[AJUDA] Freio traseiro chiando
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- Paulinho17
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[AJUDA] Freio traseiro chiando
O que pode ser? o freio de tras representa que ta xiando quando eu freio. :nowai:
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- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Paulinho17,
Beleza ???
Vc ja mexeu no freio traseiro alguma vez ???
Trocou as lonas, por exemplo ??? Esse chaido pode ser que elas estão acabando e o rebite esta raspando na panela já .....
Seria bom abrir e dar uma olhada, pois aí vc ainda consegue salvar a panela, se deixar fode riscar muitoe vc tem que trocar tudo, panela mais lonas .....
Abraços !!!
Beleza ???
Vc ja mexeu no freio traseiro alguma vez ???
Trocou as lonas, por exemplo ??? Esse chaido pode ser que elas estão acabando e o rebite esta raspando na panela já .....
Seria bom abrir e dar uma olhada, pois aí vc ainda consegue salvar a panela, se deixar fode riscar muitoe vc tem que trocar tudo, panela mais lonas .....
Abraços !!!

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- Paulinho17
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
puxa o freio nunca mexi , deve ser isso entaum, mas dai trocando as lonas num precisa trocar o oleo de freio tambem né?
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- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Paulinho17,
Trocando as lonas não é necessário trocar o fluido não, mas se vc nunca mexeu no freio é bem provável que já esteja na hora de trocá-lo tambem ....
Pouca gente sabe e faz essa manutenção, mas o fluido de freio tb precisa ser trocado, pois com o tempo ele absorve umidade do ar e começa a perder suas especificações ....
Abraços !!!
Trocando as lonas não é necessário trocar o fluido não, mas se vc nunca mexeu no freio é bem provável que já esteja na hora de trocá-lo tambem ....
Pouca gente sabe e faz essa manutenção, mas o fluido de freio tb precisa ser trocado, pois com o tempo ele absorve umidade do ar e começa a perder suas especificações ....
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Caramba Bill, não sabia disso msm, sempre me falavam que óleo de freio nem precisava trocar pq não tinha aquecimento, boa dica!
- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
kdinnn,
Ta vendo só .....
Tem coisas que pouca gente sabe, mas estamos aqui para compartilhar idéias e informações.
A propósito a propriedade de absorver água se chama higroscópica, e, uma das principais funções do fluido é ter um alto ponto de ebulição, por isso temos os DOT's .....
Acho que um DOT 5 deve aguentar até uns 300º então se um fluido começa a absorver água do ambiente, esse ponto deve cair e aí ele já não funciona direito, sem contar a corrosão do sistema pela água e por aí vai ......
Bom, em resumo é isso aí .....
Abraços !!!
Ta vendo só .....
Tem coisas que pouca gente sabe, mas estamos aqui para compartilhar idéias e informações.
A propósito a propriedade de absorver água se chama higroscópica, e, uma das principais funções do fluido é ter um alto ponto de ebulição, por isso temos os DOT's .....
Acho que um DOT 5 deve aguentar até uns 300º então se um fluido começa a absorver água do ambiente, esse ponto deve cair e aí ele já não funciona direito, sem contar a corrosão do sistema pela água e por aí vai ......
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- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Já que tocaram no assunto, aí vai mais um pouquinho de literatura para vcs ......
Cuidados com o fluido de freio
Um dos principais elementos responsáveis pelo correto funcionamento do sistema de freio dos veículos está na qualidade do fluido de freio utilizado.
A aplicação do fluido de freio é definida conforme a utilização do veículo. Em casos de sobrecarga do veículo, poderá haver um comprometimento no funcionamento de todo o sistema e a conseqüente queda da eficiência de frenagem.
Com a evolução no desenvolvimento dos veículos, a produção de calor nas frenagens aumentou, exigindo uma dissipação mais rápida e um líquido dotado de características químicas e físicas que garantam condições de trabalho nas diversas circunstâncias.
No Brasil, os fluidos de freio devem satisfazer as especificações da Associação Brasileiras de Normas Técnicas - ABNT. Essas especificações classificam os fluidos como DOT 3 e DOT 4, sendo que ambos são sintéticos e devem preencher os seguintes requisitos:
1. Ponto de ebulição: Temperatura em que o líquido, quando aquecido, começa a emitir vapores. Deve possuir um ponto de ebulição acima de 190oC, temperatura que, nos freios a disco, deve ser acima de 232oC.
2.Estabilidade térmica: O fluido deve, mesmo depois de prolongado aquecimento, manter o ponto de ebulição estável.
