 2000rpm e acorda bem depois dos 2500rpm, girando bem até 5000rpm. Minha alta está limitada pelo 2E que uso, talvez uma 3E desse mais giros e potência, mas já não se adequaria ao meu uso. Sem falar que sou mão de vaca. Tento explorar ao máximo o que tenho, rs. Já a Paratosa vira uns 6000rpm, com comando VW 037.1 e bura TLDZ, sem descarregar tuchos. Aliás, não sei como é descarregar tuchos, pois nunca aconteceu comigo.
Já um Passat 83 que tive com motor AP1.8 gas com comando 314 mecânico, lobe de 114 e levante de 12,5, alimentado por uma Weber 40, era muito ruim para andar na rua. Numa subida íngreme, tinha que puxar de 5000 a 6000rpm para trocar da primeira para segunda, senão o carro não subia. Isso só om o motorista e câmbio PV! Em compensação, virava 8000rpm fácil. Moí engrenagens da 1 e 2 marcha.. Uma vez fui tirar uma com um Gol quadrado 2.0 com comando 276 e bura 3E que montei para um amigo. O Gol saiu muito fácil na minha frente, mas depois que o giro subiu, consegui buscar e passar, mas não curti. Descobri que prefiro sair na frente e, de preferência, me manter na frente, rs.
Espero ter ajudado.

Abração!
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vlima
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por vlima »

MarcosD escreveu:Olá vlima!
Seguinte, existem diferenças de tucho mecânico para tucho hidráulico que não permitem o intercâmbio entre um e outro. O tucho mecânico tem círculo base (diâmetro do comando sem o ressalto do lobe) de 38mm, enquanto o hidráulico tem círculo base de 35mm. Claro que existem maneiras de transformar o tucho hidráulico em mecânico (trabalhoso), mas acredito que aí o círculo base será o do hidráulico, e com a função de evitar o descarregamento dos tuchos em altas rotações. Se não comprou o comando ainda, é melhor partir do certo (hidráulico). E se está pensando em usar injeção com controle de avanço por sensor de detonação, esqueça o tucho mecânico. O choque do tucho mecânico engana o sensor de detonação, deixando o motor sempre com avanço atrasado. Os tuchos hidráulicos tem esta função de permitir o uso de sensor de detonação, além de livrar da regulagem de válvulas.
Ah, se não me engano, não é só trocar o tucho hidráulico pelo mecânco, as válvulas do tucho hidráulico também são mais curtas para poder caber o mecanismo do tucho hidráulico e, se bobear, as molas também são diferentes.
Qual deles será melhor para aspirado, vai depender do que vai colocar no motor, como explicado acima. O que se pode dizer é que, em geral, os comandos hidráulicos tem levante maior do que os mecânicos, dando mais torque já em rotações mais baixas, porém têm o problema de os tuchos não conseguirem encher (descarregar) em rotações altas, que acredito que seja por volta de 6500 a 7000rpm. Mesmo assim, acredito que se possa limitar este problema com tipos de óleos (mais viscosos) ou com bombas de óleo de maior pressão, mas aí não sei te dizer direito.
Eu uso cabeçotes hidráulicos nos meus AP 2.0, pois eles já não gostam de giros altos, e eu me livro de regular válvulas e do barulho característico de válvulas batendo do comando mecânico.
Pessoalmente, para o meu modo de uso, já usei o SamCams 274 hidráulico, mas não gostei. Matou o torque em baixa, sem ter grandes vantagens em alta, além do que a marcha-lenta ficou ruim. Se fosse experimentar algum comando hoje, usaria o 266 (não lembro o lobe, mas tentaria pegar o de maior lobe e levante) deles. O que mais me satisfez foi o Autotech 270 com 112 de lobe e 11,5 de levante, marcha-lenta de original, bom torque abaixo de 2000rpm e acorda bem depois dos 2500rpm, girando bem até 5000rpm. Minha alta está limitada pelo 2E que uso, talvez uma 3E desse mais giros e potência, mas já não se adequaria ao meu uso. Sem falar que sou mão de vaca. Tento explorar ao máximo o que tenho, rs. Já a Paratosa vira uns 6000rpm, com comando VW 037.1 e bura TLDZ, sem descarregar tuchos. Aliás, não sei como é descarregar tuchos, pois nunca aconteceu comigo.
Já um Passat 83 que tive com motor AP1.8 gas com comando 314 mecânico, lobe de 114 e levante de 12,5, alimentado por uma Weber 40, era muito ruim para andar na rua. Numa subida íngreme, tinha que puxar de 5000 a 6000rpm para trocar da primeira para segunda, senão o carro não subia. Isso só om o motorista e câmbio PV! Em compensação, virava 8000rpm fácil. Moí engrenagens da 1 e 2 marcha.. Uma vez fui tirar uma com um Gol quadrado 2.0 com comando 276 e bura 3E que montei para um amigo. O Gol saiu muito fácil na minha frente, mas depois que o giro subiu, consegui buscar e passar, mas não curti. Descobri que prefiro sair na frente e, de preferência, me manter na frente, rs.
Espero ter ajudado.

