[DUVIDA] Mecanico axou menhor turbinar do que aspirar!

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Xevete
Membro
Membro
Carro:

[DUVIDA] Mecanico axou menhor turbinar do que aspirar!

Mensagem por Xevete »

A um tmepo fiz um tópico aqui para me ajudar a montar um receita de aspirado, me decidi em aspirar a goleta, ia ocmeçar a comprar peças, quando um tio meu, mecanico de mão cheia, bom mesmo, confia muito nele, olhou meu carro e disse pra mim n mecher no cabeçote, e o melhor era eu turbinar pelo estado que o motor esta, ele disse que da tranquilo, dizendo ele...
Ele falo que instala o turbo pramim, e decha tudo funcionando, e dizendo ele, n vai me cobrar....
Me ofereceu uma turbina por 250 reais, n sei se tem q retificar ou n, e n sei ainda qual é, na verdade ele me ofereceu a turbina em troca de um cumputador usado, e eu trabalho com informatica, tem alguns pra venda nesse valor...
E agora, o q eu faço, vo na dele e turbino com uma presão baixa, ou aspiro ele?
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Coluna de instrumentos
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 9&p=314157
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Re: [DUVIDA] Mecanico axou menhor turbinar do que aspirar!

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Xeva ...

Dúvida boa heim ... risos ...

Cara tenho carro turbo e aspirado e prefiro o aspirado !!! Antes de gerar polemica deixa eu explicar: O meu aspirado é top de rua, 2.1, weber, todo aliviado e muito mais e um bocado de grana, o turbo tem tb muita coisa, só que a pegada de um aspirado em baixa nenhum turbo vai dar, entende. É claro que quando pega a turbina sai de baixo, porem o comportamento do aspiradinho é indescritível. Porém !!!!!!!

Se for para fazer um aspiradinho básico contra um turbinho básico, não tem nem o que pensar, caracol nele, pois nenhum 49G, cabeçote de 2.0, bobina, 4x1 e um 3E vão fazer frente a um caracol mortadela bem acertado !!! Põe uma .42.48, com eixo 49,5 e rotor 42 que vai ficar o bom d+ !!!

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Poisé, foi exatamente essa turbina que ele me falo em botar, para ela entrar em torono de 4000 RPM, dai da pra fazer até economia parecida como era sem turbina, tipo um carro turbo original, era mais ou menos isso que eu queria, vou ver se falo melhor com, o cara ta sempre na correria, andei hoje num gol turbo original (bolinha) gostei do comportamento dele, é isso que quero pro meu carro!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Essa turbina não vai pegar nos 4000k como quer, vai entrar bem antes, tipo uns 2500 já começa a encher em wot, da para andar a 110 km/h na boa sem ficar pressurizando, mas é só tocar que o bicho vai pegar ... risos ...

Se quizer uma para entrar nos 4000 tem que trocar a caixa quente para uma .63 ou .84, ai vai atrazar a pegada, ok ...

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

A ta entendi, mas minha media em viagem é 100 Km/h, dai quando eu quiser andar mesmo é só enfiar o pé, entrando por volta de 110 ja ta bom tbm hehehehehe
Vou dar uma estudada mais a fundo nisso e ter certeza que meu motor vai suportar sem quebrar!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

André Pinheiro, só aproveitando o "frete"...
Estou na mesma questão do nosso amigo xevete... meu motor esta por fazer e não sei o que faço saca... se monto aspirado ou turbo. Penso muito no turbo porque o resultado é bem maior... até porque penso em gastar, até o fim do projeto, uns 10.000,00dinheiro$... e para montar um aspro com isso vai até ficar mediano... só que qualquer turbinho já era...rs + a minha pergunta é outra... Sobre a parte quente.
Se eu tenho um carro 1.8 com cabeçote 2.0 turbo em .42 .48 com a config que te falou anteriormente... vai da fase aspirada para induzida por volta de 2.100... 2.500rpm... OK. Vamos trabalhar com 2.500...
É certo eu afirmar que, andando com um carro "injetado" até uns 2.400 o carro tem o comportamento de um original ?
(consumo, velocidade.. essas coisas).

