Bom... neste DIY aprenderemos a trocar a fiação e a instalar um relê para utilizar as famosas lâpadas de 100w, evitando o perigo de queima ou curto no chicote do seu carro. A vantagem é que, além das lampadas de 100w, podemos tambem utilizar as lampadas de 55w :loco:
Porque instalar o Relê?
As lâmpadas de 100 w, puxam aproximadamente 20A à sua plena potência, fazendo com que a chave comutadora esquente a ponto de derreter o plástico e fundir, pegar fogo ou provocar um curto-circuito.
Com a instalação do relê, você faz com que o farol puxe sua corrente diretamente da bateria, não passando pela chave comutadora, evitando assim esses riscos.
Lista de material:
- 1,5m a 2m de fio 6mm
- 2m de fio 3mm de uma cor
- 2m de fio 3mm de outra cor (para identificar farol alto e baixo)
- 1m de fio 3mm de uma terceira cor (para identificar terra)
- 1 relê de farol duplo de 150w no mínimo
- terminais para todos os fios
- parafuso para prender o relê na chapa do carro
Ferramentas:
- furadeira com broca de aço rápido
- ferro de solda + solda para soldar os terminais
- fita isolante ou fita termo-condutora (apenas para dar acabamento, nesse tipo de instalação não podemos ter nenhuma emenda de fios para não haver perda de potência)
PASSO 1
escolher o local para colocação do relê, veja a melhor posição possível. Para evitar curto, convém que o terminal que receberá os 12v diretamente da bateria fique virado para baixo para evitar que uma chave de fenda caia em cima dele fechando um curto por exemplo
PASSO 2
- trocar a fiação do terminal do farol (não adianta emedar o fio grosso no fio fino, tem que trocar tudo mesmo), usar o fio 3mm para ir do relê até os faróis.
- identifique bem qual é o terminal dos faróis alto e baixo para ligar a mesma cor nos dois faróis para não confundir depois.
- esses fios devem ter comprimento para vir do farol até o relê
- soldar terminais nas pontas dos fios que vão estar em contato com o relê e soldar os fios diretamente nos terminais da lâmpada (removendo os antigos).
Deverão vir 2 fios de cada farol, um para farol alto e outro para baixo, não há necessidade de mexer na fiação da lanterna, pode deixar a original como estiver mesmo e o terra não precisa vir até o relê, pode ser aterrado em qualquer parafuso que esteja por perto do farol mesmo (até no próprio parafuso que prende o farol) o importante é que todos os fios tenham terminal para maximizar os contatos elétricos.
PASSO 3
- soldar 2 terminais nas duas pontas do fio de 6 mm, uma ponta alimenta o relê pelo terminal de 12v, a outra vai direto ao positivo da bateria (não há necessidade de instalação de fusível pois o próprio relê tem seu sistema de proteção, só tome cuidado para não descascar o fio no decorrer do percurso pois o relê só protegerá dele para a frente).
PASSO 4
fazer as ligações no relê
- primeiro ligue os dois fios dos dois farois altos num terminal "F" do relê
- faça o mesmo, unindo os dois faróis baixos no outro terminal "F" do relê
- pegue os fios que originalmente iriam para os faróis e ligue no terminal "C" do relê (obs.: nesse caso deve-se ligar apenas o fio do farol que estiver mais próximo, será apenas um fio, pois nesse percurso elétrico não haverá grandes correntes passando por ali, será só para comandar o relê). Identifique o fio do farol alto e ligue no terminal "C" referente ao terminal "F" em que foram colocados os fios dos faróis altos e faça a mesma coisa com os faróis baixos.
- Por último ligue o 12V da bateria.
VAMOS TESTAR??
Bom Galera... eu consegui fazer esse tópico com base no clube Kadetteiros e Monzeiros.. e fiz em meu carro... até tirei as fotos do passo a passo, mas ainda não tenho como postar.... em breve eu posto, para completar um pouco mais o tópico.
Aguardo comentários.
INSTALANDO RELE PARA O FAROL
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INSTALANDO RELE PARA O FAROL
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O problema eh que a minha irmã conseguiu engolir o cabo de dados de minha camera... ai vai saber quando eu vou encontrar... mas vou postar as fotos em breve. Aguardem um pouco... mas com base no que está escrito, fica fácil de fazer...
Alguma duvida, só me gritar... to ateh experiente na coisa =DD
:fiu:
Instalei esse fim de semana no bolinha de um amigo meu
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Re: INSTALANDO RELE PARA O FAROL
Desculpe desenterrar o tópico, mas sobre as lâmpadas de 100w, um amigo meu, auto elétrico experiente, me disse pra não colocá-las, porque devido à sua potência eles podem diminuir bastante a vida útil dos faróis, pois vai queimando aquela parte cromada que dá o reflexo (não sei o nome).
Os meus já estavam detonados, então, no finde passado, pintei com tinta de efeito cromado, e mantive as lâmpadas de 55w. Tomara que ajuda, pois estavam muito fracos, mesmo com farolete ligado e luz alta.
Os meus já estavam detonados, então, no finde passado, pintei com tinta de efeito cromado, e mantive as lâmpadas de 55w. Tomara que ajuda, pois estavam muito fracos, mesmo com farolete ligado e luz alta.
Gol ap 1.6 bielão
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... iel%C3%A3o
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