[DICA] Upgrade nos freios

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

mexell escreveu:Aqui vai uma pergunta:

O kit da powerbrakes de 284mm e bom, eles estao com preço bom de 470 dinheiros, mas sera que naquelas pinças servem as pastilhas originais do santana de disco ventilado?? Ou vou depender de reposiçao da powerbrakes sempre?

O kit de freios a ser utilizado pro Upgrade e do santana 2.0 acima de 94 certo?

Um abraço aews!!!
Cara, pessoal fala bem desses POwerbrakes, o ruim eh vc ficar dependende de discos ou pastilhas deles, ai eles pedem o preço q querem, nao sei se servem as peças de outros linhas nesse kit deles !!

Kit do Santana antes do 94 eh o mesmo do GTI, ventilado de 239mm, o de 94 em diante eh maior, 254mm.
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Mensagem por mexell »

Se for ficar dependente nem vale a pena....

Vo caçar um conjunto do santana 2.0 > 94

Vlws!!
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

Fets ou alguém que já fez esse esquema me diz:

Pra usar este sistema de freio eu vou precisar retirar o espelho, pois eu peguei uma pastilha e disco do G4 e não deu certo, por causa do espelho. Pensei em usar sem, mas eu estava pensando devolver e pegar do santana, mas eu terei que retirar o espelho tbm ou dá pra usar com o espelho?
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

up
Avatar do usuário
rsombrio
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 14 Jul 2008, 17:32
Carro:
Localização: Joinville/SC

Mensagem por rsombrio »

Não faço ideia do que seja esse espelho cara... :/

Enfim, eu fiz ano passado esse UP no meu 93 também, não por fazer mas sim por necessidade... era necessario ja trocar as pinças e os discos.
Comprei na jocar mesmo da marca Hiperfreios, não tive problemas até hoje e até agora não comeu nada do disco.. eu uso muito freio motor tambem, por isso duram um pouco mais haha
A diferença é bem notavel, hoje o carro segura bem mais!
Gol 93 CL 1.8 - VENDE-SE! http://joinville.olx.com.br/volkswagen- ... -178166876
Gol GTS 94 Completo
MaurO_H
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Jan 2010, 22:19
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por MaurO_H »

conversei com algumas pessoas e comentei a sua receita...
me falarão q os do golf eh melhor, vc jah ouviu ou sabe me falar ql realmente eh melhor??

Abraço
Manco!!!!
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Mensagem por Newerton »

Ae galera!

Hoje foi meu dia de correr atras, na verdade fui atras da grade da frente do carro que o meu tinha quebrado, e passando por uma loja de freios, acabei comprando o disco(depois passa o valor, por este motivo que comprei), ai depois fui no ferro velho, e encontrei a piça(quase de graça) e o cilindro mestre do Gol G3(presente).

Valores:
Disco Ventilado Vargas Santana > 94, 256mm: R$ 80,00 (o par)
Pinça do Santana 2000(Tinha acabado de chegar, removido na hora): R$80,00
Cilindro Mestre do Gol G3: R$20,00
Total: R$ 180,00

Vou postar as fotos abaixo, so tenho uma duvida, o meu cilindro ta mostrando un número 22, seria o 22,22mm?

Fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pelas fotos veio ate as pastinhas de presente!
Mais irei comprar novas
Pinça Original: R$80,00.

Mais só semana que vem.

Uma coisa que vou ter que fazer, e dar um reparo no cilindro dentro da pinça, dar uma geral nela, só isso que vou fazer a mais.

Sobre os parafusos citados, seria quais parafusos? Da roda?

Valeu a todos.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Mensagem por Newerton »

Bom,

Levei hoje as pinça pra trocar os reparo, não sei como estão.

Ai o malandro do vendendo da loja, falo que o cilindro não presta fazer reparo, que tinha que ser novo.

Isso confere? Ou isso é papo de vendedor? Por que o cilindro mestre que comprei, estava no hidrovacuo ainda, não sei se pode esta danificado.

O que devo fazer? Montar e ver o resultado conforme for usando?