Já vi em muito lugares "falarem" que fica um original porem é assim mesmo ?
Nessa fase aspirada não seria igual a andar em um motor a álcool usando pistões de gasolina, ficando o que chamam de destaxado(desculpa se não é assim que escreve...) ?
Ou até mesmo pelo acerto do carro na questão de estar sempre evitando a temida falta... deixando a mistura acertada para quando a turbina gerar pressão positiva porem sem acionar a alta ?

Isso me intriga, e como você tem tanto aspirado quanto turbo... sei que tu vai saber me ajudar !

Abraço.

Ah, xevete... vai atualizando o post aqui para sabermos como ficou hein.

Boa sorte.
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Não tem nem comparação andar em um carro com taxa e destaxado, nos aspirados pode-se abusar, no meu tenho14,3:1, ai a pegada de baixa é impressionante. Hoje em dia com a tecnologia e os recursos disponíveis é possível fazer um carro turbo, destaxado andar bem em baixas rotações, pois o gerenciamento de ponto e etc ... corrigem um pouco essa lentidão, mas nunca igual a um carro taxado.
Usar uma turbina pequena melhora bem essa sensação, pois ele começa a pegar cedo e corrige a falta de torque em baixa, entende ...
No meu turbinho tô quase chegando no que queria, ou seja, um turbo com a pegada de um aspirado, pode parecer estranho, mas com o meu conjunto to com uns 85% da pegada de baixa do aspiradinho 2.1, porem muita grana foi gasta. Um equipamento que melhora um pouco o torque é um amplificador de faisca aliados a um bom comando para torque ( pouca gradução, bom levante, lob alto e overlap pequeno ).

Bom amigo, tem muita coisa que pode ser feita, porem cada projeto é individual, o sena já dizia, não existe nada mais diferente do que dois motores iguais ... Ai vc tem que ir sentindo o carro e ir dando a ele o que falta para ficar como imagina. Sempre gostei de carro torcudo, pois o seu deslocamento é + divartido para uso urbano, ai faço tudopara eles me darem essa sensação, entende ???

Se não quer gastar muito, iria de 1.8 com taxa de alcool com uma turbina pequena .42.48 e 0,8 de pressão, vc vai ter um carro rápido e com uma pegada do turbo beeeeeem divertida, ja tive assim e ficou bem legal !!! Se for injetar com uma injeção programável, pode ser destaxado, porem procure quem saiba mexer bem, para fazer o acerto do seu carro, ok ...

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Esqueci de responder sua pergunta:
O que faz a turbina entrar é carga, ou seja, se vc estiver andando de boa, pisando leve, mesmo em uma estrada, muito provavelmente sua turbina não estará pressurizando, ou seja, andando em uma estrada a 110 km/h ele não estará soprando, mas basta apertar para a patada aparecer ... risos ...
Imagem
Daniluh
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Daniluh »

Cara, faz que nem eu! Monta caracol com 13 de taxa!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

André, esse negócio de pisar leve é foda meu... Dependendo de como for o projeto o carro pressuriza até com o pé relando kkkkkkkk

Veja o meu caso, na bandeirantes que o limite é 120km/h... Se eu fico só com o pé relando no acelerador o carro mantém os 120 com -0,6 bar... Ótimo! Se souber andar da pra economizar bem... Mas........

Relou um pouquinho mais forte no acelerador... Tipo 25~30% TPS +-, o bixo já quer sair pressurizando!

