[AJUDA] Ronco misterioso...

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

[AJUDA] Ronco misterioso...

Mensagem por longuete »

Semana passada fui anda com a goleta e do nada apareceu um ronco quando passo o carro dos 40 Km/h. Parando o carro, acelero e naõ escuto o ronco. O mesmo só acontece com o carro em movimento e acima dos 40 Km/h. O burulho é bem alto quando se fecha os vidros. Não consigo entender se o ronco vem dá frente ou de trás; ou se vem do lado direito ou esquerdo. Às vezes parece vir da caixa. Peguei uma ladeira aqui e desliguei o motor, deixando o carro descer em 60 KM/h com o motor desligado: tava lá o barulho. Tendo em vista que troquei os rolamentos dianteiros há menos de um ano, pode ser que seja algo dentro da caixa de marcha? Será que pode ser a homocinética interna também?
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992

Mensagem por madson »

Uma curiosidade: pq não trocou os rolamentos traseiros tb?
Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Haruzo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Haruzo »

quando ele esiver fazendo barulho pise na embreagem pois c parar pode ser rolamento da embreagem ou o cambio c ele continuar fazendo pode c o rolamento trazeiro.....ou mesmo o dianteiro....

mesmo por um ano.....pode dah problema.............
[ ] aspiradaum.....
[x] maçaneta do santana
[x] rodas 15 do vr6
[x] dah um tapa na funilaria geral e tinta
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Quando tu está ouvindo um ronco oscilando conforme for aumentando a aceleração, pode ter certeza que é rolamento traseiro.

Tive esse problema quando fui trocar de roda, meu rolamento traseiro ja tinha ido pro saco, ai troquei paro o 'ronco'.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
burnskill
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por burnskill »

fui notar isso hoje no carro.

quando eu passo dos 40 50 e por assim em diante, ta fazendo um ronco, pelo o que eu percebi vem da frente...

Como já havia lido o topico, pisei na embreagem pra ver se o ronco parava ou não, e voalá, quando eu piso na embreagem o ronco para.

isso quer dizer que eu vou ter que trocar os rolamentos?
GOL 92/93 CL 1.6 CHT - AZUL RIVIERA
[x] Alarme+trava+querer pagar barato = dar bosta

wanna be like this
Imagem
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

Bem, o ronco tá maior agora. Rodei por mais uns 200 KM e o ronco tá muito alto. As rolamentos traseiros estão com pouco mais de 30.000 rodados. Os dianteiros não tem 20.000 rodados. Acho pouco para apresentarem problema. Estranho é que o ronco é acompanhado pode ser percebido com vibrações no fundo do carro (assoalho) da parte dianteira (motorista e carona). Pisando ou não na embreagem o barulho persiste. Cheguei ao ponto de descer uma ladeira numa velocidade de 50 KM/h e desligar o motor pra ver no que dava e o ronco persistia mesmo com o motor desligado. Com o motor parado e em baixas velocidades ~(abaixo dos 30 KM/h) não escuto nada! Tô desconfiando de algo dentro do câmbio ou até das homocinéticas internas (conhecidas como bolachas). Levantei o carro, roda a roda, e as girei, mas não identifico ruído ou folga qualquer. Levantei a roda dianteira esquerda e deixei a direita apoiada no chão; liguei o motor e acelerei até os 3000 RPM e não fez barulho. Também fiz o mesmo com o outro lado e não notei barulho. Tá difícil...
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Se so com o carro andando tu consegue perceber, leva um amigo seu no banco de tras, as vezes fica melhor pra ele procurar do que você pilotando.

O meu problema era rolamento traseiro, como o amortecedor tinha vazado, ele perdeu o efeito, e batia seco, ai foi pro saco o rolamento.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Já falei e vou repetir, ainda não trocou os rolamentos traseiros?
Abraço.
Viva à graxa!!!
burnskill
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por burnskill »

madson escreveu:Já falei e vou repetir, ainda não trocou os rolamentos traseiros?
Abraço.
sai muito caro pra trocar os rolamentos?
o meu também ta fazendo um barulho estranho, tipo depois dos 40 e tals.
parece que vem da parte da frente.