O cara do ferro velho gente boa, falo que se não ficar bom eu posso ir la trocar.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
Fabinho 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 209
Registrado em: 14 Abr 2011, 13:50
Carro:
Localização: Paverama/RS

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Fabinho 1.8 »

Bom galera minha dúvida é a seguinte:
Qual seria o motivo de não servir as rodas 13" após essa adaptação???
Pergunto isso pois já vi vários santana andando na rua com rodas 13"...
alguém realmente já testou isso???
Fabinho
Membro nº:18827
Gol GL 1.8 93

[x]Alarme/interface
[x]Volante 4 bolas/rodas
[x]Vidro/trava/espelho elétrico
[x]Ar qte/farol neblina
[x]Film G5/som USB
[X]maçanetas santana
[X]=> FOTOS: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=23177
Avatar do usuário
drpisani
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 480
Registrado em: 11 Mar 2010, 11:22
Carro:
Localização: São Carlos

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por drpisani »

que eu saiba esse upgrade só serve em rodas a partir de 14
Talvez esses santanas que vc tenha visto com rodas 13, são santanas quadrados, que utilizam o mesmo sistema de freio dos nossos quadrados....as peças do santana a partir de 2000, só sevem em rodas 14...

Abrax
GOL CL 1.9AP *ASPIRADO*/ 1994 / BRANCO
Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 4&t=18543l
20/03/2010!!!
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Re:

Mensagem por Léx 777 »

Léx 777 escreveu:Fets ou alguém que já fez esse esquema me diz:

Pra usar este sistema de freio eu vou precisar retirar o espelho, pois eu peguei uma pastilha e disco do G4 e não deu certo, por causa do espelho. Pensei em usar sem, mas eu estava pensando devolver e pegar do santana, mas eu terei que retirar o espelho tbm ou dá pra usar com o espelho?

e aí alguém sabe me responder?
Avatar do usuário
Daniluh
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 01 Set 2010, 13:42
Carro:
Localização: Santo André - SP

Re: Re:

Mensagem por Daniluh »

Léx 777 escreveu:
Léx 777 escreveu:Fets ou alguém que já fez esse esquema me diz:

Pra usar este sistema de freio eu vou precisar retirar o espelho, pois eu peguei uma pastilha e disco do G4 e não deu certo, por causa do espelho. Pensei em usar sem, mas eu estava pensando devolver e pegar do santana, mas eu terei que retirar o espelho tbm ou dá pra usar com o espelho?

e aí alguém sabe me responder?

Meu caro, tudo bem?

Se o espelho que você diz é a proteção que fica atrás do disco original...

Sim tem que tirar sim! Eu coloquei os ventilados do Santana 256mm no meu gol, e tive que retirar aquela proteção. Me falaram que não vai fazer lá diferença!

Não sei se tem alguma forma de cortar aquilo para caber, mas eu acho que não porque o disco ventilado é MUUUUUUUUUUITO mais largo que o original!


Aliás, vale muito a pena colocar os ventilados do Santana. Freia MUITO! (Só não vai fincar o pé demais e travar as rodas, se não fudeu, lembre-se: Utilize o freio motor para auxiliar a frenagem!)




Só para comentar com o pessoal do tópico:

Eu coloquei o sistema de freio que comprei no desmanche, e estava bonzinho. Comprei discos novos, pastilhas novinhas, e coloquei um DOT4 no sistema.

Porém, não sei o que the Hell aconteceu com os discos, o Edilson revisou e me disse que um maldito disco empenou! Teve que mete a broca nele rsrs Planou!

A marca, se eu não me engano, é Sil.. Não era varga.. Se eu soubesse que Varga é mto bom eu teria colocado, porque eu não sabia!

Me falaram que por questão de choque de temperatura isso pode ocorrer! Chato hein :glare:

Confirmam???
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
Avatar do usuário
Daniluh
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 01 Set 2010, 13:42
Carro:
Localização: Santo André - SP

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Daniluh »

Fabinho 1.8 escreveu:Bom galera minha dúvida é a seguinte:
Qual seria o motivo de não servir as rodas 13" após essa adaptação???
Pergunto isso pois já vi vários santana andando na rua com rodas 13"...
alguém realmente já testou isso???
Fabinho,

Você já viu o tamanho dos discos e das pinças????????

Garanto para você que NÃO entra em roda 13... Não o de 256mm!
As minhas rodas de ferro são 14, e se não me engano entre as pinças e o interior da roda não entra um dedo!

Agora...... Se você quiser usinar a roda... Aí Entra!! Mas vai servir só de enfeite! auheAuehAUehAUEhAUHE

Como o drpisani disse:

Só se você viu santana quadrado com rodas 13, pois o disco é menor!

O disco do qual nos referimos é o do santana mais novo, o disco ventilado de 256mm, Belezão?

Valeuuuu!
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Bill »

Daniluh,


Beleza ??


