1) Solte o cabo do freio de mão de baixo do carro, fixado pela alavanca através de uma porca.
2) Tirando os Pneus traseiros e a campana do Tambor, cuidado com os rolamentos, você verá todo seu lindo sistema de freio a tambor (Veja se a Campana e as Lonas estão em bom estado = não gastas... Caso contrário, troque)
3) Depois com um alicate e um martelo, jogue o martelinho de regulagem automática do freio de mão todo para cima (pois ele entrará em ação logo logo), se você não sabe qual deles é, procure no Google ou apenas deduza: É o único Vertical com uma Molinha esticada.
4) Com uma marreta de borracha ou com um martelo e um pedaço de madeira, para não danificar as peças internas, regule as lonas a ponto de ficarem Justas no tambor quando você repor a Campana, mas não a ponto de travar as rodas, apenas fazendo um leve ruido de raspagem, se fazer o som em apenas uma parte da roda, está perfeito, deixe assim, feche a campana, coloque o rolamento, cupilha e etc... O Tambor está pronto.
5) Agora vamos para a regulagem “automática”:
6) Quando você puxa o freio de mão, as molas afastam as lonas para frear apenas na parte superior das lunas, mas quando você usa o freio de pé, o “burrinho” empurra todas as lonas para a lateral da campana travando o carro.
7) Dessa forma, fechada a campana e pronta as rodas, lembrando que seu freio de mão está QUASE TOTALMENTE SOLTO embaixo do carro, entre no carro e escolha quantos dentes do freio você quer que fique preso para frenar o carro, 3, 4 ou 7 dentes, eu recomendo 3, pois depois de regular ele vai para uns 5 dentes. (Se isso ocorrer, e o carro ficar com um Ótimo freio de Mão = Parabéns, você fez um excelente serviço)

9) Agora que regulou a quantia de dentes que você quer, ligue seu carro e aperte o freio de pé com força até o final algumas vezes, (para o Hidrovácuo fazer todo sistema de óleo pressionar por igual o sistema e regulagem automática em todas as rodas), 10 por exemplo, para o regulador e as lonas se ajustarem exatamente onde precisam estar ajustadas... Não mexa na quantia de dentes do Sistema de freio, você já regulou os 3 que gostaria.
10) Feito isso, basta entrar embaixo do carro novamente e reapertar a porca do freio de mão até o momento que ela ficar BEM firme, não exagerada para você não destruir a porca, mas presa o suficiente para você falar: está bem apertada!. E coloque uma contra porca para evitar trepidações e a porca começar a sair do seu devido lugar.
11) Pronto: Seu freio está regulado, sua lona não travará a roda enquanto você não puxar o freio, mas ela estará bem próxima para ser ativada quando necessário, seus rolamentos não esquentarão por regulagem errada e, caso não esteja freando da forma correta, refaça o serviço analisando cada aspecto que você está fazendo.
Obs: Ao fazer esse procedimento, lembre-se de analisar o estado do “burrinho” e trocar o cabo de freio, pois com o tempo ele vai se desentrelaçando...
Obs2: Caso você ver que os dentes desejados no freio de mão estejam acima do que você quer: Significa que o “forte o bastante” não foi tão forte assim quanto a porca embaixo do carro... Aperte-a mais.
Ps: Comprei meu carro em 1998, e nenhum mecânico até hoje conseguiu regular esse Sistema... Falam "ah, tem que ser automático"... Mentira, eles que não sabem, pois poucos carros usam um sistema desses... Até os Gols Quadrados poucos possuem esse sistema.