Da pra ouvir vem, quando deixar o no impulso, acelera e para e deixar ele ir, ele faz mol barulho o_O
GOL 92/93 CL 1.6 CHT - AZUL RIVIERA
[x] Alarme+trava+querer pagar barato = dar bosta

wanna be like this
Imagem
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

Paguei R$ 41,00 no dianteiro (unidade) e R$ 34,50 no traseiro (unidade) tudo original. Mão-de-obra paguei R$ 45,00 para trocar os dois.
Abraço.
Viva à graxa!!!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

madson escreveu:Já falei e vou repetir, ainda não trocou os rolamentos traseiros?
Abraço.
Já falei e vou repetir: troquei há 30.000 KM atrás (rsrsrsrsrs...)
Brincadeiras à parte, as rodas traseiras estão rodando lisinhas... sem folga. Mas não vai demorar muito pra eu trocar os rolamentos traseiros novamente. Alías, agora não ouço barulho algum... a não ser do atrito dos pneus com o asfalto.
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

30.000 é um bom número amigo. Certa vez troquei os rolamentos e duraram 6 meses ou aproximadamente 10.000km, pois se o pneu estiver desbalanceado ele desgasta o rolamento mais rápido. Como vc disse que agora não está ouvindo, procure ver se vc só ouve em dias muitos quentes, pois assim saberás se o barulho ocorre quando as coisas que atritam se dilatam, daí mais um bom motivo para achar que é rolamento. Observação: se quando vc trocou os rolamentos (dianteiros ou traseiros) o cara colocou 2mm errado em pouco tempo vc ouve roncos misteriosos...uma outra coisa que causa ronco é coxim ruim, pois ele faz o rolamento/homocinética trabalhar errado.
Abraço.
Viva à graxa!!!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por madson »

30.000 é um bom número amigo. Certa vez troquei os rolamentos e duraram 6 meses ou aproximadamente 10.000km, pois se o pneu estiver desbalanceado ele desgasta o rolamento mais rápido. Como vc disse que agora não está ouvindo, procure ver se vc só ouve em dias muitos quentes, pois assim saberás se o barulho ocorre quando as coisas que atritam se dilatam, daí mais um bom motivo para achar que é rolamento. Observação: se quando vc trocou os rolamentos (dianteiros ou traseiros) o cara colocou 2mm errado em pouco tempo vc ouve roncos misteriosos...uma outra coisa que causa ronco é coxim ruim, pois ele faz o rolamento/homocinética trabalhar errado.
Abraço.
Viva à graxa!!!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: [AJUDA] Ronco misterioso...

Mensagem por longuete »

Desculpa, mas esqueci de postar o resultado: era a pastilha (interna) de freio que não estava encaixada corretamente. Ela estava um pouco torta. Bastou retirar e colocá-la que acabou o barulho.
fabio_floripa
Membro
Membro
Carro:

Re: [AJUDA] Ronco misterioso...

Mensagem por fabio_floripa »

nao sei se devo abrir outro topico! derrepente o pessoal me ajuda por este aki mesmo!
é o seguinte. adoro meu golzinho mas o danado entra agua, e ta com o tunel rachado. pedi pro cara que me vendeu resolver e como era de se esperar fez um serviço de porco! agora o gol tbm esta com um ronco.. mesma coisa descrita pelo pessoal. passou de 40 começa. o barulho parece que vem da frente! e as rodas da frente que eram novinha estao apresentando um desgaste medonho na parte interna. tipo tem so um filete liso nas duas! acho que a roda ta tipo tombada pra dentro! fiz a refulagem a menos de 3mil km e ja ta torto!
gostaria de uma opiniao honesta de vcs! eu to a 5 meses pra por uma placa de vende-se no carro mas nao consigo me decidir! se fosse coisa pouca eu arrumo mas ta estranho. quando eu comprei a menos de um ano tava liso pra andar.
Quase nao tiro da garagem e ja ta trepidando pra arrancar, trapidando pra freiar, gasta so o lado de dentro das rodas dianteiras, ronca muito acima de 50km\h e as marcha estao raspando da 1º ate a 3º, nao chega a dar aquela arranhada mas entra duro e a 1 as vezes empomba pra entrar.
Pessoal por onde eu começo? vale a pena tentar arrumar?
Gol CL 91 Branco
1.6 CHT
Painel LED azul
Aros 13" Golf
fechado na G8
Sony explode humilde 2x6"
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”