3. Ponto de fulgor: Ponto (temperatura) em que o fluido aquecido emite vapores inflamáveis. Nos fluidos, esse ponto deve ser acima de 90oC.
4. Viscosidade: É o tempo em que um líquido, sob uma temperatura predeterminada, leva para percorrer um orifício preestabelecido.
5. pH e Corrosão: Determina se o fluido apresenta reação ácida ou alcalina. Todo fluido deve ter teor de pH entre 7 e 11,5.
6. Tolerância com água (Higroscopia): É a condição de absorver pequenas quantidades de água quando contaminado pelo contato com o ar e permanecer homogêneo.
7. Prova de congelamento: Propriedade de permanecer líquido, sem congelar, sob baixas temperaturas.
8. Perda por evaporação e resíduos: Perda de características após uso contínuo e por temperaturas elevadas.
Assim, inspecione periodicamente os componentes do sistema de freio (pastilhas, discos, lonas de freio, servo-freio, cilindro mestre, tubulações, cilindros de roda, pinça e principalmente, fluido de freio).
• Verifique periodicamente o nível de fluido, pois o sistema pode vir a apresentar vazamentos.
• Troque o fluido de freio a cada 45.000 Km ou cada 2 anos, o que ocorrer primeiro, pois ele possui propriedades higroscópicas que diminuem a segurança do sistema de freio devido à queda de ebulição.
• Faça a limpeza do sistema hidráulico e substituição do fluido, observando a correta aplicação DOT 3 e DOT 4.
• É importante lembrar que o DOT 4 (utilizado em veículos produzidos a partir de 1998) poderá ser aplicado em veículos utilizavam, anteriormente, o DOT 3, sendo importante que todo o sistema seja totalmente esvaziado. Porém, não é aconselhável a utilização do DOT 3 em veículos a partir de 1998, devido às diferentes características.
Fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=2451
Abraços !!!
Cuidados com o fluido de freio
Um dos principais elementos responsáveis pelo correto funcionamento do sistema de freio dos veículos está na qualidade do fluido de freio utilizado.
A aplicação do fluido de freio é definida conforme a utilização do veículo. Em casos de sobrecarga do veículo, poderá haver um comprometimento no funcionamento de todo o sistema e a conseqüente queda da eficiência de frenagem.
Com a evolução no desenvolvimento dos veículos, a produção de calor nas frenagens aumentou, exigindo uma dissipação mais rápida e um líquido dotado de características químicas e físicas que garantam condições de trabalho nas diversas circunstâncias.
No Brasil, os fluidos de freio devem satisfazer as especificações da Associação Brasileiras de Normas Técnicas - ABNT. Essas especificações classificam os fluidos como DOT 3 e DOT 4, sendo que ambos são sintéticos e devem preencher os seguintes requisitos:
1. Ponto de ebulição: Temperatura em que o líquido, quando aquecido, começa a emitir vapores. Deve possuir um ponto de ebulição acima de 190oC, temperatura que, nos freios a disco, deve ser acima de 232oC.
2.Estabilidade térmica: O fluido deve, mesmo depois de prolongado aquecimento, manter o ponto de ebulição estável.
3. Ponto de fulgor: Ponto (temperatura) em que o fluido aquecido emite vapores inflamáveis. Nos fluidos, esse ponto deve ser acima de 90oC.
4. Viscosidade: É o tempo em que um líquido, sob uma temperatura predeterminada, leva para percorrer um orifício preestabelecido.
5. pH e Corrosão: Determina se o fluido apresenta reação ácida ou alcalina. Todo fluido deve ter teor de pH entre 7 e 11,5.
6. Tolerância com água (Higroscopia): É a condição de absorver pequenas quantidades de água quando contaminado pelo contato com o ar e permanecer homogêneo.
7. Prova de congelamento: Propriedade de permanecer líquido, sem congelar, sob baixas temperaturas.
8. Perda por evaporação e resíduos: Perda de características após uso contínuo e por temperaturas elevadas.
Assim, inspecione periodicamente os componentes do sistema de freio (pastilhas, discos, lonas de freio, servo-freio, cilindro mestre, tubulações, cilindros de roda, pinça e principalmente, fluido de freio).
• Verifique periodicamente o nível de fluido, pois o sistema pode vir a apresentar vazamentos.
• Troque o fluido de freio a cada 45.000 Km ou cada 2 anos, o que ocorrer primeiro, pois ele possui propriedades higroscópicas que diminuem a segurança do sistema de freio devido à queda de ebulição.