É até engraçado, eu relo o pé no acelerador sem medir direito a força aí o carro já começa subir pros 130.. 140.. subindo 0,2 de pressão... Aí quando percebo tenho que aliviar o pé para 10% ou menos

Mas vou falar viu, a sensação é mto boa, pq se você quer andar é só apertar mais um pouquinho o pedal q o bixo responde com prontidão impressionante! rs

Ah, minha turbina é uma master power .50/.48 mono (sim, pra 1.6!!!)
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Uma coisa n entendi, eu posso tachar o cabeçote e memsoa ssim turbinar? meu mecanico falo em taxar agora até eu ter toda a grana para por o caracol!

Quero memso essa pegada por volta dos 110 ai, pra ultrapassagens e algumas esticadinhas nas freeways...

Uma coisa, pq os donos de turbo tem tanto medo da famaos "FAUTA" qual os danos caso ocorra a fata de combustivel em alta?
Meu mecnaico n é muito experiente com turbo, ele saber regular motor, mas turbo mesmo, ele e eu vamos aprender no meu motor!
Lokura isso neh....
Pelomenso ele sabe acertar bem meu tipo de bura!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Olha só, eu tava dando uma lida neste texto e fiquei com algumas duvidas:

http://www.cmracing.com.br/turbocomp2.htm

Seguinte

Fiz uma pergunta uma vez num comango G49 no mercado livre, queria saber qual seria o giro maximo desse ocmando se eu colocase ele no meu carro, o cara falo que meu RPM maximo seria 5400, o que originalmente é 6500, isso esta correto?
Tava afim de botar esse comando, mas isso fez eu meio q mudar de ideia!

Outra, valhe a pena turbinar um carburado? falam muito em quebra, TUDO QUEBRA, que cisa loka, n kero nada a nivel de competição, e queria manter meu motor internamente original, se caso eu tiver que abrir ele, ai sim, vou por bielas da comby diesel e o q mais der pra por de melhor, mas é essa a duvida, provavelmente vou quebrar meu motor se eu turbinar, ou n é bem assim, levando em conta que quem vai instalar e regular o turbo é EU e um mecanico que saber regular carburador, mas nunca mecheu com turbo, mas segundo ele o principio é igual!
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

Daniluh
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Daniluh »

Xevete escreveu:Uma coisa n entendi, eu posso tachar o cabeçote e memsoa ssim turbinar? meu mecanico falo em taxar agora até eu ter toda a grana para por o caracol!

Quero memso essa pegada por volta dos 110 ai, pra ultrapassagens e algumas esticadinhas nas freeways...

Uma coisa, pq os donos de turbo tem tanto medo da famaos "FAUTA" qual os danos caso ocorra a fata de combustivel em alta?
Meu mecnaico n é muito experiente com turbo, ele saber regular motor, mas turbo mesmo, ele e eu vamos aprender no meu motor!
Lokura isso neh....
Pelomenso ele sabe acertar bem meu tipo de bura!
Fala xevete, blz?

Você até pode taxar o cabeçote e depois turbinar, mas eu creio que não é muito interessante para o seu caso, a não ser que você pretenda investir mais, no mínimo, $20.000 no seu motor!

Na verdade para turbo nem é mto legal tirar material do cabeçote, o meu é taxado por causa da altura dos pistões.

Se teu carro é a alcool e você quer deixar o miolo original, o seu limite será a taxa original alcool (12:1 ~ 12,3:1)... Mas é desprezível o uso de carburador nesse caso....... A não ser que o cara que vai acertar saiba MUITÍSSIMO BEM o que está fazendo, senão VAI QUEBRAR mais cedo ou mais tarde (encare isso como uma verdade absoluta rsrs).

O negócio da falta é o seguinte... Se teu motor estiver funcionando... Com pressão..... E faltar combustível.............. Ihhhhh.. xiiiiiiiii!!!

A mistura fica pobre... Começa a ocorrer pré-detonação... A temperatura vai subir TANTO que vai derreter TUDO (literalmente)! Ainda mais se for miolo original... Vishhhhh

Pistões originais não tem tolerância nenhuma contra:
1º - Falta de combustível
2º - Acerto mal feito de mistura
3º - Acerto mal feito de ponto

E quanto maior a taxa de compressão e/ou pressão, menor a tolerância em geral.

