[Dúvida] Coletor de admissao e de escape do ap 1.8/2.0

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Cassio_Drummerman
Membro
Membro
Carro:

[Dúvida] Coletor de admissao e de escape do ap 1.8/2.0

Mensagem por Cassio_Drummerman »

Pessoal, to reformando meu passat, e ele veio com um motor ap 1.8s com bura tldz alcool, e comprei um 2.0 quase completo tb, faltando apenas o bura, minhas dúvidas sao:
- O coletor de admissao do 1.8 eh igual ao do 2.0?
- O coletor do escape eh igual tb? Eu vi uma diferença de cara aonde o coletor eh parafusado no começo do escapamento, se colocar o do 2.0 ele nao encaixa com os parafusos, pq parece q o suporte dele eh mais torto q o do 1.8, queria saber se da pra usar o do 1.8 mesmo no 2.0, ou se ia sufocar o motor, restringer os gases e afetar o desempenho?
- To pensando em colocar um 2e, soh preciso trocar a base?
- Esse meu TLDZ se dar um arrumanda nele, trocar glices e regular, fica bom no 2.0?

P.S. comprei esse 2.0 de um versailles, AP da autolatina, será q isso pode ter algo q seja diferente, no caso do escape por exemplo?
Valeuu
Cassio_Drummerman
Membro
Membro
Carro:

Re: [Dúvida] Coletor de admissao e de escape do ap 1.8/2.0

Ninguem??
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Bom, eu passei minha Paratosa 1.8 92 para 2.0. Acredito que o coletor de escape (de ferro) seja igual ao do Versailles. No meu caso, usei o "tubo do motor" ( cano duplo que vai do coletor ao catalisador) das Parati 2.0 97. É um pouco mais comprido (1,5cm) e com tubulação de 2"na junção dos 2 tubos, ao invés de 1 7/8", mas cortei o tubo após o catalisador, de forma que possa usar o silencioso das Parata até 91. De quebra, vem com rosca para sonda lâmbda, mas vem sem o suporte que amarra o tubo ao câmbio, o que fiz um quebra-galho com abraçadeiras e chapas de ferro e amarrei no câmbio.
Quanto ao carburador, o meu 2.0 continuou com o TLDZ a gasolina do 1.8, mas tive que aumentar o giclê de marcha-lenta para 65-70, diminuí o giclê de ar da marcha- lenta (aquele que fica na tampa) de 185 para 170 (na base da solda de estanho mesmo), afinei uns 0,3mm e tapei os primeiros furos (de cima para baixo) da caneta F66 do primeiro corpo, aumentei o giclê do primeiro corpo de 122,5 para 130, e diminuí o ar de 185 para 125..
Cassio_Drummerman
Membro
Membro
Carro:

MarcosD escreveu:Bom, eu passei minha Paratosa 1.8 92 para 2.0. Acredito que o coletor de escape (de ferro) seja igual ao do Versailles. No meu caso, usei o "tubo do motor" ( cano duplo que vai do coletor ao catalisador) das Parati 2.0 97. É um pouco mais comprido (1,5cm) e com tubulação de 2"na junção dos 2 tubos, ao invés de 1 7/8", mas cortei o tubo após o catalisador, de forma que possa usar o silencioso das Parata até 91. De quebra, vem com rosca para sonda lâmbda, mas vem sem o suporte que amarra o tubo ao câmbio, o que fiz um quebra-galho com abraçadeiras e chapas de ferro e amarrei no câmbio.
Quanto ao carburador, o meu 2.0 continuou com o TLDZ a gasolina do 1.8, mas tive que aumentar o giclê de marcha-lenta para 65-70, diminuí o giclê de ar da marcha- lenta (aquele que fica na tampa) de 185 para 170 (na base da solda de estanho mesmo), afinei uns 0,3mm e tapei os primeiros furos (de cima para baixo) da caneta F66 do primeiro corpo, aumentei o giclê do primeiro corpo de 122,5 para 130, e diminuí o ar de 185 para 125..
Entao Marcos, principal problema eh o coletor do escape, o q veio no 2.0, se montar ele, a parte onde o escape eh parafusada nao bate com a furação, ele eh mais torto q o do 1.8, achei q os canos do escape q podia ainda ser do motor 1.6 original do TS, mas pelo tamanho parace q foi trocado pel odo 1.8 tb, o diametro interno dos dutos dos coletores eh o mesmo tb, mas tem uma pequeno "degrau" bem no começo do coletor do 2.0, nao sei c ta dando pra entender hahah, acho q vo tirar umas fotos pra ajudar, o encaixe do coletor ate q da pra resolver facil, cortando e soldando ele em outra posição, oq me preocupa eh se vai rodar preso o motor se colocar o do 1.8 no 2.0.
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Olá Cássio,

Pelo jeito, terá que passar numa loja de escapamentos e comparar os diversos tubos de motor.
Acredito que não tenha diferença de vazão nos coletores de 2 saídas. Pelos catálogos que vejo, parece que dos Bola em diante, apenas o 2.0 tem saída dupla.
Em todo caso, os coletores de 2 saídas me parecem iguais, do 1.6 ao 2.0. A única coisa que vi de diferente foi o tubo do motor dos Gol/Parati 2.0 a partir de 97, onde a junção dos tubos muda de 1 7/8" para 2".
Se for o caso, acredito que não tem problema trocar o coletor do 2.0 pelo 1.8 (aliás, Santana e Vesailles têm chassi mais longo, de repente o coletor de escape têm angulaçao diferente dos Gols).
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”