[Duvida] Fumaças pelo escapamento...

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

[Duvida] Fumaças pelo escapamento...

Mensagem por Bysnaga »

E ai Galera seguite,

resolvi criar este tópico pra gente "discutir" os tipos de fumaças que saem do escapemento dos carros..

muito dizem que fumaça branca é queima de oleo, outros dizem que é queima de agua dentro do motor..

Essas divergências acabam por confundir todos...

achei na net um "artigo" da Motorsa que explica isso, mais em outros lugares fala diferente sobre a fumaça branca.

ai resolvi colocar aqui pragente ir "discutindo" isso..

.
.
.


Identificando a fumaça do escapamento

Publicado em 13 de setembro de 2009 por Eduardo Hoffmann

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. Em São Paulo, se o seu carro estiver apresentando um desses problemas você não conseguirá sequer licenciá-lo. Vamos, então, dar alguns exemplos que podem ser aplicados em motores à alcool, gasolina e/ou GNV.

FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.

OBS: em dias frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.

FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.

———-

Qualquer situação desta indica que há problemas no motor. Percebendo fumaça no escapamento, quanto mais rápido você levar o seu carro para uma revisão, menor poderá ser o gasto com o reparo.

Tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos. Em São Paulo, a inspeção veicular já é obrigatória para vários veículos. Então fique atento: se o seu carro está apresentando um destes sintomas mencionados, leve-o ao seu mecânico antes de agendar a vistoria.

O piloto Oswaldo Negri explica estes problemas deforma mais simplifica neste vídeo feito para o site bemsimples.com

http://www.youtube.com/watch?v=fLr4ID2j0ig&feature=player_embedded


.
.
.
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
MalarKeY
Membro
Membro
Mensagens: 189
Registrado em: 04 Jul 2010, 19:38
Carro:
Localização: Cambará - PR

Mensagem por MalarKeY »

Eu to susse então...

Fumaça Branca só de manhã em dias frios.

A Água demora muuuuuuuuito para abaixar.
O óleo não está "café com leite" e está no nível correto

Menos essas preocupações hehehe! :amd:
Imagem
"DINO"

Gol 1000/94 CHT - Gasolina
Avatar do usuário
rafael_bbr
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Ago 2009, 17:01
Carro:
Localização: guarapuava - pr

Mensagem por rafael_bbr »

O meu AE 1.6 está com um leve fumadinha, somente depois de quente e após 1.500 km rodados depois da troca de óleo, baixou apenas uns 3mm na vareta (o que equivaleria a cerca de 200 ml apenas).

Óleo utilizado Ipiranga F1 SAE 20/40.

Acredito que sejam os retentores (vedadores) de valvulas, pois não molha as vela (sinal classico de anéis desgastados, pois o oleo subiria pela camisa), e o motor tem um torque excelente mesmo, sem dever nada pro meu antigo AP (não sinto falta de compressão, por isso ainda considero a exclusão de anéis)

Outra coisa, o consumo dele está cravado entre 10.5 a 11.5 na cidade (gasolina) na estrada não sei pois viajo sempre com um carro mais novo.

Considerando tudo, é por isso não me importo muito com essa fumacinha, afinal o golzinho está com quase 20 anos, mas se alguem tiver alguma sugestão fique a vontade para se expressar.

abraços.
Gol CL 1.6 azul / 1992 AE, reliquia. 3º Dono.
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Fumaça branca tmb pode ser alcool ruim, com excesso de água
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Pesoal,


Basicamente é isso aí mesmo .....
Eu só acrescentaria uma coisa ....
Fumaça branca e fumaça azulada acho que pode confundir um pouco a cabeça da galera, eu diria fumaça tipo vapor mesmo, daquele que sai da panela qdo vc ferve água por exemplo, que é bem ralinha (que digamos que seria a boa fumaça)e a fumaça branca em si, como sendo mais densa e vc consegue ver mais facilmente (essa seria a fumaça ruim) da queima do óleo, cabendo ainda asim umas ressalvas, tipo se essa fumaça só sair qdo vc ligar o carro ou qdo vc acelerar mais forte podem ser os vedadores de válvulas, e, se sair direto aí sim pode ser os anéis .....




Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
rafael_bbr
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Ago 2009, 17:01
Carro:
Localização: guarapuava - pr

Mensagem por rafael_bbr »

Só pra constar de uma experiencia recente:

como podem ler no tópico eu comentei que estava com meu ae 1.6 fumandinho um pouco, e chegaram a dizer que teria q abrir e retificar pistões e camisas :bye: :bye: :bye:

mas como bom brasileiro eu não desisto nunca, pois teimava com a necessidade de abrir um motor tão forte de compressão, foi aí que conversando com meu pai, que tem um voyage 84 ls 1.6 ap gasolina.

ele comentou que quando comprou esse voyage há uns 5 ou 6 anos atras ele estava do mesmo jeito, com uma fumacinha só depois do motor quente e baixando muito pouco oleo.

e um mecanico instrutor do senai muito amigo dele falou pra tentar a famosa tecnica do PURGANTE (motor quente funcionando a meia rotação, injetar um filete de oleo 30 direto no difusor do primeiro estágio)

bom, como era sabadão, peguei duas brahma gelada e desci com o golzinho pra um descampado perto da BR onde ninguem se incomodaria com o fumacê. e fiz o tal do purgante ouvindo guns n´roses rsssssss, o carro ficou fumando uma barbaridade, mas no outro dia parou tudo, e hoje tem 2 semanas sem sinal da maldita fumadinha, nem o óleo baixou mais (completei no nível pra acompanhar)

pelo menos pra mim funcionou, deveria ser aneis alinhados e com o purgante limpou os cilindros e desalinhou, tornando a vedar adequadamente o conjunto aneis, pistão e cilindro.


abraços.
Gol CL 1.6 azul / 1992 AE, reliquia. 3º Dono.
Avatar do usuário
wferreira
Membro
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 04 Mar 2009, 15:00
Carro:
Localização: maringá - paraná
Contato:

Mensagem por wferreira »

Bom dia galera,tudo ok.Eu to com esse probleminha ae.mandei o bloco para a retífica e num sei o que aconteceu,montei o motor,coloquei o cabeçote e tava tudo ok.Ae resolvi colocar uma polia regulável,mas no motor original mesmo( AP 1.6 ),depois disso o carro ta fumando pra caraio. Acho que os anéis naum devem ser,pois está tudo novo e como estou amaciando ainda to evitando dá pau nele,Alguém tem uma idéia do que pode ser? Seria o cabeçote??
gol ap 1.6 89 alcool

(x) motor novo - ok
(x) barra inferior anti torção - ok
(x) roda polo 14- ok
(x) filtro esportivo - ok
( x) carburador novo - conseguiiiii- ok
( x) 049g - ta instaladoooo
(x) reforma - ok
( ) 4x1 - na luta
Avatar do usuário
rafael_bbr
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Ago 2009, 17:01
Carro:
Localização: guarapuava - pr

Mensagem por rafael_bbr »

Posso estar enganado, mas a polia regulavel pode estar muito avançada ou atrasada, prejudicando o tempo da abertura das válvulas, ocasionando uma queima irregular da mistura, causando a fumaça, tenta colocar a polia original de novo, e faz um teste, afinal é bem simples e rápido isso.

abraços.
Gol CL 1.6 azul / 1992 AE, reliquia. 3º Dono.
Avatar do usuário
koiotegui
Membro
Membro
Mensagens: 118
Registrado em: 05 Fev 2007, 23:12
Carro: Gol Bola 98
Localização: Campos do Jordão / SP

Mensagem por koiotegui »

rafael
essa tecnica to purgante parece ser interessante
qto de oleo vc poe?
qto tempo ficou fumaçando?
em qual rpm o carro deve estar?
existe alguma restrição ou contra indicaçao?

vo tentar fazer no meu cht xr3, pq as vezes ele da uma fumadinha leve, e depois para. sei la nao custa tentar

vlw
Com Gol Bola, mas eterno fã dos quadrados
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”