Se o seu mecânico não sabe e nunca acertou um turbo... Ai ai ai, difícil a situação viu... "Cuidado bino, é uma cilada!!!"

Acertar um turbo é MUUUUUUUUUUUITO diferente de acertar um simples bura de carro aspirado... Ainda mais com miolo original.

1º - Pense o seguinte: Se os preparadores de competição, com 20, 30 ou até 40 anos de experiência neste ramo de preparação estão sujeitos à desgraça de uma quebra (que volta e meia acontecem, até com carros top)... Imagine um cara que nunca acertou um turbo, e que provavelmente não tem vastos conhecimentos teóricos do assunto (jamais desmerecendo a pessoa, claro)... Tem tudo pra dar merda! rs

2º - Você hipotéticamente tem que fazer uma cirurgia na cabeça... Tem que ABRIR a cabeça... ---> Você se sentiria confortável em saber que o cirurgião que vai fazer a sua cirurgia nunca fez aquela cirurgia antes??? E melhor, que na sala de cirurgia só estarão vocês 2... Ele cortando a sua cabeça, e você anestesiado, sem poder fazer nada! - Agora imagine essa situação com o seu carro, você e o seu mecânico. Pense bem!

Pergunte para o seu mecânico se ao menos ele vai acertar o carro com uma sonda banda larga, ok? Se ele falar que não...

FOGE QUE É CILADA BINO!!!

HAuehauehauehauhaeuh
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Bela resposta ... Parabens !!!
Imagem
Xevete
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Xevete »

Essas informações estão senod bem uteis mesmo!

Ele usa uma sonda lambda liga nun multimetro, foi assim que ele acerto o meu bura, mas n sei detalhes sobre a sunda!
Meu mtor é gazolina, esqueci de dizer antes!

Vamos la então, alem do kit turbo, pretendia por bielas da comby diesel caso eu tivece que abrir o motor, então vou fazer o seguinte, vou abrir ele, trocar as bielas, e que pistões eu boto? os originais ou me recomenda algum? n vou mecher no cabeçote, vou só fazer um acentamentod e valvulas e trocar os retentores q tão tudo zuado!

Sobre o comando, o 49G serve para o turbo? vai me trazer algum problema? e agora, antes de turbinar, (q vai demorar um poko até comprar tudo) o vendedor falo que meu RPM maximo via ser 5400, isso existe? pelo que andei lendo n, mas seila, se ele vende, deve saber alguma coisa, com este comando, posso levar cada marcha até SUPONDO 6300 RPM e ai sim jogar a proxima?
[X] Filtro esportivo
[X] Bobina MI
[X] Vidros Elétricos
[X] Comando 49H
[X] Reforma Geral
[X] Bancos Recaro
[O] Estepe no assoalho
[O] Ar condicionado

Daniluh
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Daniluh »

André Pinheiro escreveu:Bela resposta ... Parabens !!!
Opa, obrigado André! rsrs Elogio vindo de vc eu fico contente! :y:

Eu quero ver se ainda hoje respondo o outro post do xevete, pois eu queria comentar mais sobre a resistência das bielas originais para um carro turbo... Aliás, conta muito no quesito durabilidade!

Até logo! O trabalho aqui no trampo tá apertado :cop: :cop: :cop:
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

xevete, pelo pouco que eu sei vejo que você esta com apoio de duas pessoas que tem conhecimento na coisa.

André Pinheiro, entendi a parada da rotação... valeu. Vou procurar ler mais sobre o assunto pois odeio a situação de ter que aceitar tudo que um preparador fala... gosto de saber o que realmente acontece sabe... não tenho que entender 100% o que rola... + ao menos ter o conhecimento para não ser passado para trás...

