[AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta roncando

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

[AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta roncando

Mensagem por bleidao »

Galera... ontem fui andar um pouco com o carango (70Km) e, no meio do caminho, a caixa de marchas começou a fazer um barulhão... ficou mais barulhenta que a descarga esportiva do meu carro.

Parei o carro e resolvi verificar. Ela faz o barulhão em todas as marchas. Quando olhei, estava uma poça de óleo no chão saindo da caixa de marchas (caixa de câmbio).

Não consigo descrever o barulho, hora parecia com barulho de carro de F1(aquele que ouvimos quando passa pelas cameras) e outra hora parecia um menos intenso, dependia da marcha que estava. Andei até achar um local para parar. O mecanico falou que talvez já era e que eu teria que comprar outra.

Será que é isso mesmo? Eu não tenho 600 mangos para gastar agora, pelo menos foi o que ele me falou.


Abraço!
Avatar do usuário
coutinhoflu
Membro
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 18 Abr 2009, 10:19
Carro:
Localização: nITERÓI/Rio de janeiro

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por coutinhoflu »

Putz. Tomara que não seja nada grave. Mas consulta outro mecânico. O meu me disse que o carro estavavazando água pelo bloco do motor, e que teria que ver com calma. Pensei logo em merda, do tipo bloco rachado, resolvi eu mesmo deitar embaixo do carro e descobrir o vazamento, sabe o que era? Aquelas tampinhas que tem espalhadas pelo bloco, uma estava furada.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

coutinhoflu escreveu:Putz. Tomara que não seja nada grave. Mas consulta outro mecânico. O meu me disse que o carro estavavazando água pelo bloco do motor, e que teria que ver com calma. Pensei logo em merda, do tipo bloco rachado, resolvi eu mesmo deitar embaixo do carro e descobrir o vazamento, sabe o que era? Aquelas tampinhas que tem espalhadas pelo bloco, uma estava furada.

No seu caso eram os selos d'água... no meu, a caixa está realmente roncando... Ela começou a roncar do nada. Ai quando parei, olhei embaixo do carro e o óleo da caixa (que tem um cheiro muito forte tbm) estava vazando. Parece que estourou um retentor e vazou todo o óleo.

Amanhã vou trocar o retentor e encher a caixa para ver no que vai dar. Se continuar roncando, terei que trocar, infelizmente.
Avatar do usuário
ernaneelias
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1111
Registrado em: 07 Fev 2010, 07:50
Carro:
Localização: Betim MG

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por ernaneelias »

Poo amigo, infelismente tem hora q dá pra desanimar ne, aparece tudo, um poblema atraz do outro, chega uma hora q tem q para de dar defeito. Eu sei muito bem disso. Mas vc já completou o óleo da caixa? Teria q completar e ver se encontra esse vazamento, e tambem ver se o barulho some, se não sumir, é outra mesmo, a minha kxa tava com esse barulho de formula1 na 3º e 4ª, andei um bom tempo ainda, só q quanto maior o barulho + é arriscado travar. Mas ve isso ai e completa o oleo, se sumir o barulho é sorte.
Abraço!!!
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por Bill »

bleidao,


Beleza amigo ????


Que zica hein !!!!!
Mas, como o amigo ernaneelias disse, tem hora que parece que tudo vai dar errado, né .....
Não desanima não, troca o retentor e coloca óleo na caixa e vê como que fica, de repente foi só um rolamento que zuou aí vc pode trocar só ele e ja era !!!!
Depois conta aí o que aconteceu pra gente ver se consegue te ajudar !!!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

ernaneelias escreveu:Poo amigo, infelismente tem hora q dá pra desanimar ne, aparece tudo, um poblema atraz do outro, chega uma hora q tem q para de dar defeito. Eu sei muito bem disso. Mas vc já completou o óleo da caixa? Teria q completar e ver se encontra esse vazamento, e tambem ver se o barulho some, se não sumir, é outra mesmo, a minha kxa tava com esse barulho de formula1 na 3º e 4ª, andei um bom tempo ainda, só q quanto maior o barulho + é arriscado travar. Mas ve isso ai e completa o oleo, se sumir o barulho é sorte.
Abraço!!!

Fala ai, Ernane... valeu pela força... o que acontece, é que to com medo de andar com o carro desse jeito. Parei ele e deixei lá na minha garagem.

Foi exatamente o que meu mecanico de confiança falou... eu poderia pegar o carro mas teria risco de travar as engrenagens. ai peguei o carro e levei pra casa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

Bill escreveu:bleidao,


Beleza amigo ????


Que zica hein !!!!!
Mas, como o amigo ernaneelias disse, tem hora que parece que tudo vai dar errado, né .....
Não desanima não, troca o retentor e coloca óleo na caixa e vê como que fica, de repente foi só um rolamento que zuou aí vc pode trocar só ele e ja era !!!!
Depois conta aí o que aconteceu pra gente ver se consegue te ajudar !!!!


Abraços !!! :cool:
Fala ai, Bill... quanto tempo! RS

Beleza beleza não está, pois vai morrer mais uma grana no carango e, mais uma vez, essa grana eu não tenho.

Realmente, quando a gente menos imagina, quando tudo está correndo às mil maravilhas, acontece uma para nos deixar desesperado.

Ainda bem que eu não desisto fácil!
Se não desisti quando tive que gastar horrores fazendo o motor, quando eu estava completamente sem grana e mal tinha dinheiro para colocar combustivel, não é agora, que minha vida deu uma melhorada que vou desistir. Tive grana para comprar um carro novo, mas investi em outras coisas e uma delas é o meu carro que não troco por carro novo nenhum.

Eu não tenho conhecimentos para eu mesmo mexer, senão economizaria também com a mão de obra.


Mas ai, Bill... o carro está uma máquina. Só andei 500Km depois de fazer o motor e o carango está ignorante para andar.

Valeu mesmo pela força!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por Bill »

bleidao,


Não esquenta muitoa cabeça não, bota óleo e veja como fica, e outra, não é tão dificil mexer em câmbio assim não .....
O qu eenche o saco em câmbio são as travinhas e tal, mas nada de outro mundo não ....
Dependendo do que for vc troca na boa !!!! Aí com a grana que vai economizar de mão de obra já troca os anéis sincronizadores tb e ele fica zerado !!!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

para mexer tem que tirar ela do motor, não é?
Avatar do usuário
xandynn
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 1367
Registrado em: 24 Fev 2011, 18:36
Carro: Gol GL 1992 Verde
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por xandynn »

bleidao ... mais 1 vez desanima não ... eu ontem tomei um susto ... lavei o carro belezinha e quando fui sair com o carro estava com um barulho estranho tipo tracktracktracktracktrack bem rápido... notei que estava saindo vento da ventilação e desliguei a ventilação que estava no 1 e o barulho parou ... eu fui ver o que tinha acontecido. liguei o ventilador no 4 e estava um barulho ensurdercedor. ainda não sei o que é ... mas parece da ventoinha do ar ... que não faço a mínima idéia de onde fica.
Galera do Rio de Janeiro, vamos tentar agitar um encontro de quadrados também!
Opinem nesse tópico: viewtopic.php?f=43&t=25893&p=330409#p330409

Imagem
Blog sobre a reforma do gol : http://alexandremattos.wordpress.com
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por Bill »

xandynn,


Beleza ???


KKKKK, deve ter caído alguma folha seca ou algum aoutra coisa ali perto do ventilador mano, aí as pás pegam nele e faz um barulhão legal !!!!! kkkkkkkkkkkk
Faz o seguinte, abre o capô e naquela parte separada ali, bem perto do para-brisa tem uma capa plástica, né, retira ela que vc vai achar o ventilador lá e tira o que estiver fazendo esse baralho aí .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por Bill »

bleidao,


Sim, tira ela fora a conserta na boa !!!! kkkkk
Dá para tirar por baixo, vc solta os semi-eixos com uma chave estriada, solta os bolachões da homocinética, depois solta o trambulador, o coxim e depois tira ela do motor .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

Bill escreveu:xandynn,


Beleza ???


KKKKK, deve ter caído alguma folha seca ou algum aoutra coisa ali perto do ventilador mano, aí as pás pegam nele e faz um barulhão legal !!!!! kkkkkkkkkkkk
Faz o seguinte, abre o capô e naquela parte separada ali, bem perto do para-brisa tem uma capa plástica, né, retira ela que vc vai achar o ventilador lá e tira o que estiver fazendo esse baralho aí .....


Abraços !!! :cool:

Ixi... no meu então que o ventilador fica exposto... to ferrado. E não funciona!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

Bill escreveu:bleidao,


Sim, tira ela fora a conserta na boa !!!! kkkkk
Dá para tirar por baixo, vc solta os semi-eixos com uma chave estriada, solta os bolachões da homocinética, depois solta o trambulador, o coxim e depois tira ela do motor .....


Abraços !!! :cool:

Hehe...