Abração!
orra ajudou bastante MarcosD, cada veiz que entro aki no forum e fico meia hora lendo alguma coisa ja é um pouco de experiencia adquirida, eu vi esse comando 266 ele é o mesmo 027.7 original da VW acho que vou pegar ele e rodar ele injetado, minha outra duvida é qual marcar pegar o comando? vi um da SPA ta saindo por R$350,00, outra coisa meu cambio é o PS acho que vai ficar um bosta o carro com esse cambio longo, um amigo meu tem um cambio PV acho que vou fazer um rolo com ele
MarcosD
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

Amigo, creio que o André tenha mais experiência para recomendar qual comando e marca usar. Quanto ao câmbio, pensaria em trocar após colocar o comando e ver como fica.
Só uma observação: vejo na internet muitos casos de comandos que "arredondaram" e o pessoal fica falando que tal marca é uma bosta, mas o erro geralmente é colocar molas fortes demais. As molas devem ser o mais fracas possíveis, desde que não causem flutuação dentro da faixa de potência do motor. Qualquer coisa acima do necessário é potência perdida pelo motor para vencer a resistência delas, além de desgastar mais rápido o comando. É bonito falar "uso molas especiais, Engle, Iskenderian, etc.", mas, se não é necessário, é dinheiro, potência e combustível gasto fora, sem falar no desgaste rápido. As únicas molas especiais que usei foram com o comando 314, já que o levante alto (12,5) faria as espiras encostarem e destruírem o cabeçote, sem falar que o motor passava de 8.000rpm.

Abraços!
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vlima
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por vlima »

Positivo marcos, o carro ainda esta na mecanica, quando voltar vou comprando as peças aos poucos para ir montando e assim lendo e adquirindo experiencia com a galera daki do forum
MarcosD
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

Ah, mais uma.
Nunca usei comandos da Sobe, mas sempre ouvi falarem bem. Tente conversar com o sr. Jorge por telefone, diga a ele exatamente o que espera do carro, que ele te indicará o melhor comando. Pelo que ouvi, contatos por e-mail não dão certo, o melhor mesmo é conversar e ser sincero em dizer como espera que o carro ande. Infelizmente, não tenho o contato dele. Acredito que isso valha também com a Sam Cams/Samacar.
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André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

MarcosD escreveu:Amigo, creio que o André tenha mais experiência para recomendar qual comando e marca usar. Quanto ao câmbio, pensaria em trocar após colocar o comando e ver como fica.
Só uma observação: vejo na internet muitos casos de comandos que "arredondaram" e o pessoal fica falando que tal marca é uma bosta, mas o erro geralmente é colocar molas fortes demais. As molas devem ser o mais fracas possíveis, desde que não causem flutuação dentro da faixa de potência do motor. Qualquer coisa acima do necessário é potência perdida pelo motor para vencer a resistência delas, além de desgastar mais rápido o comando. É bonito falar "uso molas especiais, Engle, Iskenderian, etc.", mas, se não é necessário, é dinheiro, potência e combustível gasto fora, sem falar no desgaste rápido. As únicas molas especiais que usei foram com o comando 314, já que o levante alto (12,5) faria as espiras encostarem e destruírem o cabeçote, sem falar que o motor passava de 8.000rpm.

Abraços!
Complementando:

Realmente existem algumas marcas de comandos que não são recomendáveis, pois o processo de tratamento térmico dos materiais de lote para lote varia. Já usei uma marca que ficou muito bom ( comando vendido para um amigo rodando até hoje ) e outro que se foi em poucas horas de funcionamento, isso sem molas com maior carga, originais mesmo, o que explica o defeito no tratamento superficial do metal ou liga inapropriada.

Existem várias marcas de comandos, Smancams, Sobe, JPF, Carlini, SPA, Ferretto, fora os importados é claro, hoje no Brasil dou preferencia a comandos feitos a partir de um eixo original, pois a durabilidade é garantida. É claro que serão necessários algumas modificações, pois como tem o seu círculo base reduzidos além das alterações de perfil, tem-se que trabalhar a regulagem de válvula. No caso de comandos para cabeçote hidráulico fica perfeito, pois pode-se deixar o comando exatamente como um original de 35 mm de base.

Indicar um perfil de comando é complicado, pois cada um tem um gosto, sem falar de acertos, pois o que vejo muito ocorrer é alguém pondo um comando X e reclamar depois, só que na maioria das vezes é erro de projeto, motor mau feito, cabeçote sem vedação correta, erro de enquadramento e etc... etc... etc.... Sempre opto por comandos de baixa/média graduação, com levante entre 11,5 e 12 mm com lobcenter altinho ( 108º - 112º ) e um overlap baixo, com isso se consegue ter um carro muito bom de baixa e médias RPMs. Por isso falo que gosto é tudo ...

Minha experiencia:

Aspirado forte de Rua: Uso um 290º, com 108º de lobcenter e 12 mm de levante 27 kgmf de torque aos 4250 rpm sendo 21 despertando o motor já com 2100 rotações. Vejo carros com comandos bem mais graduados só que com lenta horrível e sem dirigibilidade, provavelmente andem na minha frente numa arrancada valendo, mais em situações de retomadas nunca !!!

Turbo de rua: Uso um 256º com 112 º de lob e 11,7 de levante ( 7013 da Crower ) ... Lenta de carro original, torque abundante e empurra muitooooooo

Turbo de pista: Tenho um 350T Samcams sendo ele um 296º com 12,7 de levante e 113º de lobcenter, como percebem esse sai fora dos perfis que uso só que ele é um carro de pista, com Stº antônio, blacado e muita coisa em cima, sem chances de andar na rua !!!

Bom iria se fosso para mim de comandos entre 268º e 284º para os aspirados moderados, podendo chegar num 290º se importado ou muito bem feito e muito bem acertado, e para turbos sou suspeito ... não troco o meu 256º por nadaaaaaaaa.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
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