Bom senhores, estou acompanhando o topic pois meu caso é muito parecido com o do nosso amigo {b]xevete[/b]...
Estou entrando em contato com alguns preparadores e o que eu tive de resposta de um muito conceituado em arrancadas é que a preparação(entenda Mão de obra, acerto e ajustes gerais no motor. Sem as peças) para um AP 1.9 injetado para chegar por volta de 450pocotós fica em torno de 5.000dinheiro$... ele ainda faz em 3x.. 2k de entrada +1,5k e +1,5k.

Isso é muito ou esta dentro do que vocês já presenciaram ? Só para eu ter uma ideia mesmo, ok !

Abraço galera !
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

O que que esta incluso nesse valor ???
Valor de retífica, trabalho no cabeçote e etc... ou somente montagem e acerto ???
Imagem
JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

André Pinheiro escreveu:O que que esta incluso nesse valor ???
Valor de retífica, trabalho no cabeçote e etc... ou somente montagem e acerto ???
Segue recorte da resposta do preparador:
Entaum, r$ 5000,00 é a mão de obra , que inclui;
montagem , acerto de medidas especias para tal pressão ( micrometro , subito , etc......carinho mesmo , pois fazendo certo muitas vezes da errado , imagina sem medidas apenas confiando na retifica, montagem do motor , balanceamento do vira( por nossa conta o custo ) bielas , pistão , montagem da injeção ( parte eletrica ) fios , linha de combustivel (m.o, sem mangueiras),montagem de cashtank, serviço de leva e trá das peças , ida pra São Paulo pra levar o vira , pintura bloco , tampa de valvula , etc , horas de dinamômetro .......e por ai vai entende.............
O que acha ?

Cheguei a ver aqui em Ribeirão Preto um preparador conhecido que falou que para montar a parte de baixo do motor com peças forjadas(pistão 83,5, biela, pino, trava...) balancear o conjunto, mandar para o sapinho para fazer o'ring... enfim... deixar a parte de baixo pronta fica em 5K.

E ai ?
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara esse tipo de serviço sai caro mesmo !!!
O primeiro vai balancaar todo o seu cunjunto, instalar a elétrica, fazer o Cash e acerto em Dina, e etc...
Pensa direito, pois se for por na balança o que gastei pensando em economizar passou e muito desse valor ... risos ... Sempre o barata sai caro, se tem uma graninha extra faça com que sabe e vc confia, pois vai ter a quem recorrer no futuro, entende ???

Faça as contas de tudo, pôe no papel absolutamente tudo o que será feito para depois não ter problemas e se o cara é de renome vc estará pagando pela fama, mas tem o seu preço mesmo !!!

Abração
Imagem
Dudú_DSM
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Dudú_DSM »

André Pinheiro escreveu:Cara esse tipo de serviço sai caro mesmo !!!
O primeiro vai balancaar todo o seu cunjunto, instalar a elétrica, fazer o Cash e acerto em Dina, e etc...
Pensa direito, pois se for por na balança o que gastei pensando em economizar passou e muito desse valor ... risos ... Sempre o barata sai caro, se tem uma graninha extra faça com que sabe e vc confia, pois vai ter a quem recorrer no futuro, entende ???

Faça as contas de tudo, pôe no papel absolutamente tudo o que será feito para depois não ter problemas e se o cara é de renome vc estará pagando pela fama, mas tem o seu preço mesmo !!!

Abração
FATO! o barato sai caro com certeza! vejo muitos casos por aqui de pessoal que leva no "fulaninho que sabe montar direitinho" e um carro com peças X+1 toma pau de carro com peças X-1....além de beber mais e vira e mexe estoura um motor desses.

Como o André disse, se você bota fé que o cara sabe mesmo o que está fazendo, vale à pena levar lá com certeza....
é o velho ditado "se você sabe fazer algo muito bem, cobre por isso", algo assim kkkkk

Abraxxx e fique longe dos pôneis malditos hehe
Imagem
Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK