[CURIOSIDADE] Blower

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Xevete
Membro
Membro
Carro:

[CURIOSIDADE] Blower

Mensagem por Xevete »

Galera, estava eu revirando o forum e achei um tópico sobre blower, fui mais a fundo pesquisando na internet e achei este artefato:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ne-3-g-_JM

N creio que isso faça o q promete, mas é possivel isto dar alguma diferença?

Meu cunhado faz trilhas de moto, nos estava-mos bolando um turbo eletrico para a moto dele, para testar, vi na net e ia fazer igual, dai ele me fez uma pergunta, se vc pegar a parte fria de uma turbina, prender ela em uma polia, e por o motor a girar ela, n faria dela um blower?

Achei esses blower muito paracidos com a ideia:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... blower-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... harger-_JM

Aqui o turbo eletrico, que pretendiamos por na moto, mas com regulador de voltagem para variar o fluxo de ar:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... otncia-_JM

Mas ai, o que vcs diriam, valhe a pena arriscar e inventar o que meu cunhado propos?
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Coluna de instrumentos
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 9&p=314157
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Re: [CURIOSIDADE] Blower

Mensagem por sidney0 »

o compressor de um turbo compressor gira à uma velocidade de mais de 100.000 rotações por minuto.
Se conseguir isso...

Esses elétricos, pode comprar e vai jogar seu $$$ no lixo.

Digo isso por que um cara testou em um motor 1.0 no dino, com e sem esse negócio.

Deu uma levem melhorada em baixa rotação mais PIOROU acima de 2200rpm...
Editado pela última vez por sidney0 em 08 Fev 2012, 13:23, em um total de 1 vez.
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Xevete,

Beleza ???

Estive olhando esses produtos e o último achei que não é dificil de fazer não .....
Se vcs estão procurando alguma coisa para dar um pouco mais de ar para o motor, porque não tentam colocar um cooler na entrada do bura e aí vão fazendo as mudanças necessárias ??
Acho que sairia muito mais barato e ainda por cima vcs dominariam o projeto ....
Esta pintando umas idéias aqui na minha cabeça tambem ..... kkkkk quem sabe não apronto alguma nesse sentido tb .....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro: Não Tenho

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

e se botasse uma mufla plástica, com uma mangueira e o cooler na mangueira, com um filtro cônico duplo fluxo na ponta, lá perto da grade dianteira?

tipo essa mufla

http://portoalegre.olx.com.br/mufla-pla ... -183061446
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Eu n pretendia comprar esse turbo eletrico n, e creio que pra carro, atrapalhe mesmo, minha ideia era fazer um semelhante mas para MOTO 125 cc, o que muda muito de figura!

Eu to estudando fazer algo para melhorar a entrada de ar, mas sem se comparar com um turbo!

Um mecanico me falo uma vez em fazer uma especie de funil de chapa galvanizada, e colocar bem na grade e tubolizar o ar para o carburador, assim quando o carro anda, a pressão da resistencia de ar pelo carro ta em movimento, empurra ar para dentro do carburador, quanto mais velocidade, mais ar! Achei bem interessante a ideia!

E a do turbo tocado por uma correi, claro que n via dar pressão, nem 0,1 K, mas seó em diminuir o vacuo, ja significa que entro mais ar no motor, e faz ele com uma relação de de poliar 3x1, o motor em 3000 RPM a "turbina" estaria a 9000 RPM, o que ja deve soprar alguma coisa!

Dava pra usar polia magnética do ar condicionado, e acionar o "blower" só quando quiser!

Se alguem tiver mais alguma ideia maluca para debatermos, vai que uma tem algum sucesso!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

Xevete escreveu:Eu n pretendia comprar esse turbo eletrico n, e creio que pra carro, atrapalhe mesmo, minha ideia era fazer um semelhante mas para MOTO 125 cc, o que muda muito de figura!

Eu to estudando fazer algo para melhorar a entrada de ar, mas sem se comparar com um turbo!

Um mecanico me falo uma vez em fazer uma especie de funil de chapa galvanizada, e colocar bem na grade e tubolizar o ar para o carburador, assim quando o carro anda, a pressão da resistencia de ar pelo carro ta em movimento, empurra ar para dentro do carburador, quanto mais velocidade, mais ar! Achei bem interessante a ideia!

E a do turbo tocado por uma correi, claro que n via dar pressão, nem 0,1 K, mas seó em diminuir o vacuo, ja significa que entro mais ar no motor, e faz ele com uma relação de de poliar 3x1, o motor em 3000 RPM a "turbina" estaria a 9000 RPM, o que ja deve soprar alguma coisa!

Dava pra usar polia magnética do ar condicionado, e acionar o "blower" só quando quiser!

Se alguem tiver mais alguma ideia maluca para debatermos, vai que uma tem algum sucesso!

Fala ai [b/xevete[/b], fmz ?

