[Dica] TLDE funcionando beleza
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro - 1.6
- Carro:
[Dica] TLDE funcionando beleza
Galera, queria compratilhar com vocês minha emoção quando vi meu TLDE rodando redondinho pela primeira vez essa semana.
Rodo só no GNV, e o TLDE nunca foi lá essas coisas com relação a estabilidade de giro: às vezes o RPM tava bom... outro dia tava ruim. Esses dias, utilizando um multímetro, resolvi testar a fiação que sai do módulo do TLDE e descobri uma série de irregularidades: fio que sai para o - da bobina e para o sensor de temperatura cortados. Resolvi esses probleminhas e o TLDE funcionou lindamente. Parece um carro injetado! De manhã pega muito bem (na chave) no GNV. Pode estar o frio que for. Depois de pegar, o giro sobe (pois o motor está frio) pra uns 1800 RPM e vai caindo gradativamente à medida que a temperatura vai aumentando. Em questão de 3 minutos o motor está quente e com o giro em cerca de 1000 RPM e com poucas oscilações. É fantástico ver um carburador dando uma de bico injetor!!! Fica aí minha dica de quem tá pensando em transformar TLDE em TLDZ. Às vezes uma besteirinha resolve o problema. Eu não acredito que um TLDZ faça um papel tão perfeito quanto um TLDE. Vale a pena!
Rodo só no GNV, e o TLDE nunca foi lá essas coisas com relação a estabilidade de giro: às vezes o RPM tava bom... outro dia tava ruim. Esses dias, utilizando um multímetro, resolvi testar a fiação que sai do módulo do TLDE e descobri uma série de irregularidades: fio que sai para o - da bobina e para o sensor de temperatura cortados. Resolvi esses probleminhas e o TLDE funcionou lindamente. Parece um carro injetado! De manhã pega muito bem (na chave) no GNV. Pode estar o frio que for. Depois de pegar, o giro sobe (pois o motor está frio) pra uns 1800 RPM e vai caindo gradativamente à medida que a temperatura vai aumentando. Em questão de 3 minutos o motor está quente e com o giro em cerca de 1000 RPM e com poucas oscilações. É fantástico ver um carburador dando uma de bico injetor!!! Fica aí minha dica de quem tá pensando em transformar TLDE em TLDZ. Às vezes uma besteirinha resolve o problema. Eu não acredito que um TLDZ faça um papel tão perfeito quanto um TLDE. Vale a pena!
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
- rafaellorenzo
- Membro
- Carro:
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Olha, acredito que não seja a mesma base não. O TLDE é um TLDZ melhorado, pois possui controle de marcha lenta eletrônico e acionamento do 2º estágio por ação pneumática (acho que são só essas as diferenças). Pra vc espetar um TLDE aí vais precisar, além do carburador, de um módulo de controle de marcha lenta com o chicote. Acredito ser muito difícil encontrar esse aparato. Também tem o flange que recebe a mangueira d'água do radiador que fica fixado na lateral do cabeçote. Esse flange possui um sensor de temperatura de dois terminais que informa ao módulo a temperatura do motor. Se não me engano, esse sensor é uma particularidade do TLDE, e não é encontrado em motores com carburador mecânico (caso do TLDZ).
A grosso modo podemos dizer:
- TLDE=carburador eletrônico;
- TLDZ=carburador mecânico.
A grosso modo podemos dizer:
- TLDE=carburador eletrônico;
- TLDZ=carburador mecânico.
- rafaellorenzo
- Membro
- Carro:
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Que isso! Eu sou apenas um mero aprendiz. Tem gente aqui que sabe de verdade, e pra esses a gente tira o chapéu.rafaellorenzo escreveu:poxa obrigado pela aula!!!
Quase tudo que aprendi sobre meu quadrado, aprendi aqui. O que fazemos é ir multiplicando o conhecimento. Agora que você o tem, seja bem vindo ao clube de mais um multiplicador de informação.rafaellorenzo escreveu:por isso q esse forum esta cada dia crescendo mais
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Pessoal,
Acho que a única diferença entre os dois é só o acionamento eletrônico do afogador ......
O TLDZ ( VW) o TLDF( Fiat) e o TLDE( Eletrônico) são o mesmo carbura, o que muda é a aplicação, por isso temos o Z, o F e o E de eletrônico .....
O módulo que o o longuete citou já vem no carbura mesmo e a base dos tres é a mesma, só precisa adaptar a passagem de água quente pelo eletrônico para o sensor acelerar e desacelerar o motor qdo este esta aquecendo .......
De repente vc até pode tentar transformar o seu TLDZ num TLDE, se achar o módulo e tiver um como exemplo, dá para fazer .....
Abraços
! 
Acho que a única diferença entre os dois é só o acionamento eletrônico do afogador ......
O TLDZ ( VW) o TLDF( Fiat) e o TLDE( Eletrônico) são o mesmo carbura, o que muda é a aplicação, por isso temos o Z, o F e o E de eletrônico .....
O módulo que o o longuete citou já vem no carbura mesmo e a base dos tres é a mesma, só precisa adaptar a passagem de água quente pelo eletrônico para o sensor acelerar e desacelerar o motor qdo este esta aquecendo .......
De repente vc até pode tentar transformar o seu TLDZ num TLDE, se achar o módulo e tiver um como exemplo, dá para fazer .....
Abraços

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Bom, eu não conheço o TLDZ. Mas partindo do princípio que ele é mecânico, não basta apenas o sensor de temperatura e o módulo de controle de marcha lenta. É necessaário também a válvula solenóide e o acionador pneumático de posição da borboleta e controle de marcha lenta.
- Bill
- SUPORTE
Longuete,
O solenóide e o acionador pneumático (só não tem nos GTS) estão em todos eles, o TLDZ, TLDF E TLDE .....
Só o que poderia faltar seria o acionador pneumático, se ele foi alterado para abertura mecânica do segundo estágio, o que não implicaria em nada quanto ao acionamento do afogador, ok ???
Abraços

O solenóide e o acionador pneumático (só não tem nos GTS) estão em todos eles, o TLDZ, TLDF E TLDE .....
Só o que poderia faltar seria o acionador pneumático, se ele foi alterado para abertura mecânica do segundo estágio, o que não implicaria em nada quanto ao acionamento do afogador, ok ???
Abraços

-
- Membro - 1.6
- Carro:
Ainda não consegui entender. O TLDZ possui acionador pneumático de abertura da borboleta do 1º estágio? No TLDZ, eu só vejo esse sistema no acionamento no 2º estágio (e não tem gerenciador eletrônico!). Uma vez que no TLDE quem controla esse dispositivo pneumático do 1º estágio é o módulo eletrônico, no TLDZ, como ele é controlado? Inclusive neste atuador temos um interruptor de repouso da borboleta do 1º estágio, que informa ao módulo que o pedal do acelerador está em repouso. Como seria no TLDZ? Inclusive a própria solenóide é acionada pelo módulo eletrônico... se o TLDZ não possui módulo eletrônico, para que essa parafernália eletrônica?
- Bill
- SUPORTE
longuete,
Este acionador pneumático que vc esta falando não aciona o primeiro estágio propriamente dito, ele apenas acalera o carro enquanto ainda esta frio, aí entra o módulo e etc, etc, etc ..... a grosso modo eles apenas substituem o conjunto mecânico do afogador .....
A solenóide no TLDZ e F atua na marcha lenta ....
Abraços !!!
Este acionador pneumático que vc esta falando não aciona o primeiro estágio propriamente dito, ele apenas acalera o carro enquanto ainda esta frio, aí entra o módulo e etc, etc, etc ..... a grosso modo eles apenas substituem o conjunto mecânico do afogador .....
A solenóide no TLDZ e F atua na marcha lenta ....
Abraços !!!

-
- Membro - 1.6
- Carro:
Agradeço sua paciência. Entretanto, não é isso que vejo funcionando no meu TLDE. Quando o motor está frio vemos o acionador pneumático literalmente abrindo a borboleta do primeiro estágio. O que, em conjunto com o afogador automático (que na verdade é bem mecânico), acelera o motor promovendo uma queima melhor com o motor frio. Por outro lado, mesmo com o motor em temperatura ideal de trabalho, podemos ver o acionador pneumático em funcionamento em alguma situações. Por exemplo, quando a ventuinha entra em funcionamento com o motor em marcha lenta, a rotação do motor cai. Imediatamente o acionador pneumático entra em funcionamento corrigindo a rotação para a casa dos 1000 RPM. Outrasituação é quando elevamos o giro do motor. Nesse momento o acionador se retrai. Ao soltarmos o acelerador, rapidamente o acionador corrige a posição da borboleta e reestabelece o giro nos 1000 RPM. Dá pra ver o pedal do acelerador mexendo lá dentro do carro. Portanto, o acionador pneumático (que é controlado pelo, no fim das contas, pelo módulo) entra em funcionemento por todo tempo que o motor fica ligado, e não somente quando o motor está frio. Tenho visto algumas fotos de TLDZ pela internet e não vejo o acionador pneumático do 1º estágio nem tampouco a eletroválvula. Ou seja, por enquanto ainda creio que o TLDZ não possua controle eletrônico de marcha lenta, como o TLDE. Vc tem alguma foto de um TLDZ aí com acionador pneumático do 1º estágio e eletroválvula pra eu ver?Bill escreveu:... Este acionador pneumático que vc esta falando não aciona o primeiro estágio propriamente dito, ele apenas acalera o carro enquanto ainda esta frio...
Lembro que meu sogro tinha uma parati com TLDZ, e nesse TLDZ não tinha nenhum gerenciamento eletrônico de controle de marcha lenta. Portanto, não tinha acionador pneumático da marcha lenta nem eletroválvula.