Bill... estive pesquisando por aqui, só para saber de preços mesmo e, um mecanico perto de casa tem uma caixa de santana 5 marchas com a primeira, quarta e quinta alongadas. O cara quer R$ 400 a base de troca com garantia de 6 meses e instalada.

O que vc acha?
Ele disse que está toda revisada.
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por Bill »

bleidao,


Se o seu ventilador não funciona, nem esquenta que não vai fazer barulho não ..... kkkkkk
Mas, ele fica aberto ??? Não entra água no carro por ali não ????
Agora qto a essa caixa com primeira, quarta e quinta alongadas eu ja fico com um pé atras sabe ....
Porque foram alongadas essas marchas ??? Estava num motor muito forte ??? Qual o objetivo de se alongar uma primeira marcha ???? Deixar o carro mais lento de saída ???? Com menos força ????
Será que ele sabe quais as engrenagens que colocou lá nessas alongadas ????
Por 400,00 se o seu for só trocar rolamentos ele sai num belo lucro, vc não acha não ????


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

Bill escreveu:bleidao,


Se o seu ventilador não funciona, nem esquenta que não vai fazer barulho não ..... kkkkkk
Mas, ele fica aberto ??? Não entra água no carro por ali não ????
Agora qto a essa caixa com primeira, quarta e quinta alongadas eu ja fico com um pé atras sabe ....
Porque foram alongadas essas marchas ??? Estava num motor muito forte ??? Qual o objetivo de se alongar uma primeira marcha ???? Deixar o carro mais lento de saída ???? Com menos força ????
Será que ele sabe quais as engrenagens que colocou lá nessas alongadas ????
Por 400,00 se o seu for só trocar rolamentos ele sai num belo lucro, vc não acha não ????


Abraços !!! :cool:

Pior que entra, Bill... parece até uma cachoeira rs

Mas ai.. liguei pro cara de novo e perguntei. Ele me falou que estava num santana 2.1 turbo...

Outra coisam vejo a galera aqui falar em Cambio PS P alguma coisa ou algo assim... qual seria a indicada para mim, vc sabe?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por Bill »

bleidao,


Então esse câmbio no seu carro vai matar ele viu !!!!!
Vc não terá motor para empurrar essas marchas alongadas aí não ..... sai fora disso !!!!!
Quanto ao melhor câmbio eu postei um atebela completa dos câmbios da VW aqui, preciso procurar onde esta ou então se vc tiver um tempo, faz uma busca aí que postei todos os modelos .....
Mas, para de querer trocar ele, arruma ele logo mano !!!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

Então, Bill...

dei uma pesquisada na internet e encontrei essa tabela:

Imagem

O original dele era o PL e agora, ele está agora com o PS (foi com esse que eu peguei ele). O que vc acha? um PV ou PS seria interessante, não???
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por bleidao »

Ai, galera... hoje finalmente troquei a caixa de cambio do meu carango.

O Mecanico verificou e me falou que para consertar sairia em R$ 700,00 só coroa e pinhão, pelo menos foi o que ele disse.

Ai, andando pela rua, encontrei um golzinho GT todo judiado num ferro velho. Imediatamente comprei a caixa de cambio ao ver que era um Uma Caixa PV, isso mesmo PV, a mesma que equipava os GTS. O cambio que tava nele era um PX.

Cara... que felicidade... o carango tá andando nervoso!!!
O unico problema, é que eu acho que a embreagem ficou baixa e raspa de vez em quando na segunda e na terceira marcha. Acho que deve ser justamente por conta da embreagem.

Outra coisa que aconteceu: Meu carango quando está em alta rotação, beleza... mas quando tiro o pé, ele dá um tiro, principalmente quando reduzo as marchas, que dá uns 3 tiros. O que pode ser isso??

Abraço!!!
Avatar do usuário
coutinhoflu
Membro
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 18 Abr 2009, 10:19
Carro:
Localização: nITERÓI/Rio de janeiro

Re: [AJUDA] Caixa de Marchas(cambio) vazou o oleo e ta ronca

Mensagem por coutinhoflu »

Ele teve de retirar a tubulação do escapamento para trocar a caixa, pode ser que ao montar ficou com alguma entrada de ar na tubulação. Os gases que saem do motor, quando entram em contato com o ar frio, causam estes estouros. Pode ser que seja isso.. Amanhã postarei mais fotos do serviço do outro lado do fundo.
POde ser também mistura muito rica, ponto do ditribuidor... Mas provavelmente seja entrada de ar frio na tubulação.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”