Cara, o que você citou sobre a questão de aproveitar o movimento do carro para frente e gerar uma leve pressão na admissão do motor é válido e isso é muito usado.
Alguns chamam de CAI (Cold Air Intake), porem o CAI que geralmente vemos é um cano de qualquer tipo de aço dentro do cofre mesmo... que não resolver nada nada...
Veja que alguns carros turbo de arrancada não tem o farol direito, ou então tem um buraco ali. É justamente para ter esse benefício...
O mais próximo do seu projeto para a moto que eu achei foi um dos vídeos que eu curtia muito quando estava montando meu kart... http://www.youtube.com/watch?v=KR9Qt6FFSu8
Veja os outros vídeos do Monster Kart que você vai ver que em alguns momentos aquela peça branca sobre a admissão chega a quebrar de tão forte a pressão do ar nela...rs

Sobre o Duplo vortex Plus advanced agora com équio... fuja. Maior besteira que existe... não resolve em nada e ainda atrapalha XD

Se você fizer alguma coisa bem projetada e com muita paciência pode até conseguir ganhar alguns pocotós sim... já que na moto a história muda totalmente né.

Boa sorte ae !
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

por**, o kart tem mais hp que meu carro ahsuahsuahsaushau

Muito interessante o sistema, eu n sabia que ja era usado, então se existe, fica mais facil para estudar, valeu por fonecer o nome, vai ajudar muito no estudo!

Vou na retifica hoje ver usn preços, vou mandar fazer meu cabeçote, mas n sei se ponho valvula maior ou n, n quero taxar pq pretendo turbinar no futuro, dai taxado fica complicado!

Um mecnaico me recomendo instalar esse terco Duplo vortex Plus advanced , mas quando vi, parecia brinquedo, pensei comigo fala seria, o troço promete milagre...

utra coisa, o blower original que saiu nuns ford 1.0, sera que ja n da uma ajudada boa? achei pra vender na fiaxa de 800 reais, mas tem que adapatar os suportes!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Xevete escreveu:
utra coisa, o blower original que saiu nuns ford 1.0, sera que ja n da uma ajudada boa? achei pra vender na fiaxa de 800 reais, mas tem que adapatar os suportes!
Esse supercharger do fiesta, fica bom em carro 1.0 até 1.4

Para 1.6 à 1.8 melhor o M45
para 2.0 à 2.4 melhor o M65

Tem alguns videos n YT, só dar uma olhada

Vale a pena sim, se tiver mecanico bom pra instalar, fazer suporte, etc..

http://www.streetcustoms.com.br/revista ... essor.html
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Hoje eu tava vendo umas sucatas aqui na loja e achei 2 pastilhas peltier, e tive mais uma ideia mirabolante aushauhsau

Se eu usar elas para resfriar o ar?

Colocar elas com a parte fria dentro do filtro de ar com um pequeno dissipador e a parte quente fora com um cooler em cada, eu liguei uma, ela chega a criar gelo na parte fria, isso n diminuiria um pouco o volume do ar? e assim cabem mais dentro do silindro?

Seria uma ideia relativamente facil de fazer, se der, vou tentar contruir pra testar!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

xevete o M-24 eu tinha um para vender até pouco tempo. Vendi ele já com a tubagem, suporte para o Celta, mangotes... praticamente completo... o SC estava zero zero mesmo... saiu por R$ 1.100,00.
Para carro 1.0 é o que ah viu... muito legal... dependendo da preparação da para chegar em alguma coisa como 120cv... tem quem tire mais... + ai já acho que é forçar d+ o equipamento...

Essa das pastilhas peltier não sei te falar não. Certamente da para bolar alguma coisa onde possa aproveitar o fato de gelar tanto... porem certamente isso puxa uma amperagem brutal... então para carro vai ser mais difícil, a menos que trabalhe em algo direto do alternador... sei lá... é como eu falei... tem que ver certinho. Quem sabe.
+ já adianto que não deve gerar muito ganho de potência não... Se funcionar... (se) certamente seria melhor aproveitado para refrigerar o carro do que para que a admissão pegue ar mais frio na ideia de que com isso se tenha mais ar. sei lá...

Acho que se você tem isso ai, não custa nada bolar uma engenhoca ai... só não vai queimar seu carro hein !!!

Abraços.
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Assim que der um tempo vou fazer uns testes!

Eu tava afim de pegar a parte fria de uma turbina e adaptar ela como blower, para ser girada com uma polia a uma relação de 2x1, acredito que n vai dar pressão, mas só em diminuir o vacuo, ja terei algum almento de postencia, to falando com algumas pessoas, um torneiro falou que adapta pramim rolamentos e a polia na turbina para o que eu quero fazer, vamos ver, assim que tiver uma graninha sobrando vou tentar fazer, posto fotos aqui pro pessoal ver!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

Isso existe para comprar até, só não é muito conhecido/utilizado aqui no brasil.
Já vi muito isso para V6 até... o camarada regula o motor tipo para aspro... para girar muito mesmo e aproveita isso para gerar pressão pela parte fria da turbina.

Só tome cuidado no trabalho de adaptar isso cara, pois a RPM vai ser bem grande hein.

From turbocharger to supercharger...

Abraços.
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Sim sim, mas to calculando a relação de polias e emgrenagems para dar uma RPM razoavel, e vou ter que por uma valvula de alivia de pressão, "espirro", mas todos os vendedores dizem que tal valvula n é capaz de regular algo tipo 0,1 Kg, só mais pressão, acho que vou ter que bolar uma vlavula tbm....!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

butucao00
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por butucao00 »

cara acho que seu progeto pode dar certo sim!
soh uma questao de adapatação,
pena não ter uma ideia de quanta pressão ela pode gerar ,eu estava pensando em bolar um cai pro meu gol tipo por um sistema na grade inteira dele para captar o ar e jogar pra dentro do carbura em alta velocidade deve dar uma pressão bem legal
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”