Essa coisa aí de empenar o disco pode ser realmente proveniente de algum choque térmico sim ....
Inclusive essa é uma das utilidades daquele espelho que vc retirou ....
Ele impede que a água por exemplo ao se passar em uma poça d'água atinja o disco quente .....
Será que não tem jeito de colocar o espelho do santana ou alguma coisa assim ???


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Léx 777 »

Bill escreveu:Daniluh,


Beleza ??


Essa coisa aí de empenar o disco pode ser realmente proveniente de algum choque térmico sim ....
Inclusive essa é uma das utilidades daquele espelho que vc retirou ....
Ele impede que a água por exemplo ao se passar em uma poça d'água atinja o disco quente .....
Será que não tem jeito de colocar o espelho do santana ou alguma coisa assim ???


Abraços !!! :cool:

esse espelho serve também pra andar em lugares q tem terra, tipo estrada de terra. Tipo eu comprei os sistemas de freio do G4 e o espelho do santana, eu reparei que faltou pouco pra encaixar, será que dá algum problema eu cortar esse espelho?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Bill »

Léx 777,


Beleza ???


Acho que se cortar com critérios, por exemplo de não retirar nenhum furo de fixação, nenhuma parte estrutural importante, como as nervuras por exemplo, aí ele não vai vibrar e fazer barulho e cumpre o seu papel ......
Acho que é melhor o que andar sem ....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
alegria
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Set 2008, 14:29
Carro:
Localização: Passo Fundo - RS

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por alegria »

n precisa tirar os espelhos, pode-se cortar ou dobrar as abinhas q pegam na pinça, coloquei as pinças esse fim de semana mas como tava com pressa apenas entortei

abraços
Avatar do usuário
drpisani
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 480
Registrado em: 11 Mar 2010, 11:22
Carro:
Localização: São Carlos

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por drpisani »

alegria escreveu:n precisa tirar os espelhos, pode-se cortar ou dobrar as abinhas q pegam na pinça, coloquei as pinças esse fim de semana mas como tava com pressa apenas entortei

abraços

Que aro é o seu?
GOL CL 1.9AP *ASPIRADO*/ 1994 / BRANCO
Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 4&t=18543l
20/03/2010!!!
alegria
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Set 2008, 14:29
Carro:
Localização: Passo Fundo - RS

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por alegria »

drpisani escreveu:
alegria escreveu:n precisa tirar os espelhos, pode-se cortar ou dobrar as abinhas q pegam na pinça, coloquei as pinças esse fim de semana mas como tava com pressa apenas entortei

abraços

Que aro é o seu?

aro 14, é uma roda da mangels que foi comprada junto com o carro na concesionaria no ano de 92, não achei nenhuma foto dela, mas a pinça fica nem 1mm de distancia da roda esquerda, na roda direita enroscou um pouco, mas era de leve

foto onde entortei o espelho(não é o do gol, mas dá pra ter uma idéia)
http://img9.imageshack.us/i/semttuloick.jpg/
Avatar do usuário
Cristiano Goulart
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 74
Registrado em: 11 Mai 2008, 22:21
Carro:
Localização: Tubarão/SC
Contato:

Re:

Mensagem por Cristiano Goulart »

Carlos_Bilibio escreveu:
Cristiano Goulart escreveu:Nunca tive problemnas com o "lixo" de freio do gol quadrado. O que às vezes ele necessita é de uma manutenção correta, e não necessariamente um upgrade. Gastei recentemente 350 reais com discos, pastilhas, lonas, fluído e outras peças das rodas traseiras, tudo original e novo. Fujam das retíficas de discos.

Depois do serviço executado fiz um teste freando forte o carro a 100 km/h e travou as rodas que uma blz, de cantar pneu. Tentem a manutenção correta primeiro. Abraços.
Isso tudo depende das caracteristicas do carro tb brow. !!

Seu carro é esse do avatar ? ta com motorização original e roda 13 ?? Se for, o freio comum vai segurar sim, com certeza.

Mas se vc parte pra um carro rebaixado, com rodas maiores, com motor mexido, o freio acaba ficando ineficiente !!

Veja o Fets por acaso, q iniciou o topico, tem uma Parati Turbo, logo, a preocupação com freios deve ser levada em conta sim !!
Pelo menos eu sempre avalio as condições de um carro original. E pro Gol quadrado como foi fabricado os freios são mais do que o suficiente. Agora pra quem inventa moda no carro aí já não posso dizer nada sobre freios, assim como nem vocês deveriam criticar pelos quadrados em geral.

Nos originais funcionam uma maraviha. Se nos mexidos não, problema de vocês, não do carro.
Gol Cl 92, AE-1600
Tubarão - SC.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”