• Faça a limpeza do sistema hidráulico e substituição do fluido, observando a correta aplicação DOT 3 e DOT 4.
• É importante lembrar que o DOT 4 (utilizado em veículos produzidos a partir de 1998) poderá ser aplicado em veículos utilizavam, anteriormente, o DOT 3, sendo importante que todo o sistema seja totalmente esvaziado. Porém, não é aconselhável a utilização do DOT 3 em veículos a partir de 1998, devido às diferentes características.
Fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=2451
Abraços !!!

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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Boa!!!
Não querendo me aproveitar muito da sua nobreza bill, mas ja aproveitando, a roda dianteira esquerda (lado do motorista) do meu gol ta fazendo um barulho de ferro rangendo quando ando, tirei a roda pra dar uma olhada e o disco ta com muita folga, o q pode ser?? me disseram q são as pastilhas, procede?
Obs: só o disco tem folga a pinça permanece rígida
Não querendo me aproveitar muito da sua nobreza bill, mas ja aproveitando, a roda dianteira esquerda (lado do motorista) do meu gol ta fazendo um barulho de ferro rangendo quando ando, tirei a roda pra dar uma olhada e o disco ta com muita folga, o q pode ser?? me disseram q são as pastilhas, procede?
Obs: só o disco tem folga a pinça permanece rígida
- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
kdinnn,
KKKKKKkk, nem esquenta com a nobreza não .....
Explica melhor esse barulho aí .....
Ferro rangendo ??? Será que não pode ser que a mola perdeu aquela manguiera plástica que vai nas pontas dela, no começo ????
Vc diz que o disco esta com muita folga ??? Como assim ???? Ele tem que estar bem fixo .... será que o parafuso de cabeça philips não esta soltou ou se perdeu ??? Mas isso não é tão grave assim, pois qdo vc apertar a roda ela segura o disco bem preso .....
As pastilhas estão grossas ainda ???
Essa barulho não é tipo um apito não é ???
Se for um barulho tipoi alguma coisa solta, vc verificou se a mola que segura as pastilhas esta no lugar ???? Ela é tipo um arame meio torto que entra na pinça ....
Dá uma olhada lá e depois conta o resultado.
Abraços !!!
KKKKKKkk, nem esquenta com a nobreza não .....
Explica melhor esse barulho aí .....
Ferro rangendo ??? Será que não pode ser que a mola perdeu aquela manguiera plástica que vai nas pontas dela, no começo ????
Vc diz que o disco esta com muita folga ??? Como assim ???? Ele tem que estar bem fixo .... será que o parafuso de cabeça philips não esta soltou ou se perdeu ??? Mas isso não é tão grave assim, pois qdo vc apertar a roda ela segura o disco bem preso .....
As pastilhas estão grossas ainda ???
Essa barulho não é tipo um apito não é ???
Se for um barulho tipoi alguma coisa solta, vc verificou se a mola que segura as pastilhas esta no lugar ???? Ela é tipo um arame meio torto que entra na pinça ....
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
aqueceu o cubo ficou oval? ja era
o cilindro pode estar ficando aberto tambem né
o cilindro pode estar ficando aberto tambem né
- Paulinho17
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
resolvi o problema, troquei os discos e pastilhas dianteiras,e na traseira troquei as lonas, tudo isso me custou apenas R$ 80,00 em peças e mao de obra.
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
MSN: zvierzikovoski@hotmail.com
Gol AP 1.6, Aro 15.
COMENTA LAH:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=17118
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COMENTA LAH:
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Fala Bill, beleza? então kra, descobri o problema, o parafuso do eixo estava frouxo (um que usa chave 22), apertei ele e o disco ficou no lugar, tudo no eskema agora, mas obrigado pelas dicas.
- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
kdinnn,
Que bom que arrumou hein ....
A propósito esse parafuso é aquele que vai na ponta da homocinética ??? Ele não é 32 não ??? rsrsrs
Abraços !!!
Que bom que arrumou hein ....
A propósito esse parafuso é aquele que vai na ponta da homocinética ??? Ele não é 32 não ??? rsrsrs
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Bill escreveu:kdinnn,
Que bom que arrumou hein ....
A propósito esse parafuso é aquele que vai na ponta da homocinética ??? Ele não é 32 não ??? rsrsrs
Abraços !!!
isso, isso, isso - teclado´s fail!
- Bill
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Re: [AJUDA] Freio traseiro chiando
Kkkkk,
Beleza !!!
Beleza !!!
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